10 argumentos em favor da legalização do aborto : Ciências Humanas
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

10 argumentos em favor da legalização do aborto

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?

10 argumentos em favor da legalização do aborto

Nova mensagempor Jerry em 28 Set 2011 17:25

Hoje o assunto que bombou no Twitter foi a legalização do aborto. Dentre os vários argumentos levantados, achei os do seguinte texto particularmente interessantes:

10 motivos para ser a favor da vida através da descriminalização do aborto

Eli Vieira

1 – A questão sobre o aborto não diz respeito à “vida”, mas à “vida humana”, ou seja, ao indivíduo. Não é uma questão de saber como começa a vida, é uma questão de saber em que etapa do desenvolvimento o nosso Estado laico deve aceitar um embrião como um cidadão digno de direitos.

2 – Para estabelecer se um embrião é um cidadão, o Estado deve ser informado pela ciência sobre quando surgem no desenvolvimento os atributos mais caracteristicamente humanos.

3 – Os atributos mais caracteristicamente humanos não são ter um rim funcionando, nem um coração batendo, mas ter um cérebro em atividade. Isto é razoavelmente estabelecido porque é a morte cerebral que é considerada o critério para dizer quando uma pessoa morreu, e não a morte de outros órgãos. Por isso mesmo transplante de coração não é acompanhado de “transplante” de registro de identidade.

4 – Se a morte do cérebro é o critério médico que o Estado aceita para considerar o indivíduo humano como morto, o início do cérebro deve ser logicamente e necessariamente o critério para considerar o início do indivíduo, e não a fecundação.

5 – Considerar a fecundação como o início do indivíduo humano é perigoso, porque é definir um indivíduo apenas por seus genes. Isso é determinismo genético.

6 – O cérebro não tem sua arquitetura básica formada no mínimo até o terceiro mês da gestação. Isso significa que o embrião não percebe o mundo, não tem consciência, é um punhado de células como qualquer pedaço de pele. Por isso não é moralmente condenável que as mães tenham direito de escolher não continuar a gestação antes deste período.

7 – Usar o argumento de que o embrião ou o zigoto tem o potencial de dar origem a um ser humano para protegê-lo não vale, porque seria o mesmo que tentar proteger os óvulos que se perdem logo antes das menstruações em todas as mulheres, ou os espermatozoides que são jogados fora na masturbação masculina. Além disso, hoje a ciência sabe que toda célula humana, até as células da pele, tem o potencial de dar origem a um ser humano inteiro, bastando para isso alguns procedimentos de clonagem. No entanto nós destruímos essas células diariamente: arrancando a cutícula, roendo as unhas, passando a mão no rosto, arrancando fios de cabelo, etc. Potencial não concretizado não é argumento para defender coisa alguma.

8 – Se você acha que o embrião precoce ou o zigoto tem consciência, é responsabilidade sua provar isso, não é o que os cientistas dizem. E num Estado laico, vale o que pode ser estabelecido independentemente da crença religiosa. Se sua crença religiosa diz que uma única célula é consciente, você não tem o direito de impor sua crença a ninguém ao menos que possa prová-la e torná-la científica. Todos os que tentaram fazer isso falharam até hoje: uma célula formada após a fecundação não é essencialmente diferente de qualquer outra célula do corpo.

9 – A vida, em sentido mais amplo, que inclui os outros animais, as plantas e os microorganismos, é um processo ininterrupto que começou neste planeta há aproximadamente 4 bilhões de anos atrás. Por isso é importante reiterar: não é o “começo da vida” que está sendo debatido, mas sim o começo do indivíduo humano como um ser consciente, dotado de uma mente e digno de proteção do Estado.

