Ajudar alguém que pertence a seita : Apresentações
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Ajudar alguém que pertence a seita

Espaço para os foristas se apresentarem e mostrarem suas expectativas e depoimentos.

Apresente-se aqui e receba as boas vindas!

Ajudar alguém que pertence a seita

Nova mensagempor xerife87 em 30 Dez 2016 23:12

Primeiramente boa noite galera, eu sou novato aqui no fórum a mais ou menos uns 3 meses eu venho lendo alguns posts aqui, e me surpreendendo com cada tópico lido, Não faço parte de nenhuma religião, mas acredito em Deus, então indo direto ao assunto:

A mais ou menos de 2 anos conheci uma amiga num grupo de whatsapp onde nos reuníamos pra ver os jogos do nosso time, sempre tivemos uma amizade muito boa, ate que mais ou menos em dezembro do ano passado, ela me contou que tava estudando com as TJ, ela me contou depois que eu fui desejar feliz natal pra ela e tal, ai me disse que não comemora mais natal e nem ano novo, ate ai tudo bem, achei normal, eu achava que era uma religião como qualquer outra. Alguns meses se passaram e não tinha mudado muito, ate que ela saiu do grupo do whats, não parou de conversar comigo, mas também, ta bem diferente de antes, foi ai que me deu a curiosidade de pesquisar mais a fundo sobre a religião e percebi o quanto perigosa é, e as fontes de pesquisa não inclui apenas esse fórum, as próprias publicações deles já é algo preocupante, o curso superior que ela fazia, ela trancou (não sei se foi por causa da religião, achei melhor não perguntar).Emfim existe algo a se fazer?
xerife87
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 22 Nov 2016 12:16
Localidade: Não quero responder

Re: Ajudar alguém que pertence a seita

Nova mensagempor Lipe em 31 Dez 2016 12:28

Uma doutrina básica que as testemunhas são ensinadas é que não se deve ter amigos fora da Religião. Eles chamam os que não pertencem a Religião de "Más Associações". Infelizmente ela pode está sendo influenciada por esse pensamento.

Faculdades Também são fortemente criticadas pelas Testemunhas de Jeová. Eles dizem que o ambiente constante com quem não serve a Deus enfraquece a fé e que o tempo deveria ser melhor gasto, pregando de casa em casa, pois segundo eles o fim está muito próximo!

Sabe informar se ela é Batizada? Tudo dependerá dela.. A religião tem inúmeros erros e um passado cheio de falsas profecias e erros doutrinais ridículos, como por exemplo usar pirâmides para interpretar textos bíblicos.

Você pode dizer que está preocupado com ela, pois soube de algumas coisas ruins que são praticadas pela religião e pode mostrar a os erros dá Seita. Aqui no fórum temos um vasto material crítico as Testemunhas, que você poderá utilizar..

Um abraço e felicidades!
"A ridícula situação de alguém que critica o que confessa nunca ter lido, já é suficiente para desqualificar a sua crítica."
- Voltaire -
Lipe
Forista
Forista

Data de registro: 04 Out 2016 12:59

Nova mensagempor Mentalista em 31 Dez 2016 12:33

Veja o que diz o capítulo 1 do Bíblia Ensina, uma publicação das TJs que é usada para "ensinar" as pessoas nas casas delas:

Código: Selecionar tudo
22 À medida que você aprender mais sobre a Bíblia, talvez descubra que [u]algumas pessoas bem-intencionadas o pressionarão a parar de estudá-la. Talvez temam que você mude suas crenças. Mas não permita que ninguém o impeça de cultivar a melhor amizade que se pode ter.[/u]

23 Naturalmente, haverá coisas que, de início, você não vai entender muito bem. Pode ser um pouco embaraçoso pedir ajuda, mas não permita que o constrangimento o impeça de fazer isso.[...]

É por isso que a situação de quem quer ajudar um amigo que está se tornando TJ fica complicada. Mesmo que você pareça bem-intencionado, a pessoa entrou num processo pesado de doutrinação e é estimulada a acreditar que você é, mesmo que não perceba, uma ferramenta do Diabo para desencaminhá-la da fé. Afinal, na doutrina delas, tudo o que não é de Deus (leia-se "não é das TJs") é do "mundo" (leia-se "Diabo").

