Um apelo a favor das Testemunhas de Jeová : Depoimentos
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Um apelo a favor das Testemunhas de Jeová

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências

Um apelo a favor das Testemunhas de Jeová

Nova mensagempor Mythicus em 16 Mai 2017 14:58

Que a religião das Testemunhas de Jeová (Torre de Vigia) não é a religião verdadeira, todos aqui do fórum já se convenceram disso.
Mas, hoje eu estava vendo alguns vídeos "apóstatas" no YT, e me chamou a atenção um comentário de uma pessoa:

Eu acredito na Bíblia e que estamos vivendo nos últimos dias. Uma das principais armas de Satanás é usar a Internet para tentar desacreditar o povo de Jeová. Pela quantidade de material apóstata que se encontra na rede mundial - com o óbvio apoio do arqui-inimigo de Jeová -, posso até imaginar o desespero do governante deste mundo.

Ele usa o argumento da grande quantidade de material "apóstata" circulando pela net e que, por isso, atesta o apoio do inimigo de Jeová, o diabo.
Percebi que é um argumento muito usado por praticamente toda TJ ativa e que acredita ainda na organização santa de Jeová. Parecido muito também com aquele outro argumento: "Ah, temos pessoas que erram dentro da org., mas é porque elas são 'imperfeitas', a org. é perfeita!", e segue-se, às vezes, pelas TJ's mais experientes "porque a org. é guiada pelo próprio Jeová e pelo seu espírito santo".
O comentário da pessoa acima é todo nutrido de orgulho pela organização. Alguns outros, de Testemunhas, é nutrido de ódio, alguns são palavras de pessoas sentindo-se ameaçadas e etc.
Mas, o ponto principal do tópico não são os argumentos fracos delas, e sim um ponto a favor das Testemunhas de Jeová.

Por que as Testemunhas são tão bondosas? Digo isso por ter convivido com as Testemunhas do Salão da minha cidade e, de fato, eu apreciei a bondade das pessoas ali de dentro. Fui a uma assembleia de circuito e conheci muitas pessoas que eu consideraria cristãos genuínos. Chorei e fiquei triste com a partida do superintendente [na minha última reunião dentro da religião]. Senti um amor intenso de um orador de outra cidade que abraçava forte todos da congregação. Na verdade, eu sai por causa das adversões da organização (falsas profecias; regra das duas test.; ensino da Babilonia, a grande; doutrina do sangue; acobertamento de pedófilos; comissão judicativa). Bem, eu me desliguei da religião por causa da religião e suas doutrinas. Mas eu não abandonei as Testemunhas de Jeová, pois, como eu disse, foi a religião onde eu mais encontrei pessoas bondosas que querem o bem. As ditas Testemunhas genuínas de JEOVÁ, os tão raros CRISTÃOS VERDADEIROS. Meu apelo é a favor das Testemunhas e contra a religião Torre de Vigia — que fabrica pessoas iguais àquela do comentário acima (pessoas leigas, medrosas, hipnotizadas, oprimidas, arrogantes etc) e que é detestável para aqueles que querem ser cristãos genuínos.

Meu amigo (aquele que me convidou a conhecer a religião) comentou:
Cara, essa é a religião onde se concentram a maioria de cristãos genuínos

O que vocês acham a respeito disso?
"Nas coisas essenciais, unidade; em coisas não essenciais, liberdade; em todas as coisas, o amor."
Mythicus
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 23 Mar 2017 10:31
Localidade: São Paulo

