O Ateísmo faz mais sentido para mim... : Religiões, Crenças & Teologia
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

O Ateísmo faz mais sentido para mim...

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.

O Ateísmo faz mais sentido para mim...

Nova mensagempor Estudante da Bíblia em 22 Mai 2010 05:25

Imagem

Foi a essa conclusão que cheguei fazendo várias pesquisas nestas últimas semanas. Analisei os fatos com mente aberta, e cheguei a uma conclusão simples; a Bíblia não pode ter sido inspirada por Deus. Eu não consigo imaginar o criador do Universo, sustentador de todas as coisas, arquiteto da ciência e da matemática ordenando coisas absurdas como sacrifícios de animais.

Histórias sobre a criação do mundo, dilúvio global e a arca de noé foram também cruciais para essa minha conclusão. Como pode o Deus de uma única verdade produzir um livro sujeito à tantas interpretações religiosas? Porquê a Bíblia não é clara e objetiva ao dizer os passos que devemos dar? Se existem pessoas com crenças erradas é porquê a Bíblia dá margem para isso, se ela fosse clara não haveriam interpretações erradas. E Deus ainda vai punir uma enormidade de pessoas só pelo motivo delas não interpretarem da forma correta seu livro confuso...

Céu, Paraíso, Inferno... O céu nunca fez sentido pra mim. Qual a finalidade de todas as pessoas boas irem para o céu? Atormentar alguém eternamente no inferno, isso faz sentido mesmo? Bebês e crianças, morrem e vão para onde? Uma pessoa já nasce condenada por Deus, como Pessoa Onisciente ele já sabe se a pessoa será salva ou não por ele mesmo! Os bons vão para o céu, os maus vão para o inferno... E a Terra como fica? Será destruída? E os animais e as plantas? Tudo merece ser destruído?

A Bíblia faz referência de um Deus bipolar, que começa violento, tolerando a tortura e que do nada fica bom e amoroso. Mas digamos que você vivesse nos tempos do Velho Testamento, você acataria as ordens aprovadas por Deus como:

Porém se isto for verdadeiro, isto é, que a virgindade não se achou na moça, Então levarão a moça à porta da casa de seu pai, e os homens da sua cidade a apedrejarão, até que morra; pois fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai; assim tirarás o mal do meio de ti.
(Deuteronômio 22: 20,21)

Ou seja, obedeceria tais ordens de Deus se estivesse lá naquela época? Eu não obedeceria de forma alguma. Não parece ser uma atitude sábia vinda daquele que sustentou todas as coisas no Universo.

Eu queria escrever muita coisa aqui, mas não tenho tanto tempo disponível... Mas recomendo que todos façam estudos de mente aberta sobre o caminho que estão levando na vida, fazendo uma análise imparcial dos fatos, estudando a evolução e o ceticismo e comparando com a narrativa bíblica. Eu pessoalmente estou feliz por ter a disposição as respostas que eu acho satisfatório tendo um pensamento cético,coisa que como cristão eu não tinha. :P

Só que antes de me despedir, quero que fique eternizado aqui a visão que recebí de pessoas como Carl Sagan e Dawkins, que contribuiram e muito para o pensamento que tenho hoje...
d:5

Bom é isso...
Grande abraço à todos vocês do fórum!
;)
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Estudante da Bíblia
Moderador
Moderador

Data de registro: 22 Jan 2009 01:12

Re: O Ateísmo faz mais sentido para mim...

Nova mensagempor wesleywws em 22 Mai 2010 07:25

Como o Dr. Richard Dawnkins diria: "Isto é moral? Nós aprendemos, com muito esforço que as mulheres devem ter igualdade na sociedade, aprendemos que a escravidão é errado, aprendemos que o racismo é errado. Mesmo assim, esta más qualidades ainda persistem por serem baseados no corão ou na Bíblia"

Penso assim como ele. A bíblia é um livro antigo que possui as características de um povo antigo, com seu senso de moral antigo. Se fosse para vc escolher qual melhor senso de moral, polótica e social a escolher, quel escolheria?

- A aplicada na Bíblia?

- Ou a aplicada em nossos dias (que pelo menos existe alguma forma de lei que tenta ser mais justa)?

A Bíblia é tão bárbara quanto o povo que a escreveu. Eu sempre repito isto.

A humanidade tem a habilidade de evoliur intelectualmente, mas os preceitos destes livros antiquados persistem, pois tem por traz de si, religiões multibilionárias, com capacidade de manter uma propaganda frequente, do contrário, estes livros, estes costumes, estas lendas, estas injustiças, estas barbaridades, enfim, estas MENTIRAS, estariam apenas nos livros de história, sendo contadas como uma fase em que a humanidade viveu periodos inlucidez e ignorância, assim como a idade média é tratada pela história.

