COMEMORAÇÃO - Quem foi? : Crenças, Doutrinas e História
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

COMEMORAÇÃO - Quem foi?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

COMEMORAÇÃO - Quem foi?

Nova mensagempor Victor Rito em 31 Mar 2010 08:21

.

Desde que me tornei Testemunha de Jeová apenas não fui uma vez e ainda pertencia à Associação das Testemunhas de Jeová. Tinha ganho uma viagem a França com os professores docentes e outros alunos e estava em Poitiers; não tive possibilidade de ir.

Nos últimos anos tenho assistido e, como sabem os emblemas não são servidos aos desassociados, mas nunca deixaram de me servir os mesmos, pelos quais eu mostro grande respeito.

Este ano estive mais atento aos pormenores e, pareceu-me que havia uma preocupação em atingir a perfeição. Não gosto de ritos, Rito sou eu. No fim de servirem o pão, o que fez a oração sobre o pão pousou-o sobre a mesa e sentou-se na primeira fila, tendo à sua direita os outros três que o passaram aos presentes. O orador foi buscá-lo e passou-o a todos que estavam na primeira fila, começando por estes na ordem descrita e continunando na fila ao lado, separada pelo corredor, oferecendo ao que iria fazer a oração sobre o vinho e demais colaboradores. O mesmo procedimento foi seguido depois da passagem com o vinho. Dado o grande número dos presentes demorou um pouco. Curiosamente, apenas música soando baixinho servia de "fundo". Lembrei que em anos anteriores alguns oradores recitando partes dos salmos e criando cenários visuais acrescentavam emoção àquele acontecimento, mas nem todos sabem fazê-lo bem. O orador por sinal, era um ancião de pouca idade, muito cândido e, foi um prazer ouvir o seu discurso.

Ao me passarem o pão fiquei com a impressão de que o "irmão" estava a controlar-me. O mesmo não aconteceu com a passagem do vinho. Foi um momento intenso, conforme me deu conta o meu sobrinho de 12 anos que me acompanhou. quando recebi o copo, eu o fiz o vinho baloiçar e lhe experimentei o aroma; pareceu-me vinho de muita qualidade. Meu sobrinho trouxe isso à minha atenção e sabia descrever o gesto inteiro que eu fiz até passar o copo à pessoa do lado. Ele confirmou aquilo que para mim parecia evidente: muitos estavam atentos e criou-se uma atmosfera emotiva.

Não comi, nem bebi. Não acho que tenho de comer, só porque estou presente e os mesmos estão diante de mim. Isso seria como comer da "árvore do conhecimento do bem e do mal", só porque estava "no meio do jardim".

Já sei que o Abenildo não foi; trabalhava até tarde. O Shinedesius também não...
QUEM FOI?

.
Victor Rito
Forista
Forista

Data de registro: 23 Jul 2009 07:48
Localidade: Não quero responder

Re: COMEMORAÇÃO - Quem foi?

Nova mensagempor ELLIPSIS em 31 Mar 2010 08:36

Victor Rito escreveu:.

Nos últimos anos tenho assistido e, como sabem os emblemas não são servidos aos desassociados, mas nunca deixaram de me servir os mesmos, pelos quais eu mostro grande respeito.

OS EMBLEMAS NÃO SÃO SERVIDOS A DESASSOCIADOS??? Dessa eu não sabia. Mas afinal de contas Jesus não deu o seu corpo pelo o mundo inteiro? Os desassociados são o quê, extraterrestres?
Meu Deus quanta descriminação....

Sim eu fui, e deu para ver tanta hipócrisia que existe dentros das TJ's. Como pode ser eles o povo do verdadeiro Deus? JAMAIS. :!: :!: :!: :!: :!:
Imagem
MEU BLOG

Aquele que busca a verdade deve, tanto quanto possível, duvidar de tudo. **DESCARTES**
ELLIPSIS
Moderador
Moderador

Data de registro: 24 Ago 2009 16:24

Nova mensagempor Victor Rito em 31 Mar 2010 08:41

Olá

Queria deixar aqui a minha impressão do modo como foram servidos o pão e o vinho. Como disse não gosto de ritos, nem de rezas, como me parece ser o caso da "cerimónia" realizada pelo Artur, mas não foi esta a avaliação que fiz da "cerimónia" a que estive presente. Achei bem o orador, a figura de destaque, servir os que tinham servido os outros, sentando-se estes na primeira fila, depois de ele mesmo ter sido servido por aquele que fez a oração.

