CULTOS MORTAIS EP.304 - TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - ID : Livros e Filmes
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar


CULTOS MORTAIS EP.304 - TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - ID

Indicação de livros e filmes que expõem de alguma forma a verdade sobre as Testemunhas de Jeová.

Série Investigação Discovery (ID) - Cultos mortais - TJs

Nova mensagempor pascoalnaib em 19 Nov 2015 08:51

Cultos Mortais
Temporada 02 - Episódio 02

Kim Anderson, uma mãe divorciada e Testemunha de Jeová, finalmente conhece o homem de seus sonhos. Mas no dia do casamento, ela tem um mau pressentimento sobre o futuro marido.

DURAÇÃO: 51 min. CATEGORIA: Séries GÊNERO: Documentário

exibição do programa:

quinta, dia 19/11/2015 às 11h12min


Assisti por casualidade ontem. Década de 80 onde os movimentos dissidentes estavam ainda incipientes e a Torre de Vigia fazia e desfazia dos seus adeptos e ex-adeptos.

A questão principal é até que ponto a condição das mulheres dentro dessa denominação religiosa mudou? Pois, o programa retrata essa submissão (humilhação) que uma adepta TJ é levada em muitas questões. Infelizmente para essa adepta seu final foi trágico junto com seus 2 filhos menores. Dá nojo ver ela pedindo ajuda aos anciâos para se separar de um marido violento e os caras dizerem que ela que tinha que melhorar. :iergh7:
Avatar de usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 7548
Data de registro: 31 Out 2008 15:34
Localização: Fortaleza-CE
Localidade: Ceará

Re: Série Investigação Discovery (ID) - Cultos mortais - TJs

Nova mensagempor Artista em 19 Nov 2015 12:26

Infelizmente ainda é assim....Minha avó passou por muitas e más situações acreditando agradar a Deus (ou homens ), uma das filhas dela que me criou, tb.Um dos filhos dela ( minha avó )deitou e rolou no mundão e agora virou santo no SR e a tonta da minha tia faz cara de paisagem. Pra piorar a irmã dele solteira e beata,ainda incentiva a outra a ficar calada.....Eu não abro minha boca,por que tenho que preservar o meu terreno,pra qdo for minha hora de libertação total.Mas,aff,que :iergh7: :iergh7: :iergh7: :evil: :evil:
Artista
Forista
Forista
 
Mensagens: 185
Data de registro: 20 Abr 2015 20:30
Localidade: São Paulo

Re: Série Investigação Discovery (ID) - Cultos mortais - TJs

Nova mensagempor mayhra em 19 Nov 2015 18:57

é hoje o documentário, só pra lembrar.. Discovery ID
Avatar de usuário
mayhra
Forista
Forista
 
Mensagens: 2046
Data de registro: 14 Dez 2011 21:12

Re: Série Investigação Discovery (ID) - Cultos mortais - TJs

Nova mensagempor Debora em 19 Nov 2015 19:29

Esqueci de programar a gravação.

Só resta esperar liberação no yotube.
Testemunhas de Jeová
O que será que elas não te contam?
http://www.pontosdefe.blogspot.com.br
Avatar de usuário
Debora
Moderadora
Moderadora
 
Mensagens: 6359
Data de registro: 21 Dez 2010 10:07
Localização: Santana
Localidade: São Paulo

Re: Série Investigação Discovery (ID) - Cultos mortais - TJs

Nova mensagempor pascoalnaib em 20 Nov 2015 12:45

Alguém assistiu?
Avatar de usuário
pascoalnaib
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 7548
Data de registro: 31 Out 2008 15:34
Localização: Fortaleza-CE
Localidade: Ceará

Re: Série Investigação Discovery (ID) - Cultos mortais - TJs

Nova mensagempor Mexplica em 06 Jan 2016 22:23

pascoalnaib escreveu:Alguém assistiu?


Estou assistindo no ID agora. Muito bom esse documentário. Resume bem a seita. Fala das penalidades e sentimentos de culpa. Pena que muitos cegos não vêem.
O que é certo? O que é errado?

