Um sistema maligno de bloqueio do pensamento. : Depoimentos
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Um sistema maligno de bloqueio do pensamento.

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências

Um sistema maligno de bloqueio do pensamento.

Nova mensagempor kooboo em 16 Jul 2017 19:26

Parabéns a todos os foristas que se permitem - PENSAR.

Pensar, analisar, questionar e até a auto contradição.

Isso merece ser comemorado, pois se nós estávamos na Torre, houve um tempo em não nos dávamos a esse luxo. Pelo menos era um luxo enquanto estávamos lá.
Conheço um monte de gente que inteligente, sim, gente que pensa rápido, toma decisões, tem papo legal... e quando estava na organização já era assim, só que tinha um bloqueio mental para lidar com as dúvidas.

Duvidas complexas, doutrinais, comportamentais... Até aquela besteira (besteira hoje!) - um casal pode praticar sexo anal ou oral?
Pôxa... uma coisa simples que qualquer casal decide em 1 minuto de conversa, para uma TJ era questão de botar o CD da associação, consultar artigos e mais artigos e em caso de persistência da dúvida - perguntar para algum ancião - Ai que vergonha!
:oops: vergonha mesmo, mas lá dentro há quem faça desse jeito.

TJ quando se vê confrontada com uma dúvida, tem que remoê-la ou esmaga-la para não perder a fé.
Isso é fato, não pode duvidar. Se duvidar é fraqueza na fé, é laço... comentar as duvidas com um amigo??? Nem pensar - pergunte a um ancião!

Mas por que toda essa mística e medo em pensar e decidir algo por si?

A questão é simples - uma constante lavagem cerebral, um constante bombardeamento mental com - A bíblia tem todas as respostas!
Pesquise no CD!
Já procurou a Sentinela?
Pergunte aos anciãos mais maduros!

Essa constante leva a pessoa a uma incapacidade de decidir por si sem antes consultar algo ou alguém. E aí, se surge um pensamento, uma dúvida sobre alguma doutrina... vem a outra máxima -

CONFIE! SE algo parece estranho, Jeová te dará a resposta no tempo devido!

Com isso em mente, se algum pensamento diferente aparece, surge logo outros do tipo "a organização é a única certa", "Jeová tem orientado o escravo fiel", "a resposta virá!" "Tenha fé!"

E se o problema é alguém, termos um bordão para isso "A organização é perfeita, as pessoas não"

E assim, a TJ tem um bloqueador de pensamento para cada situação e cada conflito.
Não pense, pois o pensamento leva à rebeldia!
E a TJ se castra e acaba acreditando que o certo é pregar. Claro, afinal enquanto está pregando, pode evitar de pensar nos problemas e nas dúvidas.

São lavagens cerebrais sucessivas, anos e anos, uma atrás da outra. Até que em um momento a TJ pensa, pesquisa e cai aqui (ou em outros blogs apóstatas).
De repente ou com o tempo os bloqueios caem e a pessoa recobra a capacidade de pensar, questionar e decidir. Isso fica tão natural para a pessoa que ela não se lembra mais como era antes e passa a não entender como as TJs não veem o óbvio.

Pois é, não veem o óbvio por uma razão óbvia - estão bloqueadas e dentro de um sistema que não permite o pensar.
Era assim que nós estávamos e sofremos para nos libertar dessa castração mental. Libertamos e descobrimos que pensar é fácil e natural. Mas não para quem está lá dentro e tem medo do mundo externo.
Que fique claro, o pessoal que está lá dentro não é burro, só estão dentro de um sistema maligno que lhes bloqueia.
[]'s
kooboo

Imagem
kooboo
Moderador
Moderador

Data de registro: 01 Nov 2008 13:22
Localidade: Minas Gerais

Re: Um sistema maligno de bloqueio do pensamento.

Nova mensagempor Deusmeodeia em 16 Jul 2017 20:08

Acho que a Torre ando tendo umas aulas com um tal de Hitler, pois no quesito aliena pessoas o demônio era mestre. Eu sei do que vc tá falando, porque uma época eu comecei a questionar umas paradas lá dentro, aí um ancião babaca chego ao cúmulo de me pergunta se eu tava indo em outra igreja! Não, eu não estava, apenas tinha o costume de pensar fora da caixa;então a palavra APÓSTATA veio à tona. Kkk. Povo ignorante dos infernos
Deusmeodeia
Troll desativado

Data de registro: 26 Jun 2017 19:48
Localidade: Paraná

Nova mensagempor kooboo em 16 Jul 2017 20:23

Deusmeodeia escreveu:Acho que a Torre ando tendo umas aulas com um tal de Hitler, pois no quesito aliena pessoas o demônio era mestre. Eu sei do que vc tá falando, porque uma época eu comecei a questionar umas paradas lá dentro, aí um ancião babaca chego ao cúmulo de me pergunta se eu tava indo em outra igreja! Não, eu não estava, apenas tinha o costume de pensar fora da caixa;então a palavra APÓSTATA veio à tona. Kkk. Povo ignorante dos infernos

é por aí, ninguém é estimulado a questionar.
Questionar ou sair do padrões são coisas mal vistas dentro da torre.
[]'s
kooboo

Imagem
kooboo
Moderador
Moderador

Nova mensagempor BrunoBernardes em 16 Jul 2017 21:01

Me pego lendo textos e fico admirado com o QI de muitos aqui.

