BARBA - carta de Betel : Depoimentos - Page 3
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

BARBA - carta de Betel

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências

Re: BARBA - carta de Betel

Nova mensagempor lobo guará em 09 Fev 2018 08:17

Mentalista escreveu:Ali fala em negrito: "O uso de barba" e faz referência à revista Sentinela 15/8/75, que no Brasil foi publicada como de 15 de Fevereiro de 1976, exatamente a revista citada na carta. Tanto na carta como nessa publicação vazada, encontramos a referência para 1 Timóteo 2: 9, 10.

1 Timóteo 2:9,10:
Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.

E mulher tem barba? E mesmo se tiver, esse texto não fala nada do "uso de barba"! Eles usam um texto que não fala de barba pra justificar a proibição, mas, ao mesmo tempo, as coisas que são criticadas no texto - tranças, pérolas, vestidos caros - não são proibidas!? :?

Me parece mais que eles colocam um texto qualquer pra dar a impressão de que a regra deles tem embasamento bíblico, mas sem a expectativa de que alguém vá realmente ler o texto.
Desonesto demais, eco.
Freedom is the freedom to say that two plus two make four. If that is granted, all else follows.
lobo guará
Forista
Forista

Data de registro: 30 Abr 2017 13:26
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor Caronte Vitalzole em 09 Fev 2018 15:50

O grande problema nesta seita é que a " justificativa" tem por base a bíblia e numa leitura imparcial da bíblia só encontramos argumentos para permitir ou mesmo obrigar o uso de barba.
Mas supondo que eu engula os argumentos desta carta e na sequência use-os como base para nortear outros aspectos de minha vida cotidiana, o que aconteceria?
Eu não usaria camisetas principalmente estampadas! Basta ver a história desta peça de vestuário e ver o quanto ela está relacionada a rebeldia.

http://blog.chicorei.com/historia-da-camiseta
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Caronte Vitalzole
Forista
Forista

Data de registro: 30 Jan 2011 10:41

Nova mensagempor Galileu em 10 Fev 2018 17:00

O grande problema nesta seita é que a " justificativa" tem por base a bíblia e numa leitura imparcial da bíblia só encontramos argumentos para permitir ou mesmo obrigar o uso de barba.

RS..RSRS verdade ! Se fosse seguir a biblia a barba seria obrigatoria rsrs!
Não se coloca um remendo novo em uma roupa velha-Jesus Cristo
Galileu
Forista
Forista

Data de registro: 30 Mar 2016 11:47

Nova mensagempor Guy Fawkes em 11 Fev 2018 21:59

Estou usando barba desde dezembro, confesso que fiz isso pq uma A Sentinela ou Despertai! recente meio que liberou.
Aliado a isso estou usando corte degradê (que tbm veio nas A sentinelas recentes, em ilustrações de anciãos e irmaos exemplares).
Lá por janeiro com a barba já grande (em todo o caso eu cuido bem dela pra nao ficar com cara de mendigo pq dai meu chefe no trampo que ia falar haha), um ancião conversou comigo durante o campo a conversa foi mais ou menos assim.

A - Notei que o irmão tem deixado a barba crescer, tem algum motivo específico?

GF - Eu queria ver se ficava legal e acho que fiquei mais bonitão.

A- Não é muito comum irmãos utilizarem barba e isso tem gerado comentarios a seu respeito na congregação (e depois ele falou da consciencia dos outros e coisas do tipo);

GF - eu contra argumentei usando o artigo recente que diz:
"Seria correto um irmão usar barba?

Em algumas culturas, as pessoas não veem problema nenhum em um homem usar uma barba bem-feita, e isso não impede que as pessoas deem atenção à mensagem do Reino. Mesmo assim, alguns irmãos talvez prefiram não usar. (1 Cor. 8:9) Já em outros países usar barba não é considerado apropriado para um irmão. — w16.09 pág. 21."

Bem como lembrei ele que algumas ilustrações anciãos usam bigode e o corte degradê.
Lembrei a ele que atualmente no Brasil varias autoridades usam barbas e como a proibição trata-se apenas de fatores culturais eu tenho a certeza que hoje posso usar barba sem ofender ninguém.

Dai ele tentou argumentar novamente sobre a questão de consciência e eu cortei a conversa dizendo que os irmãos deveriam seguir o que a Biblia dizia e que a minha barba ficaria.

