Documentário Além do Ateu e do Ateísmo : Ciências Humanas
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Documentário Além do Ateu e do Ateísmo

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?

Documentário Além do Ateu e do Ateísmo

Nova mensagempor Poltergeist em 27 Jul 2012 17:23

Atenção para os 4:04
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: viewtopic.php?f=2&t=3230
Poltergeist
Forista
Forista

Data de registro: 26 Fev 2009 16:57
Localidade: São Paulo

Re: Documentário Além do Ateu e do Ateísmo

Nova mensagempor erip em 27 Jul 2012 18:20

excelente vídeo

gostem muito da em que a mulher fala da miragem , apartir dos 6:45

show de bola
As Tjs querem que as pessoas aceitem o estudo bíblico e façam tudo aquilo quem elas mesmas não fariam se caso a situação fosse inversa. E o pior disso tudo , é que as Tjs não aceitariam o estudo de outra religião porque não são permitidas a aceitar.
erip
Forista
Forista

Data de registro: 09 Out 2009 23:19

Nova mensagempor erip em 27 Jul 2012 18:33

Agora , fiquei indignado com o cometário do Datena , putz , que mentalidade pequena , será que o cara não consegue notar que as maiores barbaridades foram e são feitas em nome de Deus ????

PQP , fiquei triste com isso.

Seria bem mais interessante ele ir na cadeia fazer uma visitinha e aproveitar para fazer uma pesquisa para ver qual é a porcentagem de Ateus que estão lá presos, antes de falar o que ele falou.
As Tjs querem que as pessoas aceitem o estudo bíblico e façam tudo aquilo quem elas mesmas não fariam se caso a situação fosse inversa. E o pior disso tudo , é que as Tjs não aceitariam o estudo de outra religião porque não são permitidas a aceitar.
erip
Forista
Forista

Nova mensagempor AlanJohnnySp em 28 Jul 2012 02:31

Creio que o principal objetivo do documentário é passar uma boa imagem dos ateus. Agora desconheço qualquer justificativa para o ateísmo, se algum membro do fórum quiser justificar sua posição com premissas e conclusões, eu adoraria um debate, posso começar perguntando: [b]como chegou a conclusão que não existe um Criador transcendente?
"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo pra mim é um prazer dividir um planeta e uma época com você". Carl Sagan
AlanJohnnySp
Forista
Forista

Data de registro: 11 Set 2011 20:00

Nova mensagempor Quasextj em 28 Jul 2012 02:43

AlanJohnnySp escreveu:Creio que o principal objetivo do documentário é passar uma boa imagem dos ateus. Agora desconheço qualquer justificativa para o ateísmo, se algum membro do fórum quiser justificar sua posição com premissas e conclusões, eu adoraria um debate, posso começar perguntando: [b]como chegou a conclusão que não existe um Criador transcendente?

A conclusão de que não existe um Criador transcendente é porque até agora ninguém apresentou provas de que Ele existe.
Seja feliz, pense em coisas boas!
Quasextj
Forista
Forista

Data de registro: 09 Fev 2009 11:07

Nova mensagempor AlanJohnnySp em 28 Jul 2012 03:20

Quasextj escreveu:
AlanJohnnySp escreveu:Creio que o principal objetivo do documentário é passar uma boa imagem dos ateus. Agora desconheço qualquer justificativa para o ateísmo, se algum membro do fórum quiser justificar sua posição com premissas e conclusões, eu adoraria um debate, posso começar perguntando: como chegou a conclusão que não existe um Criador transcendente?

A conclusão de que não existe um Criador transcendente é porque até agora ninguém apresentou provas de que Ele existe.

