O que seria do cristianismo sem Judas? : Religiões, Crenças & Teologia
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

O que seria do cristianismo sem Judas?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.

O que seria do cristianismo sem Judas?

Nova mensagempor Grantynn em 22 Jan 2009 07:05

É interessante como a bíblia parece forçar a idéia que Jesus precisava ser traído.

A própia traição não faz sentido. Se Jesus tivesse um exército a seu favor, ou morasse em palácio, ai sim.

A única coisa que Judas fez foi dizer onde Jesus estava e apontá-lo aos soldados, com um beijo...

Porém.. qualquer um que quisesse prender Jesus não precisava de tal recurso. Onde quer que Jesus fosse, a notícia de sua estadia se espalhava, e multidões apareciam de todos os cantos. Ele era muito conhecido, portanto fácil de ser reconhecido.

Mas a idéia de "Oh!! Foi traído!.. parece ser convidativa e estratégica!".... parece gerar um..... "Se não tivesse sido traído PELO PRÓPIO MEMBRO DA COMITIVA nunca teria sido crucificado" .

Seria Judas um dos pilares do cristianismo? ou, o que seria do cristianismo sem ele?
De que valem as luzes da cidade, se no meu caminho a luz é natural! - Hyldon
Grantynn
Forista
Forista

Data de registro: 16 Jan 2009 09:00

Re: O que seria do cristianismo sem Judas?

Nova mensagempor Francisco em 22 Jan 2009 08:16

Os soldados Romanos eram muito violentos, eles iriam matar metade dos discípulos de Jesus até encontrá-lo, para salvar a vida dessas pessoas Jesus/Yeshua teve que convencer Judas a traílo, fazendo os soldados irem direto onde ele estava ao invés de ir matando toda a cidade.

Aqui tem uma especulação mais detalhada:

viewtopic.php?t=563
Guerra teocrática...
Imagem

"...Feliz aquele que não teme a escuridão e a vê como apenas falta de luz e conhecimento e não como um esconderijo de fantasmas..."
Francisco
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 11:37

Nova mensagempor Grantynn em 22 Jan 2009 08:22

Os relatos indicam que Judas foi peça importante para que se cumprisse as profecias... eram necessárias, porisso penso que ele fazia parte da "engrenagem", sem a qual a máquina não funjcionaria. Era sabido de antemão que ele apontaria Jesus, repetindo, ...numa ação necessária para a continuidade do cumprimento das escrituras. Porque então foi condenado tão severamente?

Hoje se vê as pessoas apedrejando Judas na rua, com tanta violência e revolta... Ele foi uma peça fundamental para o sucesso dos Evangelhos.

Se não existisse o tal Judas, seria escolhido um outro. Essa "traição" teria que acontecer de qualquer forma, independia de Judas.
Editado pela última vez por Grantynn em 22 Jan 2009 11:23, num total de 1 vezes
De que valem as luzes da cidade, se no meu caminho a luz é natural! - Hyldon
Grantynn
Forista
Forista

Data de registro: 16 Jan 2009 09:00

Nova mensagempor Alessandra em 22 Jan 2009 10:00

Francisco escreveu:gibíblia

:1 :1 :1 :1 :1

Engraçado que eu questionei isso com uns 13 anos. Meu pai ficou chocado com minhas singelas conclusões.
Mas a traição de Jesus estava predita na bíblia, né? Até Isaías dizia que ele seria traído por 30 moedas de prata! Outros textos que eu não me lembro agora falavam sobre a traição. Pra mim, Judas foi só um instrumento! Se não fosse ele, teria que ser outro "bode expiatório"...
Tsc... tsc... tsc... Tadinho... :6
"Ame a Deus de todo o coração. Ame ao próximo como a si mesmo. Ame os seus inimigos e ore pelos que o perseguem." Todo o resto, é conversa fiada.
Alessandra
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 13:03

Nova mensagempor Francisco em 22 Jan 2009 10:37

Essas profecias das 30 moedas foram enchertados no Antigo testamento durante o concílio de Nicéia para aproximar Jesus com Hórus, Apollo e outras divindades adoradas na época pela população. Foi a forma que Constantino encoutrou para tornar a gibíblia ( :twisted: ) mais palatável tanto ao povo como para o governo Romano.

Ainda não comparei o AT do Alcorão com o AT da bíblia, (já que foram plageados da mesma fonte) mas o entendimento que os muçulmanos tem de Judas se parece muito com o Judas gnóstico. Muito diferente do que o Para quer que nós acreditemos...
Guerra teocrática...
Imagem

"...Feliz aquele que não teme a escuridão e a vê como apenas falta de luz e conhecimento e não como um esconderijo de fantasmas..."
Francisco
Forista
Forista

Nova mensagempor Gustavo em 22 Jan 2009 11:17

Francisco escreveu:Essas profecias das 30 moedas foram enchertados no Antigo testamento durante o concílio de Nicéia para aproximar Jesus com Hórus, Apollo e outras divindades adoradas na época pela população. Foi a forma que Constantino encoutrou para tornar a gibíblia ( :twisted: ) mais palatável tanto ao povo como para o governo Romano.

Engraçado que há textos do Velho Testamento mais antigos que o concílio de Nicéia, que possuem estas profecias... Será que eles voltaram no tempo??

Imagem
Back to de Future... :8
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Gustavo
Forista
Forista

Data de registro: 05 Nov 2008 17:05

Nova mensagempor Gustavo em 22 Jan 2009 12:45

Bem, temos vários tipos de manuscritos do Novo Testamento, e de várias épocas. Basta apresentar um que possua um relato diferente. :mrgreen:
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Gustavo
Forista
Forista

Data de registro: 05 Nov 2008 17:05

Nova mensagempor Francisco em 22 Jan 2009 14:44

Gustavo escreveu:Bem, temos vários tipos de manuscritos do Novo Testamento, e de várias épocas. Basta apresentar um que possua um relato diferente. :mrgreen:

Aonde estão esses manuscritos mais antigos que as atuais traduções dos livros canônicos?
Guerra teocrática...
Imagem

Francisco
Forista
Forista

Nova mensagempor Francisco em 22 Jan 2009 14:59

Gustavo, acho que você está confundindo fatos com relatos. O fato no passado foi apenas um, mas os relatos do passado são escrito em papel, e você sabe que papel aceita qualquer coisa, quer seja verdades, meias verdades e até mentiras como se fossem verdades. O que está no papel não são fatos, os fatos estão na realidade, no papel estão apenas os relatos. Relatos podem ser alterados a qualquer hora, Roma teve quase 1500 anos para fazer o que bem entendesse até surgir a imprensa e multiplicar os fiscais da exatidão dos relatos. Depois que o povo passou a saber o que estava escrito nos relatos, então Roma não pode mais fazer o que bem entendia e começou a surgir as mais variadas religiões cristãs que discordavam do Papa.
Guerra teocrática...
Imagem

Francisco
Forista
Forista

Nova mensagempor Rogério em 22 Jan 2009 19:04

gibíblia

Ja lançaram o velho testamento em versão mangá, não faz muito tempo.

Gasshô :7
(^_^)
Rogério
Forista
Forista

Data de registro: 15 Nov 2008 17:36

Nova mensagempor chamusca em 22 Jan 2009 20:17

Judas é um dos espinhos mais doloridos encravados na teologia cristã; não dá para engolir os argumentos que a Igreja impõe...

quanto aos ajustes posteriores, com certeza existem.
"Se víssemos realmente o Universo, talvez o entenderíamos." Borges
chamusca
Forista
Forista

Data de registro: 16 Nov 2008 12:07

Retornar para Religiões, Crenças & Teologia