Apresentação - "Ocher" : Apresentações
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar


Apresentação - "Ocher"

Espaço para os foristas se apresentarem e mostrarem suas expectativas e depoimentos.

Apresente-se aqui e receba as boas vindas!

Apresentação - "Ocher"

Nova mensagempor M.Gandhi em 09 Mai 2015 18:01

Boa tarde a todos!

Minha mãe é TJ desde nova, e sempre quis que meu irmão e eu seguissemos na religião. O problema que desde pequeno sempre fui questionador, uma criança ao estilo do Zéquinha do Castelo Rá Tim Bum. Mas se tem uma coisa que eu aprendi, é que religiões não gostam de perguntas. Quanto mais eu perguntava, mais ouvia: É porque deus quis!

E eu nunca me senti satisfeito com isso. Por ser criança não tinha escolha, minha mãe levava ao salão, algumas raras vezes para o campo. Mas nunca me senti a vontade, parecia tudo artificial, ter que sentar quieto e fingir interesse no que discursavam. Me lembro até hoje de uma situação que quis reclamar, mas não podia, um grupo de senhoras foi em casa fazer estudo da bíblia, quando uma delas fala "agora vamos discutir a função dos dinossauros", no que outra diz "antes a terra era maior, então deus criou os dinossauros para compactar a terra com seu peso", e como em um juri as outras acenaram de forma positiva com a cabeça e falaram baixo em tom de aceitação "sim, para compactar", seguido de "bom, já entramos em acordo sobre esse tópico".

COMO ASSIM??? deus todo poderoso, que pode criar um universo do nada precisa criar uma espécie só para fazer a terraplanagem? e depois que perde a utilidade simplesmente os descarta?! Tive vontade de falar, mas fiquei quieto. Só que achei aquilo um absurdo, era esse o tão glorioso método para encontrar a verdade?!

Depois de um tempo, já tinha mais idade e comecei a tomar minhas próprias decisões. Parei de ir ao salão, mas por respeito não fazia críticas. Nessa época ouvi muito que não ia ser salvo, que não ia voltar a vida na nova ordem, que deus ia me apagar da memória de todos para que pudessem viver felizes no paraíso. Nesse tempo ainda carregava o velho medo de quando era criança, de que ia ser castigado por ter uma opinião diferente.

Anos depois ganhei uma bolsa de estudos integral na faculdade. Pensei que seria um momento feliz e tudo que ouvi foi "lá vem você arrumando problema outra vez!". Nessa época estava sem trabalho, meus pais alegaram que estavam pagando curso pro meu irmão e era caro, a faculdade era longe (até então nunca tinha feito nenhum curso, inclusive perdi a oportunidade de fazer um curso pré vestibular de graça porque não tinha como pagar o ônibus). No próximo semestre pedi ajuda para escolher uma faculdade e levei outra "patada". No fim ganhei outra bolsa, mais perto e consegui estudar. Quatro anos depois, fui avisar sobre o dia da minha formatura e ouvi "ahhh nem começa, eu não vou, fala com seu pai", ta né...

Nessa época comecei me interessar por livros de física, química, astronomia. Meu curso era de humanas, nada a ver com esses temas, mas gostava de aprender sobre o mundo. Eis que um dia ela tentando me convencer que um determinado evento natural era obra de deus, eu tava meio nervoso e falei num tom mais alto que era só química e física agindo, expliquei mostrando estudos, livros. Foi quando ela disse que sabia que faculdade era coisa do demonio, que só serve pra afastar as pessoas de deus, que começam a pensar que sabem mais que os outros... O que eu disse não tinha absolutamente nada a ver com meu curso. Não quis ser superior, mas quando não sei de algo adoro que me ensinem, assim eu ensino o que sei e os outros me ensinam algo que não sei. Todo mundo tem algo a ensinar. Adoro uma citação do DaVinci "Pouco conhecimento faz com que as pessoas se tornem orgulhosas. Muito conhecimento, que se sintam humildes".

Eu não sei nem 1% sobre o mundo ainda, mas quero pouco a pouco aprender mais. Só que pelo ponto de vista da religião, essa minha indagação é heresia, incluvise a definição de herege é: aquele que questiona. Até que combina comigo, não tem como negar. Mas dentro da organização não tem espaço para pessoas como eu. Não acho que é necessário ter uma crença para ser uma boa pessoa, o importante é ter empatia e ajudar os que precisam para ter mais oportunidades e uma vida melhor.
Ubi Dubium Ibi Libertas
Avatar de usuário
M.Gandhi
Forista
Forista
 
Mensagens: 151
Data de registro: 03 Nov 2014 16:53
Localidade: Não quero responder

Re: Apresentação - "Ocher"

Nova mensagempor joquan em 09 Mai 2015 18:57

Olá, meu caro ocher!

