Há algum profissional da saúde mental aqui no fórum? : Ciências Humanas
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Há algum profissional da saúde mental aqui no fórum?

Filosofia, Sociologia, Antropologia, Psicologia...Como as Ciências Humanas podem ajudar a compreender o comportamento do ser humano frente ao transcendente, ao sagrado?

Há algum profissional da saúde mental aqui no fórum?

Nova mensagempor The Brother em 14 Mai 2017 14:32

Existe algum psicólogo ou psiquiatra que é usuário daqui do fórum? Gostaria de saber...
The Brother
Forista
Forista

Data de registro: 03 Nov 2008 15:08

Re: Há algum profissional da saúde mental aqui no fórum?

Nova mensagempor Debora em 14 Mai 2017 14:40

Difícil encontrar tj ou ex tj por aqui. Não são profissões "bem vistas" pelos pastores tosquiadores de ovelhas.
Testemunhas de Jeová
O que será que elas não te contam?
http://www.pontosdefe.blogspot.com.br
Debora
Moderadora
Moderadora

Data de registro: 21 Dez 2010 10:07
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Lehh em 14 Mai 2017 15:51

Debora escreveu:Difícil encontrar tj ou ex tj por aqui. Não são profissões "bem vistas" pelos pastores tosquiadores de ovelhas.

Bem observado. Conheço uma ex tj que é psicóloga,mas deixou a torre ao longo do curso de psicologia.
Difícil alguém começar a estudar e entender as artimanhas de lavagem cerebral e continuar lá :iergh7:
Acima de tudo sê fiel a ti mesmo,
Disso se segue, como a noite ao dia,
Que não podes ser falso com ninguém.

Shakespeare, Hamlet
Lehh
Forista
Forista

Data de registro: 09 Fev 2017 14:03
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor Moonwalker em 14 Mai 2017 18:16

Interessante isso. Conheço uma psicologa que tem como diferencial ser TJ. Atende muitos irmãos partindo do pressuposto de que ela pode entender melhor as reclamações relacionadas a vida de privações imposta pela religião do que alguém que nunca esteve la dentro.
You've been hit by
You've been struck by a smooth criminal
Moonwalker
Forista
Forista

Data de registro: 15 Out 2015 00:31

Nova mensagempor Lehh em 14 Mai 2017 18:47

Moonwalker escreveu:Interessante isso. Conheço uma psicologa que tem como diferencial ser TJ. Atende muitos irmãos partindo do pressuposto de que ela pode entender melhor as reclamações relacionadas a vida de privações imposta pela religião do que alguém que nunca esteve la dentro.

Interessante. Um forista me contou que há um psicólogo tj na cidade dele.

Bem, é comum isso em psicologia, algumas linhas seguidas por alguns... mesmo assim, acho impressionante que alguém que estuda profundamente esta área continue com esta mentalidade... mas pelo jeito, existem muitos, não só na torre.

Mas que muitos tjs morrem de medo de psicólogo, morrem rsrs.
Acima de tudo sê fiel a ti mesmo,
Disso se segue, como a noite ao dia,
Que não podes ser falso com ninguém.

Shakespeare, Hamlet
Lehh
Forista
Forista

Data de registro: 09 Fev 2017 14:03

Nova mensagempor BrunoBernardes em 14 Mai 2017 19:47

Como os amigos relataram que conhecem psicólogos TJs e Ex Tjs, eu pergunto.

O que fez um EX TJ que agora é psicólogo deixar a organização? Resposta óbvia.

Será que o psicólogo TJ consegue ser 100% profissional sem que a doutrina de sua escolha interfira no tratamento?

Se ele tiver um paciente dissidente e esse paciente começar a contar sobre a Torre e sobre tudo que descobriu, sobre livros ditos apóstatas, etc...

Qual será a reação desse psicólogo?

Será que ele seguirá o código de ética?

A religião do Psicólogo

Tem sido cada vez mais comum a busca da psicologia associada a uma religião. Me pergunto de que maneira as pessoas estão associando a psicologia e a religião nos dias atuais.

Se a pessoa sente necessidade de uma orientação religiosa, o ideal é buscar um representante da religião com a qual possui afinidade e orientar-se.

