A torre de vigia é uma fábrica de ateus? : Depoimentos - Page 2
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

A torre de vigia é uma fábrica de ateus?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências

Re: A torre de vigia é uma fábrica de ateus?

Nova mensagempor Galileu em 15 Mai 2017 10:29

Eu prefiro ser uma metamorfose ambulante

Do que ter aquela velha opinião formada sobretudo.

Sobre o que é o amor, sobre o que eu nem sei quem sou.

RAUL SEIXAS
Não se coloca um remendo novo em uma roupa velha-Jesus Cristo
Galileu
Forista
Forista

Data de registro: 30 Mar 2016 11:47
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor José Gomes em 15 Mai 2017 10:57

Acho que essa questão de muitas pessoas deixar de crer em algo varia de pessoa pra pessoa. Talvez o ateísmo os identifica mais, porém não acho que ser ateu, agnóstico seja algo que devemos desprezar. Antes eu abominava os ateus, os achava muito "sem noção". Mas hoje eu os vejo como pessoas, como seres humanos. Não sou ateu, mas não significa que nunca irei ver o ponto de vista deles. Hoje eu faço isso sem medo! Agora, existem ateus que não ficam muito longe dos religiosos, tipo aqueles que pregam sua descrença a todos, do mesmo modo como o religioso fica querendo enfiar a religião na cabeça das pessoas. Acredito que cada um deve procurar o que seguir, independentemente de crer ou não em algo. O fato da Torre de Vigia ser considerada uma fábrica de ateus, pq a maioria dos ex-membros optam por esse rumo, acho que isso se dá pelo fato da Torre de Vigia iludir muito as pessoas. Prometendo paraíso, vida eterna, se auto proclamar a única verdadeira, etc. Também acho que isso se dá pq as pessoas passam a estudar tudo, sem nenhum sentimento de culpa, e aonde ela se identificar acaba permanecendo! ;)
Seja dono de você mesmo!
José Gomes
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 06 Abr 2016 12:38

Nova mensagempor desiludido em 15 Mai 2017 11:57

Estrangeiro escreveu:Então, eu sempre acreditei em Deus e na Bíblia, mesmo como católico. Mas depois que virei TJ, ainda acreditava, mas conforme fui servo e ancião, percebi que a Torre é uma empresa. Basta participar de uma reunião de anciãos... Deus nem a Bíblia são citados, e só a preocupação com números e tal, e em como manter as ovelhinhas bem tosqueadas, sem contar a imensidão de doctos, relatórios e trabalhos administrativos que se tem.
Todo esse trabalho me acendeu uma luz, estava trabalhando e me estressando mais para a Torre do que em meu próprio trabalho e família.
Comecei a pesquisar sobre a torre e acabei perdendo a fé nas religiões e consequentemente em Deus e na Bíblia.
Isso me deixa triste, pois sinto que a Torre roubou a fé que tinha em Deus e na Bíblia. Continuo minhas pesquisas na tentativa de encontrar a verdade, pois a desilusão foi muito grade.

Faço de suas palavras as minhas. Me sinto uma pessoa vazia, sem fé, sem esperança, sem saber em quem acreditar, vivo cada dia o meu dia. As vezes me pego pensando na origem de tudo, num Deus supremo ou uma força infinita... Busco dentro de mim algum resquício de fé, sinto muito em não achar nada, fico triste, pois era de uma fé admirável. Essa maldita organização conseguiu tirar isso de mim. Hoje eu foco minha vida e meu tempo em total dedicação à minha família e na criação do meu filho. Infelizmente ainda continuo lá como infiltrado. Já servi como ancião e recentemente me perguntaram se eu desejaria voltar a servir, já sabem qual foi minha resposta.
desiludido
Forista
Forista

