Um sistema maligno de bloqueio do pensamento. : Depoimentos - Page 2
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Um sistema maligno de bloqueio do pensamento.

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências

Re: Um sistema maligno de bloqueio do pensamento.

Nova mensagempor NicoleGoncalves em 17 Jul 2017 11:15

kooboo escreveu:
Mentalista escreveu:A questão é complexa de explicar, mas os estudos na psicologia das seitas tem avançado bastante. Algo fácil de se notar, e que a própria Torre menciona em suas publicações, é que muitos servem porque a mensagem "tocou seu coração". Não os convenceu com base em argumentos e provas sólidas, mas tocou o coração deles, foi atrativo ao seu ouvido. Algumas TJs chegam a dizer que pessoas de outras religiões vão em certas igrejas porque os pastores lhes fazem "cócegas nos ouvidos", o que elas não percebem é que estão nessa religião principalmente porque se identificam com a mensagem pregada (incluindo as promessas para o futuro), e não porque estudaram a mensagem pregada a fundo para ver se realmente há uma base sólida para pensar assim.

é aquilo que já foi bem comentado em vários outros tópicos - O conceito de seita.
Grupo fechado - consulte por informações somente aqui dentro
A pessoa não é estimulada a pensar fora da caixa. Só pode pensar naquela linha de raciocínio. A simplicidade do pensamento TJ lembra A Revolução dos Bichos de George Orwell, quando a doutrina dos bichos é resumida em "Quatro patas é bom, duas patas é ruim".
Para a TJ é a mesma coisa "Dentro da organização é bom, fora é ruim".

E sobre a sua situação, se você se mudar e se afastar, vai ser mais uma experiência negativa para eles contarem "Olhem só o mentalista, rapaz promissor na congregação, foi fazer faculdade... se afastou de Jeová. Faculdade = mundo = fora = ruim!" Sua experiência corrobora para o discurso de castração que eles imporão aos próximos que tentarem sair... mas, relax, nem pense nisso, estaremos aqui para ajudar :6

Esse livro é maravilhoso! Os livros do George Orwell me ajudaram muito a entender essas politicas de controle.
“A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.”
Drummond
NicoleGoncalves
Forista
Forista

Data de registro: 07 Mar 2017 16:01
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor kooboo em 17 Jul 2017 14:22

NicoleGoncalves escreveu:Nossa Koobo lendo esse seu depoimento eu lembrei de como pra mim foi um desafio conseguir dar um google em "ex-tjs".

Uma vez eu acompanhei um estudo e a estudante comentou sobre páginas na internet que falavam mal sobre as TJs, daí a instrutora (jovem, mesma idade que eu) disse que eram pessoas más e amarguradas e que ela não devia mais ter acesso a isso, porque era uma armadilha de Satanás e etc.

Aquila cena ficou por muito tempo na minha cabeça até eu ter coragem de acessar do meu computador e ter coragem de ouvir o outro lado da história, mas foi como um click pra mim, ali eu percebi que tinham assuntos que eu me bloqueava até de pensar.

Depois que eu me dissociei mentalmente da organização eu me vi com muitos assuntos que eu não sabia o que pensar, que eu não tinha opinião, eu me percebi precisando exercitar algo que eu nunca tinha feito antes "eu acho isso errado? eu acho isso certo?"

É realmente muito forte essa lavagem cerebral feita nas TJs porque de alguma forma afasta elas de si mesmas, você não é você lá dentro e sim um padrãozinho e isso é muito assustador, o poder deles sobre o pensamento das pessoas é muito assustador.

Parabéns a nós que conseguimos nos desvencilhar das garras da Torre e que consigamos ajudar outros também!

Me conta como foi isso, mas imagino que você sentou na frente do computador com medo de digitar e imaginando estar fazendo a coisa mais errada do mundo, doida para encontrar um bando de apóstatas desprezíveis e amargurados, só para confirmar que seus medos tinham fundamento.
Acho que é assim com a maioria dos que chegam aqui pela primeira vez.
[]'s
kooboo

Imagem
kooboo
Moderador
Moderador

Data de registro: 01 Nov 2008 13:22
Localidade: Minas Gerais

Nova mensagempor Galileu em 17 Jul 2017 15:00

Acho curioso o fato de a Torre não usar mais, com a frequência que usava no passado, o argumento de que os Bereanos, mesmo após a pregação do apostolo Paulo, "foram conferir" se o que foi dito tinha apoio nas "Escrituras" da época.