Se a pessoa deseja a ajuda de um psicólogo, é importante saber que:
No CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO PSICÓLOGO é posto como PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS

“I. O psicólogo baseará o seu trabalho no respeito e na promoção da liberdade, da dignidade, da igualdade e da integridade do ser humano, apoiado nos valores que embasam a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

II. O psicólogo trabalhará visando promover a saúde e a qualidade de vida das pessoas e das coletividades e contribuirá para a eliminação de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.”

As religiões, em geral, apresentam um código moral e de conduta a ser seguido por seus fiéis. São padrões tidos como certos ou errados. Classificando os indivíduos e modelando os mesmos.

Avaliando estas informações podemos compreender que se o psicólogo associa sua prática profissional a uma visão religiosa, é possível que venha a comprometer valores como liberdade, igualdade ou mesmo incorrer na propagação da discriminação.

O CÓDIGO DE ÉTICA nos apresenta ainda como PROIBIÇÕES

“a) Praticar ou ser conivente com quaisquer atos que caracterizem negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade ou opressão;

b) Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais;”

Este trecho apresenta de maneira ainda mais clara o que foi exposto anteriormente.

O psicólogo NÃO é um profissional que vai contra a as crenças religiosas, ele as RESPEITA. Independente do credo de seu cliente o psicólogo é capaz de trata-lo em todo os seus aspectos, considerando sua integralidade e particularidades.

A psicologia é uma ciência.

Durante a formação o psicólogo estuda as bases biológicas do comportamento, os sistemas psicológicos, filosofia, percepção, psicofisiologia, psicologia do desenvolvimento, psicologia da personalidade, saúde mental, psicodiagnóstico, psicologia social, hospitalar, educacional, jurídica, clínica, do trabalho, ética e muitas outras disciplinas. Mas não está inclusa na grade nenhuma disciplina sobre religião.

E então, o psicólogo tem religião?

Ele pode ter uma religião que o oriente em sua vida, contudo sua religião não deve interferir nem guiar o seu trabalho. Menos ainda ser usada como forma de promoção.

Fonte: http://www.anacavalcante.net/2016/03/a-religiao-do-psicologo/
Influência indevida é um termo legal bem estabelecido, inventado para explicar o controle que um indivíduo ou grupo pode exercer sobre outro. http://openmindsfoundation.org/

Imagem
BrunoBernardes
Forista
Forista

Data de registro: 29 Jul 2016 17:21

Nova mensagempor BrunoBernardes em 14 Mai 2017 20:06

Nota sobre o texto acima: Se a pessoa sente necessidade de uma orientação religiosa, o ideal é buscar um representante da religião com a qual possui afinidade e orientar-se.

Todos sabem no que isso resulta... Conselhos conforme a própria religião do seguidor.
Influência indevida é um termo legal bem estabelecido, inventado para explicar o controle que um indivíduo ou grupo pode exercer sobre outro. http://openmindsfoundation.org/

Imagem
BrunoBernardes
Forista
Forista

Data de registro: 29 Jul 2016 17:21

Nova mensagempor Moonwalker em 15 Mai 2017 00:32

BrunoBernardes escreveu:Nota sobre o texto acima: Se a pessoa sente necessidade de uma orientação religiosa, o ideal é buscar um representante da religião com a qual possui afinidade e orientar-se.

Todos sabem no que isso resulta... Conselhos conforme a própria religião do seguidor.

Bem eu fui levado até ela (literalmente carregado) no apice da crise depressiva existencial. Nem agua estava ingerindo. No meu caso eu gostava das conversas. não sei se ela abria a boca p contar coisas relacionadas a religião para outras pessoas. É dificil acreditar que uma mulher não dê com a lingua nos dentes com azamiga... Em fim
You've been hit by
You've been struck by a smooth criminal
Moonwalker
Forista
Forista

Data de registro: 15 Out 2015 00:31

Nova mensagempor KOSTA em 15 Mai 2017 05:23

Somos todos profissionais de saude mental.