Sentir ser inteligente é mais um dos meios empregados para manter os altos QIs alimentando o ciclo vicioso da torre.

Quem já foi entrevistado em um congresso que o diga.

É uma pena que muitos QIs altos que descobrem o engano não estão nem aí com as pessoas que eles podem salvar de dentro dessa empresa disfarçada de única religião verdadeira.

É preciso bons QIs com bons corações para poder ajudar sem ganhar nada em troca.
.
Isso sim é fazer o bem.

O preço da liberdade é comparado a metamorfose da largata e se ela pudesse gritar, ela gritaria.

Sim eu posso voar!!! Sim me cansei de rastejar!!!

Obrigado a todos que de alguma forma fazem este espaço acontecer!
Editado pela última vez por BrunoBernardes em 16 Jul 2017 21:06, num total de 1 vezes
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
BrunoBernardes
Forista
Forista

Data de registro: 29 Jul 2016 17:21
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor Mentalista em 16 Jul 2017 21:04

A questão é complexa de explicar, mas os estudos na psicologia das seitas tem avançado bastante. Algo fácil de se notar, e que a própria Torre menciona em suas publicações, é que muitos servem porque a mensagem "tocou seu coração". Não os convenceu com base em argumentos e provas sólidas, mas tocou o coração deles, foi atrativo ao seu ouvido. Algumas TJs chegam a dizer que pessoas de outras religiões vão em certas igrejas porque os pastores lhes fazem "cócegas nos ouvidos", o que elas não percebem é que estão nessa religião principalmente porque se identificam com a mensagem pregada (incluindo as promessas para o futuro), e não porque estudaram a mensagem pregada a fundo para ver se realmente há uma base sólida para pensar assim.

Daí, quando surgem dúvidas, a primeira reação é pensar que alguém mais maduro deve ter as respostas. Nunca se deve pensar que a mensagem pode ter falhas, afinal seria desastroso, tanto em sentido de retaliação (ser julgado, até mesmo desassociado por contrariar os ensinos) como de perda das esperanças prometidas e o medo de ter que repensar todas as crenças e não achar um sentido novamente (nestes últimos pontos entra bem a dissonância cognitiva). Chega a ser triste alguns terem tão pouca confiança em tomar suas próprias decisões. Têm medo da capacidade de raciocínio que dizem que lhes foi dada e que os distingue dos robôs.

Recentemente essa questão me ficou até um pouco pessoal. Vou contar resumidamente porque alguns detalhes não são necessários. Estou pretendendo me mudar para mais perto da universidade visto que assim me facilitaria muito a vida (por exemplo, gastarei menos tempo indo e voltando todos os dias, menos dinheiro, menos energia). Ao contar isso aos meus familiares, não consegui uma conversa sobre o assunto onde eu poderia mostrar meus motivos e argumentos, além de chegar a um bom acordo; em vez disso, me disseram que consultariam algumas TJs mais experientes para só então conversar comigo a respeito. Aí fica complicado, porque não dá pra esperar argumentos diferentes de "faculdade??? não devia nem estar fazendo". De qualquer forma, eu tentei ser prático, não dificultar, mas parece que é o único jeito.
Mentalista
Moderador
Moderador

Data de registro: 08 Ago 2014 17:25
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor BrunoBernardes em 16 Jul 2017 21:12

Isso é o cumulo da dependencia, eles vão consultar os outros elos da corrente que os aprisionam.
Quer viver? Sepulte toda a literatura, apague os jargões (visto que é um gancho psíquico), junte tudo, enterre e escreva na lápide: Aqui Jaz Sentinelas e Despertais! O passado é uma roupa que não nos serve mais. Hipócrita$ Programadore$ Linguí$tico$.
BrunoBernardes
Forista
Forista

Nova mensagempor Deusmeodeia em 16 Jul 2017 21:32

Mentalista escreveu:A questão é complexa de explicar, mas os estudos na psicologia das seitas tem avançado bastante. Algo fácil de se notar, e que a própria Torre menciona em suas publicações, é que muitos servem porque a mensagem "tocou seu coração". Não os convenceu com base em argumentos e provas sólidas, mas tocou o coração deles, foi atrativo ao seu ouvido. Algumas TJs chegam a dizer que pessoas de outras religiões vão em certas igrejas porque os pastores lhes fazem "cócegas nos ouvidos", o que elas não percebem é que estão nessa religião principalmente porque se identificam com a mensagem pregada (incluindo as promessas para o futuro), e não porque estudaram a mensagem pregada a fundo para ver se realmente há uma base sólida para pensar assim.

