Passado racista das testemunhas de Jeová. : Crenças, Doutrinas e História
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar


Passado racista das testemunhas de Jeová.

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

Passado racista das testemunhas de Jeová.

Nova mensagempor André Felix em 17 Dez 2009 21:59

Fonte: http://members.fortunecity.com/torredev ... trinas.htm

"Deus... evidentemente tem sido um respeitador das raças, e tem abençoado especialmente e favorecido certos ramos da raça Ariana na Europa e América... a raça branca tem sido mais abundantemente abençoada com a luz das boas novas do que as outras... a igreja eleita será provavelmente composta principalmente da altamente favorecida raça branca... " - A Bíblia versus A Teoria da Evolução, 1898, pp. 30,31 (em inglês)


"Há cerca de 100 irmãos de cor na lista da Torre de Vigia... nós recebemos cartas de algum deles... expressando surpresa que nós tenhamos, na chamada por voluntários, na edição de 1o. de Março de 1900, restringido a pesquisa às igrejas Protestantes brancas... a razão é que, tanto quanto somos capazes de avaliar, as pessoas de cor tem menos educação do que as brancas... muitas delas insuficiente para que possam ter proveito a partir de tal leitura... Nossa conclusão é que a leitura de matéria distribuída para uma congregação de pessoas de cor resultaria em desperdício de mais da metade... a literatura da Torre de Vigia é introduzida para pessoas de cor, não para circulação promíscua, mas só para aqueles que tem atenção pela verdade.
- Torre de Vigia de Sião 15/4/1900, p. 122 (em inglês)

"De negro a branco ele lentamente mudou... o Reverendo William H. Draper... deu uma viva resposta afirmativa à famosa pergunta bíblica, 'pode o Etíope mudar sua pele...? Tendo sido uma vez negro como carvão, [ele] é agora branco. Seu povo diz que sua cor mudou em resposta a uma oração."
- Torre de Vigia de Sião 1/10/1900, p. 296 (em inglês)

"...É verdade que a raça branca exibe algumas qualidades de superioridade sobre qualquer outra... há grandes diferenças na mesma família caucasiana... O segredo da maior inteligência e aptidão dos caucasianos, indubitavelmente é, em grande medida, para ser atribuído à mistura de sangue dentre seus diversos ramos; e isto foi evidentemente forçado em larga medida pelo controle divino."
- Torre de Vigia de Sião de 15/7/1902, p. 216 (em inglês)

"Pode o Etíope mudar a cor de sua pele? Não. Mas... o que o Etíope não pode fazer por si mesmo Deus poderia prontamente fazer por ele... Deus pode mudar a pele etíope em seu devido tempo..."
- Torre de Vigia de Sião de 15/7/1904, pp. 52,53 (em inglês)


"...as diversas raças da humanidade provavelmente terão seus interesses espirituais como Novas Criaturas melhor preservados por alguma medida de separação."
Estudos das Escrituras - Vol III (1904), p. 490 (em inglês)


"As raças negra e latina provavelmente sempre serão inclinadas à superstição."
- Torre de Vigia de Sião de 1/4/1908, p. 99 (em inglês)


"Nós poderíamos ter previsto que muitas pessoas de cor estariam profundamente interessadas no Fotodrama da Criação. Mas não nos causou impressão até que gradualmente seu número crescesse até cerca de 25% da platéia. É claro, nós ficamos satisfeitos em vê-los... Nós tínhamos o mesmo sentimento, respeitando-os como os demais; mas logo discernimos que não era uma questão de sentimento, mas que, enquanto as pessoas de cor de N. York compõem cerca de 5% da população, em nossas platéias eles são 25% e aumentando. O que faremos? Enquanto o comparecimento de pessoas de cor aumentava, proporcionalmente o número de brancos diminuía... a maioria dos brancos prefere não se misturar com outras raças. Reconhecendo que isso significaria o sucesso ou o fracasso do empreendimento do drama com respeito aos brancos, fomos compelidos a designar os amigos de cor para a galeria... Alguns se sentiram ofendidos com esse arranjo. Nós recebemos numerosas cartas de irmãos de cor, alguns declarando que não é correto fazer uma distinção, outros com indignação e amargura, denunciando-nos como inimigos dos povos de cor... Fomos obrigados a explicar os fatos, assegurando a todos o nosso interesse amoroso nas pessoas de cor... Nós novamente sugerimos que se um lugar disponível fosse encontrado para apresentar o drama... só para pessoas de cor, ficaríamos satisfeitos em fazê-lo... Um pouco mais e o Reino do Milênio será inaugurado, trazendo restituição a toda a humanidade - restituição à perfeição de mente e corpo, aspecto e cor, ao grande padrão original..."
- A Sentinela de 1/4/1914, pp. 110,111 (em inglês)

