Ateus fazem campanha de não-crença em ônibus no Brasil : Religiões, Crenças & Teologia - Page 4
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Ateus fazem campanha de não-crença em ônibus no Brasil

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.

Re: Ateus fazem campanha de não-crença em ônibus no Brasil

Nova mensagempor Poltergeist em 13 Dez 2010 13:56

A campanha vem em boa hora.

Este tópico está sendo ótimo para expor justamente o preconceito e o pensamento estreito de alguns religiosos com relação aos ateus aqui mesmo no Fórum.

O senso comum totalmente alheio aos fatos é o pior inimigo do aprendizado profundo e da cultura.

Não raro, vemos religiosos manifestando-se contra a pluralidade de crenças e da não-crença aqui no Fórum.

Fosse da vontade deles, só teríamos cristãos aqui e estou certo que — caso isso ocorresse — este espaço não duraria mais do que 1 mês, tamanha a falta de coesão entre os seguidores das milhares de ramificações que o cristianismo possui.

Fosse um time de futebol, ao fim da primeira partida teríamos uma liga de boxe.

Senhores de verdades absolutas só dão origens a divisões. Como eles não concebem a possibilidade de estarem errados, quem pensa diferente deve ser silenciado.

Respeitar diferenças deveria ser o primeiro mandamento do cristianismo.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: viewtopic.php?f=2&t=3230
Poltergeist
Forista
Forista

Data de registro: 26 Fev 2009 16:57
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Poltergeist em 13 Dez 2010 14:10

As quatro imagens utilizadas na campanha
Imagem
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: viewtopic.php?f=2&t=3230
Poltergeist
Forista
Forista

Nova mensagempor Jerry em 13 Dez 2010 14:23

Tem postagem que não precisa ser rebatida. Somente citada. As palavras dizem tudo. :mrgreen:
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Jerry
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 01:37

Nova mensagempor danielle8 em 13 Dez 2010 14:26

Poltergeist escreveu:Senhores de verdades absolutas só dão origens a divisões. Como eles não concebem a possibilidade de estarem errados, quem pensa diferente deve ser silenciado.

:D2
“Eu sou ateu porque não há evidência para a existência de Deus. Isso deve ser tudo o que se precisa dizer sobre isso: sem evidência, sem crença.”
Dan Barker, Perdendo a Fé na Fé: De Pastor A Ateu
danielle8
Forista
Forista

Data de registro: 13 Jul 2010 14:34

Nova mensagempor De olhos abertos em 13 Dez 2010 16:41

O preconceito contra os ateus é evidente!!!

Vou contar duas percepções que tive com minha família.

Passando uma matéria na tv sobre a Angelina Jolie (no Fantástico, onde estavam dizendo o quanto ela se empanha em ajudar crianças na África), mencionei que ela não acredita em deus. Qual foi a reação da minha irmã? Disse que nunca mais iria assistir um filme com ela, que não via a Angelina Jolie sendo ateísta.
E eu retruquei, questionando à ela o quanto a Angelina é uma pessoa maravilhosa, de bom coração, que não iria mudar nada só pelo fato dela não crer em deus.

Veja o preconceito na cabeça das pessoas. Uma pessoa BOA e JUSTA passa a ser vista com maus olhos só por não crer em um deus.

E, mais recentemente, vendo uma entrevista da Marília Gabriela com o Roberto Justus, ele mencionou que deus para ele é apenas uma "energia", que não acredita em um "deus ilusório, como um senhor de barba sentado num trono do céu".
Minha esposa falou na hora que não gosta mais do Roberto Justus, que não esperava isso dele...
Pensei: "Pô. Não gosta mais do cara só porque ele expressou sua opinião?"

As pessoas não podem mais ser sinceras.
O ateísmo sofre uma grande censura.
Isso tem que ser mudado.

Não sou ateu, mas também não os rebaixo. São pessoas dignas, devem ser respeitadas.
Cada um tem o direito de ter sua opinião e expressá-la.
A pior coisa é ver um "cristão" pregando o amor ao próximo e não praticá-lo.
De olhos abertos
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 18 Nov 2009 09:07
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor Poltergeist em 13 Dez 2010 16:49

Só o fato do Deus bíblico não ser uma unanimidade e de haver espaço para duvidar de sua existência, já deveriam servir para os cristãos raciocinarem a respeito de sua crenças e darem espaço às diferenças.

