Sua atual Situação Psicológica : Crenças, Doutrinas e História
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Sua atual Situação Psicológica

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

Sua atual Situação Psicológica

Nova mensagempor wesleywws em 27 Ago 2009 09:33

Caros amigos,

Por analisar o perfil de vários colegas aqui do fórum, pelos seus comentários, espressões de sentimentos, percebi que é extremamente comum as pessoas estarem com sentimentos aflorados, ou pela revolta de ter descoberto as farsas da Torre de Vigia e o prejuízo emocional/espiritual/intelectual que isto as trouxe, ou pelo fato de algumas pessoas terem cometido algum "pecado" aos olhos da Torre e terem sido desassociadas pleo fato.

Estes sentimentos e expressções pude classificar em 3 Tipos diferentes, sem seguir nenhuma regra de psicanálise:

TIPO 1: Sentimento destrutivo: As pessoas que possuem, tal sentimento não progrediram da fase de decpeção e revolta e regridem para um estado calamitoso de auto destruição, onde é comum pessoas neste nível, apresentar depressão e até mesmo a perda da vontade de viver. Causas possíveis: Isolamento causado pela Família, pelos anteriores "amigos" da religião, um falso sentimento de culpa, que causa um stress psicológico extremamente forte e avassalador.

TIPO 2: Sentimento de Vingança: Estas pessoas normalmente, usam a decepção, angustia e raiva para exercer uma luta ardua por vingança. Querem descomedidamente, sem medir consequencias, literalmente destruir a religião e as pessoas que persistem em discordar de suas idéias, seja por meio de propagandas, discussões diretas e indiretas. Normalmente partem para ofensiva.

TIPO 3: Sentimento Equilibrado: São aquelas pessoas que querem reconstruir de onde pararam, embora não deixem de se empenhar para que as pessoas à sua volta, se adapte à sua nova ideologia, seja esta baseadas em fatos ou meramente especulações/crenças, possuem características intelectuais mais elevadas, não são facilmente moldáveis, mas antes investigativas. Possuem alto poder de influência, pelo fato de se basearem em assuntos concretos e correntes.

Felizmente o TIPO 3, de acordo com minha avaliação, está em vantagem neste forum!

Fica a pergunta: Você se enquadra ou ja se enaqudrou em algum destes TIPOS? Fez progresso sentimetal/psicológico? Está regredindo?

Seria interessante cada um fazer uma auto análise e constatar se não está partindo para uma auto destruição psicológica, conforme é o desejo da Torre de Vigia para aqueles que dela saem.
wesleywws
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 08:14

Re: Sua atual Situação Psicológica

Nova mensagempor Rogério em 27 Ago 2009 09:55

Bem:

Não cheguei a passar pelo tipo 1 ou 2, não por ser uma espécie de "ser com mentalidade superior", mas por aceitar o fato de que foi eu, de burro, que me enfiei lá dentro! Eu entrei lá dentro porque quis, então neste tocante não busco vingança ou tenho raiva, apenas tento ajudar quem sai de lá...

Tashi Delêk :7
(^_^)
Rogério
Forista
Forista

Data de registro: 15 Nov 2008 17:36

Nova mensagempor livre_e_feliz em 27 Ago 2009 09:59

post muito interessante... Obrgd Wesley!

Eu creio que talvez tenhamos passado, com maior ou menor intensidade, por todas as fases, evoluindo, mais rápida ou mais lentamente, até ao Equilíbrio. Como todos os processos de 'cura', esta evolução não é linear. Às vezes há recaídas e sentimentos divergentes, mas é possível ser exTJ e ser saudável psicologicamente :)

Quando os efeitos da saída de uma seita ou de um culto são mais devastadores, podem originar o "trauma pós-culto" que está tipificado como uma desordem pós traumática. Afecta as pessoas consoante o grau de envolvimento que tiveram enquanto membros e as perdas sentidas quando saíram - privação do ambiente familiar e perda de amigos, alteração de objectivos e rotinas, perda de reconhecimento e prestígio, etc.