* O maior inimigo da verdade, é o medo de descobri-la. *
Avatar de usuário
Mexplica
Forista
Forista
 
Mensagens: 952
Data de registro: 04 Nov 2012 17:56

Re: Série Investigação Discovery (ID) - Cultos mortais - TJs

Nova mensagempor Camila Rafiad em 07 Jan 2016 06:43

Oi Mexplica!

Também vi o documentário e longe de parecer fantasioso mostrou exatamente a realidade dos fatos e do que acontece dentro da seita.

O pedido de ajuda dessa mulher não conseguiu sensibilizar os anciãos em nenhum momento o que resultou em ela, juntamente com seus dois filhos, pagarem com a própria vida!

Tudo em nome de que? De uma falsa crença que previu um fim que não veio em 1975, anciãos que longe de se mostrarem compreensivos preferiram fechar os olhos e dar ouvidos às mentiras do marido em detrimento dessa pobre mulher?

Interessante que o documentário narrou exatamente o que ocorreu nessa época: primeiramente o escândalo de uma profecia que não se cumpriu e depois a culpa sendo colocada nos próprios membros como se fossem os responsáveis pela falta de fé!!! Ora, como se Deus precisasse de nós, meros mortais!

Ao ver o documentário percebemos uma série de eventos que pra nós são nossos velhos conhecidos: o abuso dos filhos menores pelo segundo marido e assassino, os maltratos generalizados na família, agressão física e mental, a constante intervenção dos anciãos em assuntos particulares querendo regrar a vida dos fiéis, suas comissões fajutas, seus ouvidos obtusos, enfim nada de novo, mas que o mundo em geral não tem conhecimento.

Achei excelente esse documentário que retratou a realidade de pessoas que sofreram uma lavagem cerebral baseada em regras frias destituídas de amor ou misericórdia.

Culminando com o enterro dos filhos, onde o pai compareceu e sequer lhe deram os pêsames. Nas palavras dele: " estava lá, mas era como se não estivesse, me ignoraram num momento tão difícil e triste e fizerem tudo isso dentro da casa de Deus".

Trata-se, portanto, pura e simplesmente da constatação daquilo que o fórum vem a anos revelando e alertando e que muitos, infelizmente, não dão crédito.

Abraços a todos!
Camila Rafiad
Forista
Forista
 
Mensagens: 375
Data de registro: 07 Out 2013 20:22
Localidade: Não quero responder

CULTOS MORTAIS EP.304 - TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - ID

Nova mensagempor Advogata em 03 Mar 2016 10:54

EP 304
"Robert e Janet Bryant são Testemunhas de Jeová que criam os quatro filhos dentro dos preceitos de sua "igreja". Ninguém poderia imaginar que Robert se tornaria o pivô de uma tragédia familiar!"