No fim, apesar de não ter sido formalmente comunicado, eu não apareço mais na lista de "privilégios" e apesar de não comentar muito - já que vou para as reunioes somente por causa da familia, notei que agora sou preterido nos comentários, o que antes era raro, pois eu não comento muito e to levantado a mão só pra constranger mesmo hahaha.
Guy Fawkes
Forista
Forista

Data de registro: 08 Dez 2011 16:41

Nova mensagempor Ex Tejotiano Roxo em 11 Fev 2018 23:58

kooboo escreveu:
Dexter Supertramp escreveu:Vou responder ao questionário descrito na carta.

A pessoa que advoga esse estilo bem que poderia se perguntar:
Faço isso para imitar as pessoas do mundo? Resposta: Não
Uso este estilo por que melhora minha aparência ou é por causa daqueles com que me associo? Resposta: Porque melhora minha aparência.
Associam-se estes com a congregação ou são do mundo apartado de Deus? Resposta: Não se Aplica
Com quem me classifica o estilo que uso aos olhos das pessoas em geral? Resposta: Como um Homem qualquer do Século 21.
Será que alguém dos que visito me identificaria como ministros das Testemunhas de Jeová? Resposta: Se eu estivesse usando uma pasta e engomadinho, nada inidca que haveria impecilho pra essa identificação.

Pronto. Questionário respondido. E segundo as respostas e segundo a MINHA CONSCIÊNCIA, eu posso usar barba sem problemas. d:7

Perfeitas suas respostas!
Porém, o ancião que as ler vai dizer "é, mas Betel disse que isso é coisa de mundano e não pode" (embora Betel não tenha sido claro quanto a isso e deixado margem para a consciência de cada um).

E mais um adendo - Será que alguém dos que visito me identificaria como ministros das Testemunhas de Jeová?
Que perguntinha mais tosca e tendenciosa.
A verdade é que as pessoas em geral não andam olhando para os outros tentando as classificar pela barba que usam -
- Olha aquele barbudo ali, parece ser um mendigo!
- Sei não, tá mais para um lenhador
- Que isso, é um hipster.
- Vocês não o estão reconhecendo? é o presidente!
- Ufa, que alívio, eu pensei que fosse um homem bomba!

Como você bem comentou, isso é escolha de qualquer homem do século XXI.

Os "veio" da Comissão de Filial fazem essas perguntas toscas e tendenciosas pq eles vivem numa bolha social e não enxergam mais nada além do universo TJ a qual vivem, eles acham que a sociedade brasileira tem aversão a barbas pq basicamente eles vivem apenas no meio TJ e não param pra enxergar um palmo a frente do nariz e se assim fizessem deixariam de pertencer a seita no mesmo instante. Ou seja, estão ocupado 24 hrs servindo seu amo (Corpo Governante).
Ex Tejotiano Roxo
Forista
Forista

Data de registro: 10 Mai 2017 13:33
Localidade: Ceará

Nova mensagempor Pensador em 12 Fev 2018 07:58

Cadê o livre arbítrio ?
Mesmo quando eu era Ancião não concordava com cartas desse tipo, acho que a Barba deve ser usada e ponto.
Atualmente uso barba e acho que melhora a minha aparência. Engraçado que alguns vieram a comentar que agora estou vivendo em plena rebeldia. De fato alguns são medíocres.

Sou a favor do uso da barba 100%....

Abraços - Pensador.
Pensador
Moderador
Moderador

Data de registro: 03 Jun 2014 20:30

Nova mensagempor sabrepoderoso* em 12 Fev 2018 10:18

lobo guará escreveu:
Mentalista escreveu:Ali fala em negrito: "O uso de barba" e faz referência à revista Sentinela 15/8/75, que no Brasil foi publicada como de 15 de Fevereiro de 1976, exatamente a revista citada na carta. Tanto na carta como nessa publicação vazada, encontramos a referência para 1 Timóteo 2: 9, 10.

1 Timóteo 2:9,10:
Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em traje honesto, com pudor e modéstia, não com tranças, ou com ouro, ou pérolas, ou vestidos preciosos,
Mas (como convém a mulheres que fazem profissão de servir a Deus) com boas obras.

E mulher tem barba? E mesmo se tiver, esse texto não fala nada do "uso de barba"! Eles usam um texto que não fala de barba pra justificar a proibição, mas, ao mesmo tempo, as coisas que são criticadas no texto - tranças, pérolas, vestidos caros - não são proibidas!? :?

Me parece mais que eles colocam um texto qualquer pra dar a impressão de que a regra deles tem embasamento bíblico, mas sem a expectativa de que alguém vá realmente ler o texto.
Desonesto demais, eco.

