Você sabe quem foi Percy Harding? Um pouco da sua historia : Depoimentos
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar


Você sabe quem foi Percy Harding? Um pouco da sua historia

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências

Você sabe quem foi Percy Harding? Um pouco da sua historia

Nova mensagempor sidhiresus em 19 Ago 2010 16:22

Resgatei esse texto colocado pelo Percy no outro fórum, a história é interessante e mostra a faceta que todos conhecemos da Torre de vigia, que dispensa seus membros como se fosse boi velho.
Vale a pena a leitura para quem não viu.


PERCY HARDING: uma simples homenagem



É possível que a maioria dos colegas aqui do fórum saibam que Percy Harding é o nickname que uso em lugar do meu nome. O que muitos talvez não saibam é quem foi o verdadeiro PERCY HARDING. Porisso, tomo a liberdade de postar uma breve história da vida desse homem. Trata-se de uma singela homenagem e lembrança que presto a alguém que dedicou toda a sua vida a uma organização religiosa, para ser descartado como se fosse um leproso. Obrigado pela atenção.

Em 1910, aos vinte anos de idade, Percy, nascido no oeste do Canadá, começou a ler as obras do Pastor Russell e em seis meses tinha lido cerca de 3.000 páginas de matéria. Renunciou à igreja protestante da qual era membro e viu-se totalmente só com sua nova crença entre seus conterrâneos. Começou a "dar testemunho", formou dois grupos na região e realizou batismos num rio próximo. Ele escreve:

Em 1918 deixei um bom emprego para tornar-me colportor [pioneiro]. Meu território cobria centenas de quilômetros quadrados, na maior parte ao longo das ferrovias, do sul de Alberta à costa do Pacífico. Cobri também o território rural a pé, carregando duas pequenas sacolas de livros. Muitas vezes caminhava até 25 ou 40 quilômetros por dia.

Após sete anos nesta atividade, em 25 de maio de 1925, ele foi para Brooklyn, Nova York, para servir na sede mundial da Torre de Vigia. Cerca de quatro anos depois, vendo a atitude desenvolvida sob a presidência de Rutherford e a conduta de alguns da superintendência, Percy desiludiu-se. Em 1929 ele encerrou seu trabalho na sede mundial.

Apesar disso, permaneceu associado e ativo na mesma congregação de Brooklyn pelos cinqüenta e seis anos seguintes. Sobre o que aconteceu então, ele escreve:

De maio de 1925 até dezembro de 1981 permaneci na mesma congregação, até que fui desassociado por conversar sobre a Palavra de Deus com uns poucos amigos. Isto foi incrível, e no que diz respeito à Sociedade, uma atitude lamentável. A comissão judicativa tinha uma carta do corpo de anciãos de outra congregação. Eles tinham desassociado um amigo meu. Eles o interrogaram demoradamente a respeito de outras pessoas com quem tinha conversado sobre a Bíblia. Ele cedeu e disse o que queriam, mencionando meu nome dentre outros. Então, esta carta enviada pelos anciãos, incluindo coisas que eu e os demais tínhamos dito, foi-me apresentada junto com o pedido para que eu as comentasse. Eu disse à comissão que nada tinha a dizer, que o que se passara entre eu e meus amigos era assunto estritamente particular e não era da conta de mais ninguém. Prometeram-me uma cópia da carta, mas eu nunca a recebi.

Depois, começaram a fazer perguntas, e a mais importante era: "Crê que a Sociedade é a organização de Deus e que está transmitindo a verdade?" Então eu disse: "Não há nada na Palavra de Deus que indique que Deus alguma vez usou uma 'organização' para transmitir a verdade. De Moisés, passando por todos os profetas até João e Revelação, tratou-se sempre de indivíduos."

Houve três reuniões da comissão, a última em Betel. Na noite em que fui desassociado, Harry Peloyan [membro veterano da equipe de redação] fez um discurso no Salão do Reino, apresentando uma acusação que nem sequer fora considerada nas reuniões da comissão, romper a unidade da congregação. Ele distorceu 2 João 10, 11, enquanto instruía 175 pessoas a me evitarem. Após a reunião, todos saíram ordeiramente, passando por mim como se fosse um leproso.