Como de praxe, ontem, 02/03/2016 estava eu assistindo um dos meus canais de TV favorito (quiçá exclusivo..rsrsrsr), o Investigação Discovery!
Muito me surpreendeu a apresentação do tópico: CULTOS MORTAIS: TESTEMUNHAS DE JEOVÁ!
Como assim??? As Testemunhas de Jeová ???
... não desgrudei da tela.
Assim tentarei lhes descrever o relato da maneira mais fiel possível... todavia, o que recomendo é que vocês assistam, pois é deveras chocante mesmo!(como não encontrei um link que me reportasse ao episódio, sugiro aso interessados que digitem nos sites de busca: Janet e Robert Bryant Cultos Mortais Testemunhas de Jeová e postem aqui para que demais possam assistir)..mas quem não quiser saber e sim assistir, sugiro que nem prossiga com a leitura (rsrsrsr)
Clique para: Ver
A história em si me prendeu bastante, obviamente por se tratar de TJs. Eu via muito de mim naquele roteiro (reconheço que algumas informações não condizem com a verdade: como a ideia do inferno de fogo ser um temor para as TJs, mas no mais, tudo certo verdadeiro/condizente, inclusive na questão de não se permitir, à época, buscar auxilio médico fora da organização (antigamente, sabemos que era assim). A orientação era "espere em Jeová!" (Aff... fui na reunião no ultimo domingo e o estudo da Sentinela abordou justamente o tema "saúde" ... morninho ..morninho ... )
Enfim, a história se baseia em duas famílias criadas nos preceitos da Organização. O tema aborda, a meu ver DE FORMA FIEL, a imposição da ostracização na organização. De como Janet foi rechaçada quando seu pai, ancião, não quis mais "esperar em Jeová" para curar sua esposa, que definhava diuturnamente, buscando assim auxílio médico (demonstrando que não confiava em Jeová (?)), sendo portanto ostracizado na Organização, ele (o ancião respeitável) e TODA sua família, até então, exemplar!Janet, mesmo marginalizada, ainda assim continuava fiel à Organização, até que um dia, ela conhece Robert (inocente, olhos suaves e sorriso lindo), outro exemplar filho de ancião, este em igual medida, também exemplar (entenda-se "exemplar" como cego seguidor da Torre) . O roteiro segue demonstrando toda a rotina de um 'tejota', que a grande maioria por aqui conhece muito bem. Robert se torna ancião (que privilégio para ele, pois acreditava ter sido escolhido por Deus), mas um ancião diferente e é justamente aí que a história toma rumos, até então, inimagináveis (pelo menos pra mim, foram inimagináveis mesmo) :o
Ocorre que, num belo dia, Robert estava no serviço de campo e "bateu" em uma casa, sendo recepcionado por uma mulher que de imediato lhe falou que não poderia conversar com ele por ter sido desassociada e lhe disse o motivo da sua desassociação. PASMEM FORISTAS: Ela foi desassociada pois foi estuprada e não gritou!!!! Robert ficou chocado com esse fato e se apiedou da mulher e iniciou aí uma busca pela justiça! Ele não conseguia entender como isso poderia ter acontecido!!! Assim, se reuniu com demais anciãos e estes lhe informaram que era verdade mesmo, que ela foi considerada adúltera por não ter gritado, citaram inclusive o livro de Deuteronômio para fundamentar suas decisões!!! :2
Robert ficou ainda mais determinado em não aceitar aquela hipocrisia e iniciou uma pesquisa profunda, descobrindo assim outros inúmeros casos que também não eram denunciados. Robert começou a ver a Organização com olhos e mente abertos, sem medo de estar desagradando a Jeová. ( será que foi nesse momento que foi plantada a semente da 'apostasia' em Robert? Segundo ensino torreano, sim :evil: ) Ele percebeu que a Organização estava entendendo de maneira equivocada as Escrituras/ Palavras de Jeová. E mesmo sem apoio nenhum (nem da sua esposa torreana que lhe implorava para que ele ignorasse este fato e aceitasse tudo como sendo a vontade/decisão de Jeová, que não se pode questionar a Organização, pois isso seria o mesmo que questionar o próprio Jeová!), certo de estar sendo guiado pelo VERDADEIRO AMOR CRISTÃO, toma coragem e escreve uma carta para a 'Mãe Torre' em NY, imaginando que seria respondido e consequentemente seria feita a justiça, pois ele acreditava mesmo no amor cristão e que, baseado nas Escrituras, Jeová não estava de acordo com aquela situação. Qual não foi sua surpresa, quando num belo dia recebeu um telefonema dos anciãos de sua congregação para que, 'na salinha B'... (rsrsr), discutissem melhor toda aquela situação. Saiu feliz pois acreditava que a justiça seria feita.... porém retornou para casa já DESASSOCIADO :shock:
Sua esposa ficou chocada e desesperada pois sabia que, tendo tratos com apóstatas, seria igualmente ostracizada na organização por todos aqueles que diziam amá-la, inclusive sua própria família, que sem pestanejar lhe virou 'a cara'... Robert foi imediatamente destituído da sociedade que tinha com o pai, (uma empresa de paisagismo) ficando desempregado sem ter como sustentar a esposa e os quatro filhos (é muito amor de pai.. é muito amor cristão!!! :9 ).
Mas com o passar do tempo, Janet decide ficar ao lado do marido e também sofre a desassociação (que para ela estava deliberadamente acontecendo já ha algum tempo). Ocorre que os avós de seus filhos ficaram muito preocupados pois acreditavam que as crianças seriam destruídas no iminente Armagedom. Inicia-se então uma longa disputa judicial para que os avós tivessem a guarda total dos filhos do casal impuro, imoral, pecador, dos verdadeiros filhos de Satã! Robert e Janet se viram encurralados e, na calada da noite, decidiram fugir da própria casa e levando os próprios filhos para não perdê-los para essa Organização. Fogem para outra cidade e recomeçam suas vidas longe de tudo e de todos. Mas nunca abandonam o amor e a fé em Jeová, embora não mais decidissem ser Testemunhas de Jeová! Ocorre que... Janet, na manhã de 11 de setembro de 2001, assiste em sua TV, o desastre das torres gêmeas e se apavora com todo aquele caos e destruição (principalmente porque as torres eram bem próximas da ' mamãe torre' em NY), crendo na derradeira chegada do Armagedom, e entra em "crise de consciência" (Lembrei de alguém do CG, ao revés) ... será que ela estava fazendo a coisa certa, se afastando da Organização que era de Jeová? Janet fica desesperada com a possibilidade de não ter tomado a decisão correta em ter ficado do lado do marido, virando as costas para a Organização. O marido começou a perceber que poderia perder toda sua família para aquela Organização que outrora destruíra sua vida! Agora que 'as coisas estavam entrado nos eixos'. Ele não suportaria perdê-los! Assim, no dia do aniversário de seu casamento, Janet faz uma modesta celebração, todavia nada terminaria bem... Robert, já desesperado com tudo sai de casa e volta com uma escopeta calibre 12...fuzilando os próprios filhos, a esposa e acabando por se matar também. (ponto final)
Acaba assim toda a história de uma família inteira que, pelo acontecimentos, teve sua vida literalmente destruída pela religião verdadeira!!!