ÓTIMO RACIOCINIO ! d:8 eles teriam de usar algum texto que se relacionasse com HOMENS , se o mesmo existisse não é mesmo ? :lol:
outra boa tirada foi tranças , pérolas , vestidos caros estas coisas não são usadas por mulheres ?
concordo com vc quando fala na confiança deles de que não vão conferir a base que eles apresentam , afinal que base ?
a resposta é óbvia , nenhuma ! como já comentado antes , se fossemos seguir as palavras bíblicas barba seria regra não exceção !
que a luz que há dentro de nós ilumine nosso caminho se as outras luzes se apagarem
sabrepoderoso*
Forista
Forista

Data de registro: 04 Ago 2017 10:54
Localidade: Rio de Janeiro

Nova mensagempor sabrepoderoso* em 12 Fev 2018 10:21

Wisdom escreveu:Ja uso barba faz meses. Vou às reuniões mas não recebo nenhum “privilégio” - isso me fez tratar minha barba com mais carinho ainda :7 - e com certeza sou visto como rebelde. No início tentaram pegar no meu pé, irmãos, anciãos e até mesmo o viajante. Refutei todos de forma exemplar, e eles se sentiram obrigados a não falar mais no assunto.

Assim raciocinei com o ancião:

Ancião: - Irmão, embora a bíblia não proíba a barba, não seria razoável levar em consideração que os varões na organização de Jeová não usam?

Eu: - Sinto muito irmão, eu só faço o que a bíblia diz, não sigo tendencias e nem modismo para ter ou não ter barba.

Ancião: - Mas isso poderá causar mal testemunho para as pessoas lá fora, pois não é comum.

Eu: - Irmão, com todo respeito, já se perguntou o que as pessoas do mundo acham e pensam sobre nós e sobre Jeová quando uma criança morre por falta de transfusão de sangue ou quando os pais deixam de ter contato com um filho desassociado?

Ancião: - Mas não podemos desobedecer as ordens de Jeová para agradar o mundo. O sangue e a desassociação são leis bíblicas.

Eu: - E a barba? Me mostre na bíblia onde ela proíbe.

FIM

d:8 d:7 d:7 imagino a cara deste cidadão :lol: :lol: :D1
que a luz que há dentro de nós ilumine nosso caminho se as outras luzes se apagarem
sabrepoderoso*
Forista
Forista

Nova mensagempor sabrepoderoso* em 12 Fev 2018 10:23

um dia sairei escreveu:Blá blá blá pedra de tropeço. Com certeza é uma das regras mais chatas dessa seita e esse negócio de pedra de tropeço é mais ainda, não pode ter bebidas em festas pois seria pedra de tropeço para alguns irmãos, não pode fazer isso pois enfraqueceria algum irmão e etc.

esta história de pedra de tropeço , passa uma ideia de fé fraquíssima , bem dizer quase td é ''pedra de tropeço'' .
sabrepoderoso*
Forista
Forista

Nova mensagempor sabrepoderoso* em 12 Fev 2018 10:27

feliciapink escreveu:Essa eu li no face.

Se Jesus, viesse a Terra e resolvesse visitar Betel, seria barrado e expulso.
- Barbudo
- Com roupas esquisitas e de sandália de hippie
- cabeludo
- e talvez mal cheiroso

A liderança iria manda cantar pneu dali.

muita boa essa d:8 , a nível de SR se jesus fosse a um seria retirado de lá pelos indicadores , afinal mendigo ,
mal vestido , e barbudo e com um suorzinho básico , bilhete azul nele :D1
sabrepoderoso*
Forista
Forista

Nova mensagempor Galileu em 13 Fev 2018 16:04

Triste lugar onde, a quantidade de pelos que se tem na face, determina se voce é digno ou não, de orar em publico por outros.
Não se coloca um remendo novo em uma roupa velha-Jesus Cristo
Galileu
Forista
Forista

Data de registro: 30 Mar 2016 11:47

Nova mensagempor Cosima em 13 Fev 2018 17:21

Guy Fawkes escreveu:Estou usando barba desde dezembro, confesso que fiz isso pq uma A Sentinela ou Despertai! recente meio que liberou.
Aliado a isso estou usando corte degradê (que tbm veio nas A sentinelas recentes, em ilustrações de anciãos e irmaos exemplares).
Lá por janeiro com a barba já grande (em todo o caso eu cuido bem dela pra nao ficar com cara de mendigo pq dai meu chefe no trampo que ia falar haha), um ancião conversou comigo durante o campo a conversa foi mais ou menos assim.

A - Notei que o irmão tem deixado a barba crescer, tem algum motivo específico?

GF - Eu queria ver se ficava legal e acho que fiquei mais bonitão.

A- Não é muito comum irmãos utilizarem barba e isso tem gerado comentarios a seu respeito na congregação (e depois ele falou da consciencia dos outros e coisas do tipo);

GF - eu contra argumentei usando o artigo recente que diz:
"Seria correto um irmão usar barba?

