Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus? : Depoimentos
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar


Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências

Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Nova mensagempor pascoalnaib em 03 Nov 2008 15:39

Quando a gente entra para uma religião, achamos que aquilo é uma verdade pronta! No caso de entrar para as Tjs o buraco é mais embaixo, pois vc sai na maioria das vezes de uma religião tradicional para uma desconhecida e com costumes diferentes! No caso das Tjs, nos desfazemos de muitos costumes que são normais frente a sociedade e nossa briga e comprometimento se tornam maiores pois nossa vontade está toda em defender esse nosso novo ponto de vista! Quando isso se quebra, essa ilusão é estraçalhada, o que resta??

Observo que a primeira reação é ódio incontrolável pela Torre de Vigia, começamos a fazer um proselitismo as avessas para divulgar para todo mundo a enganação de lá! Um segundo momento é dúvida quanto ao cristianismo e um terceiro momento uma aversão a tudo que se liga ao espiritual, chegando aí o ateísmo!!
Eu acredito que as etapas vão se sucedendo...(não obrigatoriamente por essa ordem) passei por cada uma delas e continuo a passar por mais... :roll:
Avatar de usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 7548
Data de registro: 31 Out 2008 15:34
Localização: Fortaleza-CE
Localidade: Ceará

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Nova mensagempor Edmar em 03 Nov 2008 16:06

Pascoalnaib escreveu:No caso das Tjs, nos desfazemos de muitos costumes que são normais frente a sociedade e nossa briga e comprometimento se tornam maiores pois nossa vontade está toda em defender esse nosso novo ponto de vista! Quando isso se quebra, essa ilusão é estraçalhada, o que resta??


Realmente, o culto – se é que podemos chamar assim – frio ao qual as TJ's são condicionadas e talvez até o medo que nos incutem do sobrenatural, fazem com que, a nos depararmos com erros e mentiras, termos uma atitude racional e fria para com tudo que nos foi ensinado. No meu caso a bíblia também não resistiu a um exame racional. Virei agnóstico.

É bem parecido quando descobrimos que alguém que consideramos amigo, na verdade é um mentiroso compulsivo. Tudo que ele tiver nos contado será posto à prova.

Esta imagem ilustra bem o processo, não bem o das TJ's, mas é interessante:
Imagem

Imagem

Veja que absurdo essea coluna de um jornal dos EUA:

Imagem
Se Deus quisesse que soubéssemos que ele existe, por que não nos mandou uma mensagem inequívoca? – Contato, de Carl Sagan
Edmar
Forista
Forista
 
Mensagens: 652
Data de registro: 01 Nov 2008 12:56
Localização: Interior SP

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Nova mensagempor Dionisio em 03 Nov 2008 17:27

bem eu sou a deusa Atena. Prova que exsite deuses.
Brincadeira a parte fiquei um tempo no ateismo devido a grande decepçao que tive sendo tj mas agora to voltando a acreditar em Deus. Não no deus biblico masi em um superior a todas essas denominaçoes existententes : crsitianismo , islamismo .. etc
só o fato de estarmos aqui reunidos questionando asssuntos espirituais que nada somam em ajudar nossas necessidades basicas animais de comer e vestir prova que ha um segredo maravilhoso por tras de nossa existencia.
QUE MEU CORPO SEJA CREMADO E QUE MINHAS CINZAS ALIMENTEM A ERVA, E QUE A ERVA ALIMENTE OUTRO HOMEM COMO EU, PORQUE EU CONTINUAREI NESTE HOMEM"

((CANTO PARA MINHA MORTE - Raul Seixas))
Avatar de usuário
Dionisio
Forista
Forista
 
Mensagens: 594
Data de registro: 01 Nov 2008 13:20
Localização: são paulo

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Nova mensagempor RX em 03 Nov 2008 18:03

A religião das TJs remove todo o pensamento mágico de seus adeptos. O máximo de sobrenatural que existe nessa religião é Deus ouvindo as orações, e profecias se "cumprindo". Depois de descobrimos a verdade, é grande a possibilidade de não haver nenhum resquício de pensamento sobrenatural em nós. Daí, o caminho é o ateísmo ou o agnosticismo.
No fórum do ClickGrátis, um forista recentemente até postou um novo tópico questionando quais superstições voltaram à vida dos foristas, depois que eles deixaram de crer nas Torre, que diz que não há fantasmas, espíritos, astrologia e coisa do tipo. Minha resposta foi de que eu já não acreditava nisso ainda TJ, não porque a Torre diz, mas porque a Ciência diz. Então, ao sair, deu na mesma.
Avatar de usuário
RX
Forista
Forista
 