Percy tinha 91 anos e saúde fraca. Quer se considere certa ou errada sua compreensão de certos textos bíblicos, permanece o fato de que a questão foi suscitada, não porque estivesse causando perturbação, algo que fosse evidente na congregação, mas devido a conversas particulares com amigos. Ninguém na congregação se queixara dele como "agitador" e o assunto só se tornou problema em resultado da carta da outra congregação que deu início à investigação e ao interrogatório dos anciãos a respeito de seus comentários particulares sobre temas bíblicos, feitos a amigos pessoais. (Confira a acusação contra o apóstolo Paulo e sua defesa em Atos 24:5-13.) Em viagem ao nordeste [dos EUA] em 1982, visitei Percy Harding em sua casa na Rua 6, em Brooklyn. Parecia minúsculo em relação à cadeira grande onde estava sentado, um homenzinho de aparência frágil, obviamente debilitado pela idade e pela doença.

Perguntei-me como era possível que alguém, de mente sã, pudesse considerar que uma pessoa assim, sem posição ou influência especial, constituísse um perigo tal que, apesar de seus setenta anos de associação, fosse necessário desassociá-lo e afastá-lo de seus conhecidos de toda uma vida. Achei que a organização deve se sentir extremamente insegura de si mesma, sentir uma incrível sensação de vulnerabilidade, para ver uma ameaça neste homem frágil e idoso. Com relação ao efeito que a desassociação teve em suas circunstâncias pessoais, ele escreve:

Antes disso, havia duas enfermeiras [Testemunhas] que me visitavam, quase toda semana. Faziam para mim algumas coisas que eu não conseguia fazer, e, o que era mais importante, podia chamá-las se precisasse delas. Visto que farei 92 anos em 18 de agosto, quem sabe quando virá uma emergência? Depois que fui desassociado, liguei para uma das enfermeiras. O marido dela atendeu e disse: "Ann não tem permissão para falar com você."

Quero dizer novamente que a única coisa que os anciãos têm contra mim é que conversei com uns poucos amigos sobre a Bíblia.

Em conversa com Percy, percebi que ele falava de modo muito franco. É possível que tenha usado de excessiva franqueza quando se reuniu com os anciãos que o julgaram. Mas, mesmo que tenha sido mais que franco, tenha sido cáustico, até impertinente, como justificar a expulsão de um homem de 91 anos, solteiro, sem parentes por centenas de quilômetros, descartando- o, junto com seus mais de setenta anos de associação ativa, como alguém a ser ignorado e esquecido? Que crime hediondo cometera ele que justificasse isto? Acho difícil entender como alguém que diz ser discípulo do verdadeiro Pastor das ovelhas, Jesus Cristo, possa tomar parte em tal ação, que em minha opinião só merece ser chamada de cruel. Todavia, conforme já dito, isto ocorreu exatamente às portas da sede mundial da Sociedade Torre de Vigia.

Percy agora está morto, pois faleceu dormindo em 3 de fevereiro de 1984. Durante os vinte e cinco meses seguintes à desassociação dele, nem uma única pessoa da congregação com a qual ele se associara por 56 anos veio vê-lo ou saber se precisava de algo.

Link para postagem original:
http://www.forum.clickgratis.com.br/tjl ... -1101.html
Anexos
harding.jpg
harding.jpg (25.56 KiB) Visualizado 4493 vezes
Avatar de usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 8247
Data de registro: 01 Nov 2008 09:15
Localidade: São Paulo

Re: Você sabe quem foi Percy Harding? Um pouco da sua historia

Nova mensagempor Estudante da Bíblia em 19 Ago 2010 17:06

Esse é um relato muito interessante, me lembro de ter lido no TJ Livres ainda nos meus tempos de "TJ Curioso", e me trouxe sérias indignações, afinal como uma organização tão poderosa pode se sentir ameaçada por um senhor de idade avançada como o Percy Harding? É terrível o que aconteceu com ele, e esse relato mostra bem que a desassociação não é uma demonstração de amor, como diz a Torre de Vigia, mas sim uma demonstração de falta de amor!
Imagem
10 fatos não aceitos pelas Testemunhas de Jeová
PDF da brochura disponível para download!
Avatar de usuário
Estudante da Bíblia
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 2474
Data de registro: 22 Jan 2009 01:12
Localização: São Paulo, Brasil

Re: Você sabe quem foi Percy Harding? Um pouco da sua historia

Nova mensagempor De olhos abertos em 19 Ago 2010 17:24

Você, Testemunha de Jeová, que lê esse fórum sempre:

Preste atenção nesse exemplo real de Percy Harding!