Vc mencionou que o ateísmo faz mais sentidos para vc. Acredito que este é o seu momento de lucidez! Aproveite este momento, explore, conheça, se permita questionar, investigar, comparar. Seja imparcial e verdadeiro nas suas pesquisas e verá que o Ateísmo não so faz mais sentido, mas quanto é a realidade!

Parabens pelo seu momento de esclarecimento!
wesleywws
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 08:14

Nova mensagempor Quasextj em 22 Mai 2010 08:03

Enquanto não tiver respostas a questões que não sabemos responder vou continuar desenvolvendo minha fé. Já cogitei em me tornar ateu ou agnóstico, mas ao pensar na possibilidade me senti um tanto vazio.
Seja feliz, pense em coisas boas!
Quasextj
Forista
Forista

Data de registro: 09 Fev 2009 11:07

Nova mensagempor sidhiresus em 22 Mai 2010 08:58

Parabéns pela sua escolha e desfrute dela, mas você se tornou ateu mesmo ou agnostico, essa visão sua é apenas em relação a bíblia em si ou ainda acredita em alguma forma de vida superior ou mística.
sidhiresus
Administrador
Administrador

Data de registro: 01 Nov 2008 09:15
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Estudante da Bíblia em 22 Mai 2010 09:27

wesleywws escreveu:Vc mencionou que o ateísmo faz mais sentidos para vc. Acredito que este é o seu momento de lucidez! Aproveite este momento, explore, conheça, se permita questionar, investigar, comparar. Seja imparcial e verdadeiro nas suas pesquisas e verá que o Ateísmo não so faz mais sentido, mas quanto é a realidade!

Parabens pelo seu momento de esclarecimento!

Sim, é exatamente isso que venho fazendo nessas últimas semanas. Não foram apenas as filosofias morais que me motivaram a chegar à essa conclusão, eu enxergo na própria natureza um sistema que não depende de um Criador inteligente para existir, um sistema que entra em desacordo ao relato bíblico da qual eu sustentava.

Quasextj escreveu:Enquanto não tiver respostas a questões que não sabemos responder vou continuar desenvolvendo minha fé. Já cogitei em me tornar ateu ou agnóstico, mas ao pensar na possibilidade me senti um tanto vazio.

Compreendo perfeitamente.

sidhiresus escreveu:Parabéns pela sua escolha e desfrute dela, mas você se tornou ateu mesmo ou agnostico, essa visão sua é apenas em relação a bíblia em si ou ainda acredita em alguma forma de vida superior ou mística.

Obrigado sidhiresus! Não tenho mais base nenhuma pra sustentar qualquer crença em um ser superior/divindade. Eu tinha a bíblia como base para crer num criador inteligente, mas analisando a fundo as idéias desse próprio criador em seu Velho Testamento percebo que ele é muito mais cruel do que amoroso, vejo nele atitudes que não se enquadram no perfil de um criador inteligente, sábio e arquiteto do Universo. Suas atitudes parecem ser influenciadas pela cultura do povo que narra Sua história, sinal que tem influência humana nesse meio...
Imagem
Estudante da Bíblia
Moderador
Moderador

Nova mensagempor sidhiresus em 22 Mai 2010 09:54

Entendi, bem, no meu caso sou mais agnóstico do que ateu, nem sei definir mesmo, digamos que eu esteja em busca de entendimento. Mas em relação a bíblia cheguei a mesma conclusão que você. Estamos quase que no mesmo barco então.
sidhiresus
Administrador
Administrador

Nova mensagempor sidhiresus em 22 Mai 2010 09:55

E uma pergunta, como vão as coisas ai em relação a sua decisão e sua família, ja manifestou isso a eles, tiveram alguma reação?
sidhiresus
Administrador
Administrador

Nova mensagempor ELLIPSIS em 22 Mai 2010 10:45

Estudante da Bíblia escreveu:Não tenho mais base nenhuma pra sustentar qualquer crença em um ser superior/divindade. Eu tinha a bíblia como base para crer num criador inteligente, mas analisando a fundo as idéias desse próprio criador em seu Velho Testamento percebo que ele é muito mais cruel do que amoroso, vejo nele atitudes que não se enquadram no perfil de um criador inteligente, sábio e arquiteto do Universo..

Sendo assim, sua assinatura ja não faz sentido para você? Ou faz?
Imagem
MEU BLOG

Aquele que busca a verdade deve, tanto quanto possível, duvidar de tudo. **DESCARTES**
ELLIPSIS
Moderador
Moderador

Data de registro: 24 Ago 2009 16:24

Nova mensagempor Poltergeist em 22 Mai 2010 11:36

Bem vindo ao time Estudante!

