Paulo leu os evangelhos? : Religiões, Crenças & Teologia
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Paulo leu os evangelhos?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.

Paulo leu os evangelhos?

Nova mensagempor Jerry em 09 Fev 2011 16:34

A tendêcia natural é responder que sim. Afinal, a própria disposição de suas cartas no Novo Testamento, após os quatro evangelhos, sugere isso. E temos até a impressão de que quando Paulo enviou suas cartas às diversas igrejas - ou congregações -, os evangelhos já eram difundidos e lidos entre aqueles grupos.

Mas...

Mas Paulo morreu por volta de 64 d.C., ou seja, cerca de trinta anos após a morte de Jesus. Ora, geralmente se aceita que o primeiro evangelho foi escrito pelo menos quarenta anos após a morte de Cristo.¹ Ou seja: Paulo não conheceu os evangelhos, e é portanto o fundador do cristianismo, uma vez que a tradição escrita sobre a vida e os ensinamentos do Cristo só foi produzida após a escrita de suas cartas. Claro que havia relatos orais sobre Jesus, repassados boca-a-boca - o que até deve ter contribuído para aumentar o mito. Mas o ponto que quero focar é: Paulo estabeleceu doutrinas cristãs antes mesmo de os evangelhos serem escritos, lidos e meditados. Numa igreja cristã primitiva lia-se muito mais Paulo do que os evangelhos, difundidos posteriormente.

Quais as implicações disso? O mais imediato é que, diferentemente do que pensam os cristãos self service, era impensável no primeiro século um cristianismo baseado apenas nos evangelhos. As igrejas seguiam as orientações de Paulo, uma vez que suas cartas passaram a circular entre elas, e muito antes que os evangelhos. Haveria outras implicações?

¹ARIAS, Juan. Jesus, esse grande desconhecido. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p. 95.
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Jerry
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 01:37

Re: Paulo leu os evangelhos?

Nova mensagempor jpsouzamatos em 09 Fev 2011 16:37

os evangelhos mais antigos são do ano 180 EC :2
Clique para: Ver
jpsouzamatos
Forista
Forista

Data de registro: 04 Jan 2011 22:14
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor Poltergeist em 09 Fev 2011 16:40

O que a Torre diz disso? Qual as datas que ela defende para as cartas de Paulo e dos evangelhos (preguiça mode on)
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: viewtopic.php?f=2&t=3230
Poltergeist
Forista
Forista

Data de registro: 26 Fev 2009 16:57
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Jerry em 09 Fev 2011 16:45

Poltergeist escreveu:O que a Torre diz disso? Qual as datas que ela defende para as cartas de Paulo e dos evangelhos (preguiça mode on)

Segundo o "Toda Escritura":

Mateus: c. 41 EC
Marcos: c. 60–65 EC
Lucas: c. 56–58 EC
João: c. 98 EC

As primeiras cartas paulinas teriam sido escritas a partir do ano 50, segundo a Torre. E ela diz que Paulo morreu pouco depois de 65 EC (Estudo Perspicaz).
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Jerry
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 01:37

Nova mensagempor jpsouzamatos em 09 Fev 2011 16:47

Jerry escreveu:Segundo o "Toda Escritura":

Mateus: c. 41 EC
Marcos: c. 60–65 EC
Lucas: c. 56–58 EC
João: c. 98 EC

As primeiras cartas paulinas teriam sido escritas a partir do ano 50, segundo a Torre. E ela diz que Paulo morreu pouco depois de 65 EC (Estudo Perspicaz).