Esse é o futuro que você poderá ter se viver para a Torre.
Avatar de usuário
De olhos abertos
Desativado a pedido do usuário
 
Mensagens: 6385
Data de registro: 18 Nov 2009 09:07
Localização: São Paulo - SP
Localidade: Não quero responder

Re: Você sabe quem foi Percy Harding? Um pouco da sua historia

Nova mensagempor ELLIPSIS em 19 Ago 2010 18:49

:10 :10 :10 :10 :10 :10 :10 d:7
Imagem
MEU BLOG


Aquele que busca a verdade deve, tanto quanto possível, duvidar de tudo. **DESCARTES**
Avatar de usuário
ELLIPSIS
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 2732
Data de registro: 24 Ago 2009 16:24

Re: Você sabe quem foi Percy Harding? Um pouco da sua historia

Nova mensagempor Jerry em 19 Ago 2010 19:02

Isso me fez lembrar o seguinte tópico: É uma boa o idoso solitário ser TJ?
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Avatar de usuário
Jerry
Forista
Forista
 
Mensagens: 6540
Data de registro: 01 Nov 2008 01:37
Localização: Vitória da Conquista, Bahia

Re: Você sabe quem foi Percy Harding? Um pouco da sua historia

Nova mensagempor gerom em 19 Ago 2010 21:52

Da-lhe Torre!!! d:9
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
Avatar de usuário
gerom
Desativado a pedido do usuário
 
Mensagens: 8608
Data de registro: 28 Jul 2010 11:54
Localização: Balneário Camboriú
Localidade: Santa Catarina

Re: Você sabe quem foi Percy Harding? Um pouco da sua historia

Nova mensagempor Pássaro em 19 Ago 2010 22:36

Saudades do velho Percy aqui no forum!
Esse relato me lembra o quão nociva com o ser humano é essa editora!
O barco da torre tá afundando?
Avatar de usuário
Pássaro
Forista
Forista
 
Mensagens: 10595
Data de registro: 01 Nov 2008 07:45
Localização: bahia

Re: Você sabe quem foi Percy Harding? Um pouco da sua historia

Nova mensagempor Pássaro em 21 Ago 2010 07:55

Vejo alguns idosos na congregação serem deixados um pouco de lado, por não concordarem com atitudes tomadas! Coisa na normal na editora nociva!
O barco da torre tá afundando?
Avatar de usuário
Pássaro
Forista
Forista
 
Mensagens: 10595
Data de registro: 01 Nov 2008 07:45
Localização: bahia

Re: Você sabe quem foi Percy Harding? Um pouco da sua historia

Nova mensagempor TJ Curioso em 21 Ago 2010 10:24

Para a Organização as pessoas em sentido individual valem muito pouco, se é que alguma coisa.
Para ela o que vale é o conceito de "Organização", unida e conforme as regras e normas impostas.

Basta que alguém levante nem sequer uma dúvida ou questão que se torne incómoda, certamente mais cedo ou mais tarde, a "justiça" organizacional irá cair-lhe em cima.

Na realidade, a Organização segue o caminho daquela que tanto criticou tão veementemente, como sendo contra a liberdade religiosa e de opinião - A Igreja Católica.

Aliás, se a lei permitisse, provavelmente aderindo a alguma lei do AT, ela arranjaria maneira de matar literalmente aqueles que acusa de apostasia.

Aliás, a desssociação não passa disso mesmo - morte - verdade que apenas em sentido social, mas isto apenas porque a lei não permite nada mais.
Se a maioria da humanidade fosse TJ, sem dúvida que as coisas seriam muito mais drásticas neste respeito, seguindo exactamente o conceito medieval da Inquisição - destruir os hereges e persegui-los a qualquer custo, mesmo recorrendo a ameaças a amigos e parentes.
http://www.extj.net/
https://www.facebook.com/comunidade.extj/
Avatar de usuário
TJ Curioso
Forista
Forista
 
Mensagens: 1695
Data de registro: 15 Nov 2008 17:03

Re: Você sabe quem foi Percy Harding? Um pouco da sua historia

Nova mensagempor DW em 21 Ago 2010 10:38

Pelo amor de Deus!!!!
Nem tinha lido esse relato, li hoje quando um forista me avisou.
Que religião maldita, cruel, macabra, maligna, podre...

