Testemunhas de Jeová - Seita ou Religião? : Religiões, Crenças & Teologia
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Testemunhas de Jeová - Seita ou Religião?

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.

Testemunhas de Jeová - Seita ou Religião?

Nova mensagempor Vitor7607 em 04 Set 2011 07:25

Ao longo dos meus anos de estudo da Bíblia e do fenómeno religioso, que não somente o chamado de Cristianismo, sempre tive alguma dificuldade em aceitar conceitos contraditórios entre os grupos que se autodenominam pura e simplesmente de "Movimentos" e outros que não têm qualquer espécie de preconceito em se designarem de Religião ou Nova Religião.

Já muito poucos se assumem como "Seita" no sentido mais lato da palavra e recusam liminarmente essa designação, uma vez que esse rótulo lhes é colado por outros de forma normalmente prejurativa.

As TJ não se coibem em denominar o conjunto das outras religiões como a Grande Meretriz.

Raramente se assumem como uma "Religião" a não ser quando lhe convém e recusam liminarmente o termo "Seita" quando o mesmo lhe é aplicado.

Então, como devemos encarar as Testemunhas de Jeová, como Religião ou como Seita?

Se, por força das circunstâncias, nem um nem outro termo se lhe pode aplicar, então à parte da designação inicial de "Estudantes da Bíblia", que do meu ponto de vista seria a designação mais apropriada para os iniciadores do movimento, que outra designação mais adequada aos tempos modernos lhe deveremos aplicar?
:10
Vitor
(Portugal)
Vitor7607
Forista
Forista

Data de registro: 13 Mar 2011 15:43

Re: Testemunhas de Jeová - Seita ou Religião?

Nova mensagempor Victor Rito em 04 Set 2011 10:12

Olá Vitor 7607

As Testemunhas de Jeová assumem a designação de Religião... Que assim seja. O termo Seita, embora pejorativo, pode ter uma conotação positiva, em vista de Paulo ter tido a reputação de pertencer à Seita dos Nazarenos.

As Testemunhas de Jeová são parte do conglomerado "Babilônia, a Grande", a falsa virgem noiva de Cristo, uma obra prima de Satanás, assim como os "fariseus"... hipocritas!

Abraço.
Victor Rito
Victor Rito
Forista
Forista

Data de registro: 23 Jul 2009 07:48
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor De olhos abertos em 04 Set 2011 12:44

Com certeza, as Testemunhas de Jeová formam uma seita! Talvez não esteja exagerando em considerá-la a maior seita da história!

Abra o tópico abaixo e faça o teste para confirmar:

viewtopic.php?f=20&t=2430

d:8
De olhos abertos
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 18 Nov 2009 09:07

Nova mensagempor ELZA ARROIO em 04 Set 2011 13:32

Seita sem dúvida....
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....

Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado

Data de registro: 04 Jan 2009 20:24

Nova mensagempor Opss, caí da torre! em 04 Set 2011 14:15

Legal o tópico mostrado. Fis o teste e das 84 perguntas cerca de 74 eram positivas (Seita da gema!). Mesmo assim acho que está faltando nesse tópico algumas defiições de seitas. Eu não sou muito bom com isso então vou disponibilizar o provilégio para algum outro irmão (não resisti).
Imagem
Opss, caí da torre!
Moderador
Moderador

Data de registro: 27 Ago 2011 04:03

Nova mensagempor ELLIPSIS em 04 Set 2011 15:14

Aqui em Portugal as TJ são consideradas uma religião pelas entidades competentes, mas pelo povo não passam de uma seita
Imagem
MEU BLOG

Imagem

Aquele que busca a verdade deve, tanto quanto possível, duvidar de tudo. - DESCARTES
ELLIPSIS
Moderador
Moderador

Data de registro: 24 Ago 2009 16:24

Nova mensagempor Vitor7607 em 04 Set 2011 15:33

ELLIPSIS escreveu:Aqui em Portugal as TJ são consideradas uma religião pelas entidades competentes, mas pelo povo não passam de uma seita

Ellipsis,

Eu estava precisamente a escrever um comentário relacionado com o que acabaste de escrever.

Um aspecto importante a considerar é como é que dum ponto de vista legal no âmbito civil e religioso os Estados aceitam neste momento as Testemunhas de Jeová?
Em Portugal, só muito recentemente as TJ conseguiram o Estatuto de Religião i.e. só em 2007 lhe foi conferido este estatuto.
Até então, não passavam de uma Seita na verdadeira acepção da palavra ou Movimento religioso.

E no Brasil, como é?

Por isso, por um lado existe o sentimento geral, mas por outro temos de encarar o aspecto legal da coisa...

Vitor
(Portugal)
Vitor7607
Forista
Forista

Data de registro: 13 Mar 2011 15:43

Nova mensagempor ELZA ARROIO em 04 Set 2011 16:27

ELLIPSIS escreveu:Aqui em Portugal as TJ são consideradas uma religião pelas entidades competentes, mas pelo povo não passam de uma seita

Respondendo ao Vitor 7607, até onde eu sei no Brasil é bem parecido com o que o Ellipisis escreveu acima, no meio cristão Tj é denominada seita....
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....

Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado

Data de registro: 04 Jan 2009 20:24

Nova mensagempor Debora em 04 Set 2011 19:20

Entendo como uma seita dominada por fanáticos.

Não vendem lencinhos, não vendem santinhos, não vendem as chaves do reino dos céus, não cobram o dízimo mas a lavagem cerebral que fazem é infinitamente mais cruel pois golpeia o coração, o cérebro e detroí as famílias.
:iergh7: :iergh7: :iergh7: :iergh7: :iergh7:
O pior cego é aquele que não quer ver .
Debora
Moderadora
Moderadora

Data de registro: 21 Dez 2010 10:07

Retornar para Religiões, Crenças & Teologia