Qual "língua" devemos aprender? : Depoimentos
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar


Qual "língua" devemos aprender?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências

Qual "língua" devemos aprender?

Nova mensagempor RamonTejoteano em 09 Mar 2016 11:42

Quando segundo a Bíblia tivemos pela primeira vez a necessidade de aprender outra língua? Exatamente! Se você pensou no relato da torre de babel em Gênesis capitulo 11 você acertou.
Até então naquela época a terra inteira falava uma unica língua, mas Deus confundiu a cabeça do povo e pararam de construir a torre.
Hoje esta sendo construída uma nova torre. como? Por meio de um "idioma universal".
As pessoas que a constroem dizem que o Texto de Sofonias 3:9 esta se cumprindo neles.
Mas essa "língua pura" não se trata de um idioma universal mas de um modo de vida conforme pregam.
Mesmo assim dizem que ao se divulgar suas doutrinas em mais de 316 idiomas no site Jw, 254 na Sentinela, 120 na Bíblia e 103 na Dispertai o texto que já mencionei se cumpre. Também ha o fato de que existem Escritórios Remotos de Tradução espalhados pela terra.
Porque falei tudo isso? Porque eu tenho visto muitos videos de jovens que estão fazendo intercâmbio em outro país e fiquei com vontade de aprender outro idioma. Mas vejo que dentro da Torre o motivo principal de os jovens aprender outra língua não é para conhecer pessoas novas e cultura nova, mas apenas divulgar sua mensagem torreana. Apenas aumentar o campo de atuação da empresa. E como reparei tentar "tocar o coração" da pessoa em sua língua materna.

Qual a sua opinião sobre isso meu amigo(a) forista ? Sobre quais deveriam ser boas motivações para aprendermos outro idioma e cultura ?.
O que você sabe não tem valor; o valor está no que você faz com o que sabe.
Bruce Lee
Avatar de usuário
RamonTejoteano
Desativado a pedido do usuário
 
Mensagens: 332
Data de registro: 04 Mar 2014 23:09
Localidade: São Paulo

Re: Qual "língua" devemos aprender?

Nova mensagempor kooboo em 09 Mar 2016 12:07

RamonTejoteano escreveu:
Qual a sua opinião sobre isso meu amigo(a) forista ? Sobre quais deveriam ser boas motivações para aprendermos outro idioma e cultura ?.


Não existe uma razão universal que seja válida para todas as pessoas, cada um tem os seus motivos.
Tem gente que aprende para cantar e entender seus artistas preferidos, tem gente que aprende por causa do trabalho, outros para poder viajar...
Os benefícios de aprender são compreender outras pessoas, ter acesso a outras formas de comunicação, expandir os conhecimentos e as relações.

Eu fiz intercâmbio e também trabalhei em agência de intercâmbio ajudando muitas pessoas a realizar este sonho. Vale muito a pena fazer, o que se vive num intercâmbio é fantástico - conhecer outro país, outras pessoas, aprender novo idioma, trabalhar, muitas baladas e festas, viajar, experimentar coisas novas... é só crescimento pessoal. Super recomendo que cada pessoa coloque isso na sua lista de prioridades.
[]'s
kooboo

Imagem
Avatar de usuário
kooboo
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 12028
Data de registro: 01 Nov 2008 13:22
Localidade: Minas Gerais

Re: Qual "língua" devemos aprender?

Nova mensagempor Mentalista em 09 Mar 2016 12:19

Interessante analogia da Torre moderna com a Torre de Babel.

O Kooboo já disse quais são os motivos mais comuns de aprender outro idioma. Algo que acho super interessante é que pensar em outro idioma muda um pouco a forma de a pessoa "ver a realidade". Parece que não, mas pessoas de diferentes idiomas encaram o mundo de formas diferentes. Apenas um exemplo: em determinados idiomas quando a pessoa fala do futuro ela acena para trás e quando fala do passado acena para frente, ou seja, o contrário do que fazemos. Aqui um artigo sobre isso: http://www2.uol.com.br/sciam/reportagen ... mento.html
Avatar de usuário
Mentalista
Moderador
Moderador
 
Mensagens: 3652
Data de registro: 08 Ago 2014 17:25
Localização: Campinas
Localidade: São Paulo

Re: Qual "língua" devemos aprender?