Normalmente esse efeito passa à medida que a pessoa se adapta à sua "nova vida" e traça o seu rumo, mas um número residual de pessoas pode enfrentar dificuldades que justifiquem a procura de ajuda especializada. Deixo este link (está em inglês, quando tiver tempo traduzo :4 )

http://www.refocus.org/postcult.html
Editado pela última vez por livre_e_feliz em 27 Ago 2009 10:04, num total de 1 vezes
Maria (L&F)
---
“Se realmente existir Deus, é um ser que deixa muito a desejar”. Woody Allen
livre_e_feliz
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 01 Jul 2009 15:12

Nova mensagempor shurelambers em 27 Ago 2009 10:00

Tem um tipo 4?

Do tipo... cagando e andando pra Torre? Hoje ela não fez a menor diferença na minha vida sendo que considero tudo o que passei lá como um passado extremamente distante.
shurelambers
Forista
Forista

Data de registro: 03 Nov 2008 09:18

Nova mensagempor wesleywws em 27 Ago 2009 12:06

shurelambers escreveu:Tem um tipo 4?

Do tipo... cagando e andando pra Torre? Hoje ela não fez a menor diferença na minha vida sendo que considero tudo o que passei lá como um passado extremamente distante.

Tudo bem, mas só fato de vc ter postado aqui, ja indica que se enquadra no TIPO 3. O TIPO 4 talvez seria alguem que nem mesmo se interessase mais por assuntos sobre TJs (tanto para defender ou acusar, ou mesmo saber que rumo está tomando!). Deste TIPO não existe no fórum!!!
wesleywws
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 08:14

Nova mensagempor Thyago Tavares em 27 Ago 2009 20:36

Já passei pelo TIPO 1,hj estou no TIPO 3...Pelas coisas que passei com meus familiares,fiquei em depressão...mais isso não vai mais me vençer,pois,sou forte corajoso e determinado,enfrento os problemas de frente!!!!!!Mesmo que ele se demonstre mais forte do que eu,sempre os venço e continuarei vençendo!!!!!
Thyago Tavares
Perfil Desativado
Perfil Desativado

Data de registro: 18 Fev 2009 16:47

Nova mensagempor Wesley MF em 28 Ago 2009 07:30

Passei pelo tipo "1", tipo "2" , tipo "3" e hoje me enquadro no tipo "5" (Sentimento de Justiça).

Por querer fazer algo de útil para a sociedade , sempre que posso , alerto as pessoas sobre as falcatruas da Torre.
Sim, a Torre faz parte da minha vida nesse sentido. Agora, ter raiva, não tenho não.
Na verdade, acho é engraçado quando eles me vêem e atravessam para o outro lado da rua com aquela cara como se tivessem vendo o demo. Acho engraçado mesmo, de verdade... Inclusive faço questão de mostrar isso para as pessoas na rua.
Tambem não me sinto indignado por ter acreditado naqueles ensinos enquanto estava lá dentro. Isso porque nunca ignorei a palavra dos "opositores", pois sempre pensava em conhecer de tudo e reter o que é bom.

Deu no que deu...

Um "apóstata" vip. 8-)
Thinking...
Wesley MF
Forista
Forista

Data de registro: 06 Nov 2008 18:44

Nova mensagempor Habib Marwan em 28 Ago 2009 22:10

Eu ja passei pela fase 1 e pulei para a 3, na qual estou atualmente. Penso em passar para a fase 4 (cagando e andando...) mas não consigo... 30 anos dentro da torre me marcaram muito. Sinceramente, meus delírios ja me fizeram ter vontade de nascer outra vez, ou ter uma aminésia, bater a cabeça e perder a memória, essas coisa. Mas, como não tenho botão reset, nem posso formatar meu cérebro, tenho de carregar isso.
Mas esquecer tudo o que passei poderia me expor ao risco de entrar lá outra vez, inocentemente.
Depois de pensar isso tudo e "mais um muito" aprendi a ser feliz com minhas lembranças de perdas.
É isso aí...
Habib Marwan
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 13:57

Nova mensagempor Wesley MF em 29 Ago 2009 12:42

Mudar de cidade não poderia ser uma boa opção para aqueles que ainda se sentem psicologicamente agredidos?
Thinking...
Wesley MF
Forista
Forista

Data de registro: 06 Nov 2008 18:44

Retornar para Crenças, Doutrinas e História