Ótima resposta! porém '[b]ausência de evidência não é evidencia de ausência". Não temos provas de vida alienígena, mas nem por esta razão concluímos que não existem, a posição coerente neste caso é o agnosticismo.

a ciência empírica se limita ao natural, sendo assim que tipo de provas você espera?
"Diante da vastidão do tempo e da imensidão do universo pra mim é um prazer dividir um planeta e uma época com você". Carl Sagan
AlanJohnnySp
Forista
Forista

Nova mensagempor Quasextj em 28 Jul 2012 04:06

Admito que a posição do agnóstico pode ser mais coerente, ou porque não dizer, mais confortável, mas é mais lógico exigir o ônus da prova a quem afirme a existência de alguma coisa. Creio ser desnecessário apresentar provas da algo que não existe. Posso tranquilamente afirmar que não existem "aliens" sem apresentar prova alguma e ninguém vai me dizer o contrário a menos que me apresente um ser de outro planeta.

Já existe um tópico aqui no fórum que trata desse assunto.
Quasextj
Forista
Forista

Nova mensagempor AlanJohnnySp em 28 Jul 2012 05:08

Quasextj escreveu:Admito que a posição do agnóstico pode ser mais coerente, ou porque não dizer, mais confortável, mas é mais lógico exigir o ônus da prova a quem afirme a existência de alguma coisa. Creio ser desnecessário apresentar provas da algo que não existe. Posso tranquilamente afirmar que não existem "aliens" sem apresentar prova alguma e ninguém vai me dizer o contrário a menos que me apresente um ser de outro planeta.

Valeu Quasextj pela sinceridade, a proposta do debate não é mudar a opinião de ninguém, mas apena colocar em pauta o que temos de melhor. Observe que:

1. Qualquer afirmação, sendo ela afirmativa ou 'negativa' requer provas ou argumentos lógicos. Exemplo de afirmação negativa: "Não existe gelo na lua", "Não há peixes no mar morto", "Não existe outra civilização no universo".

2. Crenças não exigem provas, ou argumentos, afinal é algo subjetivo.

Repare que o ateísmo não é apenas descrença. O ateu afirma categoricamente que Deus não existe (por exemplo em 6m e 30s do documentário). Sendo esta uma afirmação e toda afirmação requer provas, o ateu também tem o ônus da prova.
AlanJohnnySp
Forista
Forista

Nova mensagempor Quasextj em 28 Jul 2012 06:19

Alan, o termo crença encaixa melhor nas pessoas religiosas. O ateu não está preocupado nem um pouco se Deus existe ou não existe. Ser ateu é simplesmente não acreditar na existência de Deus ou de deuses e pronto, é simples assim. O ateu não faz proselitismo para que todos deixem de acreditar em Deus. O vídeo mostra a preocupação com o preconceito e com as acusações levianas de que todo tipo de maldade são praticadas por quem não acredita em Deus. Eu conheço ateus que são pessoas maravilhosas e são melhores que muitos religiosos que existem por ai.

Esse vídeo é muito interessante e importante, pois mostra a insensatez de um apresentador de tv falando um monte de bobagens. A iniciativa do Polter em postar o vídeo merece todo reconhecimento porque presta mais um serviço de utilidade pública ao fórum que não deixa de ser um espaço para muitas informações.

Creio que não devemos alimentar essa polêmica tentando exigir que ateus provem que Deus não existe. Seria uma perda de tempo.

Um abraço!
Quasextj
Forista
Forista

Nova mensagempor erip em 28 Jul 2012 11:07

AlanJohnnySp escreveu:
Quasextj escreveu:Admito que a posição do agnóstico pode ser mais coerente, ou porque não dizer, mais confortável, mas é mais lógico exigir o ônus da prova a quem afirme a existência de alguma coisa. Creio ser desnecessário apresentar provas da algo que não existe. Posso tranquilamente afirmar que não existem "aliens" sem apresentar prova alguma e ninguém vai me dizer o contrário a menos que me apresente um ser de outro planeta.

Valeu Quasextj pela sinceridade, a proposta do debate não é mudar a opinião de ninguém, mas apena colocar em pauta o que temos de melhor. Observe que:

1. Qualquer afirmação, sendo ela afirmativa ou 'negativa' requer provas ou argumentos lógicos. Exemplo de afirmação negativa: "Não existe gelo na lua", "Não há peixes no mar morto", "Não existe outra civilização no universo".