Re: Um apelo a favor das Testemunhas de Jeová

Nova mensagempor Agnostico Reverente em 16 Mai 2017 15:16

Pelo que eu percebi aqui no Fórum, isso dependente da experiência de cada um em suas respectivas congregações. Assim como você Mythicus, a minha congregação de origem era de pessoas humildes, bondosas e sinceras. É claro que sempre existem excessões, e há hipocrisia em todo lugar. Mas no geral formam uma "enorme família" mesmo. Isso, junto com minha maneira talvez um pouco ingênua de encarar as pessoas, me dá uma visão mais complacente para com as Testemunhas de Jeová do que a maioria dos foristas aqui, que sofreram em congregações menos amorosas. De qualquer modo, dizer que "essa é a religião onde se concentram a maioria de cristãos genuínos" pra mim é muito difícil de julgar, porque é a ÚNICA REALIDADE QUE EU CONHEÇO. Dizer que esse também é o AMOR IDENTIFICADOR DOS VERDADEIROS CRISTÃOS, acho um pouco forçado. Pra mim hoje aparenta mais um CORPORATIVISMO, tal qual existe entre policiais militares. Já convivi um pouco com PMs e percebi isso: Quando um policial militar é parado numa blitz e se identifica, a reação dos que estão fiscalizando muda drasticamente. O cara já não é mais um meliante em potencial, agora é um "IRMÃO DE FARDA". Comecei a estabelecer uma relação com as TJs e percebi que existe um CORPORATIVISMO muito grande. Tudo bem, algo positivo na religião, uma comunidade forte, mas daí pra dizer que é o SINAL identificador da Religião Verdadeira, é forçar a barra.
Agnostico Reverente
Forista
Forista

Data de registro: 19 Ago 2016 17:08

Nova mensagempor lobo guará em 16 Mai 2017 15:23

Mythicus, essa questão de bondade e amor varia muito de acordo com a cultura da congregação (que é uma combinação das personalidades das pessoas com o entendimento que elas tem das doutrinas e a forma da dianteira da congregação agir). Algumas tendem a ser mais amorosas e espirituais, outras menos.

Acredito que mtas pessoas lá dentro tem coração sincero e são bons cristãos, mas, no geral, o funcionamento da organização tente a tornar essas pessoas meros "coadjuvantes" (pelo menos nas cong onde já estive são pessoas q quase não aparecem, mas tão sempre procurando ajudar, seja fazendo alguma caridade ou pregando com siceridade). Estou nesse meio há quase vinte anos (desde a infância) e vejo que a organização afasta as pessoas do cristianismo real (de coração, mais espiritual) porque tem um funcionamento hierárquico, mto legalista, dogmático, funcionando como uma empresa. Isso faz as pessoas quererem se destacar através de obras mensuráveis (campo discurso, etc) que não são, necessariamente, espirituais.

Discordo, por experiências que vivi, do comentário do seu amigo "essa é a religião onde se concentram a maioria de cristãos genuínos". Acho que essa é uma percepção de quem ainda acredita que aquele é o único lugar onde podem existir cristãos e nunca teve contato com nada fora.
Saber como pensar te fortalece muito além daqueles que sabem apenas o que pensar. - Neil deGrasse Tyson
lobo guará
Forista
Forista

Data de registro: 30 Abr 2017 13:26
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor Lehh em 16 Mai 2017 16:29

Boa Tarde,

Vou dar a minha opinião, mas respeito os argumentos contrários.

Eu discordo da afirmação. Não acho que seja possível dizer de forma geral que as testemunhas de jeová são bondosas. Eu acredito que tem pessoas bondosas lá assim como em qualquer outro lugar.
Isso depende da sua experiência com elas. Eu, por exemplo, não tive experiências positivas quase, embora tenha conhecido algumas pessoas realmente bondosas lá, mas foram poucas.

Eu já encontrei um sujeito com características de psicopata lá e acredito que existam mais.
Já vi caso de pedofilia que foi escondida pelos anciãos e pela própria família das vítimas, que eram fanáticas e ignorantes. (também aqui no fórum tem relatos de pessoas que sofreram abusos)
Já vi agiotas afundarem famílias em dívidas sem piedade
Irmão que roubou outro irmão
Adultério descarados e até acobertado por outros tjs
Amigos que falam mal uns dos outros por trás
Pessoas que não se compadecem nem um pouco do sofrimento alheio.

Acredito que este tipo de coisa e diversas outras ocorram em todas as congregações.. e aí, se você falar para um tj ele dirá que é culpa da imperfeição, que a organização é perfeita mas as pessoas são imperfeitas rs.
Na verdade, ocorre porque os tjs não são diferentes das demais pessoas, dos demais grupos.