Só que os manuscritos + antigos são do ano 180 e ninguem falava na existencia desses livros antes disso, havia um silencio histórico total sobre o assunto :2
jpsouzamatos
Forista
Forista

Nova mensagempor Ben em 09 Fev 2011 16:48

Não corrobora essa linha de raciocínio:

Estudo Perspicaz das Escrituras - volume 2

*** it-2 p. 8 Escrituras Gregas Cristãs ***
Os livros das Escrituras Gregas Cristãs, alistados segundo o ano aproximado (EC) em que foram escritos, são como segue: Mateus, 41; 1 e 2 Tessalonicenses, 50 e 51; Gálatas, 50-52; 1 e 2 Coríntios, 55; Romanos, 56; Lucas, 56-58; Efésios, Colossenses, Filêmon, Filipenses, 60-61; Hebreus, Atos, 61; Tiago, antes de 62; Marcos 60-65; 1 Timóteo, Tito, 61-64; 1 Pedro, 62-64; 2 Pedro, 64; 2 Timóteo, Judas, 65; Revelação (Apocalipse), 96; João e 1, 2, 3 João, 98. Este período de menos de 60 anos é um contraste bastante grande com os quase 11 séculos que levou para completar as Escrituras Hebraicas.

Poltergeist escreveu:O que a Torre diz disso? Qual as datas que ela defende para as cartas de Paulo e dos evangelhos (preguiça mode on)
"A quantidade de alimentos necessária para cada ser humano é aquela que cabe na concavidade de suas mãos unidas" - Buda
Ben
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 17 Nov 2008 12:05

Nova mensagempor jpsouzamatos em 09 Fev 2011 16:51

Ben escreveu:Este período de menos de 60 anos é um contraste bastante grande com os quase 11 séculos que levou para completar as Escrituras Hebraicas.

Os monges tiveram do seculo 4(epoca em que a igreja catolica se tornou religião oficial de roma) até o seculo 16(epoca que lutero traduziu a bíblia) tempo suficiente para falsificar, acrescentar e apagar coisas no novo testamento a bel prazer :2
jpsouzamatos
Forista
Forista

Nova mensagempor Ben em 09 Fev 2011 16:56

Macacos me mordam! Eu não escrevi essa tranqueira aeh abaixo. Vc é monge, por acaso? :lol: :lol:

jpsouzamatos escreveu:
Ben escreveu:Este período de menos de 60 anos é um contraste bastante grande com os quase 11 séculos que levou para completar as Escrituras Hebraicas.

Os monges tiveram do seculo 4(epoca em que a igreja catolica se tornou religião oficial de roma) até o seculo 16(epoca que lutero traduziu a bíblia) tempo suficiente para falsificar, acrescentar e apagar coisas no novo testamento a bel prazer :2
"A quantidade de alimentos necessária para cada ser humano é aquela que cabe na concavidade de suas mãos unidas" - Buda
Ben

Nova mensagempor Ben em 09 Fev 2011 16:58

Caracas! Os velhinhos do Brooklyn me passaram uma rasteira. O trecho é do Perspicaz e não meu. :lol:

Ben escreveu:Macacos me mordam! Eu não escrevi essa tranqueira aeh abaixo. Vc é monge, por acaso? :lol: :lol:

jpsouzamatos escreveu:

Ben

Nova mensagempor jpsouzamatos em 09 Fev 2011 17:10

Ben escreveu:Caracas! Os velhinhos do Brooklyn me passaram uma rasteira. O trecho é do Perspicaz e não meu. :lol:

Ben escreveu:Macacos me mordam! Eu não escrevi essa tranqueira aeh abaixo. Vc é monge, por acaso? :lol: :lol:

jpsouzamatos escreveu:

Desculpa Ben erros assim acontecem :fr1end:
jpsouzamatos
Forista
Forista

Nova mensagempor Ben em 09 Fev 2011 17:26

Só não entendo o seguinte. Parece que falta algumas pedras nessa estória de falsificação. Os monges, a ICAR, os imperadores, etc... tiveram tanto tempo, mas tanto tempo para criar uma estória e por quê, diabos, muita coisa não faz sentido, por quê não sumiram de vez com todos os Evangelhos e criaram apenas 1 Evangelho com uma super estória? Esse lance de remendar, escrever muito gera muito mais possibilidade de se errar, de ser pego, etc... E ainda tem o lance de que a ICAR faz a maioria das coisas contrárias do que está nas Escrituras Gregas Cristãs, e isso levou a alguns de seus próprios membros a se rebelar, como por exemplo, Lutero. Acho que esses caras não criaram, mas falsificaram para manter o poder mesmo que fosse contrariando tudo o que está escrito. Não faz sentido. Basta ler, mesmo que desconsiderando possíveis erros dos escritos com a postura oficial da Igreja, principalmente em assuntos financeiros, políticos, envolvimento em guerras, etc... Essa instituição no Ocidente, assim como aquelas suas "irmãzinhas" no Oriente são cobras das pior espécie.

