Considerações ao acordar alguem querido : Depoimentos
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Considerações ao acordar alguem querido

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências

Considerações ao acordar alguem querido

Nova mensagempor Urim&Tumim em 18 Ago 2016 16:17

Algumas considerações para aqueles que estão na jornada para acordar alguém querido.

Estava ouvindo a entrevista do jornalista David McRaney, autor do livro "Você não é tão esperto quanto pensa", sobre o seu novo trabalho "How to change people's mind" que está para ser lançado e gostaria de compartilhar o que aprendi com vocês.

Ele estava explicando que a nossa forma de interpretar a realidade é baseada em uma representação que construímos com base em nossas crenças, experiências, observações e etc. Essa representação utilizamos tanto para entender o mundo a nossa volta, como para prever o que acontecerá no futuro em função do que decidimos fazer ou não. Essa representação poderia ser assemelhada a um tabuleiro de xadrez com peças, regras e posições de cada peça.

Quando tentamos mudar a opinião das pessoas sobre determinados assuntos é como se disséssemos a elas que as peças em seu tabuleiro não estão na posição que ela pensa que estão ou que as regas com a qual ela está movendo as peças não são do jeito que ela acredita que seja.

O grande erro que qualquer um de nós pode cometer ao tentar acordar alguém querido é dizer para ela tudo de uma vez. Isso seria como se quiséssemos substituir de uma vez só todo o tabuleiro, todas as peças e regras a que ela está acostumada de uma hora pra outra deixam de valer. O nosso corpo naturalmente vai resistir a esse movimento brusco, é uma proteção contra um trauma maior. Ele inclusive mostra que esse tipo de mudança pode ocorrer, mas normalmente não é saudável para o indivíduo e pode deixar muitos traumas. Mudar as peças pouco a pouco é o mais indicado. E se vocês repararem foi o que deve ter acontecido com a maioria de nós.

TÉCNICA 1

Uma técnica que ele sugere em outro contexto e que eu adaptei para a nossa situação é a seguinte, peça a alguém para :

- Escrever uma lista enumerada das razões que a levam crer que as testemunhas de Jeová são a única religião verdadeira.

- A seguir peça que se dê uma nota de 0-10 para cada uma das razões mencionadas na lista. A nota se refere ao grau de certeza de que essa razão é verdadeira.

- Peça para lhe explicar como ela chegou àquela nota.

É importante que as respostas sejam escritas nas próprias palavras. De preferência escrevendo a mão.

Essas perguntas farão com que a pessoa tenha de raciocinar, de verdade, sobre assuntos que ela provavelmente não pensa profundamente há muito tempo. E não pensamos o tempo todo de forma profunda sobre todos os assuntos por pura otimização do nosso cérebro, se assim fizéssemos não seríamos capazes de tomar decisões rápidas. Essas perguntas não farão a pessoa mudar de idéia mas fará com que ela faça uma reavaliação de muita coisa. Voltando a metáfora do tabuleiro, pode ser que ela se dê conta que peças que ela acreditava estarem de pé não estejam mais; E outras talvez esteja frouxas. Mas como ela não costuma fazer essa checagem de forma rotineira não havia notado.

Se forem utilizar compartilhem o resultado aqui para podermos aprender uns com os outros.

Tenho outras observações e técnicas que estou compilando e adaptando a nossa realidade e se vocês gostarem do conteúdo vou adicionando aqui nesse tópico.

Abc a todos.
Urim&Tumim
Forista
Forista

Data de registro: 26 Jan 2016 23:10
Localidade: Não quero responder

Re: Considerações ao acordar alguem querido

Nova mensagempor NEO MATRIX em 18 Ago 2016 16:29

Apreciaríamos muito novas considerações!
Salvei seu texto e vou baixar os livros indicados para ler.

OBrigado!
" a verdade está inseparavelmente ligada à liberdade " - Raymond Franz (ex-membro do Corpo Governante)
NEO MATRIX
Forista
Forista

Data de registro: 07 Jan 2016 14:31
Localidade: Santa Catarina

Nova mensagempor Verdade Verdaeira em 18 Ago 2016 16:31

Puxa, admito que essa foi técnica mais sustentável que ja vi, pois ao fazer aqui ou tentar fazer com migo mesmo essa lista confeço que fiquei meio confuso por nao se lembrar muito claramente dos motivos que me convenca que estava na religiao verdadeira!! Gostei excelente observação!!!
Verdade Verdaeira
Forista
Forista

Data de registro: 12 Nov 2015 14:41
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Cod23 em 18 Ago 2016 16:34

interessante realmente é difícil ver quem muda de opinião de uma vez principalmente sobre esse tipo de assunto.
só duvido que uma testemunha de jóva estaria disposta a sentar e agir de acordo com os planos de um apostata.

Quem é mais fácil de acordar? um recém batizado que está naquele fogo todo iludido? ou um batizado a mais de 10 anos com o cérebro sofrendo manipulação durante tanto tempo ?ou até o meio termo +- 5 anos?
talvez fosse melhor deixar algo escrito para a pessoa poder analisar sozinha sem medo de ser julgada e sem entrar na defensiva, enfim variáveis e mais variáveis como você mesmo disse tem que adaptar a situação.
Imagem
Cod23
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 29 Jul 2016 16:12

Nova mensagempor Ermioni em 18 Ago 2016 16:53

Verdade Verdaeira escreveu:Puxa, admito que essa foi técnica mais sustentável que ja vi, pois ao fazer aqui ou tentar fazer com migo mesmo essa lista confeço que fiquei meio confuso por nao se lembrar muito claramente dos motivos que me convenca que estava na religiao verdadeira!! Gostei excelente observação!!!