Mensagens: 1193
Data de registro: 01 Nov 2008 12:19

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Nova mensagempor Inu-Yasha em 03 Nov 2008 19:11

Não acredito mais no Deus bíblico, acredito em algo que trancende a tudo isso, para o qual eu não tenho uma explicação, nem tenho provas materiais e concretas, nem me sinto obrigado a isso. Simplesmente sinto, não é algo que me sinto na obrigação de narrar, explanar ou justificar. Quanto ao ateísmo, os colegas de fórum já tocaram nas razões principais para tal. Como dizem "ir dos oitenta aos oito"...quando o castelo de cartas cai, não sobra nada, apenas o "caos" (kooboo, vc está por aí? Rs..,) a desconstrução acaba sendo mesmo a negação de tudo, o que resulta no ateísmo, que, valendo-se apenas e tão somente da lógica e da evidência circunstancial, é o caminho mais racional a ser seguido.
Imagem "Paz e amor entre os povos"
Avatar de usuário
Inu-Yasha
Forista
Forista
 
Mensagens: 1220
Data de registro: 01 Nov 2008 15:21
Localização: Taboão da Serra - SP

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Nova mensagempor Edmilson em 03 Nov 2008 19:21

Tenho uma teoria. O que percebo é que existem 2 grandes motivos para alguem deixar de ser Tj. Um em que a pessoa comete um pecado e é dessassociado e depois acaba não voltando; outros que saem por discordar de vários pontos doutrinários menores ou descobrirem as falhas da STV como a questão do sangue, 144000, comemorações, datas (como 607, 1914, 1918, 1925,1975), serviço militar, caso da ONU, acobertamento de pedofilia, novas luzes, etc.

Como as TJs batem muito forte no aspecto de serem a única religião verdadeira e de todas as outras serem parte de babilonia a grande e ensinam a "refutar" ensinos de outras religiões; quando a pessoa sai da STV na maioria das vezes ela ainda tem um pensamento de TJ, continua tendo uma mente TJ, e é dificil quebrar o pensamento TJ. Então quando vc se decepciona com "a única religião verdadeira", não restam muitas opçoes alem do ateismo, ceticismo e agnosticismo.

Vejam - Pra alguem deixar de ser TJ e se tornar catolico ou evangelico tem que vencer todas as "barreiras" teologicas relacionadas com trindade, céu, inferno, imortalidade da alma, cruz, etc. Para ser espirita outras tantas barreiras e por ai vai. Neste ponto de vista, o caminho do ceticismo/ateismo é mais "natural".

Abs
Avatar de usuário
Edmilson
Forista
Forista
 
Mensagens: 507
Data de registro: 02 Nov 2008 18:35

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Nova mensagempor Abenildo em 03 Nov 2008 20:27

Tem um agravante nesta história. Como na maioria das vezes, os que saem, desassociados e dissociados, são vítimas de injustiças mil, humilhação, difamação e coisas tais, provocando uma revolta violenta, conforme o Pascoal falou.
Entretanto, o dano foi causado pelos velhinhos do Brooklin, não foi a figura divina que fez promessas, os senhores da mentira são homens sem escrúpulos.
Na minha opinião, de agnóstico ou coisa semelhante, Deus, não tem porcaria nenhuma com essas sacanagens! Ele, sei lá de onde, deve até rir destes absurdos religiosos, enquanto nós humanos nos ferramos para sobreviver e evoluir, Deus simplesmente observa, inerte, aprende mais conosco do que nós com Ele.
Acho senhores, que devemos perdoar Deus e sua inércia. Perdoaremos o Divino por deixar que usem o seu Nome para roubar e enganar. Perdoaremos Deus por esses caminhos tortuosos a que Ele nos deu. E mostrar para o Santo, que nós, suas crias, nos viramos muito bem obrigado. À margem de Seu poder, de Sua influência, evoluímos, como indivíduos e como sociedade.
Quanto ao pós morte... saberemos com certeza o que virá, ou simplesmente, deixaremos de saber qualquer coisa.
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
Avatar de usuário
Abenildo
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 4414
Data de registro: 01 Nov 2008 06:37
Localização: Caruaru-PE

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Nova mensagempor carminha em 05 Nov 2008 10:16