Poltergeist
Forista
Forista

Nova mensagempor Poseidon em 13 Dez 2010 17:23

Infelizmente os Ateus são a minoria mais odiada do mundo, se não fosse o preconceito, tenho certeza que muitas pessoas de influencia e respeitadas pela sociedade se manifestariam. Assim como as outras minorias esta na hora dos ateus começarem a “sair do armário.”
Poseidon
Forista
Forista

Data de registro: 07 Jan 2010 14:43

Nova mensagempor ELZA ARROIO em 13 Dez 2010 21:21

Elektra escreveu:
Elza diz:

Que falta do que fazer, que propaganda mais babaca...

...vai fazer diferença pq o Brasil é cristão, então a inteligencia diria para o cidadão não tocar no assunto ou se omitir...

...na verdade eu acho que o ateu carrega um péssimo complexo de não aceitação...

eu entendo todos as sequelas que a TORRE implanta na mente de quem deixou de ser membro, muitos passam por uma fase raivosa, isto é o que temos visto por aqui.

a melhor politica é a não propaganda pessoal, daquilo que não é bem aceito pela grande maioria, (eu teria esta postura)

Eu acho que ateus tem todo direito de expressão(acha mesmo????), e que deveriam se reunir em congressos e discutir O NADA, O ACASO ter reuniões semanais para fortalecer suas convicções como fazem os cristãos, islamico, budistas, judeus etc ao invez de deixar aflorar este sentimento de rejeição...

Somente avalio que quem acredita em DEUS, tem uma esperança que o move, e dá ânimo a cada manhã.

Dificil hein... :10

ELEKTRA, fácil é pegar pedaços das frases que eu postei como voce fez cara colega, perdendo o sentido na tentativa de menosprezar minha idéia.... me desculpe mas a sua intenção foi indgna..... :4

Tenho vários amigos ATEUS MARAVILHOSOS, que eu prezo demais, e tenho comigo que cada um é dono de seu nariz, porem assim como não propago minha crença, que cada um propague ou não a sua, sem ofender como quer a dita propaganda colocada neste post...
Editado pela última vez por ELZA ARROIO em 13 Dez 2010 21:30, num total de 1 vezes
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....

Visitem meu blog:

http://www.anaelzaarroio.blogspot.com
ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado

Data de registro: 04 Jan 2009 20:24

Nova mensagempor ELZA ARROIO em 13 Dez 2010 21:27

regina escreveu:Essa campanha feita ao contrario seria ofensa aos ateus também. Exemplo: quantas pessoas acreditam que Hitler foi ateu? Milhares, eu acho. E se alguma religião , usasse os mesmos cartazes , estampados em onibus dizendo que Hitler não acreditava em Deus, que era ateu e por causa disso fez o que fez? Seria um ataque contra ateus , ou não ? Seria ou não ? Então por que ateus acham que uma campanha assim não é ofensiva aos crentes ?
Os ateus se sentiriam ofendidos , atacados... com uma campanha desse tipo, ou não ????
Ué... ninguém respondeu... porque será ?

REGINA deve ser porque chegaram a conclusão que voce tem razão, CONTRA FATOS NÃO HÁ ARGUMENTO...

Porque usaram Chaplin e Hitler???? Amo o trabalho de Chaplin e pouco me importa se este era ATEU, que propaganda babaca....
Acredito que a crença em DEUS é mais que uma válvula de escape, é a CRIATURA PROCURANDO SEU CRIADOR....

Visitem meu blog:

ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado

Nova mensagempor Elektra em 13 Dez 2010 21:44

Elza não estou menosprezando sua idéia, pelo contrário, pra mim ficou muito claro a seu preconceito a cada resposta que vc deu aqui...não tem como dar outro sentido...posso pegar as frases inteiras...ou pedaços...não muda o sentido em nada!
Vc costuma dizer por exemplo aos seus amigos "ateus maravilhosos" , a sua opinião de que é melhor eles nem tocarem no assunto ateísmo só pq vc acha que aquilo que não é bem aceito pela grande maioria não deve ser propagado?