Quem consegue ter a coragem de se libertar tem coragem para fazer tudo.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
KOSTA
Forista
Forista

Data de registro: 22 Set 2011 20:06

Nova mensagempor Lua da aurora em 15 Mai 2017 07:01

A Psicologia encontra muito amparo na vertente espiritualista. No espiritismo por exemplo, há várias obras psicografadas do espírito Joanna de Angelis pelo médium Divaldo Franco. A maioria possui uma profundidade tamanha, que se faz necessário " diluir" o parágrafo para compreensão. Fala de arquétipos, origem do desejo central do indivíduo, etc.
Vale muito a pena conhecer!
Lua da aurora
Forista
Forista

Data de registro: 16 Out 2015 12:01

Nova mensagempor Rory em 15 Mai 2017 08:10

Não conheço nenhuma TJ que trabalha com psicologia ou psiquiatria. O fato dessas duas áreas terem base na Ciência já é um enorme empecilho para uma TJ, sem contar a necessidade de se cursar uma faculdade, algo quase proibido na religião. Médicos e psicólogos formados que estudaram com as TJs e se batizaram também não conheço nenhum.

Por outro lado, conheço algumas dezenas de irmãos que trabalham com tratamentos médicos alternativos pseudocientíficos: Quiropraxia, Acupuntura, Florais, Colchões Magnéticos e Iridologia.
"If knowledge can create problems, it is not through ignorance that we can solve them" - Isaac Asimov
Rory
Forista
Forista

Data de registro: 10 Jan 2013 11:32

Nova mensagempor Bruce D. em 15 Mai 2017 11:08

Eu conheço duas TJs que são psicologas. As duas atuam na região onde moro. Uma é TJ ativa e outra está afastada há anos, mas ainda vai em ocasiões especiais como Comemoração, Assembleias e Reuniões especiais.

Eu jamais procuraria uma psicologa TJ, pois como a religião vem em primeiro lugar e acima até de relacionamentos familiares seria muito difícil eu confiar nela pois não sei se estaria conversando com uma profissional da saúde mental ou com uma TJ que como sabemos muitas amam falar da vida alheia.

Eu falando de minha experiencia, cheguei a abordar o assunto religião com minha terapeuta que não é TJ. E ela sempre se pautou pela ética. Nunca recriminou o fato de eu ser TJ e nem nunca fez propaganda de qualquer religião. Mas ela saber da minha religião foi importante para o tratamento pois muitos dos sentimentos e da minha baixa autoestima se devia as pressões de ser uma TJ .
Quicksand Jesus - I Need You
Quicksand Jesus - I Believe You
Quicksand ... - I'm so far away (Skid Row)
Bruce D.
Forista
Forista

Data de registro: 05 Nov 2008 16:12

Nova mensagempor Agnardo em 15 Mai 2017 19:38

Lehh escreveu:
Moonwalker escreveu:Interessante isso. Conheço uma psicologa que tem como diferencial ser TJ. Atende muitos irmãos partindo do pressuposto de que ela pode entender melhor as reclamações relacionadas a vida de privações imposta pela religião do que alguém que nunca esteve la dentro.

Interessante. Um forista me contou que há um psicólogo tj na cidade dele.

Bem, é comum isso em psicologia, algumas linhas seguidas por alguns... mesmo assim, acho impressionante que alguém que estuda profundamente esta área continue com esta mentalidade... mas pelo jeito, existem muitos, não só na torre.

Mas que muitos tjs morrem de medo de psicólogo, morrem rsrs.

Aqui na região também há um famoso.

Moro aqui no interior de SP e ouve-se muito o nome do dr Wxxxxr, inclusive os foristas DELTA e Cioran devem saber de quem eu falo.

TJ de toda a região afluem ao consultório do homem... E fico me perguntando, se ele é TJ, como pratica sua psicologia???
Agnardo - deboista por convenção.
Agnardo
Forista
Forista

Data de registro: 06 Out 2015 21:05

Nova mensagempor RayFranz em 15 Mai 2017 19:44

Aqui em SP há vários. Existe inclusive um consultório na região da Ana Rosa aonde varios tj's psicologos (as) dividem onespaço e atendem na maioria outros tj's
RayFranz
Forista
Forista

Data de registro: 26 Mar 2010 01:34

Nova mensagempor Nicolas Almeida em 17 Mai 2017 16:08

Tem sim. Julia Orwell, ela esta tentando entrar em contato com vc The Brothers
Nicolas Almeida
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 24 Nov 2010 20:01

Próximo

Retornar para Ciências Humanas