A verdade : Depoimentos
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

A verdade

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências

A verdade

Nova mensagempor Marcelog em 22 Out 2015 10:41

Bom dia meus amigos. Sou o Marcelog do tópico "Como fazer minha esposa sair da religião", mas estou aqui para abordar mais uma coisa para tentar simplificar a vida de algumas pessoas que talvez se encontrem em situação parecida com a minha.
Em conversa com algumas pessoas que são TJs, eles sempre usam a expressão: "-É que você não conhece ainda a verdade, quando você souber a verdade você vai entender, etc etc etc..."
O que é essa tal verdade que falam? E bem sabemos que não se trata da verdade, mas quais são os argumentos para entenderem que é uma mentira ou uma falsa verdade?
Eu faço essa pergunta porque não sou TJ, nunca fui e nunca serei, e tenho certeza que tem pessoas com situações semelhantes, então serve esse tópico para que de maneira simples e de linguagem objetiva seja dito o que é a "verdade" e o que pode ser falado para as pessoas para que essa "verdade" seja desmascarada.
Vamos tentar simplificar a vida pessoal, grande abraço a todos...
Marcelog
Forista
Forista

Data de registro: 14 Jul 2015 08:37
Localidade: Paraná

Re: A verdade

Nova mensagempor Lourisvaldo Santana em 22 Out 2015 11:35

A verdade, marcelong, é que a verdade é complicada (rsrs). Poderemos até te passar muitas "verdades" da Torre, mas não sei até que ponto você a entenderia, sem, porém, nunca ter acreditado nela. Sabe, é como dirigir-se a uma pessoa que foi molestada e dizer: "eu entendo o que você sente". Não, nunca vamos entender uma vez que nunca passamos por isso.

Mas muito do que é a "verdade" você já sabe. Pela convivência aqui com os foristas, você já conhece muito dos dramas de cada um, das limitações, das proibições, das obrigações. No geral, a TJ vive cercada de regras, não pode isso, não pode aquilo, tem que fazer isso, tem que faze aquilo...Às vezes a tj está mais morta do que viva com a "verdade", mas vê-se obrigada a representar um papel, como fazer horas de campo, ir às reuniões, fazer cena de amizade em reuniões sociais.

Agora muito provavelmente você escuta isso daqueles que se mostram mais ativos, zelosos, especialmente gente da dianteira, que querem mostrar para você que ali é a verdade, ali é que Deus está e pronto. Mas no fundo, no fundo, eles mesmos podem estar insatisfeitos com muitas coisas, mas, como os demais, fazem também o seu papel bem bonitinho. Enfim, salvo as exceções, as tjs são hipócritas de fato.

Digo isso porque humanamente, ninguém nasceu para viver a vida de Testemunha de Jeová, assim como ninguém nasceu para viver a vida imposta pelos fariseus do tempo de Cristo. Não sei de fato o que você poderia fazer para abrir os olhos das tjs de sua congregação, pois muitos fatores estão envolvidos, cada pessoa é diferente, bem como a diversidade de informações disponível torna difícil selecionar essa ou aquela, ainda mais sem conhecer o destinatário. Mas no geral, você, uma vez que não é tj, pode comentar algumas notícias, pode fazer algumas perguntas leves, mas sem dar muita bandeira que frequenta sites apóstatas, pois em os anciãos sabendo disso, podem alertar sua esposa e dificultar mais as coisa para você.

É isso, rapaz; vamos esperar outros comentários. Voltarei mais vezes aqui.

Abraços!
Testemunhas de Jeová
O que elas não lhe contam? (399 páginas)

Apresentação e opções de Download aqui:

http://www.pontosdefe.blogspot.com.br
Lourisvaldo Santana
Moderador
Moderador

Data de registro: 20 Fev 2015 16:59
Localidade: Piauí

Nova mensagempor estudante 1914 em 22 Out 2015 16:06

Em termos simples, a verdade seria o conjunto completo dos atuais ensinos das Testemunhas de Jeová.
estudante 1914
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 09 Dez 2011 06:59

Nova mensagempor Mentalista em 22 Out 2015 16:20

estudante 1914 escreveu:Em termos simples, a verdade seria o conjunto completo dos atuais ensinos das Testemunhas de Jeová.

