Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová? : Depoimentos
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências

Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Nova mensagempor pascoalnaib em 17 Nov 2008 03:42

Por que uma pessoa se submete a outra, de forma tão obediente e servil? Por que uma denominação seja religiosa ou não, consegue impor certas ideologias que se mostram por vezes, as mais absurdas, e mesmo assim o adepto nada questiona e se duvidar luta por tal empreendimento com um ardor incansável?

“Costuma-se ter uma imagem pobre dos membros de seitas religiosas. Não se admite facilmente a conversão de uma pessoa “normal”, porque se acredita que somente indivíduos psicologicamente doentes ou que sofrem alguma patologia social é que podem ser integrantes delas”.

Bem, a maioria de nós quando adentrou as Testemunhas de Jeová, não tinha nenhum desvio de conduta psicológica, então o que nos chamou atenção? Nesse caso principalmente para quem escolheu entrar, pois existem pessoas que já nascem numa família de Testemunhas e a sua aspiração e motivação vão ser diferentes, podemos até depois trocar idéias sobre esse caso em especial.

Bem, mas retornando o assunto: o que nos fez aceitar como verdade tudo o que a Torre de Vigia tinha como doutrina? Bem, poderíamos citar: busca de segurança e de certezas, superar algum problema particular, necessidade de guias espirituais, a convicção de ter razão sobre algum assunto. Podemos fazer dessa lista algo interminável, mas tudo isso que foi dito, provém de algo maior, algo que é imanente, que é do gene do ser humano, que está embutido em nosso ser.

O poeta Balzac diz: ”Aprende uma coisa, porém, grava-a em tua mente que ainda é tão maleável: o homem tem horror à solidão. E de todas as espécies de solidão, a mais terrível é a solidão moral”.

O homem é um animal social, sempre, em raros casos ocorre o contrário, quer estar perto de outra pessoa, isso seria um medo da solidão física. Já o medo da solidão moral é aquela intensa necessidade de comungar com outras pessoas suas idéias e seus ideais, de se sentir alguém frente a um universo que se mostra infinito e misterioso.

Já que o medo da solidão nos faz procurar um grupo, existe outra pergunta a ser feita: dentro de uma seita estou consciente das minhas decisões ou estou sendo manipulado? Um filósofo oriental chamado Osho pergunta: “Você nasceu livre, então como tornou-se um escravo? Você nasceu simplesmente como um ser humano, então como tornou-se um mulçumano, um hindu e eu coloco, como tornou-se uma Testemunha de Jeová”?
pascoalnaib
Administrador
Administrador

Data de registro: 31 Out 2008 15:34
Localidade: Ceará

Re: Por que aceitamos na época, ser Testemunhas de Jeová?

Nova mensagempor sidhiresus em 17 Nov 2008 08:06

Engraçado, comigo foi bem diferente, o caso foi que vim morar com meu pai, e no início sempre rejeitava as propostas de estudo, quando teve um dia que ele veio me oferecer e não sei se foi impressão minha, mas ele falou com um tom de voz como se estives se impondo, ai resolvi aceitar para pararem de me encherem o saco, mal sabe eles que isso piorou foi mais para a torre, pois se não fosse por isso nunca ia saber das mentiradas dela, estou assim até hoje, pois sei que se não estivesse estudando iriam me encher o saco todos os dias, mas como vou embora em breve, meu problema será resolvido. Pelo menos para mim é mais fácil.
sidhiresus
Administrador
Administrador

Data de registro: 01 Nov 2008 09:15
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor RX em 23 Nov 2008 15:18

Por imposição.
RX
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 12:19

Nova mensagempor soraya quaresma em 23 Nov 2008 17:59

No meu caso foi porque nós(meus pais, eu e meus irmãos) morávamos numa casinha no quintal da minha avó, e como ela era ruim conosco foi a unica maneira de ter um pouco de amizade com ela, mas confesso que piorou mais ainda.
soraya quaresma
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 02 Nov 2008 13:58

Nova mensagempor pascoalnaib em 04 Mar 2009 16:45

Muitos ainda aqui não participaram desse post. :4
pascoalnaib
Administrador
Administrador

Data de registro: 31 Out 2008 15:34
Localidade: Ceará

Nova mensagempor shurelambers em 04 Mar 2009 17:17

Dando a cara pra bater...