Seja bem vinda a essa grande família. Aqui eu acredito que você vai se sentir à vontade para perguntar. Se alguém souber, responderá, se não, vamos pesquisar juntos.

Quando você mencionou a falta de apoio ou incentivo familiar para cursar uma faculdade. Lembrei-me de que a Torre não incentiva o progresso econômico de seus adeptos. Recordo-me de uma experiência de vida presenciada por mim, nos anos 80, em uma congregação no interior da Bahia. Nessa congregação havia um ancião técnico em eletrônica e que possuía a maior e mais destacada eletrônica para conserto de televisão na cidade. Naquela época as pessoas ganhavam dinheiro consertando televisão. Pois bem, o dito ancião decidiu fechar a eletrônica e apenas fazer poucos consertos eletrônicos em sua própria casa, para ter mais tempo de se dedicar ao "reino de Deus". Acreditava ele, assim como todos nós na época, que o armagedom estava próximo, afinal de contas a "geração de 1914 não passaria antes do fim", e como já estávamos nos anos 80, restavam poucos sobreviventes da geração de 14. O ancião tinha esposa e dois filhos, e naquela época eu já percebia que ele estava enfrentando dificuldades financeiras por ter fechado a eletrônica. Já estamos em 2015, a geração de 14 já passou e o armagedom não veio. Nunca mais fique sabendo dele, mas fico pensando, como ele deve está?

Tenho certeza que muitos deixaram de estudar, de empreender, construir algum patrimônio, acreditando na esperança de que o fim estava próximo. Aqueles que ainda continuam iludidos, acreditando na Torre, acredito que não sofram tanto, mas os que já se desiludiram e olham para trás e veem o tempo perdido e hoje se encontram em situação financeira não tão boa e já com a idade avançada, devem sofrer muito.

Já que você disse que gosta de aprender coisas novas, estou postando aqui no fórum uma série de tópicos, encadeados em uma sequência, sobre ocultismo. Estou postando um tópico por semana. Hoje postei o 3º tópico. Se você quiser ler, estes são os links: viewtopic.php?f=20&t=16972&p=332342#p332342 viewtopic.php?f=20&t=16979&p=332472#p332472 viewtopic.php?f=20&t=17003&p=332810#p332810

Não sou um versado no assunto, sou apenas um neófito na senda. Mas estou partilhando o pouco que sei aqui no fórum. No mínimo será tirado das mentes dos que aqui frequentam, aquela ideia distorcida que a Torre tenta passar para os seus seguidores acerca do ocultismo.
joquan
Forista
Forista
 
Mensagens: 280
Data de registro: 20 Abr 2015 22:47
Localidade: Bahia

Re: Apresentação - "Ocher"

Nova mensagempor Victini em 09 Mai 2015 19:09

ocher escreveu:Eu não sei nem 1% sobre o mundo ainda, mas quero pouco a pouco aprender mais. Só que pelo ponto de vista da religião, essa minha indagação é heresia, incluvise a definição de herege é: aquele que questiona. Até que combina comigo, não tem como negar. Mas dentro da organização não tem espaço para pessoas como eu. Não acho que é necessário ter uma crença para ser uma boa pessoa, o importante é ter empatia e ajudar os que precisam para ter mais oportunidades e uma vida melhor.


Engraçado, parece que você está se justificando por ser questionador.
Não precisa, aqui no nosso meio. Aqui todos somos questionadores, e encaramos isso como uma qualidade.
Essa sede de adquirir mais conhecimento progressivamente, eu também tenho desesperadamente , de há um tempo para cá. É como se todo o tempo da vida não fosse suficiente para tantas coisas importantes que é preciso descobrir, para termos certeza que não estamos a fazer avaliações ignorantes e tendenciosas.
Continue em paz com as suas aprendizagens.

:w3lcome:
Entrevista a Snowden tendo como alvo a conscientização pública para proteger a liberdade e privacidade dos cidadãos e da internet, com interessantes alusões ao "Orwellianismo" - 1984

Clique para: Ver
phpBB [video]
Avatar de usuário
Victini
Desativado a pedido do usuário
 
Mensagens: 758
Data de registro: 25 Nov 2008 20:00
Localidade: Espírito Santo

Re: Apresentação - "Ocher"

Nova mensagempor Herege Aprisionado em 09 Mai 2015 19:39

ocher escreveu:Só que pelo ponto de vista da religião, essa minha indagação é heresia, inclusive a definição de herege é: aquele que questiona. Até que combina comigo, não tem como negar. Mas dentro da organização não tem espaço para pessoas como eu.