Daí, quando surgem dúvidas, a primeira reação é pensar que alguém mais maduro deve ter as respostas. Nunca se deve pensar que a mensagem pode ter falhas, afinal seria desastroso, tanto em sentido de retaliação (ser julgado, até mesmo desassociado por contrariar os ensinos) como de perda das esperanças prometidas e o medo de ter que repensar todas as crenças e não achar um sentido novamente (nestes últimos pontos entra bem a dissonância cognitiva). Chega a ser triste alguns terem tão pouca confiança em tomar suas próprias decisões. Têm medo da capacidade de raciocínio que dizem que lhes foi dada e que os distingue dos robôs.

Recentemente essa questão me ficou até um pouco pessoal. Vou contar resumidamente porque alguns detalhes não são necessários. Estou pretendendo me mudar para mais perto da universidade visto que assim me facilitaria muito a vida (por exemplo, gastarei menos tempo indo e voltando todos os dias, menos dinheiro, menos energia). Ao contar isso aos meus familiares, não consegui uma conversa sobre o assunto onde eu poderia mostrar meus motivos e argumentos, além de chegar a um bom acordo; em vez disso, me disseram que consultariam algumas TJs mais experientes para só então conversar comigo a respeito. Aí fica complicado, porque não dá pra esperar argumenteos diferentes de "faculdade??? não devia nem estar fazendo". De qualquer forma, eu tentei ser prático, não dificultar, mas parece que é o único jeito.
mande todo mundo pra [editado] e siga em frente!
Deusmeodeia
Troll desativado

Data de registro: 26 Jun 2017 19:48
Localidade: Paraná

Nova mensagempor kooboo em 16 Jul 2017 21:32

Mentalista escreveu:A questão é complexa de explicar, mas os estudos na psicologia das seitas tem avançado bastante. Algo fácil de se notar, e que a própria Torre menciona em suas publicações, é que muitos servem porque a mensagem "tocou seu coração". Não os convenceu com base em argumentos e provas sólidas, mas tocou o coração deles, foi atrativo ao seu ouvido. Algumas TJs chegam a dizer que pessoas de outras religiões vão em certas igrejas porque os pastores lhes fazem "cócegas nos ouvidos", o que elas não percebem é que estão nessa religião principalmente porque se identificam com a mensagem pregada (incluindo as promessas para o futuro), e não porque estudaram a mensagem pregada a fundo para ver se realmente há uma base sólida para pensar assim.

é aquilo que já foi bem comentado em vários outros tópicos - O conceito de seita.
Grupo fechado - consulte por informações somente aqui dentro
A pessoa não é estimulada a pensar fora da caixa. Só pode pensar naquela linha de raciocínio. A simplicidade do pensamento TJ lembra A Revolução dos Bichos de George Orwell, quando a doutrina dos bichos é resumida em "Quatro patas é bom, duas patas é ruim".
Para a TJ é a mesma coisa "Dentro da organização é bom, fora é ruim".

E sobre a sua situação, se você se mudar e se afastar, vai ser mais uma experiência negativa para eles contarem "Olhem só o mentalista, rapaz promissor na congregação, foi fazer faculdade... se afastou de Jeová. Faculdade = mundo = fora = ruim!" Sua experiência corrobora para o discurso de castração que eles imporão aos próximos que tentarem sair... mas, relax, nem pense nisso, estaremos aqui para ajudar :6
[]'s
kooboo

Imagem
kooboo
Moderador
Moderador

Nova mensagempor Urim&Tumim em 16 Jul 2017 21:53

Pesquisando sobre o assunto, descobri que essa forma de pensar que a torre induz gera indivíduos indecisos e com pouca habilidade de tormar decisões por si mesmos.
Urim&Tumim
Forista
Forista

Data de registro: 26 Jan 2016 23:10

Nova mensagempor kooboo em 16 Jul 2017 23:19

Urim&Tumim escreveu:Pesquisando sobre o assunto, descobri que essa forma de pensar que a torre induz gera indivíduos indecisos e com pouca habilidade de tormar decisões por si mesmos.

Por analogia, hoje tenho a mesma 'preguiça mental' ao dirigir com GPS. Não preciso mais pensar no trajeto, o GPS faz tudo por mim.
Antigamente eu tinha que olhar um mapa da cidade, pegar pontos de referencia, decorar tudo e ir... com certeza isso exercitava muito mais o cérebro.