Bom, vou falar da minha experiência. A gente recebe tudo pronto, mente programada.Aí descobre que era tudo uma farsa, que na verdade estávamos "hipnotizados".Quando a gente acorda, começa a questionar a bíblia,aí descobre que não é um livro divino,que responde todas as nossas perguntas.E as injustiças no mundo,a desigualdade, o sofrimento...Aí cadê Deus?
Eu não me considero atéia(?).Estou buscando minha espiritualidade.Não sei também se espiritualidade tem haver com deus.Acho que preciso reaprender o significado das palavras.Talvez espiritualidade tenha haver com amor ao próximo,respeitar diferenças,se abrir para o novo.
Eu vi no dicionário,o sgnificado da palavra agnóstico.
Acho que eu ESTOU agnótica.
"Temos o direito de ser iguais, sempre que a diferença nos inferioriza, temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza." (Boaventura de Souza Santos)


http://twitter.com/#!/CarminhaGNR
Avatar de usuário
carminha
Forista
Forista
 
Mensagens: 844
Data de registro: 03 Nov 2008 07:37
Localização: João Pessoa - PB

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Nova mensagempor Gustavo em 05 Nov 2008 20:38

Já foi até dito isto, mas vou dizer com outras palavras, hehehehe...
O que acontece é que a Torre se aproveita do lado materialista das pessoas para convertê-las. Antes, cada um com sua religião tinha uma espíritualidade, acreditava que Deus transcendia esta realidade, que havia uma ligação direta entre Deus e seus membros. Muita gente não consegue lidar com tudo isto, muita gente precisa de algo mais palpável, por isto vemos as novas igrejas neo-pentecostais tentando materializar Deus em seus cultos. E por isto, a Torre se coloca como representante real, material, de Deus.
Como o materialismo é o que atrai adeptos, o materialismo é o que os mantém, agindo como um catalizador. E no final, o que tira mais adeptos da Torre também é o materialismo. Portanto, o mais provável é estas pessoas se tornarem agnósticas ou ateus.
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Gustavo
Forista
Forista
 
Mensagens: 962
Data de registro: 05 Nov 2008 17:05

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Nova mensagempor Edmar em 05 Nov 2008 21:45

Gustavo escreveu:Já foi até dito isto, mas vou dizer com outras palavras, hehehehe...
O que acontece é que a Torre se aproveita do lado materialista das pessoas para convertê-las. Antes, cada um com sua religião tinha uma espíritualidade, acreditava que Deus transcendia esta realidade, que havia uma ligação direta entre Deus e seus membros. Muita gente não consegue lidar com tudo isto, muita gente precisa de algo mais palpável, por isto vemos as novas igrejas neo-pentecostais tentando materializar Deus em seus cultos. E por isto, a Torre se coloca como representante real, material, de Deus.
Como o materialismo é o que atrai adeptos, o materialismo é o que os mantém, agindo como um catalizador. E no final, o que tira mais adeptos da Torre também é o materialismo. Portanto, o mais provável é estas pessoas se tornarem agnósticas ou ateus.


Eu concordo mas sob outro ponto de vista: a vasta maioria das pessoas que se torna TJ (não os que nascem) é por algum interesse "material": a promessa (duplamente) falsa de rever entes queridos falecidos, a promessa de ir pra um paraíso terrestre e etc... Pouquíssimos (se é que há alguém) estão ou entram lá por amor a Deus.
Se Deus quisesse que soubéssemos que ele existe, por que não nos mandou uma mensagem inequívoca? – Contato, de Carl Sagan
Edmar
Forista
Forista
 
Mensagens: 652
Data de registro: 01 Nov 2008 12:56
Localização: Interior SP

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Nova mensagempor Discípulo de Cristo em 05 Nov 2008 22:54

Certamente, é claro e lógico que não existe uma única resposta para a pergunta deste tópico, pois existem variados motivos pra um Ex-TJ se tornar ateu ou agnóstico.
De certo modo concordo com o Gustavo, pois existe uma espécie de permuta pscicológica na adoração do TJ, o qual confunde mentalmente Jeová com a Orgnização. A mesma associação religiosa que é comprovadamente liderada por homens imperfeitos é taxada pelos mesmos homens imperfeitos como uma Organização perfeita. Então, o caminho lógico para algumas Ex-TJ, quando descobrem que a Organização Perfeita é uma grande ilusão, é crer também que Deus também é uma grande ilusão. Enfim, o Deus distante que precisava de uma classe sacerdortal na terra para interceder perante a TJ, torna-se um Deus inacessível e irreal.

Mas, como afirmei, cada caso é um caso - pra cada ex-tj atéia haverá uma teoria específica que explique o motivo de sua conversão. É isso mesmo que vocês leram, conversão sem aspas e no sentido religioso, pois é preciso também muita fé para um teísta convicto deixar de crer em Deus. E, assim como sempre vão existir teístas que se tornam ateus, o contrário também não vai deixar de acontecer.