Data de registro: 15 Mai 2009 22:09

Nova mensagempor cotrim01 em 15 Mai 2017 12:13

Com certeza que sim
Agnostico Reverente escreveu:Oi Leh, ótimo tópico. Refletindo, eu observo alguns pontos de contato entre ateus e TJs, e por isso esse parece o caminho mais natural, depois da desilusão com a Torre. Veja os pontos de contato: Ateus não acreditam em alma imortal, nem TJs. Ateus não acreditam em destino, nem TJs. Ateus não acreditam que Deus fica se envolvendo pessoalmente nos problemas de cada um com milagres e vc sabe que o pensamento Torreano se aproxima muito disso. Pra uma TJ cujo pensamento esteja em harmonia com a teologia da Torre Deus só se envolve no cotidiano em assuntos relacionados com sua adoração (assuntos da Organização). Então quando o sujeito deixa de acreditar na Organização, surge o gargalo: Como Deus está agindo agora, se não é por meio da Organização? Um caminho muito direto pra essa mentalidade é o Ateísmo. Penso que todo fundamentalismo tem esse potencial de conduzir as pessoas futuramente pro Ateísmo, mas no caso das TJs acredito que isso é mais forte por causa dos pontos de contato que mencionei. Quanto a mim? Não sou Ateu. Mas creio no Deus de Giordano Bruno, de Spinoza e de Einstein. Um Deus Infinito, Originador de uma realidade Infinita, e que é muito Grande pra servir como minha babá pessoal. Isso se chama Deísmo, e pra ser franco, nesse sentido minha relação com ele não mudou muito, pois como expus acima, as TJs são Deístas por excelência. Isso é o que CREIO (razão) sobre Deus, mas o que SINTO? Sinto Ele na Natureza, e sinto que ele pode ser o Deus de Raul Seixas na música GITA, e talvez vc seja um pedacinho dEle. E na hora do desespero? Ontem mesmo eu estava chorando e clamando Jeová (não vi motivos pra abandonar esse costume, já que estou acostumado. Se eu não estivesse acostumado, também não veria hoje motivos pra adotar esse costume). Nessa concepção, talvez essas tantas ocorrências do Tetragrama no Antigo Testamento fosse uma (só uma) das manifestações do Eterno na história humana. Confuso? Sim. Coerente? Não​. E quem disse que FÉ precisa ter coerência.

O Agnostico Reverente explanou perfeitamente como os Tjs são próximos dos ateus.
Eu mesmo quase me tornei um, faltou muito pouco. Minha vida como Tj e a convivências com outros Tjs estavam me fazendo duvidar da existência de um criador e foi quando passei a me associar com as temidas "más associações" que recuperei a minha fé, coisa que as Tjs estavam me fazendo perder. Hoje acredito que a bíblia não seja mais "palavra de Deus em pessoa" mas o que sobrou, após centenas e centenas de anos sendo adulterada e incrementada com mitos das civilizações antigas.
Não há sentimento mais triste do que ver uma pessoa te provando que ela é tudo aquilo que os outros sempre alertaram enquanto você a defendia.

cotrim01
Forista
Forista

Data de registro: 09 Set 2015 22:26

Nova mensagempor KOSTA em 15 Mai 2017 12:32

Nunca serei ateu porque a complexidade da natureza e universo revela que algo muito superior existe mesmo.
Infelizmente parece que cada pessoa individualmente está à sua propria sorte.
As injustiças são de bradar aos céus!
Compreendo que muitos se tornem ateus talvez como mecanismo de defesa e motivação para seguirem em frente sem sofrer desgostos. Não sei qual a taxa de orações atendidas. Mas talvez seja baixa.
A propria Torre ironicamente diz que devemos agir em harmonia comnossas orações.
Concordo! Mas onde fica o mèrito do mundo espiritual se temos de fazer tudo?
Existem verdadeiros milagres e coincidencias. Principalmente em outras religiões.
Tj é desencotajada acreditar em milagres ou coincidencias na vida, retirando boa parte da fé num Deus todo poderoso.
O Deus dos judeus é cuel e sua acção limitou se a um povo em especifico. Povo esse fortemente condenado por Jesus. Ele nunca se referiu a Jeová como sendo seu Pai. Curioso...
As tjs dizem que a pronuncia do nome Dele se perdeu. È preciso muita pouca fé para olhar para um deus que nem seu nome preservou.A explicação tem de ser outra: talvez o deus dos judeus não seja o Pai mas sim outra divindade.
Atè Moises quiz livrar se dele...
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
KOSTA
Forista
Forista

Data de registro: 22 Set 2011 20:06

Nova mensagempor BrunoBernardes em 15 Mai 2017 15:09

Religião o ato de unir pessoas (simpatizantes) pela Fé, em grupos separados (descordantes) de outros grupos.