"Educação de Negros em Cincinnati - Negros por toda a cidade vão a esta escola por opção. Eles sentem que podem ter melhores oportunidades permanecendo em seu próprio grupo, e estão provavelmente certos... sob as condições imperfeitas presentes, uma sábia segregação é provavelmente uma vantagem para todos os envolvidos."
A Idade de Ouro de 1/10/1919, p. 8 (em inglês)

"Eles [os negros] têm sido e são uma raça de serviçais... Não há no mundo um serviçal tão bom quanto um bom serviçal de cor, e a satisfação que ele obtém por prestar um fiel serviço é uma das mais puras satisfações que há no mundo."
A Idade de Ouro de 24/7/1929, p. 207 (em inglês)


"Realmente, nossos irmãos de cor tem um grande motivo para alegrar-se. A raça deles é dócil e educável..."
- A Sentinela de 1/2/1952, p. 95 (em inglês)

"O cristão, sendo realístico, precisa encarar a vida como é - não como quer que seja. Em alguns poucos lugares, existem até mesmo leis que tornam ilegais os casamentos interraciais. Neste caso, os cristãos estão sob obrigação bíblica de obedecer a elas, visto que tais leis não lhes tornam impossível adorar a Deus... Então, [o cristão] deverá tomar em consideração o fator de um casamento interracial criar, ou não, um sério efeito adverso na atitude das pessoas na sua comunidade para com esta obra de proclamar o Reino."
- A Sentinela de 1/7/1974, pp. 415, 416 (em português)


Comentário:

Os artigos acima são desconhecidos pela esmagadora maioria das Testemunhas de Jeová, afinal eles representam um chocante contraste com a mensagem atual da religião. Não precisamos deduzir, à base do exposto acima, que o 'pastor' Russell fosse, do seu próprio ponto de vista, uma pessoa racista. Na verdade, ele simplesmente endossou os conceitos (ou preconceitos) comumente aceitos na sociedade e na época em que ele vivia. De fato, os que pensavam como ele julgavam que suas conclusões estavam de acordo com a ciência e a teologia. Era comum a crença de que a maldição bíblica de Noé sobre Canaã (Gên. 9:24-27) teria dado origem à raça negra e que, no paraíso, a humanidade seria restaurada à raça perfeita. Que esta era a mentalidade predominante da época é bem atestado pelo fato de tais conceitos estarem presentes na literatura da Sociedade Torre de Vigia mais de uma década após a morte de Russell. Décadas depois, em 1974, ela sugere a obediência a leis racistas de alguns países em nome da 'obra de pregação' - uma atitude um tanto estranha se considerarmos que a luta pela igualdade racial deveria ser um estandarte cristão perante o mundo. O princípio bíblico é de "obedecer a Deus como governante antes que aos homens" (Atos 5: 29). Além disso, Cristo disse: "Vós sois a luz do mundo." (Mateus 5: 14) A questão, pois, permanece: poderiam os genuínos cristãos ser contaminados com conceitos racistas de uma época? Dever-se-iam sujeitar a leis racistas por qualquer que fosse o motivo?
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
André Felix
Desativado a pedido do usuário
 
Mensagens: 3909
Data de registro: 01 Nov 2008 08:42

Re: Passado racista das testemunhas de Jeová.

Nova mensagempor Sherazade em 17 Dez 2009 22:12

Sem contar que mesmo atualmente não se vê em nenhuma publicação ilustrações de pessoas de cores diferentes sendo casadas.
Não me vejo feito fera, muito menos anjo_Zé Ramalho
Avatar de usuário
Sherazade
Forista
Forista
 
Mensagens: 3312
Data de registro: 19 Abr 2009 17:48
Localização: Kryptônia

Re: Passado racista das testemunhas de Jeová.