E... a verdade de ontem não é a mesma de hoje.
Mentalista
Forista
Forista

Data de registro: 08 Ago 2014 17:25
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor igariolo em 22 Out 2015 16:35

A verdade é algo relativo.
Te recomendo estudar, provar pra si mesmo o que é verdade ou não é verdade.
Não tente agradar ninguém, ou tenha medo de encontrar a verdade, facilita as coisas.
igariolo
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 16 Out 2015 14:41
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor gerom em 22 Out 2015 17:10

A tal "verdade" trata-se do entendimento e da aceitação de todo o conjunto das interpretações doutrinais e ensinos como 'verdade' da forma como são ministrados pelo corpo governante em suas literaturas.
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
gerom

Data de registro: 28 Jul 2010 11:54
Localidade: Santa Catarina

Nova mensagempor gerom em 22 Out 2015 17:16

igariolo escreveu:A verdade é algo relativo.
Te recomendo estudar, provar pra si mesmo o que é verdade ou não é verdade.
Não tente agradar ninguém, ou tenha medo de encontrar a verdade, facilita as coisas.

Isso. Vou citar um exemplo.

A regra (ou doutrina ou ensino) emanada do corpo governante é: não se faz festas de aniversário e nem se participa de festas de aniversários de outrem.

O C.G. tenta provar na bíblia por usar DOIS textos em que duas pessoas foram mortas quando se comemoraria um aniversário. O C.G. interpreta isso como uma verdade bíblica: não comemorar aniversários.

Para isso é necessário pesquisar a bíblia para se saber se essa regra existe de fato na bíblia, e veremos que em lugar algum nela diz que é proibido comemorar aniversários.

Obviamente houveram quintilhões de aniversários que foram comemorados até o presente instante. Bilhares, trilhares, deram certo, talvez alguns tenham dado errado, como os casos citados na bíblia, porém, pouco importa. O que importa para o C.G. é que DOIS aniversários foram registrados na bíblia e casualmente acabaram citados no contexto histórico em que alguém (o escritor) acabou contando. Mas, pra Torre isso é sinal que deus não quer que as TJs comemorem aniversários. Se o fizerem serão punidos.

Então, essa norma (regra, doutrina, ensino) de 'não comemorar aniversários' você, enquanto TJ, tem que usar um sua vida como se fosse uma VERDADE propalada pelo C.G.

Quer que eu cite outros exemplos?
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
gerom

Data de registro: 28 Jul 2010 11:54
Localidade: Santa Catarina

Nova mensagempor Marcelog em 22 Out 2015 17:32

Sim, preciso de vários exemplos para eu ir me municiando, obrigado...
Marcelog
Forista
Forista

Data de registro: 14 Jul 2015 08:37
Localidade: Paraná

Nova mensagempor olhoSingelo em 22 Out 2015 17:42

Em termos simples, a verdade seria o conjunto completo dos atuais ensinos das Testemunhas de Jeová.

O estudante 1914 resumiu muito bem o assunto:

A testemunhas de jeová gostam muito de usar a expressão : "Quando eu aceitei a verdade", ou, "Quando eu conheci a verdade" isso significa dizer que a pessoa estudou o Livro Bíblia Ensina, aceitou o que aprendeu e se batizou.

Ela pode dizer : "Quando aprendi a verdade sobre o nome de Jeová passeia a amá-lo"

A Torre de Vigia criou este termo para fixar na mente das testemunhas que apenas elas conhecem a verdade da Bíblia e que todas outras religiões não sabem a verdade, por isso todas são falsas. Por exemplo: embora as outras religiões saibam que em algumas Bíblias em português apareça o nome " JEOVÀ " , visto que elas não usam esse nome, a testemunha pensa que só ela sabe a verdade sobre o nome Jeová.

