Minha apresentação: "Ni Ngongo" : Apresentações
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Minha apresentação: "Ni Ngongo"

Espaço para os foristas se apresentarem e mostrarem suas expectativas e depoimentos.

Apresente-se aqui e receba as boas vindas!

Minha apresentação: "Ni Ngongo"

Nova mensagempor Ni Ngongo em 04 Mai 2010 11:57

Olá pessoal,
Um abraço à todos vocês.
Finalmente estou começando a andar com os meus próprios pés e coordenando minhas atitudes com minhas próprias faculdades mentais. Farei meu próprio trajecto e assumir as consequências que daí advirem.
Tive primeiro contacto com os TJs por volta de 1996 quando fui convidado a acompanhar os estudos do meu melhor amigo na altura no livro "histórias bíblicas". Bonitinho que era não resisti. Sempre gostei de aprender coisas novas, então aceitei. Tinha 12 anos. Meu pai é indiferente a religião, pra minha mãe são caminhos distintos que levam ao mesmo Deus, portanto, vá onde te sintas melhor. Lá fui eu. Depois de algumas "histórias" passei a frequentar as reuniões. Fiquei fascinado. Duas horas de reunião e havia muita instrução comparando com as missas que eu ia em que eram mais cânticos e cânticos e pouca leitura, pouca explicação da bíblia. E mais: crianças e adultos se reuniam juntos. Eu detestava quando ia a missa e era encaminhado para a ala dos pequeninos e era só barulho. Aquele ambiente era perfeito.
No ano seguinte mudamos de residência. Perdi contacto com os TJ. Voltei para igreja de minha mãe e o contrataste era agora mais nítido ainda. Era tanta diferença que conclui que os dois caminhos não poderiam dar a um mesmo fim. Não coma sangue - pode comer sangue; Prega de casa em casa - não é necessário; natal é pagão - é o nascimento de cristo. Alguém necessariamente devia estar errado. Os argumentos TJs me conveceram. Fui atrás delas. Em 1999 tornei-me publicador e em 2001 batizei-me. Vieram os "privilégios": leitura de "a sentinela" e do "livro", cuidar do som e partes e mais partes. Era o servo não designado.

Meu sentido crítico começou a se tornar evidente e a aumentar com o tempo. O que não começou a encaixar era a conformidade de grupo a que estávamos sujeitos até em questões que claramente eram de escolha pessoal: uso de barba, a medida do corte de cabelo, uso de gravata (sou angolano, é mais calor que outra coisa), se ancião presidente fala é lei de Jeová. Designaram-me uma parte com fonte no livro "raciocínios". O mesmo tema também aparecia em uma despertai. Juntei as duas matéria e apliquei à congregação de maneira específica. Lá o dirigente da escola sobe na tribuna e diz que não li os textos conforme a ordem em que aparecem no livro "raciocínios" (tipo: li mateus antes de lucas, ou efésios antes de revelação). Meu Deus!!!

Outro problema: hipocrisia. O circuito vem no mês que vem e chovem as visitas aos "inativos", aos "fracos". Aparecem as melhores peças para decoração do salão. Até o presidente vai limpar o salão. Os atrasados chegam a horas. Um irmão do Brasil foi designado Distrito em Angola. Fez um discurso público em uma assembleia. Devido ao calor não usou casaco. Na semana seguinte o presidente de minha congregação, pela primeira vez, subiu a tribuna sem casaco. Disse-nos quando o confrontamos: novo entendimento. Pasmei!! Era necessário alguém do outro lado do oceano para vocês liberarem isso?? Estava na cara de todo mundo qual a origem do novo entendimento. Porquê as aparências!!??

