Espiritismo : Religiões, Crenças & Teologia
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Espiritismo

Espaço ideal para discussões sobre qualquer religião, crença e teologia.

Espiritismo

Nova mensagempor Rico em 25 Nov 2008 22:56

O Espiritismo é uma doutrina que trata da natureza, da origem e do destino dos Espíritos e de suas relações com a vida material. Foi revelada por Espíritos Superiores e codificada (organizada) em 1857 por um professor francês conhecido como Allan Kardec.

Surgiu, pois, na França, há mais de um século. Traz em si três faces: filosofia, ciência e religião (moral). Os adeptos da Doutrina Espírita são os espíritas e suas práticas se baseiam no estudo das obras básicas da Codificação e na assistência material e espiritual aos necessitados.

O Espiritismo possui cinco princípios básicos, de onde procedem todas as suas práticas:

1 - A existência do Espírito e sua sobrevivência após a morte.

2 - A reencarnação.

3 - A lei de causa e efeito.

4 - A comunicação entre o mundo material e espiritual.

5 - A evolução progressiva dos Espíritos.

O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, consiste nas relações que se pode estabelecer com os Espíritos; como filosofia, compreende todas as conseqüências morais que decorrem dessas relações.

Segundo Allan Kardec, o Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, da origem e da destinação dos Espíritos, e das suas relações com o mundo corporal. No Brasil, organizou-se como um movimento religioso, com aproximadamente 7 mil centros espíritas.

Editado pela última vez por Rico em 25 Nov 2008 23:04, num total de 1 vezes
Rico
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 03 Nov 2008 20:55

Re: Espiritismo

Nova mensagempor Rico em 25 Nov 2008 22:58

A Mediunidade.

É uma faculdade natural de toda criatura viva. Podemos dizer que é um canal psíquico que todos possuem e que liga o Espírito encarnado ao mundo invisível. É, portanto, através da mediunidade que os encarnados recebem a influência dos desencarnados, funcionando como uma ponte entre os dois planos.

Embora seja faculdade comum a todos as criaturas, em alguns indivíduos ela se encontra mais exacerbada, sendo capaz de produzir fenômenos ostensivos como a profetização, a psicografia e os efeitos físicos.

Sendo uma faculdade orgânica, não depende da qualidade moral de quem a possui. Isso faz com que haja uma grande diversidade no uso que se faz dela, existindo tanto aqueles que a utilizam para o bem, como para fins ilícitos, inclusive os comerciais.

"Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes" - (I Corintios 12.1).

"Todas as nossas faculdades são favores que devemos agradecer a Deus, pois há criaturas que não as possuem. Podias perguntar porque Deus concede boa visão a malfeitores, destreza aos larápios, eloquência aos que só a utilizam para o mal. Acontece o mesmo com a mediunidade. Criaturas indignas a possuem porque dela necessitam mais do que as outras, para se melhorarem" - (Livro dos Médiuns - Questão 226).
Rico
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Nova mensagempor Rico em 25 Nov 2008 22:58

Médium

Se todos são dotados desse canal psíquico por onde recebem influência espiritual, logo todas as pessoas são médiuns. Há aqueles, contudo, com uma capacidade ostensiva de receber e transmitir comunicações de Espíritos, atuando como intermediários ou como agentes das manifestações dos Espíritos. Estes são dotados de mediunato, uma faculdade especial, suscetível de desenvolvimento, e que, quando bem direcionada, pode ser utilizada como um importante meio que os Espíritos superiores utilizam para edificar o ser ao nível do entendimento.
Segundo sua aptidão, o médium pode exercer sua tarefa em uma das muitas variedades de mediunidade, como por exemplo escreventes ou psicógrafos, falantes, de efeito físico, videntes, curadores, entre outros.
A pessoa dotada deste dom divino, tem a obrigação de se instruir sobre ele a fim de colocá-lo a serviço da obra do Senhor. A mediunidade só tem sentido quando praticada com essa finalidade.

"Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Porque a um pelo Espírito é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;
E a outro, pelo mesmo Espírito a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;
E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os Espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas" - (I Corintios 12.7-10).
Rico
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Nova mensagempor Rico em 25 Nov 2008 23:00

Espírita

É reconhecido pelo esforço que faz em aprimorar-se dentro dos princípios cristãos, não tendo necessariamente que trabalhar com a mediunidade.

A faculdade mediúnica como missão, ou mediunato, como todas as demais faculdades, não deve ser imposta. Uma vez detectada e em acordo com o desejo do médium, deve ser desenvolvida em sessões espíritas apropriadas, com dedicação sincera e humildade, para ser verdadeiramente produtiva. O espírita pode servir em muitas outras frentes de trabalho que nada tem a ver com a mediunidade, buscando, contudo, em todas as oportunidades fazer o melhor possível.

Eis as palavras do espírito Erasto: (Paris, 1863), quando indagado sobre como reconhecer os verdadeiros espíritas:

"Vós os reconhecereis pelos princípios de verdadeira caridade que eles professarão; vós os reconhecereis pelo número de aflições às quais eles terão levado consolações; vós os reconhecereis pelo seu amor ao próximo, pela sua abnegação, pelo seu desinteresse pessoal; vós os reconhecereis enfim pelo triunfo dos seus princípios, porque Deus quer o triunfo da sua lei; aqueles que seguirem sua lei são seus eleitos e Ele lhes dará a vitória, mas esmagará aqueles que falseiam o espírito dessa lei e fazem dela um meio para satisfazer sua vaidade e sua ambição".
Editado pela última vez por Rico em 25 Nov 2008 23:05, num total de 1 vezes
Rico
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Nova mensagempor Rico em 25 Nov 2008 23:01

Alan Kardec

Allan Kardec foi o pseudônimo do homem que codificou a Doutrina Espírita. Seu nome verdadeiro era Hippolyte Léon Denizard Rivail. Usava tal pseudônimo para evitar que seu nome, já bastante conhecido nos meios literários, ficasse em evidência. Nasceu em Lion, na França, em 03 de outubro de 1804 e desencarnou subitamente em consequência de um aneurisma, em 1869 aos 65 anos de idade. Era casado, falava quatro idiomas, estudava astronomia e fenômenos ligados ao magnetismo. Estudou na escola de Pestalozzi, o pai da pedagogia moderna. Escreveu diversos livros didáticos e lecionava para alunos sem recursos financeiros.

Em certa ocasião foi convidado por um amigo de nome Fortier, para assistir a uma brincadeira de salão em evidência na época: as mesas girantes que se comunicavam através de batidas com seus pés. Pensando tratar-se de algum fenômeno ligado ao magnetismo aceitou o convite. Após algumas sessões foi se intrigando, uma vez que, descartadas as causas conhecidas ou truques, convencia-se de que, por detrás das mensagens, havia alguma causa inteligente responsável pelos movimentos.

A causa inteligente que se manifestava dizia que os fenômenos eram provocados por Espíritos de homens que já haviam vivido no mundo. Passou a estudar o fenômeno e numa das reuniões, agora promovidas pelo próprio Kardec, um Espírito que usou o nome de Verdade, dizia que caberia ao professor desenvolver, dar corpo, codificar uma nova doutrina filosófica e religiosa.

Allan Kardec desempenhou com sucesso as obrigações de que fora incumbido, explicando todos os fenômenos de maneira racional, revivendo e reforçando os ensinamentos de Jesus e da Espiritualidade Superior. Utilizou-se de vários médiuns diferentes, que foram cuidadosamente escolhidos, uma vez que o próprio Kardec não era médium. Fazia perguntas aos Espíritos, revisando e comparando repetidamente as respostas.

Todos os ensinamentos da Doutrina Espírita, foram reunidos em cinco obras básicas: O Livro dos Espíritos (1857), O Livro dos Médiuns (1861), O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865) e A Gênese (1868).