O comportamento "exemplar" nas assembleias e congressos é robotizado. Eles agem assim porque o CG coloca na cabeça dos tjs que eles são o povo escolhido de Deus, o único povo verdadeiro, por isso, tem que se comportar de acordo com as características de Deus.
Nunca vi este comportamento como verdadeiro, e nasci lá, convivi com eles por vinte e poucos anos, só agora me afastei um pouco apesar de ir às reuniões.

Os tjs acreditam serem diferentes, e querem transmitir esta imagem às pessoas que estão de fora, de povo perfeito, limpo, santo, casto, etc... Isso é colocado na cabeça deles pelo CG e eles repetem feito papagaios.

Na experiência pessoal que tive, de quem nasceu na torre, não via esta bondade de forma geral entre as testemunhas de jeová. Mas vi algumas poucas pessoas realmente bondosas lá dentro, assim como conheci muitas pessoas boas que não são desta religião.

Enfim, sei que muitos aqui relatam boas amizades e boas experiências entre os tjs, e acredito que muitos tiveram esta oportunidade, também respeito quem pense de forma diferente. Até porque as testemunhas de jeová ensinam a bondade na teoria, como todas as religiões cristãs... mas para mim este comportamento que elas tentam mostrar ao mundo é forçado. São normais, como todas as outras pessoas.

Outra coisa que sempre notei é que as tjs só prestam ajuda prática para os próprios membros da seita, e mesmo assim, não é comum.

Inclusive, tenho um tópico recente aqui sobre a falta de amor ao próximo entre os tjs.
“A linguagem política, destina-se a fazer com que a mentira soe como verdade e o crime se torne respeitável, bem como a imprimir ao vento uma aparência de solidez” ― George Orwell
Lehh
Forista
Forista

Data de registro: 09 Fev 2017 14:03

Nova mensagempor lobo guará em 16 Mai 2017 16:42

Lehh escreveu:Já vi caso de pedofilia que foi escondida pelos anciãos e pela própria família das vítimas, que eram fanáticas e ignorantes. (também aqui no fórum tem relatos de pessoas que sofreram abusos)

Lehh esse caso foi na sua congregação mesmo? Já vi vários casos em fóruns e na mídia (ARC, etc), mas até agora nenhum caso concreto no Brasil.
Saber como pensar te fortalece muito além daqueles que sabem apenas o que pensar. - Neil deGrasse Tyson
lobo guará
Forista
Forista

Nova mensagempor Wesley MF em 16 Mai 2017 16:43

Eu concordo que existe um tipo de afeição especial entre as Testemunhas de Jeová (pois tambem já fui uma e senti isso).
Contudo, essa afeição natural não se restringe unicamente às TJs. Na verdade , toda e qualquer organização social/ religiosa tende a ter essa afeição, ESPECIALMENTE quando os grupos são "menores".

Os membros da Congregação Cristã do Brasil, por exemplo, são assim. Se um "irmão" vai para outra cidade e se identifica para os da sua mesma crença, esse é automaticamente acolhido no lar de qualquer outro irmão (mesmo não sendo conhecido). Os maçons tambem tem essa característica, qual grupo pequeno. Um maçom é tido como autêntico irmão entre os da sua mesma ideologia, onde as esposas são reconhecidas como cunhadas e os filhos como sobrinhos. Um maçom, mesmo nunca tendo conhecido outro, sendo identificado, é automaticamente convidado para um jantar ou para se pernoitar na casa de um estranho. Até mesmo emprestam dinheiro ao maçom em dificuldades. O mesmo se dá com os mórmons, com os terroristas do Islã e outros grupos "pequenos".

Agora, em grupos / associações maiores, tais como catolicismo, espiritismo, flamenguistas, ateus, pintores, etc... esse amor fraterno tende a enfraquecer, justamente, pela maior quantidade de pessoas envolvidas.