Observações:
Fiquei bem abalada com toda essa história pois é, definitivamente, algo que pode acontecer com qualquer um de nós!
O que leva alguém, temente a Deus, respeitável cidadão, marido e pai, a cometer um ato tão atroz ?
É Robert, mais uma vítima?
Tem a Organização, culpa de sangue por TODAS as mortes ocorridas neste fatídico evento?
O que você imagina possa ter passado na mente de Robert?
Por favor, àqueles que tiverem interesse, apontem suas observações sobre o ocorrido... vamos debater....
Avatar de usuário
Advogata
Forista
Forista
 
Mensagens: 125
Data de registro: 17 Fev 2016 11:49
Localidade: Não quero responder

Re: CULTOS MORTAIS EP.304 - TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - ID

Nova mensagempor Scarlet Ohara em 03 Mar 2016 11:18

Também assisti esse episódio ontem! Intetessante é que pela manhã (cultos mortais é exibido às quartas às 6 da manhã e às 11:11 da noite), também foi apresentado um caso envolvendo as tj's. Esse das 6 da manhã, não vi na íntegra, mas minha irmã gravou algumas partes e me enviou. O da noite vi todo!
E sim, eles falavam tudo da forma como realmente acontece, tudooooo! Achei interessante a parte que mostra que quando o Robert enviou a carta pra sede no Brooklin, a resposta não veio pra ele (que seria o lógico), e sim direto pro corpo de anciãos da congregação. É exatamente assim que acontece! Se a pessoa envia carta questionando à torre, ou alguém da dianteira, quem recebe a resposta é o SC do circuito da pessoa, ou o comissão da congregação dela, nunca o próprio remetente! Aí já sabe né! Cabeças rolam!
Episódio muito bom! Incontestável pela veracidade em mostrar como as coisas realmente ocorrem lá dentro com relação ao ostracismo e outros fatores. Até meu marido, que insiste em não despertar e que tem sempre uma defesa para justificar os erros da torre, ficou sem palavras!
Scarlet Ohara
Forista
Forista
 
Mensagens: 741
Data de registro: 14 Dez 2015 11:33
Localidade: Não quero responder

Re: CULTOS MORTAIS EP.304 - TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - ID

Nova mensagempor kooboo em 03 Mar 2016 11:32

Estou assim -
:o :shock:
Com o final da história.