Hoje qualquer batizado TJ que externe sua intenção de pesquisar para sanar alguma duvida, já é visto com outros "olhos".

Ele pode até pesquisar mas sua pesquisa tem que resultar na continuidade do apoio dado a Seita, senão.......

É de fato maligno,esse modos operandi
Não se coloca um remendo novo em uma roupa velha-Jesus Cristo
Galileu
Forista
Forista

Data de registro: 30 Mar 2016 11:47
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor Desconstruída em 17 Jul 2017 15:04

Penso muito no que acontece lá dentro. Me lembro da cara das pessoas quando eu falo algo diferente...me questionei muitas vezes o que estava acontecendo comigo, se eu estava perdendo a fé. Hoje percebo que pensar é inerente do ser humano e que quando isso nos é tolhido de alguma maneira, só nos faz mal. Ainda me vejo presa em muitas amarras mas com o tempo isso se desfaz. O sentimento de perda e vazio é enormeeeee.
Desconstruída
Forista
Forista

Data de registro: 28 Mai 2017 15:52
Localidade: Rio de Janeiro

Nova mensagempor Galileu em 17 Jul 2017 15:46

Desconstruída escreveu:Penso muito no que acontece lá dentro. Me lembro da cara das pessoas quando eu falo algo diferente...me questionei muitas vezes o que estava acontecendo comigo, se eu estava perdendo a fé. Hoje percebo que pensar é inerente do ser humano e que quando isso nos é tolhido de alguma maneira, só nos faz mal. Ainda me vejo presa em muitas amarras mas com o tempo isso se desfaz. O sentimento de perda e vazio é enormeeeee.

Vá com calma, esta é uma fase difícil, mas irá passar.

Perdas são inevitáveis, mas há ganhos muito, muito maiores.

A liberdade de pensamento é tanta, que nos assusta pois não estávamos acostumados a usar.

Aproveite sua liberdade, mesmo que ela seja minina agora, um dia ela sera plena !

Um abraço
Galileu
Forista
Forista

Nova mensagempor Grantynn em 18 Jul 2017 12:12

Pensar, analisar, questionar e até a auto contradição.

Tema excelente, faz apelo ao raciocínio e não à inteligência. Temas sobre inteligência, em sua maioria, são grosseiros, ofensivos e demonstram a falta dela.
Esse tópico é de adulto... muito bom.

Vou comparar à inteligência ao motor de um carro, e o raciocínio à velocidade do veículo. Tem muito motor V8 andando a 10 KM/h com potencial para 300 KM/h, e tem muito motor 1.0, no limite da capacidade, andando a 100 KM/h com óbvio melhor desempenho.

Dentro da torre tem muito V8, devagar demais, com bom potencial e sofrendo bloqueio de raciocínio.

Essa condição nós próprios vivenciamos, depois, com coragem, resolvemos pensar por nós mesmos e cá estamos.

Quem é considerado maduro e exemplo dentro da torre? Normalmente e invariavelmente é o excelente reprodutor da voz do CG, tudo que ele analisa, pondera e resolve está afinado com os pensamentos da torre. O que ele diz, pensa e almeja coincide com os ditames da torre.

Parafraseando Gramsci, é o “intelectual orgânico”, que só pensa, argumenta, debate, com eloquência típica, dentro da caixa, é um mero porta-voz de uma ideia pronta.

E a torre ardilosamente seduziu a mente e convenceu os seus adeptos de que fazer uso da mente individualmente é pecaminoso e desagrada o seu deus.