Se eles falsificassem os escritos cristãos e agissem de acordo com os escritos eu entendeira, mas falsificaram os escritos e agem completamente ao contrário do que falsificaram. Basta ver o caso da Torre. Erraram muito, mas mal comparando seus erros são menores do que essas igrejas (note não estou defendendo ninguém) e mesmo assim muitos de seus membros e opositores descobriram esses erros, mesmo com o tal fingimento ainda agem segundo essas normas, mesmo que teatralmente. Mas e a ICAR e suas "amiguinhas"? Pelo que sei nunca viveram conforme o que está escrito, nem fingir nem teatralmente.

Bem, se houver algum tópico mais apropriado sobre esse assunto, vamos transferir a conversa para lá.

jpsouzamatos escreveu:
Ben escreveu:Caracas! Os velhinhos do Brooklyn me passaram uma rasteira. O trecho é do Perspicaz e não meu. :lol:

jpsouzamatos escreveu:

Desculpa Ben erros assim acontecem :fr1end:
Ben

Nova mensagempor jpsouzamatos em 09 Fev 2011 17:31

Eles falsificaram o novo testamento para criar uma doutrina que fosse atraente para o povão seguir não para a igreja, a igreja católica baseada no novo testamento ensina o amor ao próximo, o pagamento de impostos e a submissão as autoridades eclesiásticas, não porque ela segue isso, mas por que é vantajoso ter uma multidão submissa fazendo isso.
jpsouzamatos
Forista
Forista

Nova mensagempor The Pilgrim em 09 Fev 2011 18:12

Ótimo Jerry! Particularmente eu já tinha notado esse “detalhe”. Mas é bom ser trazido à tona aqui no fórum.

Pois bem. Para quem ainda não entendeu, um resuminho:

Paulo ‘morreu’ na década de 60 d.C. Trinta anos depois de Jesus ter sido morto. Como sabemos que ele não leu os evangelhos?

Vamos deixar as datas meladas da Torre de lado. Nos apeguemos a datas mais bem concluídas e comportadas.

Mateus = ~ 70 d.C
Marcos = ~ 70 d.C
Lucas = ~ 80 d.C (Mas pode ir até 130 d.C!)
João = ~ 85 d.C (Mas pode ir até 100 d.C!)

E as cartas de Paulo? Vejamos as mais antigas.

Romanos = ~ 50 d.C
I e II Corintios = ~ 50 d.C
Gálatas = ~ 55 d.C
I e II Tessa. = ~ 50 d.C

Para mim não há datação que me convença e que me faça ter credibilidade na Bíblia, mas me volto para quem crê nisso tudo. Como vemos, nenhum evangelho existia antes da escrita das várias epístolas paulinas. Como disse Juan Arias, Paulo era o verdadeiro ditador do cristianismo muito antes dos quatro evangelhos tomarem a frente na ordem de páginas das Bíblias.

E isso não é nem a ponta do iceberg!

Valeu Jerry!
Muito além da Torre de Vigia e das religiões há uma verdadeira Matrix na qual a humanidade jaz.
The Pilgrim
Forista
Forista

Data de registro: 27 Jan 2010 16:32

Nova mensagempor chamusca em 09 Fev 2011 18:20

Muito bom, Jerry... de vez em quando vc descobre pérolas como essa; continue assim.

Um abraço.

d:7 d:7 d:7
"Se víssemos realmente o Universo, talvez o entenderíamos." Borges
chamusca
Forista
Forista

Data de registro: 16 Nov 2008 12:07

Nova mensagempor corvo em 09 Fev 2011 18:38

De qulaquer jeito...otimo topico!
corvo
Forista