A torre de vigia é uma fábrica de ateus? : Depoimentos
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

A torre de vigia é uma fábrica de ateus?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências

A torre de vigia é uma fábrica de ateus?

Nova mensagempor Lehh em 14 Mai 2017 11:59

Boa tarde pessoal

Eu tenho notado que a maioria que desperta tem dificuldades para crer em algo.

Eu digo que sou agnóstica atualmente.
Não faço uma oração há muitos anos, e não encontro sentido em fazer. Gostaria de ter algo em que crer, mas não consigo, simplesmente nada faz sentido.

Eu não gostaria de ter ficado assim, por isso lamento tanto ter nascido nos ensinos da torre.
As pessoas que conheço, a maioria é católica não praticante, acreditam em Deus e Jesus, mas vivem normal, sem ficar fantasiando... nem pensam muito.

Eu gostaria de nunca ter estudado muito a Bíblia, pois as próprias reflexões dessas leituras e o que lia nas publicações me levaram ao estado atual. Agora não existe em que me apegar e não consigo crer em quase nada, mesmo que queira.

Tento pensar que existe uma força criadora, mas me parece tão distante.
Se Deus existir, ele parece estar longe de mim.

Vocês conseguem crer em algo?
“A linguagem política, destina-se a fazer com que a mentira soe como verdade e o crime se torne respeitável, bem como a imprimir ao vento uma aparência de solidez” ― George Orwell
Lehh
Forista
Forista

Data de registro: 09 Fev 2017 14:03
Localidade: Não quero responder

Re: A torre de vigia é uma fábrica de ateus?

Nova mensagempor Masquerade em 14 Mai 2017 12:10

Eu não creio em nada. Sou totalmente ateísta. E isso me ajudou muito. Não vivo mais de fantasia, mas procuro ser feliz a cada dia da vida.
Ele estava só. Estava abandonado, feliz, perto do selvagem coração da vida.” James Joyce
Masquerade
Forista
Forista

Data de registro: 15 Ago 2016 14:10

Nova mensagempor Agnostico Reverente em 14 Mai 2017 12:56

Oi Leh, ótimo tópico. Refletindo, eu observo alguns pontos de contato entre ateus e TJs, e por isso esse parece o caminho mais natural, depois da desilusão com a Torre. Veja os pontos de contato: Ateus não acreditam em alma imortal, nem TJs. Ateus não acreditam em destino, nem TJs. Ateus não acreditam que Deus fica se envolvendo pessoalmente nos problemas de cada um com milagres e vc sabe que o pensamento Torreano se aproxima muito disso. Pra uma TJ cujo pensamento esteja em harmonia com a teologia da Torre Deus só se envolve no cotidiano em assuntos relacionados com sua adoração (assuntos da Organização). Então quando o sujeito deixa de acreditar na Organização, surge o gargalo: Como Deus está agindo agora, se não é por meio da Organização? Um caminho muito direto pra essa mentalidade é o Ateísmo. Penso que todo fundamentalismo tem esse potencial de conduzir as pessoas futuramente pro Ateísmo, mas no caso das TJs acredito que isso é mais forte por causa dos pontos de contato que mencionei. Quanto a mim? Não sou Ateu. Mas creio no Deus de Giordano Bruno, de Spinoza e de Einstein. Um Deus Infinito, Originador de uma realidade Infinita, e que é muito Grande pra servir como minha babá pessoal. Isso se chama Deísmo, e pra ser franco, nesse sentido minha relação com ele não mudou muito, pois como expus acima, as TJs são Deístas por excelência. Isso é o que CREIO (razão) sobre Deus, mas o que SINTO? Sinto Ele na Natureza, e sinto que ele pode ser o Deus de Raul Seixas na música GITA, e talvez vc seja um pedacinho dEle. E na hora do desespero? Ontem mesmo eu estava chorando e clamando Jeová (não vi motivos pra abandonar esse costume, já que estou acostumado. Se eu não estivesse acostumado, também não veria hoje motivos pra adotar esse costume). Nessa concepção, talvez essas tantas ocorrências do Tetragrama no Antigo Testamento fosse uma (só uma) das manifestações do Eterno na história humana. Confuso? Sim. Coerente? Não​. E quem disse que FÉ precisa ter coerência.
Agnostico Reverente
Forista
Forista