Confesso que quando ouvi essa palavra "Herege" pela primeira vez, mesmo ainda acreditando na organização, senti algo gritar dentro de mim, algo que dizia mais ou menos assim: "Você é isso!". Bem, o tempo foi passando, eu encontrei o fórum e não tinha mais dúvidas de qual nome colocaria no meu Nickname.
Assim como vc, também sinto que lá dentro não tem espaço pra mim. Mas aqui no fórum eu me sinto á vontade, e vc também se sentirá assim. Seja Bem-Vindo!

:w3lcome:
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Avatar de usuário
Herege Aprisionado
Forista
Forista
 
Mensagens: 759
Data de registro: 02 Abr 2015 09:47
Localidade: São Paulo

Re: Apresentação - "Ocher"

Nova mensagempor Lourisvaldo Santana em 09 Mai 2015 19:39

a definição de herege é: aquele que questiona. Até que combina comigo, não tem como negar. Mas dentro da organização não tem espaço para pessoas como eu


Isso é um fato, Ocher. Mas muitos se perguntam como os homens de Nova York lidam com essa questão lá entre eles. Como sabemos, volta-e-meia faz-se reforma de doutrina. Se é proibido questionar, então como surge uma ideia nova, que até certo ponto difere da atual? Sabemos que atualmente, uma decisão por reforma dá-se por consenso. Então, como fica(m) aquele(s) que perdeu(ram) uma causa que trouxe(ram) ao debate? ´Podemos imaginar que a regra exigida deve ser deixar-se convencer de que a causa era errada, antibíblica. Mas e no íntimo, quando a sós no quarto? Pelo que sabemos do ser humano, é possível que haja muitos hereges entre aqueles homens. Se minha dedução estiver correta, como esses "hereges" lidam com suas heresias? Pregam uma coisa com a boca enquanto no íntimo sabem que contam uma mentira? Agem dessa forma apenas para não ser desassociados? Se assim é, como esperam ser julgados por Deus? As opções de julgamento não são muitas: (1) covardes, por não terem coragem de se posicionar (contrário ao que fez Raymond Franz); (2) hipócritas, que, tal como os fariseus, viviam como religiosos mais pelas vantagens que pela crença em si.

Obviamente, Ocher, esses são questionamentos de alguém que ainda acredita em Deus, coisa que parece não ser o seu caso. Independente disso, sinta-se à vontade para fazer seus questionamentos, pois, quanto a ser herege, aqui quase todos o somos.
Testemunhas de Jeová
O que elas não lhe contam? (399 páginas)

Apresentação e opções de Download aqui:

http://www.pontosdefe.blogspot.com.br
Avatar de usuário
Lourisvaldo Santana
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 3202
Data de registro: 20 Fev 2015 16:59
Localização: Guadalupe
Localidade: Piauí

Re: Apresentação - "Ocher"

Nova mensagempor jpsouzamatos em 09 Mai 2015 20:13

:w3lcome:
Parabéns por ser uma pessoa que não acredita em tudo antes de verificar se é ou não verdade, desejo sinceramente todo sucesso e independencia financeira para vc porque com uma familia como a sua, para quê inimigos? Com uma mãe como essa para quê madrasta?
Clique para: Ver
jpsouzamatos
Forista
Forista
 
Mensagens: 2220
Data de registro: 04 Jan 2011 22:14
Localidade: Não quero responder

Re: Apresentação - "Ocher"

Nova mensagempor Debora em 09 Mai 2015 20:29

Ocher,

kkkk...me perdoe...mas a explicação sobre os dinossauros é hilária.

Parabéns por ser questionador. Afinal, não somos piolho para andar pela cabeça dos outros. kkk
Quanto a sua mãe, tenha paciência. Algumas pessoas tem limitações que elas próprias desconhecem.