Não sei se o protagonista era um psicopata enrustido ou se tomou a drástica atitude por conta da ideia de que não suportaria outro revés na vida. Não vou advogar o cara, mas tentar explicar - o cara tinha uma linda vida de ilusões normal, de repente descobre um caso de notada injustiça, tenta conversar sobre o caso e consertar a situação na melhor das intenções e sofre ação de represália da religião, da esposa, da congregação (pessoas), da família, perde emprego, corre o risco de perder a guarda dos filhos... e ainda assim mantém a fé em Jeová. Muda para preservar a família, ainda com o fantasma da consciência assombrando a ambos.
Aí vem uma nova crise e o medo de perder tudo novamente.
Faltou expectativas futuras para o nosso protagonista. Faltou ver opções além do sistema em que estava inserido. Não conseguiu ver mais nada além, diria que deve ter passado por pensamentos circulares, o que é típico em depressão profunda.
Deveria ter procurado um psiquiatra e tomado mil pílulas de felicidade para suportar tudo isso, mas preferiu comprar uma escopeta e acabar com todos os problemas e todas as perspectivas funestas que lhe poderiam aguardar no futuro.
Tudo triste, tudo desnecessário... tudo por conta de más interpretações da bíblia que a torre tem.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar de usuário
kooboo
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 11762
Data de registro: 01 Nov 2008 13:22
Localidade: Minas Gerais

Re: CULTOS MORTAIS EP.304 - TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - ID

Nova mensagempor Advogata em 03 Mar 2016 11:36

Scarlet Ohara escreveu:E sim, eles falavam tudo da forma como realmente acontece, tudooooo! Achei interessante a parte que mostra que quando o Robert enviou a carta pra sede no Brooklin, a resposta não veio pra ele (que seria o lógico), e sim direto pro corpo de anciãos da congregação. É exatamente assim que acontece! Se a pessoa envia carta questionando à torre, ou alguém da dianteira, quem recebe a resposta é o SC do circuito da pessoa, ou o comissão da congregação dela, nunca o próprio remetente! Aí já sabe né! Cabeças rolam!
Incontestável pela veracidade em mostrar como as coisas realmente ocorrem lá dentro com relação ao ostracismo e outros fatores. Até meu marido, que insiste em não despertar e que tem sempre uma defesa para justificar os erros da torre, ficou sem palavras!


É Scarlet.. fiquei enojada e com vergonha de ser Testemunha de Jeová!!! Meu esposo (que não é TJ) ficou me olhando tipo assim... :?
Daí surgem as questões : é essa a organização que você frequenta?! É para ir a um lugar assim que você me deixa sozinho toda a quinta e domingo?! É lá que você "adora o Seu Jeová"? É pra lá que você, ao sair no campo, busca/manda "ovelhas" para ao abate? É para esse ensino que você se dedica?
Fiquei sem reação... pois "contra fatos... não há argumentos"
Avatar de usuário
Advogata
Forista
Forista
 
Mensagens: 125
Data de registro: 17 Fev 2016 11:49
Localidade: Não quero responder

Re: CULTOS MORTAIS EP.304 - TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - ID

Nova mensagempor Advogata em 03 Mar 2016 11:41

kooboo escreveu:Estou assim -
:o :shock:
Com o final da história.