Um exemplo simples: Você é mais achegado as pessoas que moram dentro de sua casa, que por sua vez são mais achegados as pessoas do mesmo bairro, que por sua vez são mais achegados às pessoas da sua mesma cidade, que pos sua vez são mais achegados às pessoas do seu estado, e por fim o patriotismo generalizado; o seu/nosso país.

Assim sendo , o "amor genuíno" entre as TJ pode ser uma boa qualidade. Porém não é algo "exclusivo" delas. É apenas uma situação "natural" que tende a ocorrer com grupos, especialmente, pequenos.
Thinking...
Wesley MF
Forista
Forista

Data de registro: 06 Nov 2008 18:44

Nova mensagempor Debora em 16 Mai 2017 16:47

Lehh escreveu:Boa Tarde,

Eu discordo da afirmação. Não acho que seja possível dizer de forma geral que as testemunhas de jeová são bondosas. Eu acredito que tem pessoas bondosas lá assim como em qualquer outro lugar.
Isso depende da sua experiência com elas. Eu, por exemplo, não tive experiências positivas quase, embora tenha conhecido algumas pessoas realmente bondosas lá, mas foram poucas.

Eu já encontrei um sujeito com características de psicopata lá e acredito que existam mais.
Já vi caso de pedofilia que foi escondida pelos anciãos e pela própria família das vítimas, que eram fanáticas e ignorantes. (também aqui no fórum tem relatos de pessoas que sofreram abusos)

Acredito que este tipo de coisa e diversas outras ocorram em todas as congregações.. e aí, se você falar para um tj ele dirá que é culpa da imperfeição, que a organização é perfeita mas as pessoas são imperfeitas rs.
Na verdade, ocorre porque os tjs não são diferentes das demais pessoas, dos demais grupos.

O comportamento "exemplar" nas assembleias e congressos é robotizado. Eles agem assim porque o CG coloca na cabeça dos tjs que eles são o povo escolhido de Deus, o único povo verdadeiro, por isso, tem que se comportar de acordo com as características de Deus.
Nunca vi este comportamento como verdadeiro, e nasci lá, convivi com eles por vinte e poucos anos, só agora me afastei um pouco apesar de ir às reuniões.

Os tjs acreditam serem diferentes, e querem transmitir esta imagem às pessoas que estão de fora, de povo perfeito, limpo, santo, casto, etc... Isso é colocado na cabeça deles pelo CG e eles repetem feito papagaios.

Na experiência pessoal que tive, de quem nasceu na torre, não via esta bondade de forma geral entre as testemunhas de jeová. Mas vi algumas poucas pessoas realmente bondosas lá dentro, assim como conheci muitas pessoas boas que não são desta religião.

Enfim, sei que muitos aqui relatam boas amizades e boas experiências entre os tjs, e acredito que muitos tiveram esta oportunidade, também respeito quem pense de forma diferente. Até porque as testemunhas de jeová ensinam a bondade na teoria, como todas as religiões cristãs... mas para mim este comportamento que elas tentam mostrar ao mundo é forçado. São normais, como todas as outras pessoas.

Outra coisa que sempre notei é que as tjs só prestam ajuda prática para os próprios membros da seita, e mesmo assim, não é comum.

Inclusive, tenho um tópico recente aqui sobre a falta de amor ao próximo entre os tjs.

Endosso toda a sua fala. Foi exatamente neste ambiente que vivi durante 28 anos.
Pedofilia, inveja, vingança, orgulho, traição, hipocrisia. SERÁ QUE ESTIVEMOS EM SEITAS DIFERENTES ?
Prestes a completar 100 anos, minha mãe quer distância dos filhos que se afastaram de jeova. Foi lá no salão do reino, local que frequenta assiduamente a quase 65 longos anos que ela aprendeu isto.
Podemos considerar isto como gesto de amor ?
Testemunhas de Jeová
O que será que elas não te contam?
http://www.pontosdefe.blogspot.com.br
Debora
Moderadora
Moderadora

Data de registro: 21 Dez 2010 10:07

Nova mensagempor Lehh em 16 Mai 2017 16:53

lobo guará escreveu:
Lehh escreveu:Já vi caso de pedofilia que foi escondida pelos anciãos e pela própria família das vítimas, que eram fanáticas e ignorantes. (também aqui no fórum tem relatos de pessoas que sofreram abusos)

Lehh esse caso foi na sua congregação mesmo? Já vi vários casos em fóruns e na mídia (ARC, etc), mas até agora nenhum caso concreto no Brasil.