Data de registro: 19 Ago 2016 17:08
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Estrangeiro em 14 Mai 2017 13:02

Então, eu sempre acreditei em Deus e na Bíblia, mesmo como católico. Mas depois que virei TJ, ainda acreditava, mas conforme fui servo e ancião, percebi que a Torre é uma empresa. Basta participar de uma reunião de anciãos... Deus nem a Bíblia são citados, e só a preocupação com números e tal, e em como manter as ovelhinhas bem tosqueadas, sem contar a imensidão de doctos, relatórios e trabalhos administrativos que se tem.
Todo esse trabalho me acendeu uma luz, estava trabalhando e me estressando mais para a Torre do que em meu próprio trabalho e família.
Comecei a pesquisar sobre a torre e acabei perdendo a fé nas religiões e consequentemente em Deus e na Bíblia.
Isso me deixa triste, pois sinto que a Torre roubou a fé que tinha em Deus e na Bíblia. Continuo minhas pesquisas na tentativa de encontrar a verdade, pois a desilusão foi muito grade.
“Eu me sinto um estrangeiro, Passageiro de algum trem, Que não passa por aqui, Que não passa de ilusão”
Estrangeiro
Forista
Forista

Data de registro: 14 Mar 2017 18:10

Nova mensagempor TJCalado em 14 Mai 2017 14:44

Também cheguei a essa conclusão. E desenvolvi uma explicação que fez sentido para mim.
Religião não parece ser algo que deva ser misturado com a vida pessoal, apesar de certos ensinos serem aplicados nela. Em toda civilização, uma parte da população se dedicava exclusivamente aos ritos religiosos, enquanto a grande maioria mantinha esse pequeno grupo e o utilizava como canal de contato com o divino APENAS QUANDO SENTIAM NECESSIDADE. Até mesmo em Israel era assim. Havia uma linha bem definida entre os sacerdotes e o povo em geral. Estes tinha as obrigações religiosas, enquanto o resto do povo cuidava de seus afazeres pessoais, obedecendo as leis que envolviam os relacionamentos entre as pessoas. Nada mais.
No caso das TJs, todas elas estão sujeitas aos ritos religiosos. Todas elas têm quase a mesma responsabilidade de sacerdotes. Só não têm o título.
O homem comum não deve se aproximar tanto de Deus, sob risco de deixar de crer nele. Deus é, e deve continuar sendo um mistério que não pode ser explicado. A Torre tenta explicar Deus de todas as formas. Mas, quando se trata de Deus, uma explicação sempre vai entrar em contradição com alguma outra. Todo religioso que o considera como mistério, é muito mais feliz.
"Um paraíso não precisa necessariamente ser um lugar lindo. Basta ser apenas um lugar que me faça bem."
TJCalado
Forista
Forista

Data de registro: 11 Mar 2012 21:40

Nova mensagempor Agnostico Reverente em 14 Mai 2017 16:18

TJCalado escreveu:Também cheguei a essa conclusão. E desenvolvi uma explicação que fez sentido para mim.
Religião não parece ser algo que deva ser misturado com a vida pessoal, apesar de certos ensinos serem aplicados nela. Em toda civilização, uma parte da população se dedicava exclusivamente aos ritos religiosos, enquanto a grande maioria mantinha esse pequeno grupo e o utilizava como canal de contato com o divino APENAS QUANDO SENTIAM NECESSIDADE. Até mesmo em Israel era assim. Havia uma linha bem definida entre os sacerdotes e o povo em geral. Estes tinha as obrigações religiosas, enquanto o resto do povo cuidava de seus afazeres pessoais, obedecendo as leis que envolviam os relacionamentos entre as pessoas. Nada mais.
No caso das TJs, todas elas estão sujeitas aos ritos religiosos. Todas elas têm quase a mesma responsabilidade de sacerdotes. Só não têm o título.
O homem comum não deve se aproximar tanto de Deus, sob risco de deixar de crer nele. Deus é, e deve continuar sendo um mistério que não pode ser explicado. A Torre tenta explicar Deus de todas as formas. Mas, quando se trata de Deus, uma explicação sempre vai entrar em contradição com alguma outra. Todo religioso que o considera como mistério, é muito mais feliz.