Seu processo de transformação (eu diria esclarecimento) foi muito parecido com o meu.

Não há como conciliar a crença num deus de amor com o que a bíblia REALMENTE diz sobre ele.

Que bom seria se todos tivessem a oportunidade de estudar a bíblia (e outros livros tidos como sagrados) sem a "ajuda" maléfica das religiões, livrinhos ou — no caso das TJs — os "óculos" do Corpo Governante. Teríamos uma sociedade mais justa, mais avançada, menos preconceituosa, enfim, melhor do que é hoje.

A assinatura eu não sei mas seu nick continuará sendo "Estudante da Bíblia"?
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: viewtopic.php?f=2&t=3230
Poltergeist
Forista
Forista

Data de registro: 26 Fev 2009 16:57

Nova mensagempor Aprendiz de Cristo em 22 Mai 2010 13:42

.
Poltergeister escreveu: Não há como conciliar a crença num deus de amor com o que a bíblia REALMENTE diz sobre ele.

Olá Poltergeister,

Com certeza há, o Deus do AT é o mesmo do NT, e ama muito vocês(mesmo você não acreditando ou aceitando) entretanto se alguém tenta entender e/ou explicar a Palavra do Senhor sem a intervenção do Espírito Santo, resulta nisto... Infelizmente! (E isto não é uma crítica, oK!?)

Mas somente o Espírito Santo leva o homem ao verdadeiro conhecimento de sí mesmo e de Deus, e isto não de forma teórica, mas por estabelecer um relacionamento real entre o homem e o Deus Eterno.

Esta sua afirmação realmente faz sentido e tem base bíblica:

12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
13 As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. (I Co 2:12-15)

Talvez seja mais fácil concluir que a bíblia não é a Palavra de Deus ou que o Deus do AT não é o mesmo do NT do que tentar pelo menos supor:

Se o Deus do AT é o mesmo do NT então por que ele se permitiria ser tão ofendido pelo homem?

Um abraço,
Aprendiz de Cristo
Se Jeová que é Bom, destrói a família. O que é que fica pro diabo? :roll:
Haverá mãe que possa esquecer seu bebê que ainda mama e não ter compaixão do filho que gerou? Contudo, ainda que ela se esquecesse, Eu jamais me esquecerei de ti! (Is 49:15)
Aprendiz de Cristo
Forista
Forista

Data de registro: 08 Ago 2009 16:55
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor Valdinei em 22 Mai 2010 14:52

Aprendiz de Cristo escreveu:.
Poltergeister escreveu: Não há como conciliar a crença num deus de amor com o que a bíblia REALMENTE diz sobre ele.

Olá Poltergeister,

Com certeza há, o Deus do AT é o mesmo do NT, e ama muito vocês(mesmo você não acreditando ou aceitando) entretanto se alguém tenta entender e/ou explicar a Palavra do Senhor sem a intervenção do Espírito Santo, resulta nisto... Infelizmente! (E isto não é uma crítica, oK!?)

Mas somente o Espírito Santo leva o homem ao verdadeiro conhecimento de sí mesmo e de Deus, e isto não de forma teórica, mas por estabelecer um relacionamento real entre o homem e o Deus Eterno.

Esta sua afirmação realmente faz sentido e tem base bíblica:

12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
13 As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. (I Co 2:12-15)

Talvez seja mais fácil concluir que a bíblia não é a Palavra de Deus ou que o Deus do AT não é o mesmo do NT do que tentar pelo menos supor:

Se o Deus do AT é o mesmo do NT então por que ele se permitiria ser tão ofendido pelo homem?

Um abraço,
Aprendiz de Cristo

Caro amigo, sua inocencia é compreessivel. Você esta se apegando em um deus bonzinho e de promesas iluzórias. Já levou enconta esse mesmo deus quando se lê as barbaries ditada por ele? Seria um deus superpoderoso tão descuidado e sem coerencia quanto a os seu ditamos? Se o entendimento ao serem humanos da palava de deus tem que ser com espirito santo porque raios não teve espirito santo quanto a escrita da biblia; deixando margens pra tantas interpretações?
Seria o deus de misecordia e de espirito santo um ser inventado por humanos ignorantes do passado? Se esse deus dos hebreus existe temos que crer em muitas outras divindades antes e depois dele...pois todos fizeram maravilhas e ainda fazem segundo seus adpitos.