Foi sim :iergh7: :iergh7:

Eu não posso falar abertamente aqui, isso foi denunciado por terceiros, então, foi parar na justiça, lá eles sabem o que fazem. O que posso dizer é que a família das vítimas atrapalharam muito as investigações.
Isso ninguém me contou, eu presenciei.

Também teve caso de assédio (na minha opinião, tentativa de estupro) que não foi para a justiça porque acabou sendo convencida a deixar por isso mesmo. Neste caso, vítima maior de idade, então, não procurou a proteção da lei porque não quis.

Infelizmente, não posso relatar, pois poderia me causar problemas. Mas são casos reais que não foram para a mídia, como deve haver muitos e muitos outros espalhados por aí que não são denunciados e não irão aparecer na mídia
“A linguagem política, destina-se a fazer com que a mentira soe como verdade e o crime se torne respeitável, bem como a imprimir ao vento uma aparência de solidez” ― George Orwell
Lehh
Forista
Forista

Nova mensagempor Lehh em 16 Mai 2017 16:56

Debora escreveu:
Lehh escreveu:Boa Tarde,

Endosso toda a sua fala. Foi exatamente neste ambiente que vivi durante 28 anos.
Pedofilia, inveja, vingança, orgulho, traição, hipocrisia. SERÁ QUE ESTIVEMOS EM SEITAS DIFERENTES ?
Prestes a completar 100 anos, minha mãe quer distância dos filhos que se afastaram de jeova. Foi lá no salão do reino, local que frequenta assiduamente a quase 65 longos anos que ela aprendeu isto.
Podemos considerar isto como gesto de amor ?

Exatamente, Débora

Eu também conheci esse lado das tjs.

Acredito que existam pessoas de bom coração lá, mas esta bondade é individual, não do grupo.
Editado pela última vez por Lehh em 16 Mai 2017 17:07, num total de 1 vezes
Lehh
Forista
Forista

Nova mensagempor Lehh em 16 Mai 2017 17:07

Mythicus

Na verdade, acho que seu apelo é pela HUMANIDADE, pela bondade entre todos como irmãos. Isso demonstra seus bons sentimentos. =)
Quando dizemos ser contra a religião, estamos justamente nos mostrando contra esses grupos sectários que tornam as pessoas arrogantes e que se acham superiores, os únicos que merecem a salvação, os escolhidos. Infelizmente, quando cada religião se considera a única verdadeira e se fecha em suas doutrinas é que começa o mal.

Seria mais fácil se todos os que querem crer em Deus praticassem não apenas em palavras mas em ações, mais amor aos semelhantes, independente de qualquer coisa.

Para mim, um dos maiores problemas dos tjs é se separarem do mundo e se julgarem a única religião verdadeira. Isso os torna piores, assim como os outros grupos que agem assim.
Fora isso, são normais como qualquer outra religião, quaisquer outras pessoas.
Editado pela última vez por Lehh em 16 Mai 2017 17:12, num total de 1 vezes
Lehh
Forista
Forista

Nova mensagempor Debora em 16 Mai 2017 17:07

lobo guará escreveu:

Meu cunhado era ancião. Fui abusada por ele durante muitos anos na minha infância. A poucos dias minha irmã de Sorocaba admitiu ter sido também abusada, minhas irmãs mais velhas sempre relataram assédio, além disso a cerca de uns dois anos, a neta que já foi nossa forista, relatou-me constrangida que tanto ela como a irmã mais nova também foram assediadas. (Penso que também não foi apenas assédio pois elas moravam no mesmo quintal e portanto, as oportunidades eram maiores)
Quando eu contava pra minha mãe, ela dizia que eu estava falando besteira pois eu era uma criança levada e ele era um ancião.