Aí tem a verdade sobre O Reino, a verdade sobre o inferno, a verdade sobre o paraíso na terra, a verdade sobre o armagedom, a verdade sobre a pregação de casa em casa, a verdade sobre Jeová, a verdade sobre a trindade, a verdade sobre os mortos...e etc.

Agora, interessante é que algumas verdades são bem fundamentadas na Bíblia, como por exemplo a verdade sobre a trindade. Quando uma testemunha lê vários textos mostrando que só Jeová é o Deus verdadeiro, e isso entra no seu subconsciente ela passa a defender isso com a própria vida...e isso é ensinado logo no primeiro capitulo do livro Bíblia Ensina...depois disso, visto que a pessoa já acha que descobriu a verdade sobre Deus as outras verdades não precisam mais ser tão provadas assim na Bíblia, a testemunha já vai na confiança e o corpo governante se aproveita disso.

Por exemplo, nenhuma testemunha de jeová conhece Lucas 10:7, onde Jesus proíbe pregar de casa em casa...e é ensinada que pregar a toda as nações significa pregar de casa em casa - Mateus 24:14.

Aprende que Deus é amor e não permitia que um israelita sacrificasse seu filho primogênito a Baal o deus dos cananeus, mas permite que hoje se sacrifique um filho a jeová por não aceitar transfusão de sangue e deixar o filho morrer.

E praticamente nenhuma testemunha de jeová sabe que vários ensinos que eram verdades alguns anos atrás hoje são mentiras.

Por incrível que pareça a religião que mais usa a palavra VERDADE é a única que os membros não se incomodam quando uma verdade que ela ensina a milhões de pessoas passa a ser mentira ( e ninguém desconfia de nada).
Nos últimos anos, as desassociações no mundo inteiro têm sido aproximadamente de 1 por cento dos publicadores"
A Sentinela 1992 1/07. p 18 § 18
Ninguém deve ser obrigado a...escolher entre a religião e a família.
Despertai! 07/09 p 29
olhoSingelo
Forista
Forista

Data de registro: 31 Ago 2015 17:10
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor RAPUNZEL ENROLADA em 22 Out 2015 18:45

olhoSingelo escreveu:Em termos simples, a verdade seria o conjunto completo dos atuais ensinos das Testemunhas de Jeová.

O estudante 1914 resumiu muito bem o assunto:

A testemunhas de jeová gostam muito de usar a expressão : "Quando eu aceitei a verdade", ou, "Quando eu conheci a verdade" isso significa dizer que a pessoa estudou o Livro Bíblia Ensina, aceitou o que aprendeu e se batizou.

Ela pode dizer : "Quando aprendi a verdade sobre o nome de Jeová passeia a amá-lo"

A Torre de Vigia criou este termo para fixar na mente das testemunhas que apenas elas conhecem a verdade da Bíblia e que todas outras religiões não sabem a verdade, por isso todas são falsas. Por exemplo: embora as outras religiões saibam que em algumas Bíblias em português apareça o nome " JEOVÀ " , visto que elas não usam esse nome, a testemunha pensa que só ela sabe a verdade sobre o nome Jeová.

Aí tem a verdade sobre O Reino, a verdade sobre o inferno, a verdade sobre o paraíso na terra, a verdade sobre o armagedom, a verdade sobre a pregação de casa em casa, a verdade sobre Jeová, a verdade sobre a trindade, a verdade sobre os mortos...e etc.

Agora, interessante é que algumas verdades são bem fundamentadas na Bíblia, como por exemplo a verdade sobre a trindade. Quando uma testemunha lê vários textos mostrando que só Jeová é o Deus verdadeiro, e isso entra no seu subconsciente ela passa a defender isso com a própria vida...e isso é ensinado logo no primeiro capitulo do livro Bíblia Ensina...depois disso, visto que a pessoa já acha que descobriu a verdade sobre Deus as outras verdades não precisam mais ser tão provadas assim na Bíblia, a testemunha já vai na confiança e o corpo governante se aproveita disso.