2. Crenças não exigem provas, ou argumentos, afinal é algo subjetivo.

Repare que o ateísmo não é apenas descrença. O ateu afirma categoricamente que Deus não existe (por exemplo em 6m e 30s do documentário). Sendo esta uma afirmação e toda afirmação requer provas, o ateu também tem o ônus da prova.

O Ônus da prova sobrecai sobre a parte que afirma ou acusa em primeiro lugar , se depois da afirmação ou acusação, as provas concretas forem apresentadas, daí sim , o ônus da prova vai sobrecair sobre a pessoa acusada ou que nega, ou seja ,a contraparte.

Mas nesse caso , quem fez a primeira afirmação, foi a parte que diz que Deus existe ou foi a parte que diz que Deus não existe ?????

Acho que a resposta é bastante óbvia , pois é mais fácil responder essa pergunta do que aquela outra , " o que vem primeiro , o ovo ou a galinha ? " rsrsrs

Afinal de contas , os ateus só existem por que em primeiro lugar nasceu os crentes os quais fizeram a afirmação da existência de Deus.

O Ônus da prova somente passará para os ateus, no momento em que apresentarem provas concretas do que afirmaram.

É facil observar toda a estrutura que tem ao redor do mundo , de todas a religiões dispostas a converter pessoas daqui e dalí ,indo até de casa em casa , e tudo isso sem nenhuma prova concreta , apenas na fé das pessoas.
Outra coisa interessante de se observar, Na ótica das religiões , é que mesmo que vc acredite em Deus , vc será condenado por não acreditar no " Deus certo " ou seja, se vc acreditar em Jeová, vc será condenado e irá para o mármore do inferno do Deus Aláh, e vice versa,,,, isso sem falar nas religiões , pois realmente não importa a qual vc pertença ,pois vc deverá pertencer a religião certa , a religião verdadeira, mas o fato é que todas se auto entitulam verdadeiras, nehuma se auto entitula falsa. rsrsr

Garanto que você, que está lendo essa postagem nesse momento , deve achar que eu sou um completo ATEU, , MAS EU NÃO SOU, rsrsrs, apenas estou usando um pequeno exercício de empatia, me colocando no ponto de vista diferente e fazendo uma análise sincera dessa situação, agindo dessa maneira podemos ter uma conclusão honesta, pois os dois lados da questão foram analisados.

A minha crença na existência de Deus se dá pelo que eu sou capaz de sentir,o ônus da prova sobrecai sobre mim , mas sou franco ao dizer que não tenho nenhuma prova concreta , se não posso provar , então não posso exigir provas das pessoas que são descrentes , então , assim, ao respeito sempre vem em primeiro lugar.

A conclusão que eu cheguei , depois de tanto analisar diversas situações na vida , é que o bom caráter e a humildade de uma pessoa não tem relação com riqueza , pobreza , religião, se é crente ou é ateu ou seja qual for o rótulo.
erip
Forista
Forista

Nova mensagempor TJCalado em 28 Jul 2012 23:49

AlanJohnnySp escreveu:Creio que o principal objetivo do documentário é passar uma boa imagem dos ateus. Agora desconheço qualquer justificativa para o ateísmo, se algum membro do fórum quiser justificar sua posição com premissas e conclusões, eu adoraria um debate, posso começar perguntando: [b]como chegou a conclusão que não existe um Criador transcendente?

Uma pergunta para você, AlanJohnnySp:
Você acredita em duendes? (Não demônios disfarçados, como creem as TJs, mas homenzinhos minúsculos, que vivem na floresta e colocam potes de ouro no final do arco-íris)
Como chegou a essa conclusão?
...
...
...esta mesma resposta é a minha conclusão sobre a existência de Deus.
"Um paraíso não precisa necessariamente ser um lugar lindo. Basta ser apenas um lugar que me faça bem."
TJCalado
Forista
Forista

Data de registro: 11 Mar 2012 21:40
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor Opss, caí da torre! em 29 Jul 2012 01:34

