Despertai! junho de 2011 - "...filhos com síndrome de Down" : Publicações
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Despertai! junho de 2011 - "...filhos com síndrome de Down"

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.

Despertai! junho de 2011 - "...filhos com síndrome de Down"

Nova mensagempor Underline em 09 Mai 2011 02:22

A página 12 dessa revista trás um artigo que me chamou a atenção: "Os desafios e as recompensas de criar filhos com síndrome de Down".
Me interessei porque eu conheço algumas pessoas (não TJs) que tiveram filhos com essa característica e não os tratam como estorvo, nem ficam reclamando. Muito pelo contrário, alguns chegam a agradecer a experiência, pois afirmam que ter um filho assim os ajudou a amadurecer e uniu mais a família. Percebo que não são declarações conformistas, do tipo "já que o problema está comigo, vou tirar proveito dele". Não, não é isso.
Só que isso sempre me intrigou, porque sei que falam a verdade, mas contradiz a afirmação de que tudo o que resultou do pecado de Adão precisa ser eliminado pois só trás sofrimento e dor para a humanidade.
Mas percebi algumas coisas curiosas nesse artigo. Primeiro, o tratamento ao referir-se aos portadores da síndrome. Olhem como eles se referiam antigamente:
*** g82 22/6 p. 21 Por que alguns bebês nascem deformados? ***
Às vezes o genitor não tem outra alternativa senão internar a criança numa instituição. Contudo, o amor parental é vital. “O amor conseguirá mais do que todo o treinamento especializado”, disse o pai duma criança mongolóide de nascença.

*** g82 22/6 p. 21 Por que alguns bebês nascem deformados? ***
‘Muitas vezes pensamos naquele médico que queria uma permissão para deixá-la morrer. Que bênção a nossa filhinha tem sido para nós! Embora limitada de tantas maneiras, parece que a criança excepcional é dotada duma superabundância de amor.’ — Pai duma menina mongolóide de 10 anos.

Isso gerou até um comentário de uma leitora posteriormente:
*** g82 8/11 p. 29 De Nossos Leitores ***
Certa mãe
No seu artigo “Por Que Alguns Bebês Nascem Deformados?” vocês usaram a palavra “mongolóide” duas vezes. O termo correto para “mongolismo” é “síndrome de Down”. O dr. Langdon Down foi o primeiro a descrever esta síndrome há cerca de 100 anos e ela leva o seu nome. Por causa duma vaga semelhança no rosto de uma criança assim com as raças asiáticas, ela era descrita como “mongol”, e daí os termos “mongolismo” e “mongolóide”. Contudo, é incorreto associar a condição com os asiáticos, que poderiam ofender-se com o vocábulo. Considera-se humilhante referir-se a uma criança qual “mongolóide”.

Agora houve respeito.

Mas isso não me intrigou tanto quanto um outro fato interessante. Diferente da linha aterrorizadora da Torre de Vigia, o artigo mostra como os portadores da síndrome "aproveitam a vida", não menciona em nenhum momento o fim do sofrimento, nem conclui com aquela famosa frase: 'Em breve estaremos livres desta doença'.

O que está acontecendo? :shock:
Underline
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 25 Set 2010 11:01

Re: Despertai! junho de 2011 - "...filhos com síndrome de Down"

Nova mensagempor CIPRIANO em 09 Mai 2011 02:48

Junho de 2011? Não seria 2010?

Já faz um bom tempo, que não leio uma dessas revistas... além da Despertai, me parece que também existe ou existia, uma outra chamada Sentinela (ou algo assim)...

Qual é o preço atual, de uma dessas revistas?
“Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei, e disseram à oliveira: Reina tu sobre nós. Porém a oliveira lhes disse: O jardineiro é Jesus, e as árveres somos nozes...” (Juízes 9:8,9)

Clique para: Ver
phpBB [video]
CIPRIANO
Forista
Forista

Data de registro: 05 Mai 2011 21:57
Localidade: Acre

Nova mensagempor Jorge em 09 Mai 2011 09:10

Conheço pessoas dentro da organização que tem filhos com síndrome. E são pais que pensam em conduzir os filhos até o batismo.
    Conhecereis a internet e a internet vos libertará.
. - Jorge
Jorge
Forista
Forista

Data de registro: 14 Dez 2010 11:07

Nova mensagempor sidhiresus em 09 Mai 2011 09:50

Esse erro da revista referente ao uso da palavra me lembrou o fato de que tjs dizem que essas publiçações são provisões de Jeová, engraçado que quando há um erro como esse o erro não é dele mas sim do redator, ou seja humano.
sidhiresus
Administrador
Administrador

Data de registro: 01 Nov 2008 09:15
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Rogério em 09 Mai 2011 10:12

O que está acontecendo?

