Seria a "costela de Adão" os cromossos XY? : Sociedade, Ciência & Política
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Seria a "costela de Adão" os cromossos XY?

Fatos da atualidade e do passado que contam as conquistas sociais, tecnológicas e as lutas constantes para uma sociedade mais justa e solidária.

Seria a "costela de Adão" os cromossos XY?

Nova mensagempor mayhra em 21 Fev 2012 13:52

Sabemos que os cromossomos sexuais masculinos são XY e os femininos XX.
Sendo o homem portador dos tipos X e Y e a mulher portadora tão somente do X,
será que a "costela" bíblica de Adão pode representar a "doação" do cromossoma X
para a mulher? Doação no sentido de que o cromossoma X é o que determina o sexo feminino
e o fenótipo feminino. Essa ideia me ocorreu ao estudar um pouco de genética. Pode até
ser uma bobagem, mas achei interessante que a "costela" de Adão pode representar uma
herança genética, mas isso para quem acredita que o surgimento da vida é de origem divina.

Dicionário Aulete

1. Cit. Gen. Componente do núcleo celular que contém a informação das características transmitidas hereditariamente

[F.: Do al. Chromosom; ver crom(o)-, -somo e -soma.]

Cromossomo, cromossoma sexual
1 Biol. Cromossomo cujos genes determinam o desenvolvimento dos órgãos genitais e dos caracteres sexuais secundários.

Cromossomo, cromossoma X
1 Cromossomo sexual que determina o desenvolvimento dos caracteres sexuais femininos.

Cromossomo, cromossoma Y
1 Cromossomo sexual que determina o desenvolvimento dos caracteres sexuais masculinos.

Read more: http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=a ... z1n2EzhIRV

Também acho interessante que em Gênesis diz:

E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
Gênesis 1:27

Quer dizer, o homem foi criado à imagem de Deus, macho e fêmea os criou. Quer dizer que ambos os sexos são à imagem de Deus.
Esse "a imagem" pode significar diferentes aspectos, mas não vou entrar nesse ponto. Apenas queria falar da costela como significando
uma mudança nos genes a partir do homem, sexo masculino.

─ Alguém entende algo de genética aí para comentar?
mayhra
Forista
Forista

Data de registro: 14 Dez 2011 21:12

Re: Seria a "costela de Adão" os cromossos XY?

Nova mensagempor Jerry em 21 Fev 2012 14:15

Poderíamos utilizar qualquer outro mito da criação e nos fazer a mesma pergunta.
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Jerry
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 01:37

Nova mensagempor gerom em 21 Fev 2012 14:18

Entendo apenas que essa estória de dias criativos, com inversões, criação do homem e da mulher é uma estória esquisita do ponto de vista científico. Se pelo menos fosse coerente e racional os dias criativos especificados na bíblia pode ser que Adão tivesse cedido uma costela para criar Eva, o que também parece muito esquisito, Deus tirar uma costela para tal fim. :mrgreen:
Editado pela última vez por gerom em 21 Fev 2012 14:22, num total de 1 vezes
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
gerom
Moderador
Moderador

Data de registro: 28 Jul 2010 11:54

Nova mensagempor Marujo em 21 Fev 2012 14:20

Nossa, nossa, assim você me mata...que coisa profunda heim...Dona Mayhra...

Na Kaballah Adam Harishom é o único homem criado à imagem do Criador antes da ocultação, que ao ser implantado na terra como humano foi multiplicado nos bilhões de seres humanos que o compõem independente de gênero, não sei o que ela ensina sobre a "costela" especificamente, fiquei curioso, vou atrás da informação.
Prefiro ser um apóstata para com uma religião mentirosa, do que ser um apóstata para com Deus.
Toda grande causa começa como (1) um movimento de idealistas, (2) vira um negócio ou meio de vida, e (3) finalmente degenera em uma quadrilha". Eric Hoffer
Marujo
Forista
Forista

Data de registro: 13 Mar 2010 14:48

Nova mensagempor mayhra em 21 Fev 2012 14:21

Jerry escreveu:Poderíamos utilizar qualquer outro mito da criação e nos fazer a mesma pergunta.

Tá, mas tem outro mito que fala em tirar uma parte do homem para formar a mulher?

Se sim, poderia me indicar o nome do texto, a fonte ou onde pesquisar?
mayhra
Forista
Forista

Nova mensagempor mayhra em 21 Fev 2012 14:30

Bah, Marujo, se puderes descobrir alguma coisa, gostaria muito, também tenho aprendido bastante com o judaísmo,
embora saiba muito pouco ainda.

Gerom, mas a costela aí não seria uma costela literal e sim a "costela" do par genético masculino (XY).