Gustavo escreveu:Já foi até dito isto, mas vou dizer com outras palavras, hehehehe...
O que acontece é que a Torre se aproveita do lado materialista das pessoas para convertê-las. Antes, cada um com sua religião tinha uma espíritualidade, acreditava que Deus transcendia esta realidade, que havia uma ligação direta entre Deus e seus membros. Muita gente não consegue lidar com tudo isto, muita gente precisa de algo mais palpável, por isto vemos as novas igrejas neo-pentecostais tentando materializar Deus em seus cultos. E por isto, a Torre se coloca como representante real, material, de Deus.
Como o materialismo é o que atrai adeptos, o materialismo é o que os mantém, agindo como um catalizador. E no final, o que tira mais adeptos da Torre também é o materialismo. Portanto, o mais provável é estas pessoas se tornarem agnósticas ou ateus.
Avatar de usuário
Discípulo de Cristo
Forista
Forista
 
Mensagens: 280
Data de registro: 04 Nov 2008 20:58
Localização: Manaus/AM

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Nova mensagempor pascoalnaib em 06 Nov 2008 04:13

Olá "discípulo de Cristo" fique a vontade para abrir um tópico e se apresentar para as boas vindas no Fórum! ;)
Avatar de usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 7548
Data de registro: 31 Out 2008 15:34
Localização: Fortaleza-CE
Localidade: Ceará

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Nova mensagempor Gustavo em 06 Nov 2008 08:16

kernel32 escreveu:Eu concordo mas sob outro ponto de vista: a vasta maioria das pessoas que se torna TJ (não os que nascem) é por algum interesse "material": a promessa (duplamente) falsa de rever entes queridos falecidos, a promessa de ir pra um paraíso terrestre e etc... Pouquíssimos (se é que há alguém) estão ou entram lá por amor a Deus.

Mas é esta exatamente a faceta materialista da pregação jeovista... :roll:
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Gustavo
Forista
Forista
 
Mensagens: 962
Data de registro: 05 Nov 2008 17:05

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Nova mensagempor despertador666 em 06 Nov 2008 08:37

Muitos se tornam ateus por não conseguir separar Deus, o criador, da organização. Se a organização é uma farsa, Deus também é. Por que os erros da cristandade apontados pela torre, nos fazia ver a Jeová como um Deus superior ao das outras religiões da cristandade, que adoram um Deus trino. Depois que vemos os erros dentro da organização, fica dificil desvincular Jeová da religião. Mas partindo pro ponto de que, os erros das religiões são baseados em um livro "sagrado', repleto de erros, não poderia acontecer outra coisa. Caso contrário, a reforma protestante teria eliminado os erros doutrinários na época. Só que reformas religiosas não servem pra nada, no que diz respeito a validar a personalidade de Deus, pois Deus foi criado a imagem do homem, e não o homem a imagem de Deus. Deus está alem da nossa compreensão. O que o homem diz que Deus diz, não correponde ao que Deus diz, se é que ele quer dizer alguma coisa.Ele se mantem calado diante de tanto sofrimento no decorrer da história da humanidade!! Não duvido da existencia de Deus, mas também não o sei dizer se eu acredito que ele existe. Se ele existe, somos apenas peças de um jogo que promove um espetáculo pra ele se divertir, seja com base no nosso sofrimento, ou nas coisas boas que acontecem.Dizer que ele não vai se meter onde não foi chamado seria irônico, pois ele é o ser mais chamado de toda a história da humanidade. Ele é que quer se manter apartado mesmo.
Enquanto você estava perdido em sonhos, eu estava perdido em você!!!
Enya- Stars and midnight blue
Avatar de usuário
despertador666
Forista
Forista
 
Mensagens: 86
Data de registro: 03 Nov 2008 19:46

Re: Por quê muitos dos Ex-TJs se tornam ateus?

Nova mensagempor Anita em 06 Nov 2008 09:39

Eu particularmente estou cada dia mais atéia, pois se deus realmente existe pq deixou que tantas religiões hajam com atrocidades, todas mentem (me desculpem alguns), ludibriam, engana seus adeptos e mandam eles fazerem coisas absurdas em nome da fé. Ou eu me torno atéia ou vou acreditar em forças sobrenaturais já que sempre nos deparamos com situações sem explicações científicas, pelo menos por enquanto.bjs
A vida é a arte do saber, quem quiser saber tem de viver.
Avatar de usuário
Anita
Forista
Forista
 
Mensagens: 407
Data de registro: 01 Nov 2008 17:28

Próximo

Retornar para Depoimentos

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 29 visitantes