O mais letal das minhas inquietações eram as interpretações forçadas, muito forçadas: Cálculo de 607 a 1914. Nunca engoli: 7 tempos = 7 anos; 1 ano = 360 dias; 7 anos = 2520 dias; 1 dia = 1 ano ; como???? se já se estipulou que 1 ano = 360 dias????
Como alguém sabe que é ungido??? Romanos 8:16,17 era muito simplista. Em todas as comemorações que assistia era o único texto relevante. Comooo??? Para um assunto tão crucial apenas dois versículos??? Todos que foram ungidos, no sentido bíblico, realizaram obras além da capacidade de um homem comum. EX: Sansão e Davi mataram um leão, outros derrotaram inimigos poderosos; Jesus é sabido; os apóstolos falaram em línguas que não conheciam antes, realizaram milagres. O que de extraordinário fazem os ungidos actuais desde Russell??? Pregação? também faço. Enfrentar perseguição? o ancião presidente enfrentou e não é ungido; sem contar com os recém ungidos que nem guerras fugiram.
Mas Jeová clareiará qualquer dúvida no seu tempo devido. Lá continuei eu, pregando, acreditando. Eu estava na verdade, era o que importava. O resto é secundário.
Mas o tempo nunca chegava. Não questione. Olhe Corá, Datâ e Abirão e seus capangas!!! Eram artigos e mais artigos e sempre a mesma coisa. Nada de mais profundo. Tudo superfície. O zelo por si mesmo desvanece. Só se é jovem uma vez. Não vale a pena puxar saco com estes mais velhos. Vamos curtir, mas no limite. Garotas entraram na lista. Dentre elas a sobrinha do presidente. Fui desassociado (a meio de 2007). Houve muita comoção entre os jovens que me tinham como modelo. Decidi que teria de voltar o mais rápido possível. Assistia à todas reuniões.
Num belo dia, um colega meu (TJ) tinha dificuldades de acessar à internet de sua estação de trabalho e veio á mim. Pretendia baixar a biblioteca actualizada. Qual era o site?? INDICETJ.COM. Que site é este?? A torre abriu uma nova página? Pus-me a ler e fiquei chocado no principio. Quem ousaria desafiar a verdade óbvia? Li os artigos do site e de outros: mentes bereanas, o sentinela, irmão brasileiro, ordracir... Livros do Raymond Franz, Carl Olof, Onde a grande multidão serve a Deus?...Rendi-me! Pela primeira vez vi porque não engolia muitos ensinos TJs. Estão errados ou fora da razão e da lógica. O pior é o dogmatismo com relação aos mesmos. Me convenci que é uma religião como as outras. Surgiu o dilema: volto pra elas ou não? Voltei no final de 2009. De lá pra cá nunca fui de casa em casa e reunião vou uma vez ou outra.
Acompanho o forum desde então e decidi participar. Meu objectivo é sempre crescer em conhecimento.
Estou pretendendo estudar a canonicidade da bíblia. Afinal, que critérios foram usados para se determinar que livro é ou não inspirado? Qual o contexto histórico da época? Qual a motivação e os fins que se pretendia alcançar? Francamente, muitos livros não deviam constar na bíblia mesmo que este pretendesse ser apenas uma colecção de livros de boa moral.

Abraços!
Ni Ngongo
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 02 Mai 2010 08:06

Re: Minha apresentação: "Ni Ngongo"

Nova mensagempor Poltergeist em 04 Mai 2010 12:06

Seja bem-vindo Ni Ngongo!

E dá-lhe África! :D2
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: viewtopic.php?f=2&t=3230
Poltergeist
Forista
Forista

Data de registro: 26 Fev 2009 16:57
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor alexandra em 04 Mai 2010 12:11

Seja muito bem vindo Ni ngongo :4
alexandra
Forista
Forista

Data de registro: 01 Jun 2009 12:33

Nova mensagempor moriphir em 04 Mai 2010 12:12

Bem vindo ao fórum e a realidade.

Aqui no Brasil sei que a gente tem que usar paletó faça o calor que fizer.
Não sei se já respondeu a enquete mas se não fez esta ai o link: viewtopic.php?f=24&t=4811

Abraço.
Morituri te salutant
moriphir
Forista
Forista

Data de registro: 29 Mar 2010 15:16

Nova mensagempor André Felix em 04 Mai 2010 12:18

Bem vindo!