10 – Concluindo, é a mãe, um ser humano adulto, uma cidadã com direitos, quem merece prioridade de proteção, e não um embrião de poucas semanas. Se ela não se sente preparada para cuidar de uma criança, ela deve ter o direito de interromper sua gestação, caso esta gestação esteja no começo e o embrião não tenha cérebro desenvolvido. Existem estudos científicos que mostram que crianças indesejadas têm maior chance de desenvolverem transtornos psiquiátricos e serem cidadãos problemáticos e infelizes. E também existem estudos que mostram que a descriminalização do aborto esteve associada à redução nos índices de criminalidade nos Estados Unidos. Deixar as mulheres terem poder de decisão sobre seus próprios corpos é reconhecer um direito natural delas e assegurar que só tenham filhos quando sentirem que podem trazê-los a este mundo com amor e saúde, para que o próprio mundo em que crescerão seja também mais saudável.

E é por isso que defender que o aborto seja uma escolha, e não um crime, é também defender a vida humana.

Fonte: Bule Voador.
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Jerry
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 01:37

Re: 10 argumentos em favor da legalização do aborto

Nova mensagempor De olhos abertos em 28 Set 2011 17:28

Eu sou a favor da legalização do aborto. Sem dúvida.
De olhos abertos
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 18 Nov 2009 09:07
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor cleandro em 28 Set 2011 18:04

Eu sou a favor de qualquer método que controle a natalidade no Brasil, inclusive o aborto.

Mas o nosso país é tão ridículo que ainda dá importância para aquilo que os representantes das igrejas dizem.

Por isso, infelizmente, como tudo é voto nessa democracia de mentira, isso nunca vai acontecer.
Twitter: @cleandro_gb

"botão do F***-se ligado."
cleandro
Forista
Forista

Data de registro: 17 Jul 2009 15:54

Nova mensagempor Inu-Yasha em 28 Set 2011 18:35

Sou absurdamente contra a legalização do aborto, sem nenhuma dúvida.
Imagem "Paz e amor entre os povos"
Inu-Yasha
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 15:21

Nova mensagempor Sherazade em 28 Set 2011 19:31

Sou totalmente contra.
Como mulher, sei que é nossa responsabilidade evitar a gravidez, e não interrompê-la.
Mas sei que o argumento seguinte virá:Mas e no caso de um estupro?Não há desculpas porque temos a pílula do dia seguinte e o DIU que podem ser usados até 5 dias após o ato sexual e impedem o espermatozóide chegar até o óvulo.
E no caso do feto ter problemas?Também sou contra, pois como diz o médico da minha família, na medicina muitas vezes 2+2 são 5..então deixa vir, depois a natureza cuida.
E como último motivo que tenho contra o aborto, além de eu ser contra tirar a vida...é que fui filha de mãe solteira, se ela tivesse optado pelo aborto, eu não estaria aqui...não preciso dizer mais nada.
Não me vejo feito fera, muito menos anjo_Zé Ramalho
Sherazade
Forista
Forista

Data de registro: 19 Abr 2009 17:48

Nova mensagempor Ela em 28 Set 2011 19:40

Não existe argumento que me faça ir a favor dessa insensatez. Nada justifica o aborto.É cruel.
O abraço provoca alterações fisiológicas em quem toca e em quem é tocado. Já abraçou alguém hoje?
Ela
Forista
Forista

Data de registro: 08 Ago 2011 20:13

Nova mensagempor Jerry em 28 Set 2011 20:15

Ser a favor da legalização do aborto não é ser necessariamente a favor do aborto. Não vamos confundir as coisas.
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Jerry
Forista
Forista

Nova mensagempor Sherazade em 28 Set 2011 20:30

Jerry escreveu:Ser a favor da legalização do aborto não é ser necessariamente a favor do aborto. Não vamos confundir as coisas.

