Como dizer aos familiares TJ a verdade sobre a verdade : Depoimentos
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Como dizer aos familiares TJ a verdade sobre a verdade

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências

Como dizer aos familiares TJ a verdade sobre a verdade

Nova mensagempor RenatoHC12 em 11 Ago 2017 09:04

Nasci na verdade e tenho um grande numero de parentes que são Testemunhas de Jeová, com o tempo descobri as mentiras respeito dessa seita, através de sites e informativos refutando diversas doutrinas, profecias equivocadas e etc. Foi como despertar de um sono, fora o choque de realidade que isso provoca na gente que desde que me entendo por gente, o que era ensinado no salão do reino era a verdade absoluta.
O primeiro impulso é sair correndo de casa em casa e “despergar” a verdade e dizer para saírem fora, pois, tudo que aprendemos não passa de uma mentira.
Mas depois que o impulso passa eu paro e penso, todas essas descobertas como a verdadeira verdade fez parte de um processo em que primeiro eu me negava a crer e depois veio a aceitação.
Contudo eu me sinto deprimido por conhecer a verdade e dizer aos meus queridos parentes que pernamecem na organização. Temo pelo fato de vários deles terem quase 40 de TJ, e eu não sei como eles iriam lidar com tal descoberta.
Gostaria de saber de vocês, o que eu poderia fazer e como vocês lidaram com essa situação?
Já fiz tanta coisa que nem me lembro
Do que eu era contra ou fui a favor
O que me dava prazer, hoje só me dá dor
Nunca aprendi o que é o amor

Vespas Mandarianas - Não Sei o Que Fazer Comigo
RenatoHC12
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 31 Jul 2017 13:45
Localidade: Distrito Federal

Re: Como dizer aos familiares TJ a verdade sobre a verdade

Nova mensagempor lobo guará em 11 Ago 2017 09:29

A coisa mais certa nesses casos é ir com calma, ter paciência. Se você apresentar um monte de argumentos de uma vez a pessoa vai entrar na defensiva. Quanto mais você falar, mais ela vai se apegar à crença dela. A final de contas as TJs são doutrinadas pra isso.

O melhor caminho é ir devagar, fazendo a pessoa pensar por ela mesma. Por exemplo: "sobre o sangue, onde tá na Bíblia que pode aceitar frações de sangue? Me ajuda a achar, por favor". Faz a pessoa pesquisar por conta própria pra perceber os erros da lógica da organização. Infelizmente é um processo longo e meio doloroso pra alguns, principalmente se a pessoa estiver envolvida há muito tempo. Às vezes ela vai perceber o erro, mais vai ter medo de enfrentar.

Uma saída "suave" da JW é menos traumática que uma ruptura repentina.

Obs.: às vezes não vai valer a pena falar da verdade sobre a verdade pra alguém. Às vezes é melhor ter um parente bitolado que um parente que te ignora na rua. Mas cada caso é único.
Freedom is the freedom to say that two plus two make four. If that is granted, all else follows.
lobo guará
Forista
Forista

Data de registro: 30 Abr 2017 13:26
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor Lehh em 11 Ago 2017 17:36

Olá amigo

Depende de como é a sua família, se forem mais abertos ao diálogo, vale a pena ir falando de coisas mais simples devagar.

Aqui eu desisti, isso me causou muito transtorno e discussões em que eu sempre saia como a pior pessoa do mundo, a apóstata, a louca, aquela que está sendo enganada por satanás, etc...
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Lehh
Forista
Forista

Data de registro: 09 Fev 2017 14:03

Nova mensagempor DianaP em 11 Ago 2017 20:06

Deveria ter uma fórmula secreta infalível pra isso, e sem traumas.
Se alguém tiver descoberto uma, favor compartilhe.
A busca da verdade jamais precisa ser destrutiva da fé - Crise de Consciência
DianaP
Forista
Forista

Data de registro: 29 Jun 2017 18:27

Nova mensagempor Mentalista em 12 Ago 2017 11:37

DianaP escreveu:Deveria ter uma fórmula secreta infalível pra isso, e sem traumas.

Como a Torre de Vigia tem observado o fórum, as dicas que dão aqui ficam com o tempo mais difíceis de serem aplicadas porque nas publicações as orientações ficam mais específicas e mais duras, ou seja, cortar totalmente o contato, tomar cuidado com qualquer crítica, não acessar nenhum "material apóstata", relatar heresias aos anciãos etc.

A dica que vai funcionar por mais tempo é essa: aprender a não se preocupar com os julgamentos de outros, desligar-se aos poucos e não entrar em debates com ninguém. É tentador falar com a família, mas, a menos que a situação seja favorável pra isso, os riscos de você não conseguir sair sem perder contato podem aumentar.

É possível manter o contato com a família sem fazer parte da organização, mas isso requer tempo e muita paciência, e não é nada fácil. O caminho para isso é ir se tornando independente deles (se for o caso) e não morar no mesmo espaço. No caso de pessoas casadas com TJs, eu não sei nem o que dizer, mas já vi muitos relatos em que no final deu certo, aliás, aqui no fórum há muitas dicas.