Abraços.
Victor Rito
Victor Rito
Forista
Forista

Nova mensagempor Victor Rito em 31 Mar 2010 08:49

ELLIPSIS escreveu:
Victor Rito escreveu:.

OS EMBLEMAS NÃO SÃO SERVIDOS A DESASSOCIADOS??? Dessa eu não sabia. Mas afinal de contas Jesus não deu o seu corpo pelo o mundo inteiro? Os desassociados são o quê, extraterrestres?
Meu Deus quanta descriminação....

Sim eu fui, e deu para ver tanta hipócrisia que existe dentros das TJ's. Como pode ser eles o povo do verdadeiro Deus? JAMAIS.

Não sei onde colhi esta informação, mas penso que está certa. Fica em aberto...

Do meu ponto de vista que vale tanto ou menos do que o dos outros, penso que se devia passar a todos os emblemas. Se alguém comer ou beber indevidamente, o problema é entre essa pessoa e o Deus que providenciou tal sacrifício.

Conseqüentemente, quem comer o pão ou beber o copo do Senhor indignamente, será culpado com respeito ao corpo e ao sangue do Senhor. Primeiro, aprove-se o homem depois de escrutínio, e deste modo coma do pão e beba do copo. Pois, quem come e bebe, come e bebe julgamento contra si mesmo, se não discernir o corpo.
-1Coríntios 11: 27- 29.

"Tanta hipocrisia"! Porque diz isso?

Um abraço.
Victor Rito
Victor Rito
Forista
Forista

Nova mensagempor Artur Germano em 31 Mar 2010 08:51

O evangelista Lucas registrou esse mandamento da seguinte forma: "E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este é o cálice da Nova Aliança [ou Novo Pacto] no meu sangue derramado em favor de vós." (Lucas 22:19-20)

É a celebração nas Igrejas Cristãs no qual o cristão recebe o pão e o vinho, repetindo o que Cristo fez na sua Última Ceia, antes de ser entregue às autoridades por Judas Iscariotes, conforme a narração dos Evangelhos. Na ocasião, compartilhou com seus apóstolos pão e vinho, na época da celebração da Páscoa judaica (com pães ázimos), dizendo a eles "Tomai todos e comei, isto é o meu corpo que será entregue (...) Tomai todos e bebei, isto é o meu sangue (...) Fazei isto em memória de mim". (Mateus 26;26-29, Marcos 14:22-25, Lucas 22:19-20, I Coríntios 11:23-26).

Portanto, segundo os cristãos, o pão usado na celebração é o corpo sem pecado, que Cristo ofereceu na Cruz (em grego staúros) como resgate. O vinho é seu sangue derramado (ou seja, a sua vida perfeita), para remissão da humanidade condenada ao pecado herdado e morte.

Tomai e comei todos vós.

João 6:50-Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra.
-Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.
-Disputavam, pois, os judeus entre si, dizendo: Como nos pode dar este a sua carne a comer?
-Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.
-Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.
-Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.
-Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

Como havereis de ganhar a vida eterna se não tens parte com Cristo?
Editado pela última vez por Artur Germano em 31 Mar 2010 08:56, num total de 1 vezes
God is Love, I'm Happy Today
Jesus is The Lord
Artur Germano
Perfil Desativado
Perfil Desativado

Data de registro: 21 Ago 2009 11:18

Nova mensagempor Artur Germano em 31 Mar 2010 08:54

Conseqüentemente, quem comer o pão ou beber o copo do Senhor indignamente, será culpado com respeito ao corpo e ao sangue do Senhor. Primeiro, aprove-se o homem depois de escrutínio, e deste modo coma do pão e beba do copo. Pois, quem come e bebe, come e bebe julgamento contra si mesmo, se não discernir o corpo.
-1Coríntios 11: 27- 29.

Comer indignamente significa:

CAPÍTULO XIV

1-Reúna-se no dia do Senhor para partir o pão e agradecer após ter confessado seus pecados, para que o sacrifício seja puro.
2-Aquele que está brigado com seu companheiro não pode juntar-se antes de se reconciliar, para que o sacrifício oferecido não seja profanado. Esse é o sacrifício do qual o Senhor disse: "Em todo lugar e em todo tempo, seja oferecido um sacrifício puro porque sou um grande rei - diz o Senhor - e o meu nome é admirável entre as nações".
5-Que ninguém coma nem beba da Eucaristia sem antes ter sido batizado em nome do Senhor, pois sobre isso o Senhor disse: "Não dêem as coisas santas aos cães". d:8
Jesus is The Lord
Artur Germano
Perfil Desativado
Perfil Desativado

Nova mensagempor Victor Rito em 31 Mar 2010 09:52

Artur Germano escreveu:

tendo dado graças,

se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo.

-Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.

Como havereis de ganhar a vida eterna se não tens parte com Cristo?

Artur Germano escreveu:
Comer indignamente significa:

CAPÍTULO XIV

1-Reúna-se no dia do Senhor para partir o pão e agradecer após ter confessado seus pecados, para que o sacrifício seja puro.
2-Aquele que está brigado com seu companheiro não pode juntar-se antes de se reconciliar, para que o sacrifício oferecido não seja profanado. Esse é o sacrifício do qual o Senhor disse: "Em todo lugar e em todo tempo, seja oferecido um sacrifício puro porque sou um grande rei - diz o Senhor - e o meu nome é admirável entre as nações".
5-Que ninguém coma nem beba da Eucaristia sem antes ter sido batizado em nome do Senhor, pois sobre isso o Senhor disse: "Não dêem as coisas santas aos cães".

"CAPÍTULO XIV" de quê?

Os cães não comem e bebem.

Artur, Jesus diz: "se alguém comer deste pão, viverá para sempre". Não diz que todos têm de comer pão na comemoração da sua morte para poderem viver para sempre. Diz a seguir: "e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo". Isto significa que nos nutrimos espiritualmente através da fé no sacrifício do cordeiro pascoal, não por comermos do pão e do vinho na comemoração da sua morte. Que havia aqueles que não deviam comer pode deduzir-se da seguinte passagem bíblica:

Conseqüentemente, quem comer o pão ou beber o copo do Senhor indignamente, será culpado com respeito ao corpo e ao sangue do Senhor. Primeiro, aprove-se o homem depois de escrutínio, e deste modo coma do pão e beba do copo. Pois, quem come e bebe, come e bebe julgamento contra si mesmo, se não discernir o corpo. É por isso que muitos entre vós estão fracos e doentios, e não poucos estão dormindo [na morte]. Mas, se discerníssemos o que nós mesmos somos, não seríamos julgados.
-1Coríntios 11: 27- 31.

Pois, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este copo, estais proclamando a morte do Senhor, até que ele chegue.
-1Coríntios 11: 26.

Até Jesus chegar para fazer a separação das ovelhas e dos cabritos é imperioso que as pessoa saibam que o cordeiro foi sacrificado no altar de Jeová, oficiando Jesus uma classe sacerdotal a favor do mundo da humanidade remanescente (ovelhas).

Ninguém pode de direito dizer quem são estas ovelhas, motivo pelo qual nenhuma pode ser 'aprovada'; logo, se comer do pão e beber do vinho, fá-lo indignamente, reunindo-se para julgamento; para não ficar condenado com o mundo, quando disciplinado.

Nessa altura em que o toda a classe régia encontra o Senhor no ar, cessa de se proclamar a morte sacrificial de Jesus, pois as ovelhas, todas elas, sabem que devem a sua salvação a Deus e ao Cordeiro:

Depois destas coisas eu vi, e, eis uma grande multidão, que nenhum homem podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, em pé diante do trono e diante do Cordeiro, trajados de compridas vestes brancas; e havia palmas nas suas mãos. E gritavam com voz alta, dizendo: “[Devemos] a salvação ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro.”
-Revelação 7: 9, 10.

Um abraço.
Victor Rito
Victor Rito
Forista
Forista

Nova mensagempor Tom Rodrigues em 31 Mar 2010 10:27

Victor Rito escreveu:Não comi, nem bebi. Não acho que tenho de comer, só porque estou presente e os mesmos estão diante de mim. Isso seria como comer da "árvore do conhecimento do bem e do mal", só porque estava "no meio do jardim".

Pois eu comi. Fiz mais ou menos como o Artur. Minha família TJ foi, e eu fiquei em casa. Fiz a celebração sozinho, lendo os versículos da Bíblia, com orações, etc... tudo muito sério. Me senti muito bem, não me arrependo, e pretendo fazer muitas outras vezes. É uma excelente forma de lembrar de Jesus por quem ele era, e por tudo que ensinou a humanidade. Se comi do fruto proibido, bem, DANE-SE. Adão 2.0.
Lord, light my way... Fill these withered, careless hands... (Angra)
Tom Rodrigues
Forista
Forista

Data de registro: 25 Jan 2010 14:24

Nova mensagempor Victor Rito em 31 Mar 2010 10:49

Olá To Rodrigues

Tom Rodrigues escreveu:
Victor Rito escreveu:Não comi, nem bebi. Não acho que tenho de comer, só porque estou presente e os mesmos estão diante de mim. Isso seria como comer da "árvore do conhecimento do bem e do mal", só porque estava "no meio do jardim".