Bravo d:4 Curti demais sua explanação
Agnostico Reverente
Forista
Forista

Data de registro: 19 Ago 2016 17:08

Nova mensagempor Ronildo Araujo em 14 Mai 2017 17:15

Já em meu caso, descobrir as mentiras da Torre me fez compreender melhor os ensinos de Cristo. Para mim, e bem distante do pensamento de alguns ateus, que desdenhosamente dizem que se Deus existir e se criou a humanidade era porque era triste e solitário e por isso teve a idéia de criar para ser adorado, eu vejo que Deus criou a humanidade através de Adão e Eva para que houvesse uma fraternidade mundial de pessoas cooperando umas com as outras. É por isso que antes de Caim matar Abel Deus disse para ele praticar o bem que isso iria mudar a vida dele. Foi também por isso que Jesus disse que há mais felicidade em dar do que em receber. Agora percebo que a Bíblia não é um livro para ser usado como as TJs usam, se achando, acusando outros, achando que tem segredos que só eles sabem etc. É um livro para uso pessoal, para tirar proveito para si mesmo. Claro, se um dia alguém perguntar alguma coisa e mostra um desejo de aprender algo, daí é outra história. Mas, se a pessoa acredita que existe um Deus de amor, que seu Filho morreu para nos dar uma vida melhor e por isso praticar o bem, essa pessoa nem precisa mais ler a Bíblia para ter a aprovação de Deus. Porque ela já absorveu o principal. A Bíblia existe para que acreditarmos num Deus de amor e em seu Filho que morreu por nós. Se acreditamos, ok, que passemos a praticar o bem agora. Ou devemos achar que Paulo passou anos seguidos relendo as suas cartas para se sentir achegado à Deus? O que sei que ele fez seguramente foi: "Ok, Deus existe, Ele é Bom.Seu Filho morreu por mim. Então, mãos à obra! Não estou dizendo, como a Torre, que é uma obrigação de cada cristão ser como Paulo. Ele teve um ministério especial. O que se requer de cada cristão é a prática do bem em nome de Deus e do Filho até vir uma mudança neste mundo da parte Deles. A salvação (aprovação de Deus) está disponível para analfabetos (não sabem ler), cegos (não conseguem ler), e surdos_mudos (muitos não entendem a escrita). É Jesus que é o caminho, a verdade e a vida, não a Bíblia. A Bíblia tem partes que não podem ser aplicadas, como aquela que Paulo instrui que nas reuniões cristãs, aqueles que falam em línguas de anjos, falem pouco, devendo haver um tradutor e aconselha que aqueles que se comportam como profetas, que dominem o espírito de profeta. Jesus não tem partes que um cristão não possa aplicar em sua vida. É por isso que Jesus disse que no futuro as pessoas adorariam ao Pai em espírito e verdade. E também conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Não importa os dogmas, as teorias, as "verdades", estas coisas tiram o foco correto. Todas as religiões que se auto-denominam cristãs desfiguram o cristianismo em maior e menor grau. Não estou dizendo que não se deve ler a Bíblia. Estou dizendo que Deus prefere que você pare de ler a Bíblia e vá praticar o bem, depois de praticar um ato de amor, pode voltar à leitura se assim desejar. Não sei se fui claro. Falar destas coisas é difícil. Mas, basicamente é isso.
Ronildo Araujo
Forista
Forista

Data de registro: 17 Abr 2017 20:52
Localidade: Santa Catarina

Nova mensagempor Verdade Verdaeira em 14 Mai 2017 17:32

Essa é a característica de uma Seita destrutiva.

Destrói família,

Destrói perspectiva de vida que não seja por meio do cabresto Torreano,

Destrói futuro e carreiras dos jovens, por incentivarem a não se aprofundarem em seus estudos,

Destrói em fim a crença em Deus por substituírem o Deus Criador por um deus que só existe na esfera Torreana, um deus de Teocracia suspeita e falsa que só vive remanejando leis e regras para manter mentiras e promessas que não se cumpriram por serem falsas.

Quem realmente decide descobrir o que foi sobreposto do verdadeiro ensino, da Palavra de Deus descobre que tudo não passou de um engano! E aí fica difícil sanar a brecha causada por ter sido

vítima de tantas mentiras! Mas Deus é misericordioso e com certeza deve ter previsto algo tão destrutivo que é essa seita a fim de revigorar as almas dos que estão morrendo neste engano

pensando que estão servido ao Deus verdadeiro!