Considero aborto um crime, sendo assim, não sou a favor nem mesmo da legalização de um crime.
Sherazade
Forista
Forista

Nova mensagempor Jerry em 28 Set 2011 20:43

Fica parecendo que quem defende a legalização do aborto está incentivando o aborto, o que não procede. O que está em questão não é ser pessoalmente contra a prática do aborto. Por essa ótica, eu sou. Mas sou a favor do direito da mulher dispor do seu corpo. Conforme o texto acima discute - que espero que todos os que se manifestaram tenham lido integralmente -, esse direito da mulher só deveria ser-lhe tirado quando isso envolve outro ser humano - no caso, o bebê. Mas quando passa o embrião/feto a ser considerado humano? Essa é a questão. Porque só a partir de então a mulher perde o direito de decidir sozinha sobre seu corpo, já que há outro ser humano na jogada - e aqui o Estado deveria proibir o aborto. É o que os que são favoráveis à legalização do aborto inclusive defendem. Não uma prática indiscriminada, a ser feita em qualquer momento da gestação. É uma questão de direitos humanos. Quando há dois humanos numa gestação? Eis o cerne da questão. Isso tem de ficar claro para que não caiamos no erro grosseiro de um cristão que no Twitter disse que quem é a favor da legalização do aborto é a favor de interromper uma gestação no oitavo mês e decapitar o bebê. Ridículo tal raciocínio.

Quem considerar o óvulo fecundado como um ser humano poderia argumentar aqui porque pensa assim, e rebater os argumentos do texto acima, que afirma que não, não é.

Mesmo quem é a favor da legalização do aborto considera-o um crime a partir de determinado momento. Que momento é esse? Discutamos! O Estado tem de estar aberto ao debate tendo o ser humano como centro das atenções, e não Deus - ou concepções humanas de Deus.

Jerry
Forista
Forista

Nova mensagempor De olhos abertos em 28 Set 2011 20:47

Jerry escreveu:Ser a favor da legalização do aborto não é ser necessariamente a favor do aborto. Não vamos confundir as coisas.

Exatamente. Para tudo devem existir regras.
De olhos abertos

Nova mensagempor TJ Curioso em 28 Set 2011 20:48

Considero o aborto proposital, como uma coisa violenta e anti-natural. O maior dom da mulher é trazer ao mundo novos seres e não impedi-los de nascer.
Considero que existem situações limite, tais como o estupro, uma doença genética e outras semelhantes que podem levar a questionar a possibilidade de alguém abortar. É humano pensar nessa possibilidade mediante situações extremas.

Mas a maior parte dos milhões de abortos que se praticam no mundo não têm como base tais situações limite. Têm como base um cada vez maior e mais profundo egocentrismo do ser humano. Antes de se pensar no bem da criança por nascer, ou do ser vivo que está crescendo no ventre, pensa-se na nossa vida, como ela vai ser, como vai mudar, o que vou deixar de fazer, etc.

E é isso que é triste. Um aborto é, quer se queira quer não uma morte. Alguém morreu! Não querem chamar de pessoa? Pois bem. Morreu um ser vivo!
Ser vivo esse que se estava a desenvolver a um ritmo alucinante.

Um ser vivo, que já tinha no seu código genético a cor dos olhos, do cabelo, a sua altura, e a sua personalidade base. Quando a classe médica e científica chama ao desenvolvimento de um feto no ventre da mãe de "milagre da vida", só quem não passou por isso, não sabe dar o valor.

Ou então, tem-se em tão alta estima que um futuro filho pode ser encarado como uma caixa de cereais vazio que se joga no lixo.

Não nos esqueçamos, que cada criança que fica por nascer poderia ser no futuro o médico que nos iria salvar de uma doença mortal, o Presidente que nos traria melhorias económicas, a pessoa que nos daria amor e conforto nos nossos últimos dias.

Cada humano, nascido ou por nascer é em si mesmo um potencial valor para a humanidade.

Imaginem como seria mais pobre, se aqueles atores, cientistas, professores, músicos, cantores, etc. nunca tivessem nascido, apenas porque seus pais tinham decidido terminar com suas vidas.