Um bom livro para se começar a entender o Espiritismo é uma brochura de Kardec chamada O Que é o Espiritismo.
Rico
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Nova mensagempor Tito1onze em 25 Nov 2008 23:16

Antonio Roosevelt Bezerra de Menezes Filho, 43 anos, tetraneto de Adolfo Bezerra de Menezes, um dos fundadores e primeiro presidente da Federação Espírita no Brasil (FEB), se converteu a Cristo a alguns anos, lembro-me que mostrei a reportagem para minha mãe que professava esta fé na época e ela ficou irada comigo, não mostrei na intenção de provoca-la pois eu também fui espiritualista por 9 anos e quando vi a reportagem após confessar ao Senhor Jesus Cristo como meu Único Senhor (Judas1:4), fiquei um tanto quanto surpreso. Abraços Tito.

links de algumas matérias:

http://impactandoasnacoes.blogspot.com/2007/08/entrevista-com-tetraneto-de-bezerra-de.html

http://www.conscienciacrista.org.br/novo/geral/layout.php?subaction=showfull&id=1226086489&archive=

Como Jesus é compreendido na doutrina espírita?

Bezerra - Ele é compreendido como um ser iluminado, que chamamos de avathar ou mestre ascencionado, que já transcendeu a Roda de Sanaha (como dizem os hindus). Ele é chamado de Espírito de Luz, mas não é aceito como Salvador ou Messias, pois, se for aceito como tal, cai por terra a idéia da reencarnação e da lei do karma, que diz que temos de resgatar o karma através de sucessivas reencarnações até chegar à libertação total.
Editado pela última vez por Tito1onze em 26 Nov 2008 00:34, no total de 2 vez
...fazei TUDO em NOME do Senhor Jesus, ... Colossenses 3:17
AQUELE QUE ESTÁ DE PÉ CUIDE PARA QUE NÃO CAIA 1º CORÍNTIOS 10:12...DEUS TEM MISERICÓRRRDIA DE nós.
Tito1onze
Forista
Forista

Data de registro: 05 Nov 2008 15:27

Nova mensagempor Rico em 25 Nov 2008 23:32

Tito, taí uma boa razão para eu gostar tanto da doutrina espírita. No Espiritismo aprendemos que Deus ama a todos incondicionalmente. Para nós, religião não salva ninguém. Não acreditamos na Bíblia como "palavra" de Deus. Deus não fala, senão seria um ser humano. Não aceitamos a idéia de um deus antropomórfico.

Portanto, se o camarada acima resolveu se converter para uma religião onde ele se sinta bem, que essa religião sirva para lhe religar com o Criador. Se ele está se sentindo bem nessa religião, bom pra ele.

O Espiritismo não se auto-proclama religião salvadora e nem tampouco aceita a idéia de salvação imposta pela doutrina daqueles que seguem a Bíblia.

Não entendi o porquê de sua mãe ter ficado com raiva. Sinceramente. Tenho amigos em todos os níveis religiosos, ateus e agnósticos. E o que me deixa cada vez mais tranquilo e feliz é que Deus não quer saber do rótulo ao qual eles professam. Esse é o Deus que creio, de Amor e Pai de todos.

Portanto, se o camarada acima foi pra uma organização religiosa e se sente bem, acho mais que ele tem que continuar lá dentro. E que bom que ele continua sendo meu irmão da mesma forma.