Repito que pode ser viagem na maionese, mas achei interessante, hehe. :mrgreen:
mayhra
Forista
Forista

Nova mensagempor _Kratos_ em 05 Abr 2012 03:03

mayhra escreveu:Sabemos que os cromossomos sexuais masculinos são XY e os femininos XX.
Sendo o homem portador dos tipos X e Y e a mulher portadora tão somente do X,
será que a "costela" bíblica de Adão pode representar a "doação" do cromossoma X
para a mulher? Doação no sentido de que o cromossoma X é o que determina o sexo feminino
e o fenótipo feminino. Essa ideia me ocorreu ao estudar um pouco de genética. Pode até
ser uma bobagem, mas achei interessante que a "costela" de Adão pode representar uma
herança genética, mas isso para quem acredita que o surgimento da vida é de origem divina.

Dicionário Aulete

1. Cit. Gen. Componente do núcleo celular que contém a informação das características transmitidas hereditariamente

[F.: Do al. Chromosom; ver crom(o)-, -somo e -soma.]

Cromossomo, cromossoma sexual
1 Biol. Cromossomo cujos genes determinam o desenvolvimento dos órgãos genitais e dos caracteres sexuais secundários.

Cromossomo, cromossoma X
1 Cromossomo sexual que determina o desenvolvimento dos caracteres sexuais femininos.

Cromossomo, cromossoma Y
1 Cromossomo sexual que determina o desenvolvimento dos caracteres sexuais masculinos.

Read more: http://aulete.uol.com.br/site.php?mdl=a ... z1n2EzhIRV

Também acho interessante que em Gênesis diz:

E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou.
Gênesis 1:27

Quer dizer, o homem foi criado à imagem de Deus, macho e fêmea os criou. Quer dizer que ambos os sexos são à imagem de Deus.
Esse "a imagem" pode significar diferentes aspectos, mas não vou entrar nesse ponto. Apenas queria falar da costela como significando
uma mudança nos genes a partir do homem, sexo masculino.

─ Alguém entende algo de genética aí para comentar?

Mayhra, essas definições estão longes de representarem a realidade. O cromossomo Y possui genes com fatores masculinizantes, mas jamais determinantes do sexo por si só. A grosso modo somos todos mulheres (considerando mulher ou fêmea como o indivíduo com capacidade de gerar descendentes). O Pênis é fomado pelos mesmos tecidos que compõem o clitóris e parte dos lábios vaginais, o testículo é do mesmo material que forma os ovários femininos, mas a presença desse cromossomo (Y) não garante a formação das características sexuais masculinas. A falta de outros genes, localizados nos cromossomos autossômicos (os outros 22 pares, no caso do ser humano) podem impedir a formação dessas características.
Existe vasta documentação a respeito de indivíduos com genótipo XY, porém com fenótipo feminino. Temos casos de indivíduos XXX (trissomia/Super Fêmea), X0 (monossomia / Síndrome de Turner), XXY (S. Klinefelter) ou XYY (Super macho) que são viáveis, mas jamais um monossômico do Y que seja viável. Portanto, geneticamente podemos afirmar com segurança que a mulher não vem de um homem.
Em genética, está caindo em desuso o termo "cromossomos sexuais", sendo chamados mais corretamente de heterossomos, já que sabemos não serem os únicos cromossomos possuidores de genes que determinam o sexo. A determinação sexual está muito além dessa combinação de genes. Fazendo analogia com a diabetes; há uma insuficiência na produção de insulina ou há produção normal de insulina, porém com deficiência nos receptores para este hormônio.
Sobre o seu comentário de que ambos os sexos são à imagem de Deus, acho ela bem coerente com o evolucionismo, posto que macho e fêmea foi uma maneira encontrada por organismos vivos aumentarem a sua chance de sucesso através da variabilidade (por reprodução sexuada) e da especialização (a presença de um macho com força física para defender a futura prole enquanto a fêmea se encarrega da gestação/geração de descendentes cedendo os seus nutrientes, ficando por isso mais suscetível a predadores).
Peço desculpas se fui confuso. Tenho toda a disposição para esclarecer o que deixei obscuro, o que não comentei, bem como citar fontes ou orientar na busca delas.
Aproveito para citar um tópico que criei aqui há um tempo atrás:
http://extestemunhasdejeova.net/forum/viewtopic.php?f=20&t=8606
“Já que sabem tão bem o que se encontra fora de vocês,
com certeza sabem ainda melhor o que possuem por dentro.”
Micrômegas, por Voltaire.
_Kratos_
Forista
Forista

Data de registro: 27 Abr 2011 12:28

Nova mensagempor Jamir em 05 Abr 2012 08:11

mayhra escreveu:mas isso para quem acredita que o surgimento da vida é de origem divina.

Eu acho que é preciso separar crença numa "origem divina" de crença no relato bíblico.

Não consigo desassociar a existência de vida complexa a um propósito. Se há propósito, há inteligência. E, nesse sentido, a sua pergunta é muito relevante.

Porém o relato bíblico da criação já foi, há muito, desacreditado pela ciência.

Se a história humana na terra tem +/- 6.000 anos... quem desenhou isto há 32.000 anos atrás?
Imagem

É...
♫♫ É Deus veraz que tudo prediz, somos seu povo feliz! ♫♫
(repetir até acreditar)
Jamir
Forista
Forista

Data de registro: 27 Dez 2010 13:40

Retornar para Sociedade, Ciência & Política