Pois eu comi. Fiz mais ou menos como o Artur. Minha família TJ foi, e eu fiquei em casa. Fiz a celebração sozinho, lendo os versículos da Bíblia, com orações, etc... tudo muito sério. Me senti muito bem, não me arrependo, e pretendo fazer muitas outras vezes. É uma excelente forma de lembrar de Jesus por quem ele era, e por tudo que ensinou a humanidade. Se comi do fruto proibido, bem, DANE-SE. Adão 2.0.

Tom, você é desassociado?

A analogia que eu fiz é válida como argumento, mas não equipara as situações em termos de gravidade das mesmas.

O importante é entender o que Cristo queria que fosse feito em sua memória. Se comeu e acha que errou tenha a certeza de que Deus o perdoará. Não estou aqui a decidir por Deus o que ele perdoa ou não; Ele próprio diz em sua Palavra:

Os sacrifícios a Deus são um espírito quebrantado;
Um coração quebrantado e esmagado não desprezarás, ó Deus.
-Salmos 51: 17.

Veja também AQUI

Um abraço para si, Tom.
Victor Rito
Victor Rito
Forista
Forista

Nova mensagempor Tom Rodrigues em 31 Mar 2010 11:09

Olá Vitor.

Não, eu não acho que errei. Aliás, acho sim. Pelo que vi agora, fiz a celebração no dia errado. Agora sim estou boquiaberto, vou procurar mas informações sobre isso. Enfim, eu nunca cheguei de fato a ser batizado, então, independente de ter saído ou não (eu saí), não faria diferença. Nunca fui, pelo menos oficialmente, uma Testemunha de Jeová.

Agora, fiquei curioso: quando você diz que não comeu, deixou de fazer por ser desassociado ou por não ser "ungido"?

Abraços.
Tom Rodrigues
Forista
Forista

Nova mensagempor Victor Rito em 31 Mar 2010 11:38

Tom Rodrigues escreveu:Olá Vitor.

Não, eu não acho que errei. Aliás, acho sim. Pelo que vi agora, fiz a celebração no dia errado. Agora sim estou boquiaberto, vou procurar mas informações sobre isso. Enfim, eu nunca cheguei de fato a ser batizado, então, independente de ter saído ou não (eu saí), não faria diferença. Nunca fui, pelo menos oficialmente, uma Testemunha de Jeová.

O dia está certo. No entanto, se estivesse errado, tem condições de dizer o que faria?

Agora, fiquei curioso: quando você diz que não comeu, deixou de fazer por ser desassociado ou por não ser "ungido"?

Abraços.

Pergunta curiosa! Não, nunca tomei antes de ser desassociado. O espírito não dá testemunho de ter uma filiação especial com Deus. Considero-me uma pessoa íntegra, assim como outros servos do passado, tais como Jeremias e Davi. Gosto muito de viver na terra. Aprecio as coisas boas que estão aqui e não desejo morrer, a menos que o espírito indique outra coisa, sendo batizado na morte.

Um abraço, Tom.
Victor Rito
Victor Rito
Forista
Forista

Nova mensagempor Tom Rodrigues em 31 Mar 2010 12:04

Victor Rito escreveu:O dia está certo. No entanto, se estivesse errado, tem condições de dizer o que faria?

Faria o mesmo. Como disse, me senti muito bem comendo do pão e bebendo do vinho. Só lamento por ter a certeza de que não é uma boa idéia compartilhar dessa alegria com os membros da minha família. Mas quem sabe um dia...? :)
Tom Rodrigues
Forista
Forista

Nova mensagempor Artur Germano em 31 Mar 2010 12:22

As testemunhas de Jeová comemoram a morte de Cristo no dia 15 de Nisã, dia errado.

(Êxodo 12,3)

Dizei a toda a assembléia de Israel: no décimo dia deste mês cada um de vós tome um cordeiro por família, um cordeiro por casa.
|[Leia o capítulo]
(Êxodo 12,6)

E o guardareis até o décimo quarto dia deste mês; então toda a assembléia de Israel o imolará no crepúsculo.
|[Leia o capítulo]
(Êxodo 12,18)

No primeiro mês, desde a tarde do décimo quarto dia do mês até a tarde do vigésimo primeiro, comereis pães sem fermento.