Eu acredito que um dia, se eu for uma pessoa de coração puro, eu quando morrer irei ao digimundo e terei meu próprio digimon. E sei que o grande deus digimon Tintiromon vai me abençoar, assim como já o fez várias vezes na minha vida quando senti sua presença.
Imagem
De fato, eu sempre orei a ele e sei que ele sempre me ajudou a passar por meus problemas de cabeça erguida.
Está escrito no grande mangá sagrado que é a sua palavra: "E vem o dia que o grande Tintiromon virá, com os outros deuses, para a grande guerra para destruir o terrível Devimon que tem sido responsável por todas as coisas ruins que acontecem no mundo, que aliás espalha sua influência sobre dele.
Imagem
Nesse dia, ele dará a nós, os digiescolhidos, um mundo perfeito de pessoas puras.
Mas existem pessoas que possuem a audácia de dizer que não acredita em digimon! Agora eu me pergunto, como é que uma pessoa dessas vive? Sem escrúpulos, sem limites, violentas, sem ética e ficam expostas às influências do terrível Devimon. É por isso que o mundo tá essa merda que tá hoje, é culpa desses Adigimons (?), que não têm Tintiromon no coração.

Não podemos provar isso é preciso sentir, é preciso ter fé, e é preciso ainda interpretar corretamente o que diz o sagrado mangá.
Não acredita? Prove que não existem digimons. Você num pode provar que digimons não existem! E além do mais, o ônus da prova é seu, já que afirma categoricamente que digimons não existem. Hun.
Imagem
Imagem
Opss, caí da torre!
Forista
Forista

Data de registro: 27 Ago 2011 04:03

Nova mensagempor AlanJohnnySp em 29 Jul 2012 03:24

Quasextj escreveu:Alan, o termo crença encaixa melhor nas pessoas religiosas. O ateu não está preocupado nem um pouco se Deus existe ou não existe. Ser ateu é simplesmente não acreditar na existência de Deus ou de deuses e pronto, é simples assim. O ateu não faz proselitismo para que todos deixem de acreditar em Deus. O vídeo mostra a preocupação com o preconceito e com as acusações levianas de que todo tipo de maldade são praticadas por quem não acredita em Deus. Eu conheço ateus que são pessoas maravilhosas e são melhores que muitos religiosos que existem por ai.

Esse vídeo é muito interessante e importante, pois mostra a insensatez de um apresentador de tv falando um monte de bobagens. A iniciativa do Polter em postar o vídeo merece todo reconhecimento porque presta mais um serviço de utilidade pública ao fórum que não deixa de ser um espaço para muitas informações.

Creio que não devemos alimentar essa polêmica tentando exigir que ateus provem que Deus não existe. Seria uma perda de tempo.

Um abraço!

Um abraço amigo!
AlanJohnnySp
Forista
Forista

Nova mensagempor AlanJohnnySp em 29 Jul 2012 04:01

O Ônus da prova sobrecai sobre a parte que afirma ou acusa em primeiro lugar , se depois da afirmação ou acusação, as provas concretas forem apresentadas, daí sim , o ônus da prova vai sobrecair sobre a pessoa acusada ou que nega, ou seja ,a contraparte.

Mas nesse caso , quem fez a primeira afirmação, foi a parte que diz que Deus existe ou foi a parte que diz que Deus não existe ?????

Acho que a resposta é bastante óbvia , pois é mais fácil responder essa pergunta do que aquela outra , " o que vem primeiro , o ovo ou a galinha ? " rsrsrs

Afinal de contas , os ateus só existem por que em primeiro lugar nasceu os crentes os quais fizeram a afirmação da existência de Deus.

O Ônus da prova somente passará para os ateus, no momento em que apresentarem provas concretas do que afirmaram.