Em resumo, esse é um dos motivos para ser difícil ajudar alguém na situação. Mas não é impossível.

Para começar, talvez seja útil você entender como funciona a mente de alguém que está sendo controlado mentalmente. Um ponto de partida é saber como identificar uma seita:
http://observatoriojw.org/post/234
http://observatoriojw.org/post/247

Daí você pode começar a ver coisas mais específicas sobre as TJs.

O que a liderança delas não conta aos seus membros nem a ninguém:
http://observatoriojw.org/post/253

Como elas usam de falácias para enganar as pessoas:
http://observatoriojw.org/post/260

Daí você pode começar a pesquisar sobre as inúmeras contradições nas publicações delas. Por exemplo, veja essa:
http://observatoriojw.org/post/250

No link abaixo, você encontrará várias citações de publicações das TJs contendo contradições ou absurdos, mudanças nas crenças etc:
http://observatoriojw.org/pag/cats/citações

Talvez você perceba que sua amiga não quer saber de verificar a religião em que ela se meteu. Daí você pode mostrar que a própria religião dela já recomendou isso. Exemplos encontrados nas publicações delas:

"Naturalmente, as pessoas inteligentes começam a perguntar-se quantos dos outros ensinos religiosos de sua igreja podem realmente suportar um exame cabal com a ajuda da Bíblia."

"Se for membro dum grupo religioso e desejar estar seguro da religião certa, naturalmente examinará primeiro sua própria religião."

'“Estreito é o portão e apertada a estrada que conduz à vida, e poucos são os que o acham.” As Testemunhas de Jeová crêem que o encontraram. Se não fosse assim, procurariam outra religião.'

"Portanto, em vez de apenas dizer ‘estou satisfeito com a minha religião’, temos de nos certificar de que a nossa adoração atenda aos requisitos de Deus."

"As pessoas razoáveis concordam que o único método justo é examinar as provas de ambos os lados, tanto a favor como contra uma teoria discutida. É assim que se chega à verdade."

As fontes desses trechos e muitos outros trechos semelhantes você pode ver aqui:
http://observatoriojw.org/post/87
Mentalista
Forista
Forista

Data de registro: 08 Ago 2014 17:25
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor T.I.T.J em 31 Dez 2016 13:30

xerife87 escreveu:Primeiramente boa noite galera, eu sou novato aqui no fórum a mais ou menos uns 3 meses eu venho lendo alguns posts aqui, e me surpreendendo com cada tópico lido, Não faço parte de nenhuma religião, mas acredito em Deus, então indo direto ao assunto:

A mais ou menos de 2 anos conheci uma amiga num grupo de whatsapp onde nos reuníamos pra ver os jogos do nosso time, sempre tivemos uma amizade muito boa, ate que mais ou menos em dezembro do ano passado, ela me contou que tava estudando com as TJ, ela me contou depois que eu fui desejar feliz natal pra ela e tal, ai me disse que não comemora mais natal e nem ano novo, ate ai tudo bem, achei normal, eu achava que era uma religião como qualquer outra. Alguns meses se passaram e não tinha mudado muito, ate que ela saiu do grupo do whats, não parou de conversar comigo, mas também, ta bem diferente de antes, foi ai que me deu a curiosidade de pesquisar mais a fundo sobre a religião e percebi o quanto perigosa é, e as fontes de pesquisa não inclui apenas esse fórum, as próprias publicações deles já é algo preocupante, o curso superior que ela fazia, ela trancou (não sei se foi por causa da religião, achei melhor não perguntar).Emfim existe algo a se fazer?

Eu acredito que como ela ainda está no processo de estudo seja mais fácil de ajudá-la, faça pesquisas sobre assuntos doutrinários que são controversos entre as TJ, Transfusão de sangue é um exemplo, vacinação é outro, as datas falhas para o fim...Como disse o Lipe, aqui você vai encotrar muito material crítico sobre as TJ...Espero que consiga abrir os olhos dela antes que seja tarde demais...