Pessoal V8 de dentro da torre, por favor, deslanchem, aumentem a velocidade disso...
De que valem as luzes da cidade, se no meu caminho a luz é natural! - Hyldon
Grantynn
Forista
Forista

Data de registro: 16 Jan 2009 09:00

Nova mensagempor KOSTA em 18 Jul 2017 13:40

Excelente analogia guantyon

Há que carregar no acelarador.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
KOSTA
Forista
Forista

Data de registro: 22 Set 2011 20:06

Nova mensagempor Moonwalker em 18 Jul 2017 13:41

O que dizer do determinismo ? Se Deus fez as pessoas diferentes, é apenas natural que os mais inteligentes dominem sobre os demais com falacias e uma suposta boa intenção ? Os donos de escravos achavam que estavam fazendo um bem ao pegar os selvagens e dar a eles um lugar p dormir, um prato de comida e principalmente alguma atividade que lhe ocupasse a mente para que ela não virasse a oficina do diabo.

A elite atual , dona dos meios de produção acha que esta sendo benevolente quando oferece ao trabalhador uma vaguinha cretina que mal permite a compra de comida. Eles vão dormir com a consciência tranquila pensando em como são virtuosos e em feitores.
You've been hit by
You've been struck by a smooth criminal
Moonwalker
Forista
Forista

Data de registro: 15 Out 2015 00:31
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Galileu em 18 Jul 2017 15:04

Moonwalker escreveu:O que dizer do determinismo ? Se Deus fez as pessoas diferentes, é apenas natural que os mais inteligentes dominem sobre os demais com falacias e uma suposta boa intenção ? Os donos de escravos achavam que estavam fazendo um bem ao pegar os selvagens e dar a eles um lugar p dormir, um prato de comida e principalmente alguma atividade que lhe ocupasse a mente para que ela não virasse a oficina do diabo.

A elite atual , dona dos meios de produção acha que esta sendo benevolente quando oferece ao trabalhador uma vaguinha cretina que mal permite a compra de comida. Eles vão dormir com a consciência tranquila pensando em como são virtuosos e em feitores.

É por ai mesmo
Galileu
Forista
Forista

Nova mensagempor kooboo em 18 Jul 2017 17:22

Grantynn escreveu:

Quem é considerado maduro e exemplo dentro da torre? Normalmente e invariavelmente é o excelente reprodutor da voz do CG, tudo que ele analisa, pondera e resolve está afinado com os pensamentos da torre. O que ele diz, pensa e almeja coincide com os ditames da torre.

Parafraseando Gramsci, é o “intelectual orgânico”, que só pensa, argumenta, debate, com eloquência típica, dentro da caixa, é um mero porta-voz de uma ideia pronta.

A pessoa madura dentro da Torre, repetiu o que aprendeu em 1975, na década de 80 teve outra luz e passou a ensinar algo diferente, mais dez anos e outros ensinos, mais dez anos e uma mudança radical sobre 15 ou 20 anos atrás.
Se a pessoa mover apenas por obediência ao corpo governante, ela verá as mudanças como naturais, porém se ela raciocinar, verá que está sendo manipulada. A obediência a faria pensar que 'o entendimento mudou e que é necessário adaptar-se', a mente questionadora a faria pensar tudo o que ela acreditou em determinadas eras, tornou mentira depois, então, o que a faria crer que o entendimento de hoje não será a mentira de amanhã?

Madureza na torre = obediência + eloquência.
[]'s
kooboo

Imagem
kooboo
Moderador
Moderador

Nova mensagempor Pensador em 18 Jul 2017 19:15

Baita tópico que nos remete a pensar.

Cito como exemplo minha família TJ. A influência é tanta que não consigo visualizar uma saída pratica por meio do raciocínio lógico. Para que as Testemunhas venham conhecer a verdade é preciso acontecer alguma injustiça muito grave pra que a ficha caía, isso aconteceu comigo e vejo que se extende a muitas pessoas. Pesquisar, raciocinar e contradizer está fora de cogitação para os seguidores do CG. Nesse meu trajeto de saída tentei ponderar com parentes e alguns amigos, mas a resposta sempre é: " dos caminhos que existe esse é o melhor ", então as vezes fica complicado ajudar, realmente estão cegas quanto ao brilho do que é correto. Mesmo explicando que Russel fundou tal denominação e que o mesmo visava lucro por meio de uma gráfica, os atuais seguidores ainda acreditam cegamente, mesmo mostrando os erros de doutrina e mostrando as regras humanas criadas estes mantém sua crença. Se ao menos esses pudessem ter o desejo sincero de provar a si mesmo a sua fé, quem sabe poderiam ver as coisas de forma diferente. Por isso acredito nesse fórum e em especial em tópicos como esses.