Mas nós os que estamos vivos e acordados por assim dizer não podemos perder a Fé... Sei que se examinarmos agora sem os olhos vendados pela torre veremos nas escrituras o quanto Jesus

Cristo é poderoso e Salvador! Tanto que legalismo nenhum poderá nos amedrontar. Ditando regras em cima de regras afim de nos convencer de que isto seja necessário á salvação!
Gálatas 2:21
21 Eu não rejeito a bondade imerecida de Deus; pois, se a justiça vem por meio de lei, Cristo realmente morreu em vão

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Verdade Verdaeira
Forista
Forista

Data de registro: 12 Nov 2015 14:41

Nova mensagempor expat em 14 Mai 2017 17:34

TJCalado escreveu:Também cheguei a essa conclusão. E desenvolvi uma explicação que fez sentido para mim.

Agnostico Reverente escreveu:Oi Leh, ótimo tópico. Refletindo, eu observo alguns pontos de contato entre ateus e TJs, e por isso esse parece o caminho mais natural, depois da desilusão com a Torre. Veja os pontos de contato: Ateus não acreditam em alma imortal, nem TJs. Ateus não acreditam em destino, nem TJs. Ateus não acreditam que Deus fica se envolvendo pessoalmente nos problemas de cada um com milagres e vc sabe que o pensamento Torreano se aproxima muito disso. Pra uma TJ cujo pensamento esteja em harmonia com a teologia da Torre Deus só se envolve no cotidiano em assuntos relacionados com sua adoração (assuntos da Organização). Então quando o sujeito deixa de acreditar na Organização, surge o gargalo: Como Deus está agindo agora, se não é por meio da Organização? Um caminho muito direto pra essa mentalidade é o Ateísmo. Penso que todo fundamentalismo tem esse potencial de conduzir as pessoas futuramente pro Ateísmo, mas no caso das TJs acredito que isso é mais forte por causa dos pontos de contato que mencionei. Quanto a mim? Não sou Ateu. Mas creio no Deus de Giordano Bruno, de Spinoza e de Einstein. Um Deus Infinito, Originador de uma realidade Infinita, e que é muito Grande pra servir como minha babá pessoal. Isso se chama Deísmo, e pra ser franco, nesse sentido minha relação com ele não mudou muito, pois como expus acima, as TJs são Deístas por excelência. Isso é o que CREIO (razão) sobre Deus, mas o que SINTO? Sinto Ele na Natureza, e sinto que ele pode ser o Deus de Raul Seixas na música GITA, e talvez vc seja um pedacinho dEle. E na hora do desespero? Ontem mesmo eu estava chorando e clamando Jeová (não vi motivos pra abandonar esse costume, já que estou acostumado. Se eu não estivesse acostumado, também não veria hoje motivos pra adotar esse costume). Nessa concepção, talvez essas tantas ocorrências do Tetragrama no Antigo Testamento fosse uma (só uma) das manifestações do Eterno na história humana. Confuso? Sim. Coerente? Não​. E quem disse que FÉ precisa ter coerência.