É facil observar toda a estrutura que tem ao redor do mundo , de todas a religiões dispostas a converter pessoas daqui e dalí ,indo até de casa em casa , e tudo isso sem nenhuma prova concreta , apenas na fé das pessoas.
Outra coisa interessante de se observar, Na ótica das religiões , é que mesmo que vc acredite em Deus , vc será condenado por não acreditar no " Deus certo " ou seja, se vc acreditar em Jeová, vc será condenado e irá para o mármore do inferno do Deus Aláh, e vice versa,,,, isso sem falar nas religiões , pois realmente não importa a qual vc pertença ,pois vc deverá pertencer a religião certa , a religião verdadeira, mas o fato é que todas se auto entitulam verdadeiras, nehuma se auto entitula falsa. rsrsr

Garanto que você, que está lendo essa postagem nesse momento , deve achar que eu sou um completo ATEU, , MAS EU NÃO SOU, rsrsrs, apenas estou usando um pequeno exercício de empatia, me colocando no ponto de vista diferente e fazendo uma análise sincera dessa situação, agindo dessa maneira podemos ter uma conclusão honesta, pois os dois lados da questão foram analisados.

A minha crença na existência de Deus se dá pelo que eu sou capaz de sentir,o ônus da prova sobrecai sobre mim , mas sou franco ao dizer que não tenho nenhuma prova concreta , se não posso provar , então não posso exigir provas das pessoas que são descrentes , então , assim, ao respeito sempre vem em primeiro lugar.

A conclusão que eu cheguei , depois de tanto analisar diversas situações na vida , é que o bom caráter e a humildade de uma pessoa não tem relação com riqueza , pobreza , religião, se é crente ou é ateu ou seja qual for o rótulo.

ônus da prova - realmente você tem razão amigo, o ônus da prova recaí sobre quem faz a primeira afirmação. Eu eu apresento evidências da existência de Deus, mas antes disso eu havia perguntado ao Quasextj o tipo de evidência esperada, se for utilizar a ciência empírica as evidências virão da natureza, se for utilizar filosofia as evidências devem ser lógicas. Então o que acontece, teístas apresentam evidencias da existência de Deus, por exemplo a informação codificada no DNA, que é produto apenas de inteligência, não é conhecido na ciência nenhum processo natural que cria informação, por isso que nenhum cientista naturalista sabe explicar a origem da vida. Pois bem o que acontece a seguir é uma negação da inferência acima, o ateu se coloca na posição de negar a existência do Criador, e como dito anteriormente, dizer: "não existe" exige fundamentação lógica, argumentos e provas, porque é uma afirmação, e toda afirmação requer isso, apenas crenças não requer. Então o ateu tem que provar que a vida não foi criada, ou melhor que surgiu por processos químicos naturais, este é o ônus da prova do ateu, e até agora eu desconheço qualquer justificativa para descrença em um Criador com base em evidências, tudo que se tem é: "não o vemos".

Erip é um prazer conversar contigo, a respeito destas coisas, faço isso porque realmente gosto deste tema. Sobre não termos provas de Deus, tem um texto fascinante de Jó, ele diz aonde está a prova da existência de Deus:

Eu sou motivo de riso para os meus amigos; eu, que invoco a Deus, e ele me responde; o justo e perfeito serve de zombaria.
Tocha desprezível é, na opinião do que está descansado, aquele que está pronto a vacilar com os pés.
As tendas dos assoladores têm descanso, e os que provocam a Deus estão seguros; nas suas mãos Deus lhes põe tudo.
Mas, pergunta agora aos animais, e cada uma deles te ensinará; e às aves dos céus, e elas te farão saber;
Ou fala com a terra, e ela te ensinará; até os peixes do mar te contarão.
Quem não entende, por todas estas coisas, que a mão do SENHOR fez isto?

Jó 12:4-9
AlanJohnnySp
Forista
Forista

Nova mensagempor AlanJohnnySp em 29 Jul 2012 04:10

Uma pergunta para você, AlanJohnnySp:
Você acredita em duendes? (Não demônios disfarçados, como creem as TJs, mas homenzinhos minúsculos, que vivem na floresta e colocam potes de ouro no final do arco-íris)
Como chegou a essa conclusão?
...
...
...esta mesma resposta é a minha conclusão sobre a existência de Deus.

Não acredito em duendes porque não há nenhuma evidência cientifica que possa nos levar a conclusão de que duendes existem. Mas ao contrário disso temos boas evidências cientificas que o universo e a vida foram projetados por um ser inteligente.
AlanJohnnySp
Forista
Forista

Próximo

Retornar para Ciências Humanas