Há ateus e agnósticos que estão mais próximos de Deus do que muitos religiosos. Aí está o verdadeira demonstração de que religião não salva ninguém.
Rico
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Nova mensagempor Tito1onze em 26 Nov 2008 00:23

Rico
NA QUESTÃO DA RELIGIÃO ESTOU TOTALMENTE DE ACORDO CONTIGO, EM RELAÇÃO AO KARDECISMO RESPEITO MAS NÃO CONCORDO, POR ISSO QUE CONTINUAREI A SER PARTICIPANTE DESTE FORUM , POR CAUSA DE PESSOAS IGUAIS A VOCÊ ESCLARECIDAS A QUAL PODEMOS COMPARTILHAR NOSSAS IDÉIAS "LIVRE ARBÍTRIO".
Quanto a minha mãe, creio que na época mesmo querendo o melhor para mim ela ficou um pouco desapontada com minha conversão, imagine vc uma familia de 98% de espiritualistas Kardecista, e só eu me converter (conversa de crente rsrsrs), creio que foi mesmo que mudar de time Corintiano torcer para o Palmeiras rsrsrs, mas foi tudo superado o que Impera realmente é o Amor, ainda mais sendo minha mãe , Rico mãe é mãe não é mesmo?

RELIGIÃO MATA (((((RELIGIÃO DO LATIM = RELIGARE = RELIGAR ))) O ÚNICO QUE RELIGA O HOMEM A DEUS É JESUS CRISTO. É O QUE ESTÁ ESCRITO E CREIO. Quando li e cri em Hebreus 9:27-28 eu cria totalmente na doutrina Espirita e relutei para que o que está escrito não fosse contra a minha vontade, mas não teve jeito mesmo eu não querendo crer em Hebreus 9:27 eu hoje não creio mais em reencarnação, mas respeito quem assim crê.

Fui evolucionista por 13 anos acreditava na teoria do Big bang e por aí a fora (por favor entenda eu não tinha contato com a doutrina espirita ainda), só me caiu a ficha quando ouvi o comentário de que nenhuma Explosão que conheçamos não GERA nada, absolutamente ao contrário toda Explosão CAUSA uma Degeneração espontanêa e não uma Geração, automaticamente indo da ordem para desordem, literalmente não constroi nada ´somente destroi, transforma em caos, foi dificil mas me entreguei aos fatos, meus melhores amigos ainda acreditam na teoria do Big bang e respeito a todos sem hipocrisia, têm um video com animações graficas muito boas e comentários lógicos que ajudam a entender um pouco, é lógico que respeito o Livre Arbítrio, mas o video é interessante e está esgotado no Brasil mas se alguém se interessar chama-se:

"Uma Questão de Origens?"
Irá ajudar também com relação ao LHC (bola da vez) Large Hadron Collider ou em português, grande colisor de hadrões. Orçado em 4 bilhões de euros, é a maior máquina do planeta, com um perímetro de 27Km de extensão e com um total de 9300 magnetos supercondutores no seu interior. Segundo muitos, esta é a máquina do juízo final...

http://portoghese.lanuovavia.org/video-porto--questione-di-origini.html

http://helio-meuslinks.blogspot.com/2008/10/questao-das-origens-video.html

sem ter a pretenção de dar a última palavra, espero ter colaborado...abraço amigo Tito
...fazei TUDO em NOME do Senhor Jesus, ... Colossenses 3:17
AQUELE QUE ESTÁ DE PÉ CUIDE PARA QUE NÃO CAIA 1º CORÍNTIOS 10:12...DEUS TEM MISERICÓRRRDIA DE nós.
Tito1onze
Forista
Forista

Data de registro: 05 Nov 2008 15:27

Nova mensagempor Elezar Faruk em 21 Out 2011 02:07

Movimento Espírita

Sobre esse assunto vou buscar aqui trazer, de forma imparcial, um resumo do que é.
Durante anos repassei nos grupos de Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE) e cursos semelhantes, as seguintes informações quando pertencia a este movimento religioso:

Como todos já sabem, nos tópicos anteriores, que a Revelação da Doutrina Espírita se deu na França com a publicação de O Livro dos Espíritos em 18 de abril de 1857 por Allan Kardec e depois com as obras subsequentes.