Arrogância.

Sempre li a Bíblia e o convite "Aprenda a Bíblia", "Curso Bíblico", me chamaram a atenção.
O meu instrutor na época me levou o "Poderá". Gostei do livro e disse... puxa... agora vou saber mais da Bíblia do que muita gente...rs...
Eu até tinha visto o fim do livro que falava sobre o batismo, e achava que quando essa época chegasse eu caia fora.

Porém fiquei entusiasmado com a quantidade de publicações, informações etc..
Quando você menos espera, já fez amizades, assumiu compromissos...

Daí quando vê... já era..
shurelambers
Forista
Forista

Data de registro: 03 Nov 2008 09:18

Nova mensagempor Pássaro em 04 Mar 2009 18:06

Meu caso, foi meio que de para-quedas, vida meio louca, busca de filoaofias diferentes, ai encontrei a torre e me lasquei e ainda to lascado, por laços fortes lá dentro! Perdimuito de minha vida! Mas também sacaneei muito quando comecei a descobrir a mentira que é a torre! Não choro muito o tempo perdido, foram mais de 14 anos acreditabdo que aquilo era a verdade, sofrendo e etc. Aí eu via a luz, a internet!!!
O barco da torre tá afundando?
Pássaro
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 07:45

Nova mensagempor Grantynn em 04 Mar 2009 20:27

Acredito que foi pelo ensino diferente dos dogmas pregados por outras religiões, e o diferente nos atrai. A abordagem incomum dos temas bíblicos me chamou atenção, e com a mente religiosa vazia e desprotegida, acreditei fielmente; e, quer concordem ou não, apesar de sofismático, os ensinos da torre são, ou eram, eloquentes, repito, para a mente despreparada.
De que valem as luzes da cidade, se no meu caminho a luz é natural! - Hyldon
Grantynn
Forista
Forista

Data de registro: 16 Jan 2009 09:00

Nova mensagempor Rogério em 04 Mar 2009 22:31

Bem:

Sempre fui desde criança instado a acreditar em Deus, minha mãe era espírita e meu pai xamanista (desculpa esfarrapada para uso de maconha), mas cresci de maneira espiritualizada.

Tive certa noite um pesadelo com o diabo dentro da minha casa - eu tinha apenas 8 anos - o meu medo foi tamanho que contei para minha família e minha tia, que era publicadora não batizada, me deu um estudo bíblico com o livro: Meu livro de Histórias Bíblicas. Uns 6 meses depois eu começava a pregar para tdo mundo e falando do capeta e do fim do mundo, moral da história, após apavorar meu primo de 6 anos, minha mãe deu um stop no meu estudo.

Minha mãe sdempre manteve a assinatura da despertai e da sentinela, e eu como adorava leitura, aquilo foi me cativando bastante, até o dia que resolvi aceitar um estudo bíblico com a falecida mãe do Ancião Presidente (que também chamava-se Rogério) dona Maria Urânia, como fiquei fascinado com toda a história da carochinha paradisíaca, me integrei ao meio e tomei no ... fui um não batizado praticamente TJ por 10 anos a partir dae...

Meu motivo principal, foi o medo e a espiritualidade latente...
(^_^)
Rogério
Forista
Forista

Data de registro: 15 Nov 2008 17:36

Nova mensagempor Victini em 05 Mar 2009 09:51

Eu acreditei na promessa duma solução breve para todos os problemas. Facilitismo? Frustração diante do sofrimento mundial? Sede de espiritualidade e reflexão... karma... instrutores bem preparados (já que recebi o estudo duma pioneira regular, com a constante ajuda do seu marido ancião presidente)... imaturidade, inexperiência, vazio a muitos níveis... e também porque sabía que poderia sair assim que quizesse... e assim fiz! :lol:

Depois procuro um texto que guardei sobre como as seitas religiosas pegam os seus membros, e quais as caracteristicas que os tornaram presas fáceis. Estou sem tempo agora.
Entrevista a Snowden tendo como alvo a conscientização pública para proteger a liberdade e privacidade dos cidadãos e da internet, com interessantes alusões ao "Orwellianismo" - 1984