Abraços - Pensador...
Pensador
Moderador
Moderador

Data de registro: 03 Jun 2014 20:30

Nova mensagempor kooboo em 18 Jul 2017 19:58

Pensador escreveu:Cito como exemplo minha família TJ. A influência é tanta que não consigo visualizar uma saída pratica por meio do raciocínio lógico. Para que as Testemunhas venham conhecer a verdade é preciso acontecer alguma injustiça muito grave pra que a ficha caía, isso aconteceu comigo e vejo que se extende a muitas pessoas. Pesquisar, raciocinar e contradizer está fora de cogitação para os seguidores do CG.

Isso depende. Como uma TJ fiel lidaria com as informações no Crise de Consciência ou O Fim dos Tempos dos Gentios Reconsiderados ?
Como TJs que tem fé no CG lidariam se testassem sua fé?
Será que sairiam os mesmos após testar a fé?
O problema é que a TJ fiel não aceitaria o desafio. A título comparativo, uma TJ fiel não poria seus pés dentro de um pentagrama e nem chutaria macumba, pois isso é desafiar a Jeová. Da mesma forma, ela não leria material apóstata por considerá-los ensinos de demônios.

Passar por uma injustiça pode levar a TJ a pensar que isso é um refinamento da parte de Jeová. O CG é esperto, arruma argumento para todas as situações, para tudo há um bordão "provação", "refinação", "os irmãos são imperfeitos", "tudo virá no tempo devido" e assim vão os acalmando e ganhando o precioso tempo da vida alheia.

Nesse meu trajeto de saída tentei ponderar com parentes e alguns amigos, mas a resposta sempre é: " dos caminhos que existe esse é o melhor ", então as vezes fica complicado ajudar, realmente estão cegas quanto ao brilho do que é correto. Mesmo explicando que Russel fundou tal denominação e que o mesmo visava lucro por meio de uma gráfica, os atuais seguidores ainda acreditam cegamente, mesmo mostrando os erros de doutrina e mostrando as regras humanas criadas estes mantém sua crença. Se ao menos esses pudessem ter o desejo sincero de provar a si mesmo a sua fé, quem sabe poderiam ver as coisas de forma diferente. Por isso acredito nesse fórum e em especial em tópicos como esses.

Abraços - Pensador...

:lol: eu usei esse argumento comigo mesmo durante anos... até chegar à conclusão de que eu não conhecia tão bem os outros caminhos a ponto de dizer que este era melhor que aquele... aí me permiti conhecer os outros caminhos e cá estou...
[]'s
kooboo

Imagem
kooboo
Moderador
Moderador

Nova mensagempor Galileu em 18 Jul 2017 20:45

Grantynn escreveu:

Tema excelente, faz apelo ao raciocínio e não à inteligência. Temas sobre inteligência, em sua maioria, são grosseiros, ofensivos e demonstram a falta dela.
Esse tópico é de adulto... muito bom.

Vou comparar à inteligência ao motor de um carro, e o raciocínio à velocidade do veículo. Tem muito motor V8 andando a 10 KM/h com potencial para 300 KM/h, e tem muito motor 1.0, no limite da capacidade, andando a 100 KM/h com óbvio melhor desempenho.

Dentro da torre tem muito V8, devagar demais, com bom potencial e sofrendo bloqueio de raciocínio.

Essa condição nós próprios vivenciamos, depois, com coragem, resolvemos pensar por nós mesmos e cá estamos.

E a torre ardilosamente seduziu a mente e convenceu os seus adeptos de que fazer uso da mente individualmente é pecaminoso e desagrada o seu deus.

Pessoal V8 de dentro da torre, por favor, deslanchem, aumentem a velocidade disso...

Grantynn , excelente seus argumentos ! d:4 d:4 d:4
Galileu
Forista
Forista

Anterior

Retornar para Depoimentos