Existem mil maneiras de preparar Neston (Religião), invente uma...

phpBB [video]
Resposta padrão para agradar a todos: "Tavez" sim "talvez" não.
O que esta oculto cria um certo interesse, o que é revelado apaga o brilho.
Não me iludo, tudo permanecerá do jeito que tem sido (Gilberto Gil ).
BrunoBernardes

Data de registro: 29 Jul 2016 17:21

Nova mensagempor Ronildo Araujo em 15 Mai 2017 15:48

KOSTA escreveu:Nunca serei ateu porque a complexidade da natureza e universo revela que algo muito superior existe mesmo.
Infelizmente parece que cada pessoa individualmente está à sua propria sorte.
As injustiças são de bradar aos céus!
Compreendo que muitos se tornem ateus talvez como mecanismo de defesa e motivação para seguirem em frente sem sofrer desgostos. Não sei qual a taxa de orações atendidas. Mas talvez seja baixa.
A propria Torre ironicamente diz que devemos agir em harmonia comnossas orações.
Concordo! Mas onde fica o mèrito do mundo espiritual se temos de fazer tudo?
Existem verdadeiros milagres e coincidencias. Principalmente em outras religiões.
Tj é desencotajada acreditar em milagres ou coincidencias na vida, retirando boa parte da fé num Deus todo poderoso.
O Deus dos judeus é cuel e sua acção limitou se a um povo em especifico. Povo esse fortemente condenado por Jesus. Ele nunca se referiu a Jeová como sendo seu Pai. Curioso...
As tjs dizem que a pronuncia do nome Dele se perdeu. È preciso muita pouca fé para olhar para um deus que nem seu nome preservou.A explicação tem de ser outra: talvez o deus dos judeus não seja o Pai mas sim outra divindade.
Atè Moises quiz livrar se dele...

Oi Kosta, eu gosto de ler teus posts. Mas não concordo com tudo. Não consigo ver esta separação entre o Deus dos judeus e o Deus de Jesus. Jesus não criticou o povo judeu como um todo. Ele até disse pra samaritana que a salvação de origina dos judeus, certamente fazendo alusão aos tratos dos judeus com Deus no passado. Relação muito bem explicada nas cartas aos Gálatas e aos Romanos. Eu acredito no que Tiago diz que uma fonte, ou produz água venosa ou boa. Por olhar o mundo à minha volta, eu decidi:"Deus é bom". Vamos ter que aguardar mesmo para compreender porque Ele tomou certas atitudes no passado. Também não compreendo porque Ele permite que bebês e crianças sejam estupradas, só para citar uma das horríveis coisas que acontecem atualmente. Agora, se Deus fosse cruel mesmo, ele simplesmente nos faria pegar fogo e ficaria se divertindo com isso. Sei que você disse que acredita num Deus bom e chamou de cruel o Deus dos judeus. Mas pela Biblia, não há esta separação. Entre os governantes humanos, já houve reis que mandavam matar pessoas para se divertir.
A base do Cristianismo verdadeiro, aprovado por Cristo, é o amor de Deus.
A vida e a morte de Jesus Cristo é a confirmação deste amor.
Ronildo Araujo
Forista
Forista

Data de registro: 17 Abr 2017 20:52
Localidade: Santa Catarina

Nova mensagempor estudante_ em 19 Jun 2017 03:29

Esses dias mesmo estive pensando nisso, antes de ter conhecido a torre, nunca tive problemas com as minhas crenças, hj em dia acho que sou agnóstico.
Me abalou bastante a experiência com a torre, foi descepcionante descobrir que tudo aquilo é mentira e é muito revoltante ver pessoas que amamos tomados por essa cegueira.
estudante_
Forista
Forista

Data de registro: 26 Set 2013 15:45

Nova mensagempor Lehh em 19 Jun 2017 12:52

estudante_ escreveu:Esses dias mesmo estive pensando nisso, antes de ter conhecido a torre, nunca tive problemas com as minhas crenças, hj em dia acho que sou agnóstico.
Me abalou bastante a experiência com a torre, foi descepcionante descobrir que tudo aquilo é mentira e é muito revoltante ver pessoas que amamos tomados por essa cegueira.

Comigo ocorre o mesmo, só que eu nasci lá, então... nada mais faz sentido. Prefiro ser agnóstica, não consigo acreditar em quase nada...

Ver minha família igual a zumbis também me deixa péssima.
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Lehh
Forista
Forista

Data de registro: 09 Fev 2017 14:03

Nova mensagempor kooboo em 19 Jun 2017 13:24

Agnostico Reverente escreveu: Veja os pontos de contato: Ateus não acreditam em alma imortal, nem TJs. Ateus não acreditam em destino, nem TJs. Ateus não acreditam que Deus fica se envolvendo pessoalmente nos problemas de cada um com milagres e vc sabe que o pensamento Torreano se aproxima muito disso. Pra uma TJ cujo pensamento esteja em harmonia com a teologia da Torre Deus só se envolve no cotidiano em assuntos relacionados com sua adoração (assuntos da Organização). Então quando o sujeito deixa de acreditar na Organização, surge o gargalo: Como Deus está agindo agora, se não é por meio da Organização? Um caminho muito direto pra essa mentalidade é o Ateísmo.