Nova mensagempor Thiago em 17 Dez 2009 22:15

É sempre bom relembrar o passado da seita.
Canal do youtubeConfira Aqui

Imagem
Avatar de usuário
Thiago
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 2303
Data de registro: 30 Out 2008 01:31
Localidade: Não quero responder

Re: Passado racista das testemunhas de Jeová.

Nova mensagempor Pássaro em 18 Dez 2009 06:07

Ai eu me pergunto Jeová era racista e com as novas "luzes" ,deixou de ser com o tempo?
O barco da torre tá afundando?
Avatar de usuário
Pássaro
Forista
Forista
 
Mensagens: 10570
Data de registro: 01 Nov 2008 07:45
Localização: bahia

Re: Passado racista das testemunhas de Jeová.

Nova mensagempor alexandra em 18 Dez 2009 06:31

Com certeza que milhares de TJ's desconhecem esse passado...Mas mesmo desconhecendo esses factos, penso que em cada congregação existe sempre uma pontinha de discriminação, ou seja, continuam ainda com pensamentos e atitudes racistas...Falo sobre o que me lembro da congregação à qual eu frequentava.
alexandra
Forista
Forista
 
Mensagens: 354
Data de registro: 01 Jun 2009 12:33

Re: Passado racista das testemunhas de Jeová.

Nova mensagempor Poltergeist em 18 Dez 2009 11:37

ESTE TÓPICO FOI PARA O ÍNDICE!
viewtopic.php?f=2&t=3230
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: viewtopic.php?f=2&t=3230
Avatar de usuário
Poltergeist
Forista
Forista
 
Mensagens: 7764
Data de registro: 26 Fev 2009 16:57
Localidade: São Paulo

Re: Passado racista das testemunhas de Jeová.

Nova mensagempor Jerry em 18 Dez 2009 14:02

Isso só comprova que as TJs nada têm de especial. Estão sujeitas à mentalidade de sua época, como quaisquer outras religiões.
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Avatar de usuário
Jerry
Forista
Forista
 
Mensagens: 6540
Data de registro: 01 Nov 2008 01:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia

Re: Passado racista das testemunhas de Jeová.

Nova mensagempor Poltergeist em 18 Dez 2009 14:33

Jerry escreveu:Isso só comprova que as TJs nada têm de especial. Estão sujeitas à mentalidade de sua época, como quaisquer outras religiões.


Assim como nada na bíblia (aliás, muito pelo contrário) demonstra a existência de um conhecimento transcendental, digno de se esperar de um ser "criador de todas as coisas".
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: viewtopic.php?f=2&t=3230
Avatar de usuário
Poltergeist
Forista
Forista
 
Mensagens: 7764
Data de registro: 26 Fev 2009 16:57
Localidade: São Paulo

Re: Passado racista das testemunhas de Jeová.

Nova mensagempor Julios em 18 Dez 2009 18:37

Pessoal pense um pouco nesta cena...

Um ancião tem 3 filhas lindas,todas nasceram dentro da seita,foram criadas todas dentro dos preceitos da seita,chega a idade adulta,hora de arrumar namorado,chega um baita de um negrão,pessoa simples,chega para o pai ancião,se referindo a sua filha mais linda e mais amada e diz a ele ...Quero namorar com sua filha...

Vcs. acham que ele aceitaria numa boa?

Talvez permitisse para não criar desavença,mas no fundo estaria dizendo...não é isso que eu queria para minha filha...

Podem falar o que for...pra mim é tudo hipocrisia.

Isso eu me perguntava ainda quando tj.

(obs) Não tenho preconceito...mas vamos ser realista vai...
Avatar de usuário
Julios
Forista
Forista
 
Mensagens: 237
Data de registro: 20 Dez 2008 17:22

Re: Passado racista das testemunhas de Jeová.

Nova mensagempor Jerry em 18 Dez 2009 20:52

Julios escreveu:Pessoal pense um pouco nesta cena...

Um ancião tem 3 filhas lindas,todas nasceram dentro da seita,foram criadas todas dentro dos preceitos da seita,chega a idade adulta,hora de arrumar namorado,chega um baita de um negrão,pessoa simples,chega para o pai ancião,se referindo a sua filha mais linda e mais amada e diz a ele ...Quero namorar com sua filha...


