O impacto da descoberta : Depoimentos
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

O impacto da descoberta

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências

O impacto da descoberta

Nova mensagempor Lehh em 18 Mar 2017 20:37

Quando você percebeu que a religião que frequentava não é a verdadeira, como eles afirmam ser.

O que você sentiu?

Eu sempre tive dúvidas, mas quando comecei a perceber que ali não era a verdade absoluta, passei a buscar desesperadamente outras fontes, e fui encontrando cada vez mais evidências de que a torre mentia.

Senti raiva, ainda sinto, mas tento controlar, pois acho que não ajuda a combater as mentiras deles. Senti tristeza pela minha família que está lá há anos, e por saber que dificilmente conseguirei fazer com que todos acordem, e o sofrimento que eles iriam sentir se descobrissem também, iriam ficar perdidos, iguais a mim.

Senti desânimo, e fiquei desorientada.

Antes disso, eu tentava enganar a mim mesma, fingir que estava tudo certo, que era só eu agir normal, agir como sempre e fazer as coisas no piloto automático. Porém, chegou um momento que não suportei mais, é o momento que estou vivendo, de angustia e sem saber direito que rumo tomar na vida. Só sei que não quero seguir religião nenhuma, e que não quero continuar na desorganização.
Acima de tudo sê fiel a ti mesmo,
Disso se segue, como a noite ao dia,
Que não podes ser falso com ninguém.

Shakespeare, Hamlet
Lehh
Forista
Forista

Data de registro: 09 Fev 2017 14:03
Localidade: Não quero responder

Re: O impacto da descoberta

Nova mensagempor Adriano Wake Up em 18 Mar 2017 21:13

O meu despertar também foi doloroso....

Quanto mais "cavava" fundo e constatava que tudo aquilo que acreditei por mais de 30 anos era um "castelo de cartas", bateu uma decepção muito grande....

A minha reação foi agir com cautela.
Não fui espalhando a verdade sobre a "verdade" de uma vez.
Foi um processo que já dura pouco mais de um ano.

Hoje minha família já sabe das minhas "dúvidas" (certezas) sobre a "santa" organização. Mas ainda não rompi definitivamente. (Assisto a uma reunião ou outra quando não dá para enrolar a patroa)

E, com estômago de avestruz, vamos caminhando na estada estreita que leva para fora dos domínios torreanos.

Força aí !!!!
Estamos aqui para nós ajudar !!!
“5% das pessoas pensam. 10% das pessoas pensam que pensam. Os outros 85% preferem morrer a pensar.”
Thomas Edison
Adriano Wake Up
Forista
Forista

Data de registro: 11 Jan 2016 23:08
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Lehh em 18 Mar 2017 21:37

Adriano Wake Up escreveu:O meu despertar também foi doloroso....

Quanto mais "cavava" fundo e constatava que tudo aquilo que acreditei por mais de 30 anos era um "castelo de cartas", bateu uma decepção muito grande....

A minha reação foi agir com cautela.
Não fui espalhando a verdade sobre a "verdade" de uma vez.
Foi um processo que já dura pouco mais de um ano.

Hoje minha família já sabe das minhas "dúvidas" (certezas) sobre a "santa" organização. Mas ainda não rompi definitivamente. (Assisto a uma reunião ou outra quando não dá para enrolar a patroa)

E, com estômago de avestruz, vamos caminhando na estada estreita que leva para fora dos domínios torreanos.

Força aí !!!!
Estamos aqui para nós ajudar !!!

Difícil mesmo, mas vamos sair dessa
Vamos nos dando força

Obrigada =)

Shakespeare, Hamlet
Lehh
Forista
Forista

Nova mensagempor Urim&Tumim em 18 Mar 2017 22:33

Foi muito doloroso para mim. Um momento marcante foi quando estava assistindo a um congresso e a cada discurso eu percebia o que estava por trás da matéria e dos vídeos. O castelo de cartas foi todo desmoronando, sai do local, fui para o estacionamento e comecei a chorar. Chorei de soluçar, senti uma mistura de raiva, com decepção, senti como se tivesse sido traído.