O seu relato é muito interessante pois apresenta uma tomada gradual de consciência, de auto-crítica. Raramente uma testemunha de Jeová tem coragem de confrontar as suas convicções pois a maioria acaba se acomodando. E você parece ter gosto por pesquisa, o que é muito positivo.
Pesquisar como foram escolhidos os livros canônicos da Bíblia bem como o contexto histórico do processo dessa escolha é uma excelente idéia. Dificilmente uma pessoa que faz uma pesquisa imparcial sobre o assunto, consultando obras reconhecidamente acadêmicas, cai vítima novamente das seitas cristãs.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
André Felix
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 01 Nov 2008 08:42

Nova mensagempor Abenildo em 04 Mai 2010 12:26

Seja muito bem vindo Ni Ngongo!!!!
Mais um filho da Mãe África em nossa casa!!! Maravilha!!!
Sinta-se em casa!
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
Abenildo
Administrador
Administrador

Data de registro: 01 Nov 2008 06:37

Nova mensagempor Sherazade em 04 Mai 2010 12:42

Seja muito bem vindo! :8
Não me vejo feito fera, muito menos anjo_Zé Ramalho
Sherazade
Forista
Forista

Data de registro: 19 Abr 2009 17:48

Nova mensagempor kooboo em 04 Mai 2010 12:43

Ni Ngongo,
bem ao forum!
e melhor ainda, bem vindo ao mundo real!
Com seus proprios estudos vai descobrir muito mais que com o "alimento no tempo apropriado" da Torre.
[]'s
kooboo

Imagem
kooboo
Moderador
Moderador

Data de registro: 01 Nov 2008 13:22
Localidade: Minas Gerais

Nova mensagempor carminha em 04 Mai 2010 12:57

Bem vindo!
"Temos o direito de ser iguais, sempre que a diferença nos inferioriza, temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza." (Boaventura de Souza Santos)

http://twitter.com/#!/CarminhaGNR
carminha
Forista
Forista

Data de registro: 03 Nov 2008 07:37

Nova mensagempor ELLIPSIS em 04 Mai 2010 15:25

Ni Ngongo,

Seja muito bem vindo.É um prazer ter você aqui.

Sinta-se à vontade, e disponha.

d:8 d:8 d:8
Imagem
MEU BLOG

Aquele que busca a verdade deve, tanto quanto possível, duvidar de tudo. **DESCARTES**
ELLIPSIS
Moderador
Moderador

Data de registro: 24 Ago 2009 16:24

Nova mensagempor pascoalnaib em 04 Mai 2010 16:01

Seja muito bem vindo e fique a vontade para postar e participar! :D1
pascoalnaib
Administrador
Administrador

Data de registro: 31 Out 2008 15:34
Localidade: Ceará

Nova mensagempor Ana Paula em 04 Mai 2010 16:25

Seja muito bem vindo!!
Tenho certeza que vai gostar do Fórum!
beijos

"Os grandes desapontamentos criam grandes críticos. Alguns profissionalizam-se, outros não"
Elanklever
Ana Paula
Forista
Forista

Data de registro: 27 Abr 2009 16:54

Nova mensagempor Adriano em 04 Mai 2010 16:28

Ni Ngongo escreveu:Olá pessoal,
Estou pretendendo estudar a canonicidade da bíblia. Afinal, que critérios foram usados para se determinar que livro é ou não inspirado? Qual o contexto histórico da época? Qual a motivação e os fins que se pretendia alcançar? Francamente, muitos livros não deviam constar na bíblia mesmo que este pretendesse ser apenas uma colecção de livros de boa moral.
Abraços!

Seja bem vindo meu caro.....Teu pensamento critico é tua salvação amigo....e este segundo passo referente a canonicidade da bíblia, com certeza vai te conduzir ao que é óbvio.....

Em tempo: o quer dizer "Ni Ngongo"

Abraços
Tudo é questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo
Adriano
Forista
Forista

Data de registro: 18 Mai 2009 14:56

Nova mensagempor Pássaro em 04 Mai 2010 17:51

Bem vindo companheiro do além mar!
O barco da torre tá afundando?
Pássaro
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 07:45

Nova mensagempor Questionador TJ em 06 Mai 2010 18:23

Seja realmente bem vindo Ni Ngongo.

existem muitos topicos para aprofundar no tal livro dito sagrado que chamam de bíblia.
Questione sempre...

MAGOE-ME COM A PIOR VERDADE...
... MAS NÃO ME ILUDA COM A MELHOR MENTIRA!

(Não consegui confirmar o autor.)
Questionador TJ
Forista
Forista

Data de registro: 26 Dez 2008 13:42

Próximo

• Tópicos Similares
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Retornar para Apresentações