Se ele chegar ao batismo esteja certo que vocês não serão mais amigos, pois você é do "mundo", assim são encarados todos os de fora da religião...
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
T.I.T.J
Forista
Forista

Data de registro: 29 Ago 2016 21:24
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Aribagachi em 31 Dez 2016 14:21

Talvez voce possa entrar com alguns "trocadilhos" de forte impacto, que a obrigue conversar como você tipo:

1- Oi. E ai? Você ja se tornou uma Russelita?
2- Fiquei sabendo que quem entra para religião de Russell, não mode mais estudar. Foi por isso que voce deixou a faculdade?
3- Você vai continuar sendo minha amiga? Pergunto porque fiquei sabendo que quem entra para essa seita abandona os amigos e a familia...

Etc, etc... Veja que são perguntas "carregadas" e que leva a impressão de que você está mal informado na ótica dela, o que a pode levar, por questão de defesa da fé, dialogar com você.
Dai então, se o diálogo é pelo What, podemos ajuda-lo a ajudá-la em temas mais pertinentes.
A ESCRITA é a maior invenção da humanidade, sendo o "contexto" a segunda maior...
Aribagachi
Forista
Forista

Data de registro: 06 Nov 2008 18:44

Nova mensagempor xerife87 em 31 Dez 2016 15:00

Lipe escreveu:Uma doutrina básica que as testemunhas são ensinadas é que não se deve ter amigos fora da Religião. Eles chamam os que não pertencem a Religião de "Más Associações". Infelizmente ela pode está sendo influenciada por esse pensamento.

Faculdades Também são fortemente criticadas pelas Testemunhas de Jeová. Eles dizem que o ambiente constante com quem não serve a Deus enfraquece a fé e que o tempo deveria ser melhor gasto, pregando de casa em casa, pois segundo eles o fim está muito próximo!

Sabe informar se ela é Batizada? Tudo dependerá dela.. A religião tem inúmeros erros e um passado cheio de falsas profecias e erros doutrinais ridículos, como por exemplo usar pirâmides para interpretar textos bíblicos.

Você pode dizer que está preocupado com ela, pois soube de algumas coisas ruins que são praticadas pela religião e pode mostrar a os erros dá Seita. Aqui no fórum temos um vasto material crítico as Testemunhas, que você poderá utilizar..

Um abraço e felicidades!

Foi batizada recentemente. mais ou menos 1 mês, talvez eu não deixei claro no texto, ela começou a estudar no fim do ano passado, no caso 2015.
xerife87
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Nova mensagempor xerife87 em 31 Dez 2016 15:01

T.I.T.J escreveu:
xerife87 escreveu:Primeiramente boa noite galera, eu sou novato aqui no fórum a mais ou menos uns 3 meses eu venho lendo alguns posts aqui, e me surpreendendo com cada tópico lido, Não faço parte de nenhuma religião, mas acredito em Deus, então indo direto ao assunto:

Eu acredito que como ela ainda está no processo de estudo seja mais fácil de ajudá-la, faça pesquisas sobre assuntos doutrinários que são controversos entre as TJ, Transfusão de sangue é um exemplo, vacinação é outro, as datas falhas para o fim...Como disse o Lipe, aqui você vai encotrar muito material crítico sobre as TJ...Espero que consiga abrir os olhos dela antes que seja tarde demais...

Se ele chegar ao batismo esteja certo que vocês não serão mais amigos, pois você é do "mundo", assim são encarados todos os de fora da religião...

talvez eu não tenha deixado claro no texto, mas ela se batizou faz mais ou menos 1 mês, e começou a estudar no fim do ano passado, no caso 2015.
xerife87
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Nova mensagempor Aribagachi em 31 Dez 2016 15:36

Agora ficou mais complicado.

Ela sabe que, se lhe der ouvidos e for influenciada de modo a sair da Seita, perderá, para sempre, todos os amigos que ela conquistou lá dentro [ e parentes também, caso tenha]...
Os alertas são mais efetivos enquanto a pessoa ainda está estudando com eles, enquanto os pensamentos ainda são livres.
A ESCRITA é a maior invenção da humanidade, sendo o "contexto" a segunda maior...
Aribagachi
Forista
Forista

Data de registro: 06 Nov 2008 18:44

Retornar para Apresentações