Ronildo Araujo escreveu:Já em meu caso, descobrir as mentiras da Torre me fez compreender melhor os ensinos de Cristo. Para mim, e bem distante do pensamento de alguns ateus, que desdenhosamente dizem que se Deus existir e se criou a humanidade era porque era triste e solitário e por isso teve a idéia de criar para ser adorado, eu vejo que Deus criou a humanidade através de Adão e Eva para que houvesse uma fraternidade mundial de pessoas cooperando umas com as outras. É por isso que antes de Caim matar Abel Deus disse para ele praticar o bem que isso iria mudar a vida dele. Foi também por isso que Jesus disse que há mais felicidade em dar do que em receber. Agora percebo que a Bíblia não é um livro para ser usado como as TJs usam, se achando, acusando outros, achando que tem segredos que só eles sabem etc. É um livro para uso pessoal, para tirar proveito para si mesmo. Claro, se um dia alguém perguntar alguma coisa e mostra um desejo de aprender algo, daí é outra história. Mas, se a pessoa acredita que existe um Deus de amor, que seu Filho morreu para nos dar uma vida melhor e por isso praticar o bem, essa pessoa nem precisa mais ler a Bíblia para ter a aprovação de Deus. Porque ela já absorveu o principal. A Bíblia existe para que acreditarmos num Deus de amor e em seu Filho que morreu por nós. Se acreditamos, ok, que passemos a praticar o bem agora. Ou devemos achar que Paulo passou anos seguidos relendo as suas cartas para se sentir achegado à Deus? O que sei que ele fez seguramente foi: "Ok, Deus existe, Ele é Bom.Seu Filho morreu por mim. Então, mãos à obra! Não estou dizendo, como a Torre, que é uma obrigação de cada cristão ser como Paulo. Ele teve um ministério especial. O que se requer de cada cristão é a prática do bem em nome de Deus e do Filho até vir uma mudança neste mundo da parte Deles. A salvação (aprovação de Deus) está disponível para analfabetos (não sabem ler), cegos (não conseguem ler), e surdos_mudos (muitos não entendem a escrita). É Jesus que é o caminho, a verdade e a vida, não a Bíblia. A Bíblia tem partes que não podem ser aplicadas, como aquela que Paulo instrui que nas reuniões cristãs, aqueles que falam em línguas de anjos, falem pouco, devendo haver um tradutor e aconselha que aqueles que se comportam como profetas, que dominem o espírito de profeta. Jesus não tem partes que um cristão não possa aplicar em sua vida. É por isso que Jesus disse que no futuro as pessoas adorariam ao Pai em espírito e verdade. E também conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Não importa os dogmas, as teorias, as "verdades", estas coisas tiram o foco correto. Todas as religiões que se auto-denominam cristãs desfiguram o cristianismo em maior e menor grau. Não estou dizendo que não se deve ler a Bíblia. Estou dizendo que Deus prefere que você pare de ler a Bíblia e vá praticar o bem, depois de praticar um ato de amor, pode voltar à leitura se assim desejar. Não sei se fui claro. Falar destas coisas é difícil. Mas, basicamente é isso.

Gostei muito dos 3 comentários!!!
Na vida, não existe nada a temer, mas a entender (Marie Curie)
expat
Forista
Forista

Data de registro: 16 Jun 2016 21:05

Nova mensagempor Fêconfusa em 14 Mai 2017 19:49

Aprendi a crer em Deus, mas isso nunca foi algo genuíno, aconteceu por pura forçação de barra mesmo. Assim que me libertei dos ensinamentos da torre (depois que conheci o fórum) deixei de crer em Deus quase que instantaneamente. Foi como se algo dentro de mim dissesse "Agora você tem motivos para admitir que não acredita em Deus." Não me considero ateísta, mas também não sei se acredito em alguma coisa, no presente momento isso não faz muita diferença em minha vida.
Fêconfusa
Forista
Forista

Data de registro: 07 Ago 2016 23:13

Nova mensagempor Paciente em 14 Mai 2017 19:59

Eu lembro de ter lido a bíblia com 12 anos. Toda.
Fiquei meio perdido com o antigo testamento. Aquelas regras todas, mas principalmente toda aquela violência.
Li novamente quando adulto o antigo testamento, só pra ter certeza que não haveria como aquilo ser obra de Deus.
Hoje não sou ateu, porque existem muitas coisas, no meu ponto de vista, inexplicáveis, ou mesmo tão grandiosas que não vejo como seria possível que fossem obras do acaso.
Posso citar o universo, com todos os seus planetas, galáxias, estrelas, gravidade.
Mas também tem a própria vida e os sentimentos, o amor, os sonhos, acho tudo fantástico demais para ser uma coincidência.
Então, vivo sem traumas, sem neuras, sem acreditar em religião nenhuma, mas acreditando que há algo responsável por tudo, que está fora da nossa(ou pelo menos da minha) compreensão.
Em tempo: que bom que você e a Cappuccina deram as caras novamente no fórum.
Paciente
Forista
Forista