Respeito a fé alheia...mas fé de mais não cheira bem
É bem clara para mim a logica das coisas confusas...e por isso sou Ateu.
Abração amigo.
Valdinei
Forista
Forista

Data de registro: 15 Dez 2009 13:14

Nova mensagempor carlos daniel em 22 Mai 2010 16:01

Estudante, comigo aconteceu o contrário!!! Eu era ateu e não acreditava que as coisas poderiam ter acontecido como a bíblia anunciava. Vivia achando que quem acreditava na bíblia era louco mas quando resolvi estuda-la percebí que alguma inteligência superior estava por tráz daquelas palavras. Então as respostas que a ciênca não podia me fornecer foram respondidas com estes estudos na palavra de Deus.
Hoje sou chamado de louco também. Mas ,mais louco que eu é quem diz que estamos aqui por acaso ou um acidente , ou que somos descendentes de macaco.

Um grande abraço!!! d:8
"A sabedoria do homem só termina onde começa a de Deus"
carlos daniel
Forista
Forista

Data de registro: 18 Mai 2009 22:39

Nova mensagempor sidhiresus em 22 Mai 2010 16:07

carlos daniel escreveu:Estudante, comigo aconteceu o contrário!!! Eu era ateu e não acreditava que as coisas poderiam ter acontecido como a bíblia anunciava. Vivia achando que quem acreditava na bíblia era louco mas quando resolvi estuda-la percebí que alguma inteligência superior estava por tráz daquelas palavras. Então as respostas que a ciênca não podia me fornecer foram respondidas com estes estudos na palavra de Deus.
Hoje sou chamado de louco também. Mas ,mais louco que eu é quem diz que estamos aqui por acaso ou um acidente , ou que somos descendentes de macaco.

Um grande abraço!!! d:8

Mas, sempre exise um mas, mesmo assim a evidência que nos levam a crer em nossa descendência d e um macaco não pode ser maior do que a que a bíblia provê sobre o surgimento do homem.
sidhiresus
Administrador
Administrador

Nova mensagempor Poseidon em 22 Mai 2010 17:09

Tudo que sabemos de um suposto Deus vem de escritos, tradições e culturas humanas nada mais além disto, esperar por algo mais, fora deste contexto seria uma mera imaginação uma fantasia que de forma alguma evidenciaria a existência de algo superior.
Poseidon
Forista
Forista

Data de registro: 07 Jan 2010 14:43

Nova mensagempor Estudante da Bíblia em 23 Mai 2010 20:39

sidhiresus escreveu:Entendi, bem, no meu caso sou mais agnóstico do que ateu, nem sei definir mesmo, digamos que eu esteja em busca de entendimento. Mas em relação a bíblia cheguei a mesma conclusão que você. Estamos quase que no mesmo barco então.

E uma pergunta, como vão as coisas ai em relação a sua decisão e sua família, ja manifestou isso a eles, tiveram alguma reação?

Nem toquei no assunto com eles ainda... Minha mãe é talvez a única que não compreenderia, os demais membros da família já não dão tanta bola pra torre de vigia assim.

ELLIPSIS escreveu:
Estudante da Bíblia escreveu:Não tenho mais base nenhuma pra sustentar qualquer crença em um ser superior/divindade. Eu tinha a bíblia como base para crer num criador inteligente, mas analisando a fundo as idéias desse próprio criador em seu Velho Testamento percebo que ele é muito mais cruel do que amoroso, vejo nele atitudes que não se enquadram no perfil de um criador inteligente, sábio e arquiteto do Universo..

Sendo assim, sua assinatura ja não faz sentido para você? Ou faz?

Pra mim não, rsrs... Pode fazer sentido pra nossos amigos TJ's que constantemente no visitam por aqui...
Pode ser que eu mude, vou pensar nisso.

Poltergeist escreveu:Bem vindo ao time Estudante!

Seu processo de transformação (eu diria esclarecimento) foi muito parecido com o meu.

Não há como conciliar a crença num deus de amor com o que a bíblia REALMENTE diz sobre ele.

Que bom seria se todos tivessem a oportunidade de estudar a bíblia (e outros livros tidos como sagrados) sem a "ajuda" maléfica das religiões, livrinhos ou — no caso das TJs — os "óculos" do Corpo Governante. Teríamos uma sociedade mais justa, mais avançada, menos preconceituosa, enfim, melhor do que é hoje.

A assinatura eu não sei mas seu nick continuará sendo "Estudante da Bíblia"?

Legal Polter! Você é a referência ateísta desse fórum, rsrs. A Bíblia é um livro bonito, com parábolas bonitas e ensina coisas boas também, tenho comigo muitos dos ensinamentos de Jesus. Mas o cristão finge que não vê a maldade e ignorância que ela também descreve, isso não faz menor o sentido, afinal ela toda é inspirada pelo o Próprio Deus. Ah, o nick pode continuar o mesmo, sempre foi uma referência ao antigo movimento dos Estudantes da Bíblia, da qual tinha muita curiosidade...
Imagem
Estudante da Bíblia
Moderador
Moderador

Próximo

Retornar para Religiões, Crenças & Teologia