Clique para: Ver
phpBB [video]
Victini
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 25 Nov 2008 20:00
Localidade: Espírito Santo

Nova mensagempor Marvel 2009 em 05 Mar 2009 10:17

Eu estava numa fase da minha vida sem perspectivas, meio sem rumo. Tenho parentes Tjs, e um primo meu que durante anos me oferecia um estudo me convenceu a iniciar sem compromisso algum. Começei a estudar e sempre dizia que me tornar uma Testemunha de Jeová eu nunca me tornaria. Mas a lavagem cerebral teve resultado e acabei me batizando em 1985 naquele congresso no estádio do Morumbi. No início vivi a ilusão de que Jeová aliviaria a minha carga por ser homossexual. O que houvi durante esses anos todos foi apenas condenação. Me arrependo até hoje da besteira que fiz. Perdi 20 anos da minha vida dentro da masmorra Torre de Vigia. Hoje vivo muito mais feliz por ter me libertado e sem peso algum na consciência de ser o que sou.
Marvel 2009
Forista
Forista

Data de registro: 03 Nov 2008 06:42

Nova mensagempor Fabricio em 05 Mar 2009 11:00

Minha mãe já era Tj e me levava ao campo e as reuniões desde pequeno. Mas na adolescencia eu me afastei. Aos 20 anos eu sentia um vazio. Muitos amigos meus morreram por causa de drogas e brigas. Minha mãe sofria muito com minha situação e sempre me dizia para voltar. Até que aceitei um estudo bíblico. Fiz boas amizades dentro do salão do reino. Depois tive uma doença grave e os irmãos me ajudaram. Resumo: consciência pesada, amizades fáceis encontradas no salão e falta de perspectiva de futuro.
Uma verdade sem graça pode ser eclipsada por uma excitante mentira.
Aldous Huxley
Fabricio
Forista
Forista

Data de registro: 15 Nov 2008 11:39

Nova mensagempor Thyago Tavares em 10 Mar 2009 11:41

Eu já nasci lá dentro,e pelos meus pais pregarem o armagedom,e falarem que se eu não servi-se a Jeová eu iria ser destruido,continuei...Fazer oq né? e ainda durei muito lá dentro.Mas me despertei a tempo.
Thyago Tavares
Perfil Desativado
Perfil Desativado

Data de registro: 18 Fev 2009 16:47

Nova mensagempor enoque junior em 10 Mar 2009 11:56

A mensagem pregada pelas TJs é muito bela e consistente, bem estruturada, do ponto de vista de um leigo nas escrituras, quando se pensa em um paraiso livre de pessoas injustas e com um dominio de jesus cristo, pessoa sem corrupção e totalmente justa, é algo fora de série, pensar que a justiça sempre prevalecerá. Aliada a idéia de não pegar em armas, e a neutralidade em assuntos politicos , soa para mim, até os dias de hoje, como algo enobrecedor, e com a mensagem de uma fraternidade global, onde você será tratado como irmão em qualquer parte do globo, é quase irresistivel.
Acredito, que pessoas com um coração puro, e acima de tudo com um pouco de empatia pelos outros, tendem a serem atraidos por esse ensino.
Ser testemunha de Jeová para mim, era como ser uma espécie de Hippie cristão, algo diferente, porém com o tempo, comçeamos a ler as "entrelinhas" e perceber que o fundamento dessa mensagem foi arquitetado , e esse "amor" não era assim incondicional, e fui percebendo que em vez de liberdade, estava em uma redoma, escondido da vida real. Redoma essa criada por um grupo de pessoas que adptaram a biblia aos seus interesses.
"O maior inimigo da religião é a história"
enoque junior
Forista
Forista

Data de registro: 29 Dez 2008 13:34

Nova mensagempor André Felix em 10 Mar 2009 12:31

Eu tinha 14 anos de idade.
Eu achava que as águas do batismo iam me livrar do "terrível" vício de bater punheta.
Não deu certo ...
Eu me batizei no estádio do Morumbi após dezenas de pessoas, a água estava suja e eu, ao ser mergulhado, acabei engolindo um pouco. Sera que foi por isso que a minha "simpatia" com as águas do batismo não deu certo?
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
André Felix
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 01 Nov 2008 08:42

Próximo

Retornar para Depoimentos