Data de registro: 18 Dez 2016 19:16
Localidade: Rio Grande do Sul

Nova mensagempor kooboo em 14 Mai 2017 20:04

Lehh,

A gente estuda tanta para entrar na Torre... e estuda outro tanto para sair.
A gente aprende que não existe alma imortal, aprende que não existe nada após morrermos - estamos inconscientes. Olha só que pulinho fácil para o ateísmo...
Embora haja um percentual considerável de ateus e agnósticos aqui no fórum - A maioria ainda é composta por pessoas que creem em um deus. Não necessariamente o Deus da bíblia, mas um Deus, uma força criativa, inteligente ou não, um deus que pode ter criado tudo, algo ou até induzido a evolução.
Crer ou descrer são opções viáveis.
Acho que o mais difícil para quem sai da organização não é crer ou descrer - mas filiar-se a outra religião. Claro, temos casos de pessoas que filiam-se, mas acho que a maioria dos creem em algo, simplesmente creem e seguem "um deus" do coração, um deus não filiado a instituições.

Não se apresse, não force, não ache que tenha de crer ou descrer. Siga seu caminho, observe tudo em sua volta, observe e questione... se houver um deus, vocês se encontrarão, se não houver - você continuará seguindo do mesmo jeito.

Talvez o melhor que achar respostas pré-fabricadas é saber as perguntas que desmontam essas respostas. Não busque respostas para tudo. Busque as perguntas certas.

E muita calma... e muita paz!
[]'s
kooboo

Imagem
kooboo
Moderador
Moderador

Data de registro: 01 Nov 2008 13:22
Localidade: Minas Gerais

Nova mensagempor Lehh em 14 Mai 2017 20:15

Paciente escreveu:Eu lembro de ter lido a bíblia com 12 anos. Toda.
Fiquei meio perdido com o antigo testamento. Aquelas regras todas, mas principalmente toda aquela violência.
Li novamente quando adulto o antigo testamento, só pra ter certeza que não haveria como aquilo ser obra de Deus.
Hoje não sou ateu, porque existem muitas coisas, no meu ponto de vista, inexplicáveis, ou mesmo tão grandiosas que não vejo como seria possível que fossem obras do acaso.
Posso citar o universo, com todos os seus planetas, galáxias, estrelas, gravidade.
Mas também tem a própria vida e os sentimentos, o amor, os sonhos, acho tudo fantástico demais para ser uma coincidência.
Então, vivo sem traumas, sem neuras, sem acreditar em religião nenhuma, mas acreditando que há algo responsável por tudo, que está fora da nossa(ou pelo menos da minha) compreensão.

Obrigada =)
Tive uns problemas.,às vezes temos que ficar uns dias afastadas, mas não pretendo deixar o fórum
“A linguagem política, destina-se a fazer com que a mentira soe como verdade e o crime se torne respeitável, bem como a imprimir ao vento uma aparência de solidez” ― George Orwell
Lehh
Forista
Forista

Data de registro: 09 Fev 2017 14:03

Nova mensagempor Cappuccina em 14 Mai 2017 21:50

Paciente escreveu:Eu lembro de ter lido a bíblia com 12 anos. Toda.

Atualmente eu sou assim. Me conforta acreditar que Deus é um pai amoroso de verdade, não de fachada como vejo na Torre e no Velho Testamento.

E obrigada. ^^
"Nada é mais importante que sua felicidade. Se você consegue fazer o que ama e ser quem você é, você é feliz."
Cappuccina
Forista
Forista

Data de registro: 27 Jan 2017 18:46

Nova mensagempor lobo guará em 15 Mai 2017 09:58

kooboo escreveu:Lehh,

A gente estuda tanta para entrar na Torre... e estuda outro tanto para sair.

Lá dentro as pessoas são incentivadas a achar uma explicação racional para as doutrinas das TJs ("estuda-se" história, etc) e ao mesmo tempo criticar a fé de pessoas que não aceitam essas mesmas doutrinas (não existe misticismo).
Acho que é por isso que existe uma descrença grande entre os q saem, pq lá dentro eles aprenderam a ver a falsidade em outras religiões e pra sair eles tiveram que descobrir a falsidade da torre. Daí a pessoa fica mais próxima da falta de crença.
Saber como pensar te fortalece muito além daqueles que sabem apenas o que pensar. - Neil deGrasse Tyson
lobo guará
Forista
Forista

Data de registro: 30 Abr 2017 13:26

Próximo

• Tópicos Similares
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Retornar para Depoimentos