Lembrei de meu ex-instrutor, velhinho e debilitado. Eu ia visitá-lo pra ver como ele estava, ninguém mais, a única coisa que fazim era dar carona e nada mais.
Infelizmente faleceu enquanto tava passando uma temporada no PR. Esse relato foi o fim da picada, vou imprimir isso, e vai ver quando alguém bater na porta aqui. Infelizmente até mesmo pra visita de pastoreio eles não vem me visitar, que pena! Teria muito o que falar.

Não acredito que passei um bom tempo num lugar desses, não acredito.


Religião maldita!!!
Quando o homem entende Deus, quer dizer que ele está mais longe Dele, pois está definindo Deus aos seus próprios olhos. Mas quando não conseguimos entende-lo quer dizer que estamos mais próximos Dele, pois vemos Ele como espírito.
Avatar de usuário
DW
Desativado a pedido do usuário
 
Mensagens: 816
Data de registro: 01 Jul 2010 17:18
Localização: Avalon, nas férias, em Shangrillá

Re: Você sabe quem foi Percy Harding? Um pouco da sua historia

Nova mensagempor Poseidon em 21 Ago 2010 17:12

É lamentável que ele tenha demorado tanto para se libertar, se ele fosse mais jovem teria até achado bom. Felizmente hoje tem a internet para os que tem amor próprio.
Avatar de usuário
Poseidon
Forista
Forista
 
Mensagens: 2070
Data de registro: 07 Jan 2010 14:43

Re: Você sabe quem foi Percy Harding? Um pouco da sua historia

Nova mensagempor carminha em 21 Ago 2010 18:18

De olhos abertos escreveu:Você, Testemunha de Jeová, que lê esse fórum sempre:

Preste atenção nesse exemplo real de Percy Harding!

Esse é o futuro que você poderá ter se viver para a Torre.

d:7
"Temos o direito de ser iguais, sempre que a diferença nos inferioriza, temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza." (Boaventura de Souza Santos)


http://twitter.com/#!/CarminhaGNR
Avatar de usuário
carminha
Forista
Forista
 
Mensagens: 844
Data de registro: 03 Nov 2008 07:37
Localização: João Pessoa - PB

Re: Você sabe quem foi Percy Harding? Um pouco da sua historia

Nova mensagempor Sebastião Ramos em 22 Ago 2010 13:12

Temos razão de sobra para denunciar a regra dsicriminatória da desassociação, de uma forma mais abrangente para que outras pessoas não venham se tornarem vítimas tão fáceis. O maior bem que podemos fazer a humanidade, HOJE, é exercermos o direito de cidadania que a constituição brasileira nos confere, nos manifestando publicamente, como instrumentos vivos dessa ODIOSA discriminação. O momento está muito propício...

:8 :8 :8
Sebastião Ramos
Forista
Forista
 
Mensagens: 995
Data de registro: 28 Out 2009 11:54

Re: Você sabe quem foi Percy Harding? Um pouco da sua historia

Nova mensagempor André Felix em 22 Ago 2010 17:22

E tem muita testemunha de Jeová que, se ler ou ou ouvir esse relato, vai colocar a culpa nele ou, quando muito, na falta de tato dos anciãos que o julgaram. Mas não, o erro não é individual ou da liderança local, mas sim inerente ao próprio sistema. Poderia ter acontecido em qualquer local. E aconteceu no mesmo bairro da sede mundial!
As testemunhas são uma religião estritamente organizacional. A "organização" (com os seus líderes "organizacionais") é o verdadeiro objeto de lealdade, de devoção, o grande ídolo das testemunhas de Jeová.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
André Felix
Desativado a pedido do usuário
 
Mensagens: 3909
Data de registro: 01 Nov 2008 08:42

Re: Você sabe quem foi Percy Harding? Um pouco da sua historia

Nova mensagempor Pássaro em 22 Ago 2010 17:31

Impressionante essa "lealdade organizacional", ela engessa os sentimentos humanos.
O barco da torre tá afundando?
Avatar de usuário
Pássaro
Forista
Forista
 
Mensagens: 10595
Data de registro: 01 Nov 2008 07:45
Localização: bahia

Próximo

Retornar para Depoimentos

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 23 visitantes