A Comemoração data correta 14 de Nisã, 29/03/2010

Porque as testemunhas de Jeová comemoram a morte de Cristo no dia errado?
Já a alguns anos que eu percebí isto. Fomos ensinados que Cristo morreu no dia 14 do mês de Nisã ou Abib.
Porém os TJs. sempre comemoram no dia 15 de Nisã. Este ano no dia 30 de Março após o por do sol.
Eu comemoro em minha residência no dia 29 de março.
Vejam o calendário hebraico.
Ano 5770 (2009/2010)
Rosh Hashanah - 19 e 20 de setembro de 2009 - 01 e 02 Tishrei 5770
Tzom Guedalyá (Jejum de Guedalyá) - 21 de setembro de 2009 - 03 Tishrei 5770
Erev Yom Kipur - 27 de setembro de 2009 - 09 Tishrei 5770
Yom Kipur - 28 de setembro de 2009 - 10 Tishrei 5770
Erev Sucot - 02 de outubro de 2009 - 14 Tishrei 5770
Sucot - 03 a 09 de outubro de 2009 - 15 a 21 Tishrei 5770
Shemini Atzeret - 10 de outubro de 2009 - 22 Tishrei 5770
Simchat Torah - 11 de outubro de 2009 - 23 Tishrei 5770
Chanukah - 12 a 19 de dezembro de 2009 - 25 Kislev a 02 Tevet 5770
Tzom Assarah B'Tevet - 27 de dezembro de 2009 - 10 Tevet 5770
Tu B’Shevat - 30 de janeiro de 2010 - 15 Shevat 5770
Taanit Ester - 25 de fevereiro de 2010 - 11 de Adar 5770
Purim - 28 de fevereiro de 2010 - 14 de Adar 5770
Erev Pessach - 29 de março de 2010 - 14 Nissan 5770
Pessach - 30 de março a 06 de abril de 2010 - 15 a 22 Nissan 5770
Jesus is The Lord
Artur Germano
Perfil Desativado
Perfil Desativado

Nova mensagempor Victor Rito em 31 Mar 2010 12:53

Olá Tom

Tom Rodrigues escreveu:
Victor Rito escreveu:O dia está certo. No entanto, se estivesse errado, tem condições de dizer o que faria?

Faria o mesmo. Como disse, me senti muito bem comendo do pão e bebendo do vinho. Só lamento por ter a certeza de que não é uma boa idéia compartilhar dessa alegria com os membros da minha família. Mas quem sabe um dia...? :)

Você não deve ter entendido a minha pergunta. Para si não importa o dia em que realiza a comemoração!?

Comeu e bebeu e sentiu-se bem:

E eu mesmo gabei a alegria, porque a humanidade não tem nada melhor debaixo do sol do que comer, e beber, e alegrar-se, e que isto os acompanhe no seu trabalho árduo pelos dias da sua vida, que o [verdadeiro] Deus lhes deu debaixo do sol.
-Eclesiastes 8: 15.

Um abraço.
Victor Rito
Victor Rito
Forista
Forista

Nova mensagempor queroaverdade em 31 Mar 2010 13:02

Olá,

Acho que esse topico tem a discussão mais tola que ja vi.

Primeiro. Sim, é facto provado por a + b que TODOS deveriam comer o pão e beber o vinho. Pq estão discutindo se eu, ou aquele, ou aquilo outro deveria ou não participar?

Segundo. Provado por a + b que o dia é errado SIM. Então pq discutir se eu fui, quem foi a o ritual tejoteano se ele está no dia errado e feita de forma errada? Não deveriamos discutir se existe alguma religião que fez de forma correta?

Terceiro. Não fui, fui convidado várias vezes por pessoas diferentes. Não fui por respeito profundo a Cristo, se eu fosse e participasse dessa mentira iria desonra-lo, e eu não o fiz. Cristo era Judeu e como Judeu atendo as tradições de sua religião ele participou da sua pascoa junto com os discipulos, só q ele foi alem disso, e ele deixou as tradições judaicas de lado (Religião judaica) e numa cerimonia particular entre as pessoas q estavam com ele, instituiu outra celebração que não tinha nada a ver com a judaica. Agora pergunto eu, não sou judeu e por isso não participo da primeira celebração, a segunda e mais importante não foi feita em nenhum templo de alguma religião qualquer, então em qual local eu poderia comer e beber do vinho ? Respondo, em minha casa, pois cristo está em todos os lugares, e está num local que não é terreno ou fisico, está no meu intimo, no meu coração.

Abraço
Forista

Data de registro: 02 Jul 2009 17:56

Próximo

Retornar para Crenças, Doutrinas e História