Os anos se passaram e coube a mim fazer o enterro deste fdp. Eu já não era tj a muitos anos mas pra isto me chamaram...aff. De quebra ouvi o discurso onde foi dito que como ele tinha sido fiel até a morte, estava assegurada a sua ressurreição.
Testemunhas de Jeová
Debora
Moderadora
Moderadora

Nova mensagempor Debora em 16 Mai 2017 17:13

Lehh escreveu:
Para mim, um dos maiores problemas dos tjs é se separarem do mundo e se julgarem a única religião verdadeira. Isso os torna piores, assim como os outros grupos que agem assim.
Fora isso, são normais como qualquer outra religião, qualquer outras pessoas.

São presunçosos, snobs, se vitimizam com facilidade.

De resto são iguais as demais pessoas: dois braços, duas pernas, duas mãos etc, etc e MEROS MORTAIS COMO TODOS NÓS
Testemunhas de Jeová
Debora
Moderadora
Moderadora

Nova mensagempor lobo guará em 16 Mai 2017 17:18

Debora escreveu:
lobo guará escreveu:

Meu cunhado era ancião. Fui abusada por ele durante muitos anos na minha infância. A poucos dias minha irmã de Sorocaba admitiu ter sido também abusada, minhas irmãs mais velhas sempre relataram assédio, além disso a cerca de uns dois anos, a neta que já foi nossa forista, relatou-me constrangida que tanto ela como a irmã mais nova também foram assediadas. (Penso que também não foi apenas assédio pois elas moravam no mesmo quintal e portanto, as oportunidades eram maiores)
Quando eu contava pra minha mãe, ela dizia que eu estava falando besteira pois eu era uma criança levada e ele era um ancião.

Os anos se passaram e coube a mim fazer o enterro deste fdp. Eu já não era tj a muitos anos mas pra isto me chamaram...aff. De quebra ouvi o discurso onde foi dito que como ele tinha sido fiel até a morte, estava assegurada a sua ressurreição.

Poxa Debora, não sabia.. muito triste descobrir uma situação dessas direto da vítima. Entendendo o seu posicionamento em relação à org, imagino o sofrimento que ce deve ter passado por causa da omissão deles.
lobo guará
Forista
Forista

Nova mensagempor Prior Dissidente em 16 Mai 2017 17:19

Minha experiência pessoal tbm me impede de defender as tjs.

Conheço sim pessoas muito boas que são tjs, mas outras tão boas que não são.

Como em qquer grupo existe pessoas boas e ruins. A diferença é esta tal justiça paralela entre as tjs, que de justiça não tem nada.

Não são diferentes dos não tjs. Acredito que alguns pontos são muito piores dado o pesado doutrinamento. Eles se protegem. Dão mais crédito a palavra de seus " irmãos", se assumirem cargos de liderança então...

Hoje tenho nojo da religião. Mas é claro que algumas pessoas se salvam.
A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.
-MARX
Prior Dissidente
Forista
Forista

Data de registro: 03 Jan 2017 12:34

Nova mensagempor Debora em 16 Mai 2017 17:34

lobo guará escreveu:
Poxa Debora, não sabia.. muito triste descobrir uma situação dessas direto da vítima. Entendendo o seu posicionamento em relação à org, imagino o sofrimento que ce deve ter passado por causa da omissão deles.

É lobo guará, esta seita esfacelou minha grande família, reduziu a nada. Quando estou com familiares de amigos meus, sinto na pele o desmantelamento que houve graças a arrogância, ignorância e falta de amor no ambiente em que fomos criados. E minha mãe, continua esperando o harmagedom, anseia testemunhar nossa morte no fogo de jeova e ela por sua vez, se tornará uma criança no paraíso que a seita promete.
O QUE DEVO SENTIR POR ESTA SEITA ?
Testemunhas de Jeová
Debora
Moderadora
Moderadora

Próximo

Retornar para Depoimentos