Ou muito me engano, ou você trabalhou aqui com um jogo de oposições, para dar um efeito contrastivo forte à sua alegoria. À filha mais linda você opôs um "baita negrão", "simples". Devo entender, pois, que esse negrão é o exato oposto, ou seja, feio e pobre? Negro = feio = pobre, ou sem complexidades. Sei...

Julios escreveu:Podem falar o que for...pra mim é tudo hipocrisia.


Não será porque você pensa exatamente como esse hipotético ancião? E não aceita que outros possam achar os negros como desejáveis em sua família?

Julios escreveu:Isso eu me perguntava ainda quando tj.


Pronto, você mesmo já respondeu às minhas indagações anteriores.

Julios escreveu:(obs) Não tenho preconceito...mas vamos ser realista vai...


Só a sua necessidade de reafirmar isso já diz muita coisa.

Pois eu, apesar de afrodescendente, candomblecista, militante da causa negra, tenho de lutar todo dia, toda hora, contra o preconceito que aprendi na minha família e na sociedade mais ampla. Dizer que eu, Jerry, não tenho preconceito, é mentira. Nasci numa sociedade que repete há séculos que o negro é inferior, o contrário de lindo - como você fez acima -, sinônimo de "simples" (O que seria complexo? A estética, a religiosidade, a sociedade euro-cristãs?), como você também fez acima.

Pessoas como você para mim são o exemplo do que tento evitar. Por isso as ações afirmativas são necessárias. Convenceram-me de que "black is ugly". Mas hoje sei que beleza e complexidade são construções. Por isso convenço-me de que "black is beautiful". Por mais que discursos sinuosos - tão sinuosos que nem você mesmo se dá conta! - como o seu tentem negar.

O primeiro passo para não termos preconceito é reconhecermos que o temos! E depois trabalhar contra ele. Mas se digo que não tenho preconceito, não tenho contra o que lutar, e continuo a dizer barbaridades oblíquas.
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Avatar de usuário
Jerry
Forista
Forista
 
Mensagens: 6540
Data de registro: 01 Nov 2008 01:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia

Re: Passado racista das testemunhas de Jeová.

Nova mensagempor Pássaro em 18 Dez 2009 22:21

Gostei da resenha do texto professor Jerry! Abordagem direta e precisa!
O barco da torre tá afundando?
Avatar de usuário
Pássaro
Forista
Forista
 
Mensagens: 10570
Data de registro: 01 Nov 2008 07:45
Localização: bahia

Re: Passado racista das testemunhas de Jeová.

Nova mensagempor sidhiresus em 17 Jun 2010 18:57

Up!
Avatar de usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 8217
Data de registro: 01 Nov 2008 09:15
Localidade: São Paulo

Re: Passado racista das testemunhas de Jeová.

Nova mensagempor PUBLICADOR1205 em 17 Jun 2010 22:52

To chocado em ler isso, quanto mais eu conheco esta seita... mas eu tenho nojo dela!
Seria otimo se tods visse este lado podre do passado desta seita maudita
Avatar de usuário
PUBLICADOR1205
Forista
Forista
 
Mensagens: 398
Data de registro: 26 Out 2009 02:01

Re: Passado racista das testemunhas de Jeová.

Nova mensagempor Pássaro em 18 Jun 2010 05:28

E o pior é que eles depois vem acusar a dissidência de ter inventado isso!
Já ouvi discurso de super falando que o apoio inicial ao nazismo, foi invenção da dissidência, que o racismo foi invenção da apostasia!
Eita menino se não fosse a dissidência, quem seria o bodes expiatório da seita?
O barco da torre tá afundando?
Avatar de usuário
Pássaro
Forista
Forista
 
Mensagens: 10570
Data de registro: 01 Nov 2008 07:45
Localização: bahia

Re: Passado racista das testemunhas de Jeová.

Nova mensagempor Estudante da Bíblia em 18 Jul 2010 01:32

Racismo escancarado, porém, varrido pra debaixo do tapete organizacional da Torre de Vigia.
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Avatar de usuário
Estudante da Bíblia
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 2445
Data de registro: 22 Jan 2009 01:12
Localização: São Paulo, Brasil

Próximo

Retornar para Crenças, Doutrinas e História

Quem está online

Usuários vendo este fórum: DianaP, Galadriel, LIBERTO2017, RafaelCioran, Sergipano e 66 visitantes