Pois é até fiquei em choque.
vou fazer comigo tbm, p saber o q eu tinha visto realmente, ou se minha mente abriu tantos questionamentos, q eu até esqueci. rsrsrsrrs.
Nunca saberá quem realmente são as pessoas, se vc nunca for vc mesmo.
Ermioni
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 27 Jun 2016 15:38

Nova mensagempor Urim&Tumim em 18 Ago 2016 16:59

Cod23 escreveu:interessante realmente é difícil ver quem muda de opinião de uma vez principalmente sobre esse tipo de assunto.
só duvido que uma testemunha de jóva estaria disposta a sentar e agir de acordo com os planos de um apostata.

Quem é mais fácil de acordar? um recém batizado que está naquele fogo todo iludido? ou um batizado a mais de 10 anos com o cérebro sofrendo manipulação durante tanto tempo ?ou até o meio termo +- 5 anos?
talvez fosse melhor deixar algo escrito para a pessoa poder analisar sozinha sem medo de ser julgada e sem entrar na defensiva, enfim variáveis e mais variáveis como você mesmo disse tem que adaptar a situação.

Com certeza se você já é tido com um apóstata vai ser difícil que ela esteja disposta a sequer conversar com você. Mas acho que não seja o caso de todos aqui. Outra abordagem que tenho pensado, que talvez funcione até neste caso, é pedir a ajuda da pessoa, e essa ajuda pode ser na forma das respostas que ela vai dar a essas perguntas. Você pode mostar a ela que você confia nela e por isso está pedindo que ela responda a essas perguntas. Dependendo da abordagem não será difícil fazer com que colaborem com as respostas. Até porque não há confrontação de argumentos e nem tentativa de convencimento.
Urim&Tumim
Forista
Forista

Nova mensagempor Cod23 em 18 Ago 2016 17:08

Urim&Tumim escreveu:
Cod23 escreveu:interessante realmente é difícil ver quem muda de opinião de uma vez principalmente sobre esse tipo de assunto.

Com certeza se você já é tido com um apóstata vai ser difícil que ela esteja disposta a sequer conversar com você. Mas acho que não seja o caso de todos aqui. Outra abordagem que tenho pensado, que talvez funcione até neste caso, é pedir a ajuda da pessoa, e essa ajuda pode ser na forma das respostas que ela vai dar a essas perguntas. Você pode mostar a ela que você confia nela e por isso está pedindo que ela responda a essas perguntas. Dependendo da abordagem não será difícil fazer com que colaborem com as respostas. Até porque não há confrontação de argumentos e nem tentativa de convencimento.

pode funcionar...
desculpe a aparente agressividade me acostumei a desconfiar "gato escaldado tem medo de água fria"
Imagem
Cod23
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 29 Jul 2016 16:12

Nova mensagempor Urim&Tumim em 18 Ago 2016 17:41

NEO MATRIX escreveu:Apreciaríamos muito novas considerações!
Salvei seu texto e vou baixar os livros indicados para ler.

OBrigado!

O livro dele ainda não foi lançado mas se quiser ouvir a entrevista completa ela está no Podcast Rationally Speaking #156 "Why it's so hard to change someone's mind".
Urim&Tumim
Forista
Forista

Nova mensagempor Dr. Schultz em 24 Ago 2016 10:37

Urim&Tumim escreveu:
TÉCNICA 1

Uma técnica que ele sugere em outro contexto e que eu adaptei para a nossa situação é a seguinte, peça a alguém para :

- Escrever uma lista enumerada das razões que a levam crer que as testemunhas de Jeová são a única religião verdadeira.

- A seguir peça que se dê uma nota de 0-10 para cada uma das razões mencionadas na lista. A nota se refere ao grau de certeza de que essa razão é verdadeira.

- Peça para lhe explicar como ela chegou àquela nota.

É importante que as respostas sejam escritas nas próprias palavras. De preferência escrevendo a mão.

Bem interessante o conceito, vou ler o livro, obrigado pela dica!
Sobre o teste ele só vale para aqueles mais xiitas mesmo porque atualmente muitos não acreditam que são a única religião verdadeira. Sei o que falam os discursos, etc. Mas na prática muitos já aceitam que existem boas pessoas que buscam a Deus sem ser TJ, tem até uma resposta no JW.org sobre isso.

Então o teste não vai funcionar pra essas pessoas pq na primeira ela já vai parar e dizer "mas eu não acredito nisso." Fim do teste.

É preciso uma adaptação.
Dr. Schultz
Moderador
Moderador

Data de registro: 05 Fev 2016 08:54

Nova mensagempor Mentalista em 26 Ago 2016 12:14

A técnica citada se aplica em qualquer situação. A tendência que temos é um certo medo de verificar os alicerces daquilo em que acreditamos (medo de "perder o chão"), porque isso nos faria gastar mais energia em buscar novas respostas e talvez resultaria em alguns traumas.

Muito bom o tópico!
Mentalista
Moderador
Moderador

Data de registro: 08 Ago 2014 17:25

Retornar para Depoimentos