Vc diz que vc não propaga suas crenças, sei, mas se vem algum religioso falar de religião contigo, garanto que vc curte o papo...Já um ateu, é melhor ele ficar no canto dele né?
Din-Dong! (Testemunhas de Jeová traduzido em chinês)
Elektra

Data de registro: 17 Set 2009 13:22

Nova mensagempor ELZA ARROIO em 13 Dez 2010 22:04

Elektra escreveu:Elza não estou menosprezando sua idéia, pelo contrário, pra mim ficou muito claro a seu preconceito a cada resposta que vc deu aqui...não tem como dar outro sentido...posso pegar as frases inteiras...ou pedaços...não muda o sentido em nada!
Vc costuma dizer por exemplo aos seus amigos "ateus maravilhosos" , a sua opinião de que é melhor eles nem tocarem no assunto ateísmo só pq vc acha que aquilo que não é bem aceito pela grande maioria não deve ser propagado?

Vc diz que vc não propaga suas crenças, sei, mas se vem algum religioso falar de religião contigo, garanto que vc curte o papo...Já um ateu, é melhor ele ficar no canto dele né?

Na verdade uma propaganda que para PARECER DO BEM precisa depreciar a outra comparativamente como faz a propaganda do bom bril, realmente é babaca, a partir do uso da imagem de Chaplin e Hitler como fizeram os ateus...De alguem que me diz ser ateu, eu penso se é bom para voce assim que seja muito feliz, enquanto viver.... Entre meus amigos ateus trocamos outras idéias já que possuem cultura geral vastissima e isto para mim é a maior riqueza de um cidadão...A minha querida irmã, ótima pessoa, culta, viajada etc, acredita num Deus como os indios acreditam, e eu a respeito muitissimo....

Discutir pontos polemicos das escrituras sagradas com cristãos de mente aberta, tambem me dá realmente muito prazer....

Me pegaram para bode expiatório aqui neste tópico, me estgmatizando como preconceituosa, fiquem a vontade :bjo9:

Visitem meu blog:

ELZA ARROIO
Perfil Desativado
Perfil Desativado

Nova mensagempor Elektra em 13 Dez 2010 22:17

Elzinha...sem mimimi vai, ninguém pegou vc p bode expiatório...
Tb convivo com pessoas religiosas, e todos os dias tenho que aceitar a maneira de pensar deles, mas não preciso evitar assuntos religiosos deles só pq não penso como eles...Para mim é um prazer discutir a religião deles, é uma pena que eles prefiram evitar os "meus assuntos ateus", quando o assunto chega nisso, a prosa sempre muda de rumo rsrs...é o mal do religioso hehehe...
Não me leve a mal Elza, não estou atacando-a...
Din-Dong! (Testemunhas de Jeová traduzido em chinês)
Elektra

Data de registro: 17 Set 2009 13:22

Nova mensagempor Jerry em 13 Dez 2010 22:42

Não entendo por que o ateísmo causa tanto medo à maioria das pessoas religiosas.

No candomblé eu percebo que também existe tal tipo de preconceito, mas não de forma tão generalizada como entre os cristãos. E sempre me lembro do etnógrafo Pierre Verger e do escritor Jorge Amado como exemplos de pessoas que muito fizeram pelo culto aos orixás no Brasil sem nunca abrir mão de seu ateísmo. E como os mesmos foram respeitados e homenageados pelos grandes candomblés da Bahia: chegaram ao posto de Obás de Xangô, cargo de grande prestígio no Ilê Axé Opô Afonjá. Mesmo sabendo que, objetivamente, nem Verger nem Jorge Amado acreditavam na existência dos orixás, esses e outros ateus foram abraçados pela comunidade religiosa do candomblé.

E assim, ateus crendo na crença mas não nos deuses, e candomblecistas crendo em seus deuses e nos ateus, a co-existência tem sido possível.