Um outro aspecto - O DEUS ensinado pela organização é muito pequeno. Um deus que se envolve demais com a humanidade, às vezes se apresentando como um carrasco, outras horas como um CEO de uma Organização, noutras um deus pequenininho que se mágoa se alguém falta de reunião...
Um deus muito humanizado.
O deus apresentado pela torre cai bem para uma humanidade que não conhece sobre a vastidão do universo, que desconhece os avanços da humanidade nos campos sociais, jurídicos e até no humanismo.
A torre faz aquele discurso sobre "ser escravos", "submissão", "servidão", "vingança", resolver as coisas matando a tudo e a todos, extermínio... fácil deixar de crer num deus destes.
[]'s
kooboo

Imagem
kooboo
Moderador
Moderador

Data de registro: 01 Nov 2008 13:22
Localidade: Minas Gerais

Nova mensagempor TJCalado em 19 Jun 2017 13:24

O ensino TJ mistura muito a autoridade de Deus/Jesus com a do Corpo Governante. Nenhuma outra religião alegadamente cristã faz isso. Nem mesmo aquelas toscas, que têm um líder específico. Não sei explicar, mas nunca ouvi membros evangélicos dizerem algo do tipo "devemos seguir a orientação de Edir Macedo", ou "devemos esperar pra ver a posição do Silas Malafaia sobre isso", ou ainda "esta explicação não foi aprovada pelo Valdomiro Santiago".
O Corpo Governante é sistematicamente associado à imagem do próprio Deus e isso fica impregnado nas TJs. Logo, quando descobre-se as falhas do Corpo Governante, inconscientemente muitos TJs absorvem como falhas de Deus.
Um exemplo muito comum é em relação à demora do Armagedom. O CG ensina que o evento está às portas. O atraso nunca é atribuído a uma falha nos cálculos por parte do CG. Fica subentendido que a demora é causada por Jeová, que nunca disse uma palavra explicando exatamente, sem necessidade de interpretações, o que é e nem qual a data exata do tal Armagedom.
"Um paraíso não precisa necessariamente ser um lugar lindo. Basta ser apenas um lugar que me faça bem."
TJCalado
Forista
Forista

Data de registro: 11 Mar 2012 21:40

Nova mensagempor TJCalado em 19 Jun 2017 13:26

As TJs se decepcionam com Deus por causa dos erros do Corpo Governante.
"Um paraíso não precisa necessariamente ser um lugar lindo. Basta ser apenas um lugar que me faça bem."
TJCalado
Forista
Forista

Data de registro: 11 Mar 2012 21:40

Nova mensagempor Arlequina em 19 Jun 2017 13:32

Se ela fabrica ou não ateus, não sei.
Eu estou indo por este caminho...
A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.
-MARX
Arlequina

Data de registro: 03 Jan 2017 12:34

Nova mensagempor uma_aprendiz em 19 Jun 2017 14:15

Prior Dissidente escreveu:Se ela fabrica ou não ateus, não sei.

Eu tb me sinto assim... no momento agnóstica, mas um pezinho do ateísmo.

Mas não sei se culpo a torre.

Acho que culpo a bíblia, na verdade...

Não dá pra lê-la com atenção e sair ileso. Ela já aboli da minha mente, já a ideia de Deus está cada vez mais vaga.
Inativa há 7 anos, liberta mentalmente dos ensinos do C.G. há 11 anos.
uma_aprendiz
Forista
Forista

Data de registro: 18 Jul 2014 19:46
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Lehh em 19 Jun 2017 14:21

uma_aprendiz escreveu:
Prior Dissidente escreveu:Se ela fabrica ou não ateus, não sei.

Eu tb me sinto assim... no momento agnóstica, mas um pezinho do ateísmo.

Mas não sei se culpo a torre.

Acho que culpo a bíblia, na verdade...

Não dá pra lê-la com atenção e sair ileso. Ela já aboli da minha mente, já a ideia de Deus está cada vez mais vaga.

Eu sinto o mesmo...
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Lehh
Forista
Forista

Data de registro: 09 Fev 2017 14:03

AnteriorPróximo

• Tópicos Similares
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Retornar para Depoimentos