Nova mensagempor Wiwo em 10 Mar 2016 05:29

Tambem nao nos esqueçamos que muitos jovens quando querem aprender um novo idioma, por razoes pessoais / profissionais (ou qq outra razao que nao esteja relacionada com a Torre), fazer um curso linguistico pode custar bastante em certos paises! Ja conheci muitos jovens que pelo anuncio na congregacao " quiseram apoiar a obra por aprender um novo idioma e apoiar a congregaçao em necessidade (sao elogiados por terem uma mente tao espiritual, serem exemplares para os demais,...) e ... Ao ir pregar com os mesmos, as razoes sao impressionantes:
Aprender novo idioma na Torre sai mais barato
Podemos praticar diaramente no serviço com os irmaos que nos acompanham e com as pessoas no ministerio
Ate ja ouvi: vou ter que ir durante um tempo a tal pais, tenho que me familiarisar com a lingua
Alguns aprendem outro idioma para poder estar com melhor amigo(a) na mesma congregacao
Muitos muitos casos: aprender novo idioma pour causa de futuro esposo(a) e ter que pertencer à sua congregaçao
Ja ouvi tantas razoes pessoais, que posso afirmar que foram raras as vezes (acho alias nunca) que foi por razoes espirituais!
Claro, pode haver quem esteja tao obsecado pela verdade que realmente o fazem de coraçao, Simplesmente conheci bem poucos!
" A confiança do Ingênuo é a Arma mais Útil do Mentiroso!"
" O Maior Enganado é aquele que engana a si próprio!"
" As Dúvidas são mais cruéis do que as duras Verdades!"
Avatar de usuário
Wiwo
Forista
Forista
 
Mensagens: 756
Data de registro: 05 Mar 2016 15:14
Localidade: Não quero responder

Re: Qual "língua" devemos aprender?

Nova mensagempor amanhecer em 10 Mar 2016 08:07

Interessante analogia Torre e a lenda, mito judaico de Babel.
Gostaria de prosseguir nessa analogia.
Antes o mundo falava um idioma. Babel foi erguida para manipular as pessoas. Seu criador queria ir contra Deus, assim moveu todas as pessoas por metodos de manipulação a seguir uma forma de vida unica dentro dos muros de Babel.
Para corrigir isso Deus bagunçou seu idioma. Assim Babel foi destruida, mas sua sede pelo poder e dominio sobre as pessoas não, bem como doutrinas específicas que ajudam a dominar as pessoas.
A Torre pensando dessa forma, mostra alguns pontos de semelhança.

Mas até onde sei, as melhores doutrinas de manipulação, as que surtiram mais efeito, foram as formadas por Platão. Acredito que não podemos dizer que vieram de Babel.

Acho que muitas doutrinas tornam as pessoas xenofóbicas e preconceituosas. Todos tjs são incentivados a tratar bem os outros. Mas sempre com segundos interesses: que ele ou ela, sendo bem tratado, se torne uma tj também.
Fora isso, destroem culturas e a diversidade. Devem entender que nem sempre a diversidade e a cultura é contra os ensinos de Jesus. O povo que mais mostrava ser assim eram os judeus e israelitas. Pois, como em babel, acreditavam que estar fora de seus muros era errado, todos eram impuros e imperfeitos, do diabo. Jesus não ensinou isso. Antes disso, uma pessoa qualquer por ai pode ser mais espirituosa que um lider religioso.
Avatar de usuário
amanhecer
Forista
Forista
 
Mensagens: 261
Data de registro: 23 Mar 2015 08:07
Localidade: Não quero responder


Retornar para Depoimentos

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Estrangeiro e 28 visitantes