Em algumas culturas, as pessoas não veem problema nenhum em um homem usar uma barba bem-feita, e isso não impede que as pessoas deem atenção à mensagem do Reino. Mesmo assim, alguns irmãos talvez prefiram não usar. (1 Cor. 8:9) Já em outros países usar barba não é considerado apropriado para um irmão. — w16.09 pág. 21."

Bem como lembrei ele que algumas ilustrações anciãos usam bigode e o corte degradê.
Lembrei a ele que atualmente no Brasil varias autoridades usam barbas e como a proibição trata-se apenas de fatores culturais eu tenho a certeza que hoje posso usar barba sem ofender ninguém.

Dai ele tentou argumentar novamente sobre a questão de consciência e eu cortei a conversa dizendo que os irmãos deveriam seguir o que a Biblia dizia e que a minha barba ficaria.

No fim, apesar de não ter sido formalmente comunicado, eu não apareço mais na lista de "privilégios" e apesar de não comentar muito - já que vou para as reunioes somente por causa da familia, notei que agora sou preterido nos comentários, o que antes era raro, pois eu não comento muito e to levantado a mão só pra constranger mesmo hahaha.

Adorei!
Cosima
Forista
Forista

Data de registro: 31 Out 2017 17:01

Nova mensagempor Mentalista em 14 Fev 2018 22:18

sabrepoderoso* escreveu:
um dia sairei escreveu:Blá blá blá pedra de tropeço. Com certeza é uma das regras mais chatas dessa seita e esse negócio de pedra de tropeço é mais ainda, não pode ter bebidas em festas pois seria pedra de tropeço para alguns irmãos, não pode fazer isso pois enfraqueceria algum irmão e etc.

esta história de pedra de tropeço , passa uma ideia de fé fraquíssima , bem dizer quase td é ''pedra de tropeço'' .

Depois que eu passei a me desconectar das rotinas das TJs, pessoas próximas e até anciãos tentaram me atribuir algumas motivações. Como eu já disse em outros tópicos, tentaram de tudo: perguntaram quem eram minhas amizades, se eu tinha me envolvido com colegas de trabalho (eu nem trabalhava), se eu tinha lido apostasia, se eu tinha cometido algum pecado grave, se eu era gay não assumido, se eu estava me tornando materialista, se eu estava sendo crítico (se quiseram dizer no sentido de questionamentos, bingo!) etc. Adotei a postura de não dizer nada para eles, deixá-los em dúvida quanto aos motivos. Daí, quando eu parei de ir ao campo, passaram a me dizer que eu podia ser pedra de tropeço até para família se pudesse ir ao campo mas não fosse. Mesmo antes disso, eu pensava que isso é a maior balela. Quem quer faz, quem não quer não faz e usa o exemplo de outros como desculpa. Tinha alguém que sempre mencionava Mateus 15:12-14 nesses casos:

Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram? Ele, porém, respondendo, disse: Toda a planta, que meu Pai celestial não plantou, será arrancada. Deixai-os; são cegos condutores de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, ambos cairão na cova.
Mentalista
Moderador
Moderador

Data de registro: 08 Ago 2014 17:25
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor lynn em 15 Fev 2018 12:50

Esse é um dos melhores exemplos de 'ir além das coisas escritas'. Eu fico passada de como os tjotinhas não analisam e veem que isso é too much.
A verdadeira liberdade é um ato puramente interior, como a verdadeira solidão: devemos aprender a sentir-nos livres até num cárcere, e a estar sozinhos até no meio da multidão.
lynn
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 10 Nov 2017 12:40

Nova mensagempor Aquiles de Troia em 15 Fev 2018 14:32

Pensador escreveu:Cadê o livre arbítrio ?
Mesmo quando eu era Ancião não concordava com cartas desse tipo, acho que a Barba deve ser usada e ponto.
Atualmente uso barba e acho que melhora a minha aparência. Engraçado que alguns vieram a comentar que agora estou vivendo em plena rebeldia. De fato alguns são medíocres.

Sou a favor do uso da barba 100%....

Abraços - Pensador.

Esse e outros exemplos só atestam uma coisa: Tjs são pessoas preconceituosas que julgam outros pela aparência.
Cuidado para não serem enganados, pois muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Está próximo o tempo devido’. NÃO VÃO ATRÁS DELES." - Jesus Cristo (Lucas 21:8)
Aquiles de Troia
Forista
Forista

Data de registro: 23 Set 2017 17:14

AnteriorPróximo

Retornar para Depoimentos