Sugestões (não estão em ordem):

- Mudar repentinamente de congregação e, talvez, de cidade.

- Buscar ter o próprio espaço, onde você não será pressionado a não fazer o que não quer.

- Largar privilégios, comentários e a pregação o quanto antes (você não pode ser desassociado por não ir ao campo). Não precisa ser tudo ao mesmo tempo, mas note que essa será a parte mais fácil em muitos casos e será um treino para quando você for encerrar todo o contato com a congregação. Digo mais fácil porque depois você: não terá mais contato com possíveis amigos (eles não vão atrás de você a menos que seja para tentar trazê-lo de volta); terá que deixar de ir às reuniões (uma das partes práticas mais difíceis); receberá críticas e/ou "encorajamento" de familiares por "estar fraco" etc. É por isso que mudar de congregação facilita um pouco o processo. Assim você evita muitas conversas desnecessárias e "apaga" todo o "progresso" que você tinha feito, ou seja, volta à estaca zero. Até um recém batizado será mais cobrado que você, porque deles esperam mais progresso, de você esperam ter trabalho e problemas (muitos anciãos sequer vão ficar indo atrás).

- Se você pretende continuar tendo contato com a família mas tem medo/vergonha de ter a reputação de "fraco espiritualmente" ou "inativo", lembre-se que no seu caso essa talvez seja sua melhor opção e, quanto antes você começar, menos desgaste vai ter e mais tempo para ir melhorando a situação você vai ter. Em todo caso, a decisão é sua.

- Se você pretende deixar de ir nas reuniões, comece pelas do meio da semana. Quem sabe com um curso, um trabalho, uma faculdade etc... As do fim de semana você pode deixar de ir progressivamente, ou seja, faça uma escala e depois mude-a com o tempo. Por exemplo, vai em 9:10, depois 8:9, depois 7:8, ...., depois 2:3, depois 1:2 e finalmente não vai mais. Para facilitar, você pode consultar um psicólogo ou mesmo a internet para saber como lidar com perseguição, comentários negativos, julgamentos alheios e manter a paciência.

- Lembre-se que grande parte da sua realidade até então é baseada em padrões TJs (principalmente de pensamento), então, se você chegou a ver que essa religião não é pra você, esses padrões talvez precisem ser reavaliados, do contrário, você estará vivendo como uma TJ sem ser de fato uma TJ. Ler é algo essencial nesse processo.
Mentalista
Moderador
Moderador

Data de registro: 08 Ago 2014 17:25
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Verdade Verdaeira em 13 Ago 2017 10:24

DianaP escreveu:Deveria ter uma fórmula secreta infalível pra isso, e sem traumas.

Conheci pessoas que se tornaram Apóstatas antes do advento da Internet... Pelo menos disseram elas e até posso confirmar que lembro sim a muito tempo atrás na congregação que eu pertencia (antes mesmo da acessivel internet) casos tanto de dissociação como desassociaçao por conta de apostasia... E sabido que naquela época a Torre não tinha um "antídoto "tão eficaz para a dissidência pelo simples fato de não mostrar ser uma ameaça! Mas hj Ela , nos ultimos anos, vamos por nas ultimas décadas observamos um avanço peculiar nas estratégias da Torre com relação a se proteger do terrível e crescente desmascararamento e iminente resplandecer da Verdade! (momento V de vingança ) Nota-se que muitas pessoas que não são tjs se dispõe de um vasto arcenal como este forum por exemplo que disponibiliza muitas informações sobre a História das Testemunhas de Jeová que elas mesmas não conhecem. ..
A minha opinião com relação a existir ou não uma fórmula de trazer a tona a Verdade ao conhecimento de um indivíduo TJ seja ele familiar ou amigo bitolado ou simpatizante, é possivel sim desenvolver uma técnica que faça um bitolado por essa ceita despertar, mas isso envolveria muito trabalho muita dedicação, muita pesquisa sobre a psiquique reversa desta seita pois um indivíduo não se parece muito com outro! Por hora acho que as possibilidades aumentam quanto mais nós (familiares ou amigos )atear carvão ao farol da Bahia com a esperança de que os em alto mar a deriva ou alguns por vez possa enchergar a grande verdade sobre esse oceano emganoso da Torre! (óh, como aprendi com aTorre a viajar nas ilustrações! !)
Desenvolver o mesmo conteúdo por exemplo as animações em 3d , flashs diários contendo assuntos como refutações provando os enganos e ai o leque para as possibilidades de despertar aumentariam! O caminho para uma solução na minha opinião é esse, sem deixar de mencionar os posteriores e fundamentais trabalhos feitos por sites como Mentes Bereanas, Indice TJ, Nosso Fórum aqui.. e tantos outros que realizam sem lucro nenhum essas maravilhas de trabalhos, Mas isso tudo chega a ser Utópico pois para ser mais eficaz seria necessário investir "Tempo" e isso todos sabem que vem com algo mais né? Essa é a arma que a Torre tem que nós nao temos.. Dim Dim :x
Verdade Verdaeira
Forista
Forista

Data de registro: 12 Nov 2015 14:41
Localidade: São Paulo

Retornar para Depoimentos