Trazendo os dois cenários para o mundo da torre - Uma pessoa que não consegue tomar decisões de cunho moral ou sobre relacionamento sem consultar um manual religioso não tem habilidade para tomar decisão... assim como EU hoje tenho menos capacidade de decidir a melhor rota, por depender do GPS.
[]'s
kooboo

Imagem
kooboo
Moderador
Moderador

Nova mensagempor BrunoBernardes em 17 Jul 2017 08:06

.
BrunoBernardes
Forista
Forista

Nova mensagempor Lehh em 17 Jul 2017 09:43

Hoje eu consigo ver este controle e fico muito assustada.

A gente passa tantos anos desse jeito e não se dá conta.
"Pensei o quanto desconfortável é ser trancado do lado de fora; e pensei o quanto é pior, talvez, ser trancado no lado de dentro"-
Virginia Woolf
Lehh
Forista
Forista

Data de registro: 09 Fev 2017 14:03

Nova mensagempor Urim&Tumim em 17 Jul 2017 09:47

Ainda sobre o assunto, estava ouvindo o podcast dos prodigal boys.
Quando um deles se Dissociou, foi dado um discurso de necessidades locais sobre apostasia, ele gravou e fizeram a análise do discurso que foi dado.

Na carta dele ele diz os vários motivos que levaram ele a questionar suas crenças entre eles : A veracidade dos argumentos contra evolução, as razões para se não se fazer transfusão de sangue, a autoridade do CG, os julgamentos executados por Deus descritos na Bíblia que não demonstram justiça, a infalibilidade da Bíblia e etc.

Esse ancião leu essas razões na tribuna, e disse para ninguém pesquisar sobre essas coisas. Por dois motivos :
1 Porque é perigoso.
2 Porque está sendo mandado a eles não pesquisarem.

Entre outras pérolas, caso alguém queira ouvir o discurso segue o link

phpBB [video]
Urim&Tumim
Forista
Forista

Data de registro: 26 Jan 2016 23:10

Nova mensagempor Immanuel Kant em 17 Jul 2017 10:52

... outrora fui convidado de forma muito sinuante (por que falta coragem a esta gente de dizer sim ou não, sempre fazem culto a deixar coisas no ar pra não assumir as responsabilidades) a cair fora" do salão visto que "... um homem usando barba não seria muito bem visto..." pelos demais. Palavras do pobre e retrógrado ancião.

grato por esse ato, pude constatar na prática aquilo que já desconfiava... por aqui preserva-se a instituição impondo o NÃO direito ao contraditório muitas vezes sendo classificado como coisa do diabo, opositores, apostatas, ferramenta do iníquo etc...

a partir daí, obediente que fui, tirei meu time do campo... hj sinto muita pena ou dó dos amigos queridos que ainda estão engessados e bloqueados la dentro aceitando a imposição dos dogmas por medo, por habito, por outras razões irracionais que estão focadas apenas e tão somente na sustentabilidade da própria instituição a qualquer custo.
O Sábio pode mudar de opinião. O idiota nunca!.
Immanuel Kant
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 28 Mar 2016 19:37

Nova mensagempor NicoleGoncalves em 17 Jul 2017 11:13

Nossa Koobo lendo esse seu depoimento eu lembrei de como pra mim foi um desafio conseguir dar um google em "ex-tjs".

Uma vez eu acompanhei um estudo e a estudante comentou sobre páginas na internet que falavam mal sobre as TJs, daí a instrutora (jovem, mesma idade que eu) disse que eram pessoas más e amarguradas e que ela não devia mais ter acesso a isso, porque era uma armadilha de Satanás e etc.

Aquila cena ficou por muito tempo na minha cabeça até eu ter coragem de acessar do meu computador e ter coragem de ouvir o outro lado da história, mas foi como um click pra mim, ali eu percebi que tinham assuntos que eu me bloqueava até de pensar.

Depois que eu me dissociei mentalmente da organização eu me vi com muitos assuntos que eu não sabia o que pensar, que eu não tinha opinião, eu me percebi precisando exercitar algo que eu nunca tinha feito antes "eu acho isso errado? eu acho isso certo?"

É realmente muito forte essa lavagem cerebral feita nas TJs porque de alguma forma afasta elas de si mesmas, você não é você lá dentro e sim um padrãozinho e isso é muito assustador, o poder deles sobre o pensamento das pessoas é muito assustador.

Parabéns a nós que conseguimos nos desvencilhar das garras da Torre e que consigamos ajudar outros também!
“A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca e que, esquivando-nos do sofrimento, perdemos também a felicidade.”
Drummond
NicoleGoncalves
Forista
Forista

Data de registro: 07 Mar 2017 16:01

Próximo

Retornar para Depoimentos