Não sei se o protagonista era um psicopata enrustido ou se tomou a drástica atitude por conta da ideia de que não suportaria outro revés na vida. Não vou advogar o cara, mas tentar explicar - o cara tinha uma linda vida de ilusões normal, :( de repente descobre um caso de notada injustiça, tenta conversar sobre o caso e consertar a situação na melhor das intenções e sofre ação de represália da religião, da esposa, da congregação (pessoas), da família, perde emprego, corre o risco de perder a guarda dos filhos... e ainda assim mantém a fé em Jeová. Muda para preservar a família, ainda com o fantasma da consciência assombrando a ambos.
Aí vem uma nova crise e o medo de perder tudo novamente.
Faltou expectativas futuras para o nosso protagonista. Faltou ver opções além do sistema em que estava inserido. Não conseguiu ver mais nada além, diria que deve ter passado por pensamentos circulares, o que é típico em depressão profunda.
Deveria ter procurado um psiquiatra e tomado mil pílulas de felicidade para suportar tudo isso, mas preferiu comprar uma escopeta e acabar com todos os problemas e todas as perspectivas funestas que lhe poderiam aguardar no futuro.
Tudo triste, tudo desnecessário... tudo por conta de más interpretações da bíblia que a torre tem.


Sim Kooboo... como sempre... palavras sábias e pertinentes de grades reflexões...
"Tudo triste...tudo desnecessário..."
Avatar de usuário
Advogata
Forista
Forista
 
Mensagens: 125
Data de registro: 17 Fev 2016 11:49
Localidade: Não quero responder

Re: CULTOS MORTAIS EP.304 - TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - ID

Nova mensagempor Scarlet Ohara em 03 Mar 2016 11:44

Advogata escreveu:
Scarlet Ohara escreveu:E sim, eles falavam tudo da forma como realmente acontece, tudooooo! Achei interessante a parte que mostra que quando o Robert enviou a carta pra sede no Brooklin, a resposta não veio pra ele (que seria o lógico), e sim direto pro corpo de anciãos da congregação. É exatamente assim que acontece! Se a pessoa envia carta questionando à torre, ou alguém da dianteira, quem recebe a resposta é o SC do circuito da pessoa, ou o comissão da congregação dela, nunca o próprio remetente! Aí já sabe né! Cabeças rolam!
Incontestável pela veracidade em mostrar como as coisas realmente ocorrem lá dentro com relação ao ostracismo e outros fatores. Até meu marido, que insiste em não despertar e que tem sempre uma defesa para justificar os erros da torre, ficou sem palavras!


É Scarlet.. fiquei enojada e com vergonha de ser Testemunha de Jeová!!! Meu esposo (que não é TJ) ficou me olhando tipo assim... :?
Daí surgem as questões : é essa a organização que você frequenta?! É para ir a um lugar assim que você me deixa sozinho toda a quinta e domingo?! É lá que você "adora o Seu Jeová"? É pra lá que você, ao sair no campo, busca/manda "ovelhas" para ao abate? É para esse ensino que você se dedica?
Fiquei sem reação... pois "contra fatos... não há argumentos"


Realmente minha cara, não há como uma pessoa não tj, casada com tj, entender. A sua situação fica bem delicada! Só dá pra sentir vergonha mesmo! Horrível! :oops:
Scarlet Ohara
Forista
Forista
 
Mensagens: 741
Data de registro: 14 Dez 2015 11:33
Localidade: Não quero responder

Re: CULTOS MORTAIS EP.304 - TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - ID

Nova mensagempor Mentalista em 03 Mar 2016 11:48

Esse episódio será exibido novamente esta semana?
Pelo que o Kooboo disse é uma história forte e que mostra como algumas TJs ficam presas em círculos. Preferi não ler a descrição no tópico porque ainda vou assistir ao episódio.
Avatar de usuário
Mentalista
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 3626
Data de registro: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas
Localidade: São Paulo

Re: CULTOS MORTAIS EP.304 - TESTEMUNHAS DE JEOVÁ - ID

Nova mensagempor tjawake em 03 Mar 2016 11:54

Vale a pena ver.
Para quem quer se programar e assistir, será exibido novamente no Domingo às 19:50.
"Ninguém deve ser obrigado a adorar a Deus de uma forma que ache inaceitável nem a escolher entre a religião e a família."
- Despertai! Julho/2009 - Pag. 29
Avatar de usuário
tjawake
Forista
Forista
 
Mensagens: 634
Data de registro: 29 Mar 2015 21:02
Localidade: Não quero responder

Próximo

Retornar para Livros e Filmes

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 7 visitantes