Passei meses nesse estado, bastante emocional. O que me tirou dessa foi o estudo. Mergulhei em livros, videos sobre porque passei tanto tempo crendo em coisas tão absurdas, porque tanta gente permanece e prefere não pesquisar e desafiar seus conceitos já estabelecidos e etc.
Urim&Tumim
Forista
Forista

Data de registro: 26 Jan 2016 23:10

Nova mensagempor Lehh em 18 Mar 2017 22:43

Urim&Tumim escreveu:Foi muito doloroso para mim. Um momento marcante foi quando estava assistindo a um congresso e a cada discurso eu percebia o que estava por trás da matéria e dos vídeos. O castelo de cartas foi todo desmoronando, sai do local, fui para o estacionamento e comecei a chorar. Chorei de soluçar, senti uma mistura de raiva, com decepção, senti como se tivesse sido traído.

Passei meses nesse estado, bastante emocional. O que me tirou dessa foi o estudo. Mergulhei em livros, videos sobre porque passei tanto tempo crendo em coisas tão absurdas, porque tanta gente permanece e prefere não pesquisar e desafiar seus conceitos já estabelecidos e etc.

Eu estou nessa fase emocional, chorando quase todos os dias.Pela decepção de ter jogado a minha vida no lixo e a minha família também... Eu nunca fui teocrática, mas acabava aceitando as "verdades" e, de certa forma, acreditava naquilo, mesmo que no íntimo duvidasse, acreditava na minha família, no que eles acreditavam.
Eu já desconfiava, mas não tomava coragem para pesquisar a fundo, faz alguns meses que comecei a fazer isso.

Shakespeare, Hamlet
Lehh
Forista
Forista

Nova mensagempor Urim&Tumim em 19 Mar 2017 06:03

Eu estou nessa fase emocional, chorando quase todos os dias.Pela decepção de ter jogado a minha vida no lixo e a minha família também...

Passei uns bons meses assim lehh. Até hoje as vezes (um ano e meio após o incidente que eu te falei do congresso) tem alguns discursos, ou artigos que me jogam nesse estado novamente, especialmente quando é sobre algo que é claramente equivocado ou sem pé nem cabeça. Um exemplo foi quando há umas duas semanas atras na sentinela havia a argumentação sobre a religião das tj ser a verdadeira por causa do crescimento que houve no passado, ou quando vejo chantagens emocionais sendo feitas de forma descarada.

Também assim como você tive meus momentos de desconfianças mesmo muito antes, hoje percebo que praticamente toda testemunha tem. Betelitas, Ançiãos, Superintendente de Circuitos, pioneiros todos já tiveram e ainda tem esses momentos de perceber que tem alguma coisa errada, mas como somos bombardeados de forma frequente sobre a natureza satanica dessas dúvidas, somos treinados a não fazer análise crítica sobre elas acabamos jogamos para baixo do tapete.

Ainda hoje faço terapia, tem sido de muita ajuda para mim. Estou em uma situação muito difícil de sair, sou casado com um tj, pioneira regular que possui toda a família dentro dessa religião. Amo muito minha esposa e por isso ainda frequento com ela as reuniões. Vamos nos ajudando, falar com pessoas como você lehh e com varias outras com quem compartilhamos os nossos opinões e conclusões sem preocupação também faz parte do precesso de "cura" dos males que essa religião deixa em nós.
Urim&Tumim
Forista
Forista

Data de registro: 26 Jan 2016 23:10

Nova mensagempor Lehh em 19 Mar 2017 09:17

Ainda hoje faço terapia, tem sido de muita ajuda para mim. Estou em uma situação muito difícil de sair, sou casado com um tj, pioneira regular que possui toda a família dentro dessa religião. Amo muito minha esposa e por isso ainda frequento com ela as reuniões. Vamos nos ajudando, falar com pessoas como você lehh e com varias outras com quem compartilhamos os nossos opinões e conclusões sem preocupação também faz parte do precesso de "cura" dos males que essa religião deixa em nós.[/quote]

Concordo com você, temos que nos dar força.
Eu também tenho marido tj e ele tem família lá dentro, passo por situação semelhante.
A única coisa boa é que ele não tem escravilégios e nem pretende, ele não é muito teocrático também, o que me dá esperanças, mas, ainda assim, ele acredita em tudo da torre e é dominado pela família.