2 São Minhas Hipóteses:

- Nova abordagem para dar um ar menos sacal a revista. :|

- Esqueceram de fazer isso! :mrgreen:

:soldier7:
(^_^)
Rogério
Forista
Forista

Data de registro: 15 Nov 2008 17:36

Nova mensagempor Underline em 09 Mai 2011 22:38

Rogério escreveu:
O que está acontecendo?

2 São Minhas Hipóteses:

- Nova abordagem para dar um ar menos sacal a revista. :|

- Esqueceram de fazer isso! :mrgreen:

:soldier7:

É verdade Rogério. A organização é muito diferente do que era antes. Está irreconhecível para quem se manteve distante e agora quer voltar. É praticamente outra religião.
Underline

Nova mensagempor piccola colibri em 10 Mai 2011 08:51

Conversando com um casal antigo 'na verdade' eles me comentaram exatamente o que disse o Underline: a sociedade hoje está muito mais branda do que era antigamente. Antes os ensinos eram voltados para o ataque a ensinamentos falsos e hoje prevalece o amor e a parte boa de se seguir a bíblia.

Minha visão kardecista me diz que isto é resultado do salto evolutivo que fará o planeta, onde aprenderemos pelo amor e não pela dor mais.

Vá saber a real razão disto....
'Mas tudo evolui, não há realidades eternas; tal como não há verdades absolutas!' (Nietzsche)

'Não há como ensinar o outro a escolher, toda a escolha depende da capacidade de suportar perdas.' (Carpinejar)
piccola colibri
Forista
Forista

Data de registro: 05 Abr 2009 14:56

Nova mensagempor Poltergeist em 10 Mai 2011 09:12

Só faltou dizer que foi Jeová quem os fez assim e que, se estivessemos em Israel eles estariam à margem da sociedade:

Êxodo Ex 4:11 escreveu:"E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? Ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR?"

Levítico 21:18-23 escreveu:"Pois nenhum homem em quem houver alguma deformidade se chegará: como homem cego, ou coxo, ou de nariz chato, ou de membros demasiadamente compridos, ou homem que tiver o pé quebrado, ou quebrada a mão, ou corcovado, ou anão, ou que tiver belida no olho, ou sarna, ou impigens, ou que tiver testículo quebrado. Nenhum homem da semente de Arão, o sacerdote, em quem houver alguma deformidade, se chegará para oferecer as ofertas queimadas do SENHOR; falta nele há; não se chegará para oferecer o pão do seu Deus. O pão do seu Deus, das santidades de santidades e das coisas santas, poderá comer. Porém até ao véu não entrará, nem se chegará ao altar, porquanto falta há nele, para que não profane os meus santuários; porque eu sou o SENHOR que os santifico."
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: viewtopic.php?f=2&t=3230
Poltergeist
Forista
Forista

Data de registro: 26 Fev 2009 16:57
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Underline em 04 Jul 2011 16:54

piccola colibri escreveu:Conversando com um casal antigo 'na verdade' eles me comentaram exatamente o que disse o Underline: a sociedade hoje está muito mais branda do que era antigamente. Antes os ensinos eram voltados para o ataque a ensinamentos falsos e hoje prevalece o amor e a parte boa de se seguir a bíblia.

Minha visão kardecista me diz que isto é resultado do salto evolutivo que fará o planeta, onde aprenderemos pelo amor e não pela dor mais.

Vá saber a real razão disto....

No caso da Torre de Vigia, acredito que seja apenas mais uma estratégia de marketing, como quando os evangélicos começaram a reclamar que as testemunhas de Jeová não reconheciam Jesus e eles foram obrigados a considerá-lo mais em seus artigos e nas abordagens de serviço de campo.
Underline

Nova mensagempor André Felix em 04 Jul 2011 18:59

Na minha opinião a Torre sempre tratou casos assim com o máximo respeito, em especial em Despertai!, que é uma publicação com um estilo bem parecido com a revista Reader's Digest. Expressões politicamente corretas são comuns em Despertai e nem todos os artigos terminam mencionando o "Novo Mundo". Sempre foi assim.

Eu lembro que logo no início da epidemia de AIDS muitas publicações respeitáveis chamavam a doença de "peste gay", mesmo revistas como Veja, ao passo que Despertai! nunca aprovou essa expressão.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
André Felix

Data de registro: 01 Nov 2008 08:42

Retornar para Publicações