Mas apesar dos grandes esforços de Amelie Boudet (esposa de Kardec), Leon Denis, Gabriel Dellanne e outros continuadores, o movimento espírita francês não se desenvolveu muito. O Movimento Espírita ganhou força no Brasil como em nenhum outro país. E isso graças aos trabalhos incessantes do poeta Francisco Leite de Bittencourt Sampaio, do Marechal Francisco Raimundo Ewerton Quadros, do advogado Antônio Luís Sayão, do editor Antonio Gonçalves da Silva (vulgo Batuíra) e principalmente de Adolfo Bezerra de Menezes, o Médico dos Pobres e Kardec Brasileiro, junto com tantos outros, que o Movimento Espírita Brasileiro ganhou força no final do século 19.

No seculo seguinte, além das grandes contribuições do jornalista Manuel Justiniano de Freitas Quintão, do editor Cairbar de Souza Schutel, do educador e apóstolo espírita do triângulo mineiro Eurípedes Barsanulfo, da dedicada médium Yvonne do Amaral Pereira e do jornalista Deolindo Amorim, destaco os três grandes construtores do Movimento Espírita do século 20: o professor, conferencista e médium Divaldo Pereira Franco; o jornalista, educador, filosofo e escritor José Herculano Pires e o inesquecível médium Francisco de Paula Cândido Xavier (Chico Xavier).

Em 1949 a Federação Espirita Brasileira consegue estabelecer o Pacto Áureo que consegue iniciar a união de todo o Movimento Espírita Brasileiro na Época. A Atual estrutura federativa do movimento espírita se organiza assim:
1- FEB (Federação Espírita Brasileira), 2- Conselho Federativo Nacional, 3- Federativas Estaduais (no Estado do RJ é o CEERJ - Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro), 4- Conselhos Espíritas locais ou regionais e, 5- Instituições Espíritas Adesas (IEA).

A FEB não é a única que edita livros e revistas para todo o movimento, mas é aquela que é vista com mais respeito, por todo o movimento, por ser a maior e a mais antiga do Brasil. Além de livros a FEB edita a mais antiga publicação espírita: a revista O Reformador (desde 1883).

Espero ter ajudado com essas informações.

Bem, por enquanto é só!
Elezar Faruk / Eduardo Oliveira
Um servo do Senhor Iahweh Deus e do Senhor Jesus Cristo
http://servosdeiahweh.wordpress.com
Elezar Faruk
Forista
Forista

Data de registro: 10 Out 2011 19:20
Localidade: Rio de Janeiro

Nova mensagempor PIROPO em 21 Out 2011 17:45

vai ser inútil amigo você tentar argumentar pois como ele mesmo afirmou acima ele passou a fazer parte do clube da mente limitada... (se converteu a uma igreja, a um pastor, ou a um ancião a quem ele viverá submisso). não tenho religião mas os espíritas estão mais próximos do que deveria ser uma. se a bíblia é ou não a palavra de Deus eu não sei mas pela lógica NÃO pois cada igreja ou religião que a estuda tem a sua interpretação particular da mesma algumas afirmando inclusive que são detentoras exclusiva da verdade absoluta. deixei de tentar entender a bíblia graças a essas pessoas que se auto intitulam religiosas, crentes e cristãs. conheço um pouco da doutrina espírita e pelo pouco que sei eles pregam a existência de um Deus bom e justo para com todos sem exceção. nas outras igrejas ou religiões eles pregam um Deus vingativo e cruel ou que é bom relativamente (é bom impondo condições) e esse Deus eu nunca acreditei que existisse (ou ele é bom ou não é sem meio termo). de tanto eles falarem que o espiritismo era coisa do diabo fui investigar e achei no mínimo estranho ouvir os espíritas falarem de Deus, de Jesus, do perdão das ofensas, de fazer caridade, e pensei: seria o diabo bom? e cheguei a conclusão que ele não existe. é usado como meio de impôr medo as pessoas e fazerem elas ficarem subordinadas a outras. essa é a minha opinião a respeito do assunto. :2
PIROPO
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 09 Fev 2011 23:48

Próximo

Retornar para Religiões, Crenças & Teologia