Shakespeare, Hamlet
Lehh
Forista
Forista

Nova mensagempor T.I.T.J em 19 Mar 2017 14:23

Eu tive um impacto inicial quando comecei a ler o livro Crise de Consciência de Raymond Franz, as coisas que ele descreve nesse livro começaram a me fazer "pensar" sobre o que eu acreditava ser a verdade, mas o impacto mais profundo foi quando eu comecei a anotar e ir atrás das citações de revistas A Sentinelas e livros que Raymond Franz fazia, todo final de reunião eu ia até a biblioteca do salão e começava a pesquisar as citações que ele fazia e lá estavam elas...não eram coisas da cabeça dele eram reais e isso fez a "ficha cair"!
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
T.I.T.J
Forista
Forista

Data de registro: 29 Ago 2016 21:24

Nova mensagempor cotrim01 em 19 Mar 2017 14:41

Não cheguei a ter um grande impacto pois desde pequeno eu vinha refletindo e descobrindo coisas, mesmo assim houve um dia que a ficha caiu e comecei a pensar que eu possivelmente tinha vivido em vão... Depois disso não tive mais estômago para teocracias e hipocrisias e hoje estou aqui
Não há sentimento mais triste do que ver uma pessoa te provando que ela é tudo aquilo que os outros sempre alertaram enquanto você a defendia.

cotrim01
Forista
Forista

Data de registro: 09 Set 2015 22:26

Nova mensagempor Cappuccina em 19 Mar 2017 19:01

Eu não tive um impacto lá tão grande. No fundo, eu nunca gostei de servir à Torre, sempre sentia que aquilo ali era furada'.

Mas quando enxerguei, fiquei decepcionada. Sim, decepcionada. Depois de confirmar nos sites, eu comecei a ter nojo e uma revolta muito grande'.
"Nada é mais importante que sua felicidade. Se você consegue fazer o que ama e ser quem você é, você é feliz."
Cappuccina
Forista
Forista

Data de registro: 27 Jan 2017 18:46

Nova mensagempor Agnostico Reverente em 20 Mar 2017 10:38

Urim&Tumim escreveu:Foi muito doloroso para mim. Um momento marcante foi quando estava assistindo a um congresso e a cada discurso eu percebia o que estava por trás da matéria e dos vídeos. O castelo de cartas foi todo desmoronando, sai do local, fui para o estacionamento e comecei a chorar. Chorei de soluçar, senti uma mistura de raiva, com decepção, senti como se tivesse sido traído.

Quando li Crise de Consciência, já sabia que eu não estava mais na ÚNICA RELIGIÃO VERDADEIRA. Mas ainda assim estava tolerável. Mas quando terminei de ler Em Busca da Liberdade Cristã, tive a mesma reação: chorei profusamente, chorei de soluçar. Pensando em toda a minha família que era TJ, e era TJ porque EU os havia trazido pra Organização.
Agnostico Reverente
Forista
Forista

Data de registro: 19 Ago 2016 17:08

Nova mensagempor Prior Dissidente em 20 Mar 2017 11:11

Comigo tbm foi assim.

Tive síndrome do pânico. Tremia, chorava, teve vezes que parecia que eu iria desmaiar.. foi complicado.

Hj passado alguns meses, estou bem. Já não faço uso de medicação ( que precisei, pq no início fiquei três dias direto sem dormir).

A mudança tem sido bem difícil pra mim. Eu era extremamente cega e zelosa. Careta msm. Típica TJ. Exemplar.

Hj mudei muito, não acredito quase em nada, as reuniões e campo são uma tortura. Mas tenho marido TJ, então as coisas não são tão simples.

Mas nada melhor que um dia após o outro.
A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.
-MARX
Prior Dissidente
Forista
Forista

Data de registro: 03 Jan 2017 12:34

Nova mensagempor Optimus Prime em 20 Mar 2017 11:29

Foi um Soco no Estômago! :shock:
Eu sempre fui uma TJ exemplar, com muitos privilégios e nunca tive dúvidas de nada. Quando despertei, parecia que o mundo estava caindo ao meu redor. Foi um Terremoto de 7 graus na escala richter!!!
O duro foi ver que não fiz faculdade e recusei propostas excelentes de trabalho para continuar apoiando onde tem mais necessidade.
O tempo perdido hoje é o que mais me revolta! Minha familia continua lá, Plugada com Super Bonder nos cabos da Torre. Eu caí na inatividade e levo a vida de forma mais simples, sem preconceitos e ciente de que não vou viver para sempre num paraíso aqui na Terra.
Me sinto um privilegiado por ainda ter metade da minha vida pela frente sem os grilhões da Torre me dominando!
Quem resiste a Verdade será um eterno escravo da Mentira.
Optimus Prime
Forista
Forista

Data de registro: 16 Fev 2017 16:58

Retornar para Depoimentos