Por exemplo, nenhuma testemunha de jeová conhece Lucas 10:7, onde Jesus proíbe pregar de casa em casa...e é ensinada que pregar a toda as nações significa pregar de casa em casa - Mateus 24:14.

Aprende que Deus é amor e não permitia que um israelita sacrificasse seu filho primogênito a Baal o deus dos cananeus, mas permite que hoje se sacrifique um filho a jeová por não aceitar transfusão de sangue e deixar o filho morrer.

E praticamente nenhuma testemunha de jeová sabe que vários ensinos que eram verdades alguns anos atrás hoje são mentiras.

Por incrível que pareça a religião que mais usa a palavra VERDADE é a única que os membros não se incomodam quando uma verdade que ela ensina a milhões de pessoas passa a ser mentira ( e ninguém desconfia de nada).

Muito Boa explicação, Olho Singelo!

d:7
RAPUNZEL ENROLADA
Forista
Forista

Data de registro: 04 Jan 2015 22:52
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Flor em 22 Out 2015 20:30

Pra mim conhecer a verdade significa aceitar e confiar naquilo que o corpo governante determina.
É isso para eles só existe de uma forma, pela lógica booleana, 0 ou 1. Ou vc aceita ou não. E fazem a seguinte associação: o cg é o único que podemos confiar, então eu digo, mas são homens comuns com suas interpretações, eles dizem, naaaaaaooooooo, são inspirados por Deus e você precisa acreditar, e eu digo, mas eu não acredito. Eles: então você não está com a verdade, logo está com a mentira, satanás é o pai da mentira, então você está do lado de Satanás, vai morrer no Armagedom.
Algumas coisas são razoáveis do ponto de vista bíblico/cristão, mas a bíblica é cheia de interpretações e o cg a manipula para apoiar o que bem entende, tanto de coisas praticas, transfusões de sangue, aniversários até as coisas da fé, quem reinará com Cristo, datas profeticas falsas, 1914, etc. É um cheque em branco, confiar cegamente, pois em todas reuniões é dito para obedecer as orientações mesmo sem entender ou concordar, pois pra eles Deus orientou o cg a instruir aquilo....
As coisas razoáveis as outras igrejas também ensinam e as TJ fingem que não vêm, pó são proibidas de estudar livros que não são os do cg, por eles chamados de "alimento espiritual fornecido no tempo apropriado". Se a verdade de hoje não é a mesma de ontem é porque ontem não era apropriado , mas hoje é....pra eles é assim...
Na reunião dessa semana tivemos um exemplo de manipulação da verdade, na primeira demonstração a moradora acredita que o filho morto foi pro céu e a irmã dá uma surra de Bíblia dizendo que os mortos não têm consciência de nada Eclesiastes 9:5, a moradora fica puta e dispensa a TJ, depois a cena começa de novo só que é lido outro texto, um que fala da esperança de ressurreição, e aí a moradora é engambelada....foi dito pra ter tato com os moradores, não ir mostrando "a verdade" logo de cara...ou seja, primeiro eles ganham a confiança da pessoa, depois eles fazem o que querem, assim como o olho singelo explicou. A pessoa fica cega pra qualquer outra argumentação que não seja a das TJ.
Mais amor, por favor.
Flor
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 11 Dez 2009 08:54

Nova mensagempor Flor em 22 Out 2015 20:38

Não sei se posso trazer um comentário de outro tópico, mas gostei muito do que o The Lord disse na apresentação do Sandro Chagas, em que explica que as verdades já existiam antes das TJs.
Mais amor, por favor.
Flor
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 11 Dez 2009 08:54

Retornar para Depoimentos