Imagem
Em pé os ateus: Zélia Gattai, Jean Paul Sartre, Simone Beauvoir e Jorge Amado. Sentada a politeísta Mãe Senhora, ialorixá (mãe-de-santo) do Ilê Axé Opô Afonjá, de Salvador, Bahia.
Editado pela última vez por Jerry em 13 Dez 2010 22:49, num total de 1 vezes
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Jerry
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 01:37

Nova mensagempor regina em 13 Dez 2010 22:45

Elza , você é :D1 d:8
regina
Forista
Forista

Data de registro: 16 Nov 2008 08:31

Nova mensagempor Rogério em 13 Dez 2010 22:55

Bem, Bem...

De fato é bom que campanhas deste tipo ocorram e que os ateus e agnósticos comecem a sair do “armário”. Trata-se de uma minoria mal compreendida estigmatizada pela onipresente intolerância cristã que sempre escolhe uma minoria para perseguir sejam homossexuais, ateus, espíritas, cristãos de outras denominações que não a sua e afins... Na verdade bato palmas sempre que encontro uma denominação cristã realmente tolerante, mas isso é raríssimo hoje em dia.
Quanto à campanha em si, revelar que Hitler era cristão e Chaplim Ateu ajuda a conscientizar que somente pelo fato de alguém ser ateu não significa que ele é moralmente desordenado, muito embora, eu colocaria também um ateu “ruim” e um cristão “bom” para dar realmente uma visão menos parcial. Por outro lado, cristãos preferem enaltecer seus pontos positivos e varrer para debaixo do tapete os erros cometidos por causa da fé, então ta valendo...
O que considero engraçado é que quando ateus se manifestam automaticamente um cristão acusa-os de propagar sua “fé” de “pregar” ou que deveriam guardar para si suas convicções no “nada” enquanto que eles, os cristãos, podem berrar em suas igrejas e propagar sua religião em canais de televisão.
Claro que há cristãos que agem contra o proselitismo selvagem, mas não fazem nada ativamente para mudar este quadro. Nunca se manifestam contra este tipo de proselitismo apenas comentam que não concordam e saem. Mas para os ateus? Bem o Datena fala merda e os cristãos fazem o que mesmo? Nada... Até apoiam...
Bom deixando os óbvios problemas cristãos de lado, temos o problema do ateísmo estar virando ideologia de combate a fé seja ela qual for. Bem, ser ateu é simplesmente não crer em deus(ES) simples assim. Budistas e jainistas são ateus, assim como alguns bruxos e wiccans. O taoísmo e o confucionismo são outros dois segmentos essencialmente ateus, pois um põe como ponto de origem de tudo o caos e o segundo coloca o valor nos antepassados.
Existe um diferença significativa entre ateu e cético: ateu apenas não crê em deus(ES) ao passo que o cético procura embasar muito bem sua crença em qualquer ramo de comhecimento. Agir contra a fé, seja ela qual, for é um novo ramo dentro do ateísmo: o chamado neo-ateísmo cujo grande ícone atual é o Sr Dawkins. Tem diferenças significativas no modus operandi de ateus e neo-ateus. Há de se separar as coisas, mas curiosamente quando os neo ateus fazem “caquinha” ateus ficam quietos... [

No fim, creio que estas picuinhas chegarão ao fim quando o último cristão for enforcado com as tripas do último muçulmano, assassinado pelo último judeu que morreu engasgado com o coração do último neo-ateu... Ou não, afinal ser humano é uma raça desgraçada que não descansa enquanto o mundo não se curvar ao seu ponto de vista... Todo mundo sempre tem a solução perfeita:

Seja da minha fé/não fé

Pense/Não pense como eu

Pense por si só mesmo que me ouvindo dizer isso significa que você não está pensando por si só, mas seguindo o meu pensamento...

Ai, ai... Não é a atoa que o o Dr Manhatam quis se mudar para outra galáxia porque na terra a vida é muito complicada...
(^_^)
Rogério
Forista
Forista

Data de registro: 15 Nov 2008 17:36

AnteriorPróximo

Retornar para Religiões, Crenças & Teologia