Seria bem mais triste por certo. Pensem nisso.
http://questaodosangue.blogspot.com
TJ Curioso
Forista
Forista

Data de registro: 15 Nov 2008 17:03

Nova mensagempor De olhos abertos em 28 Set 2011 21:00

Ainda morrem muitas mulheres durante a gestação e na hora do parto, por não terem uma gestação acompanhada.
Deveríamos acabar com esta hipocrisia, enxergando que os abortos acontecem, seja 50% contra / 50% a favor, ou 100% contra ou 100% a favor. Não importa!!
Deve ser legalizado, assistido, acompanhado por médicos, assistentes sociais, com responsabilidade.
Diminuiríamos o número de crianças abandonadas que vivem sozinhas, sem proteção nas ruas ou em orfanatos, a espera de serem adotadas. Porque depois que elas vem ao mundo, não é crime a sociedade lhe dar as costas.
De olhos abertos

Nova mensagempor Sherazade em 28 Set 2011 21:18

Jerry escreveu:Fica parecendo que quem defende a legalização do aborto está incentivando o aborto, o que não procede. O que está em questão não é ser pessoalmente contra a prática do aborto. Por essa ótica, eu sou. Mas sou a favor do direito da mulher dispor do seu corpo. Conforme o texto acima discute - que espero que todos os que se manifestaram tenham lido integralmente -, esse direito da mulher só deveria ser-lhe tirado quando isso envolve outro ser humano - no caso, o bebê. Mas quando passa o embrião/feto a ser considerado humano? Essa é a questão. Porque só a partir de então a mulher perde o direito de decidir sozinha sobre seu corpo, já que há outro ser humano na jogada - e aqui o Estado deveria proibir o aborto. É o que os que são favoráveis à legalização do aborto inclusive defendem. Não uma prática indiscriminada, a ser feita em qualquer momento da gestação. É uma questão de direitos humanos. Quando há dois humanos numa gestação? Eis o cerne da questão. Isso tem de ficar claro para que não caiamos no erro grosseiro de um cristão que no Twitter disse que quem é a favor da legalização do aborto é a favor de interromper uma gestação no oitavo mês e decapitar o bebê. Ridículo tal raciocínio.

Quem considerar o óvulo fecundado como um ser humano poderia argumentar aqui porque pensa assim, e rebater os argumentos do texto acima, que afirma que não, não é.

Mesmo quem é a favor da legalização do aborto considera-o um crime a partir de determinado momento. Que momento é esse? Discutamos! O Estado tem de estar aberto ao debate tendo o ser humano como centro das atenções, e não Deus - ou concepções humanas de Deus.

Jerry, entendo teu ponto de vista, e pelo que já te conheço, sei o tipo de pessoa que você é, então não duvido que você seja a favor a vida.
Mas falando como mulher que teve filhos, posso dizer, que a vida começa com a fecundação.
Antes dos 5 dias ou mais, para o óvulo ser fecundado, acho que vale tudo, desde pílula e DIU, para evitar esse encontro.No mais, não imagino uma mulher sabendo que tem um óvulo fecundado, tentando expulsá-lo, seja em qualquer circunstância.
É um momento mágico olhar para a barriga e saber que começou a gerar uma vida.
Sobre a mulher ter o direito de decidir sobre teu corpo, não podemos esquecer, que tem outra vida dentro dela, que tem direito de vir ao mundo, assim como ela teve, logo, não é só o corpo dela que está envolvido.
Sherazade
Forista
Forista

Nova mensagempor ELZA ARROIO em 28 Set 2011 21:27

Para mim só existe um argumento que eu não consigo contestar: Medo da pressão familiar ou total ausencia de apoio da mesma.....Porque, para quem está casado bonitinho é uma benção....
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....

Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado

Data de registro: 04 Jan 2009 20:24

Nova mensagempor Rogério em 28 Set 2011 22:24

Imaginem como seria mais pobre, se aqueles atores, cientistas, professores, músicos, cantores, etc. nunca tivessem nascido, apenas porque seus pais tinham decidido terminar com suas vidas.

este tipo de argumento não é muito bom, pois Déspotas, tiranos, bandidos e estupradores, também surgem e atuam no mundo...
(^_^)
Rogério
Forista
Forista

Data de registro: 15 Nov 2008 17:36

Próximo

Retornar para Ciências Humanas