Seja muito bem-vindo com seus questionamentos. Para nós, isto é excelente. Vamos aprender juntos.
Testemunhas de Jeová
O que será que elas não te contam?
http://www.pontosdefe.blogspot.com.br
Avatar de usuário
Debora
Moderadora
Moderadora
 
Mensagens: 6390
Data de registro: 21 Dez 2010 10:07
Localização: Santana
Localidade: São Paulo

Re: Apresentação - "Ocher"

Nova mensagempor fernanda em 09 Mai 2015 21:25

Ocher... Eu também sempre questionei muita coisa... e a Torre na contramão só me ajudava a questionar a bíblia, a criação e deus
Mas eu acabava por engolir meus questionamentos acreditando que aquele livro cheio de contradições e mitos era a única verdade que nos conduziria a solução para acabar com todas as mazelas da humanidade
... um grupo de senhoras foi em casa fazer estudo da bíblia, quando uma delas fala "agora vamos discutir a função dos dinossauros", no que outra diz "antes a terra era maior, então deus criou os dinossauros para compactar a terra com seu peso", e como em um juri as outras acenaram de forma positiva com a cabeça e falaram baixo em tom de aceitação "sim, para compactar", seguido de "bom, já entramos em acordo sobre esse tópico".


Lembrei bem agora de uma passagem naquelas revistas despertai ou sentinela... não me recordo qual delas... ao qual foi publicado que antes dos dinossauros não haveria como os humanos viverem na terra.. pois sua vegetação era por demais densa e que "provavelmente" os dinossauros foram criados para fazerem o serviço de jardineiro... tipo o que o jardineiro faz com o aparador de grama

Questionei da mesma forma que você...Pensei .. deus criou esses seres simplesmente para remover o excesso de vegetação da terra ... para exterminá-los depois e só assim criar os humanos?
Não conseguia achar sentido naquilo.. que explicação mais ridícula... mas por fim acabava por engolir as argumentações da Torre.. e logo depois vinham vários outros questionamentos no quesito 'bíblia'

Dia desses estava eu discutindo com um parente TJ sobre criação/Evolução... É claro que sou muito crua nesse assunto... mas estávamos discutindo sobre o deus bíblico ser espírito e sentir prazer com o 'cheiro' de carne queimada... e de exigir que sangue de animais sacrificados fossem borrifados para todos os lados (Gênesis 8:21/Exôdo 24).. aí esse parente TJ teve de concordar e disse também achar essas passagens bem bizarras.. e que a bíblia poderia sim conter erros

Conclusão: Então deus consegue criar o universo e tudo que há nele com bilhões de galáxias, mas não tem competencia para inspirar seus humanos escolhidos a escrever seu único livro informando toda a humanidade (apenas 1/3) sobre seus propósitos... evitando assim com sua onisciência que o mesmo fosse isento de erros que resultariam em tantas divergências e inúmeras interpretações?
Quanta viagem...
Imagem
Avatar de usuário
fernanda
Forista
Forista
 
Mensagens: 371
Data de registro: 22 Jun 2010 14:28

Re: Apresentação - "Ocher"

Nova mensagempor pascoalnaib em 09 Mai 2015 21:40

ocher seja bem vindo! :w3lcome:
Avatar de usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 7548
Data de registro: 31 Out 2008 15:34
Localização: Fortaleza-CE
Localidade: Ceará

Re: Apresentação - "Ocher"

Nova mensagempor Mentalista em 09 Mai 2015 21:48

A Fernanda citou um ponto interessante. Uma associação que eu costumava fazer, e tentava evitá-la, é dos contos mitológicos de personagens que usavam os poderes da natureza nas guerras... Aquela passagem dos egipcios que morreram afogados sempre me intrigava. Se Deus poderia fazê-los "sumir", por que ele usava a natureza para matar seus inimigos? Era necessário que as crianças ali presentes observassem toda a matança? Era necessário que soldados egipcios morressem de forma cruel só porque questionaram um deus que nem conheciam? Imagino como deve ficar isso na mente de quem ainda pensa que eles foram para um inferno..

Seja bem-vindo!
Avatar de usuário
Mentalista
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 3632
Data de registro: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas
Localidade: São Paulo

Re: Apresentação - "Ocher"

Nova mensagempor Kaarlo Luhtanen em 09 Mai 2015 23:44

Seja bem-vindo! :w3lcome:
Avatar de usuário
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista
 
Mensagens: 3014
Data de registro: 21 Mar 2014 22:04
Localidade: Não quero responder

Re: Apresentação - "Ocher"

Nova mensagempor Leitora compulsiva em 10 Mai 2015 01:58

:w3lcome: Parabéns por ser questionador ! Entendo o que passa com sua mãe, uma situação realmente complicada. Mas saiba que aqui sempre terá pessoas pra desabafar e dizer livremente o que pensa =)
Abri os olhos. Não consigo mais fechar. Assisto em silêncio até o que eu não quero enxergar.
Avatar de usuário
Leitora compulsiva
Forista
Forista
 
Mensagens: 114
Data de registro: 03 Fev 2015 01:55
Localidade: Não quero responder


  • Tópicos Similares
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Retornar para Apresentações

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 7 visitantes