Porque tantos idosos esquizofrênicos? : Depoimentos
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Porque tantos idosos esquizofrênicos?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências

Porque tantos idosos esquizofrênicos?

Nova mensagempor wrong way em 11 Set 2015 00:36

Eu recordo que no salão do reino que eu frequentava quando criança e ao meu retorno à seita já adulto, era comum a existência de pessoas esquizofrênicas -principalmente e unicamente entre os idosos-. Havia pessoas que não reformavam a casa pois tinha medo do armaggedon, pessoas que diziam que falavam diretamente com seus, que tinham visões, que falavam coisas sem fundamentos reais e sempre com a impressão que uma grande tragédia estava para acontecer. Muitos idosos tomavam remédios anti depressivos controlados, e se tornavam vítimas de zombaria por outros na congregação; não recebendo o tratamento adequado para uma doença tão importante, ainda mais nessa fase crítica da vida. Esse foi o motivo principal para minha saída das tjs ( como disse na minha apresentação, fui apenas estudante).
Minha mãe também se sente incomodada com o fato de tantos casos de esquizofrenia entre pessoas próximas, embora seja obrigada a "empurra com a barriga" a crença TJ para não perder relações comerciais.

Bem? Qual a causa para tantos casos de esquizofrenia? No começo eu imaginava que era um caso à parte da minha congregação, mas quando me mudou para outra congregação em outra região da grande SP, vi que o quadro se repetia.

Frequentei a congregação de Deus e a Batista quando ainda tinha fé em Deus ( atualmente me considero Agnóstico), e notei que não havia tantos idosos com problemas e depressão como na TJs,e embora não defenda religiões, notava que muitas pessoas se sentia verdadeiramente felizes em relação ao que estavam fazendo.

Gostaria de saber se qualquer aqui presenciou algo parecido.
wrong way
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 11 Ago 2014 20:47
Localidade: São Paulo

Re: Porque tantos idosos esquizofrênicos?

Nova mensagempor Habiru em 11 Set 2015 02:14

Olá Caminho Errado!!! (rs)

Ótimo tópico, porque fala de algo totalmente pertinente ao fórum e de grande relevância, muitos que levantam tópicos deveriam seguir seu exemplo! Continue assim!

Sim, vi muito destes casos de depressão no Salão do Reino, principalmente depois do meu batismo, porque até então, todos eram felizes e saltitantes de tanta felicidade!!! Depois eu percebi a realidade e alegria que não existia. Pessoas a tomar antidepressivos e até medicamentos que pessoas autistas tomam, como a Risperidona. Eu num determinado período difícil de conciliar rotina teocrática, pai extremamente opositor e meu longo período desempregado, estava em via duma depressão. Notei que havia algo criticamente errado e que deveria tomar uma decisão mais do que depressa. Me dissocie e não me arrependo, não sinto falta de conviver com as testemunhas, custei a perceber quão nociva é a mentalidade das testemunhas que é ajustada pela Torre de Vigia.

Estou ocupado com outra pesquisa, mas, para minhas próximas quero saber o real motivo de se tornarem tão depressivas, esquizofrênicas ou desenvolverem outras doenças psíquicas. Mas, arrisco ser o motivo o fato de a maioria das coisas que fazemos diariamente e corriqueiramente ser pecado e/ou de origem babilônica.

Vou dar um exemplo: A masturbação é algo saudável e de nossa natureza fisiológica, mas, ter um fluxo seminal é pecado e algo sujo, se você como testemunha que leva os assuntos com seriedade, vier ceder a masturbação, no dia seguinte se for dia de ir ao Serviço de Campo, você se sentirá primeiramente culpado, pois, sabe que da perspectiva de Jeová, ele considera o fluxo seminal algo impuro, depois não vai querer ir ao serviço de campo que é entendido como serviço sagrado. Pense em quantos constrangimentos e frustrações consigo mesma a pessoa desenvolverá. Passei por isto por causa da masturbação, era algo irritante e deprimente o sentimento de culpa com algo que era, no fim das contas, muito normal.

Outro exemplo, é que eu não podia falar que algo era “bacana”. Isto mesmo, não podia falar isto, pois a origem de bacana era o deus Baco, onde os cultos a estes deus era orgia pura. Eu tinha uma mania terrível e insuperável de tomar cuidado e investigar cada palavra ou expressão popular para não incorrer no erro do “bacana” e desagradar a Jeová. Pode isto? Era de enlouquecer! Agora pense nestas babaquices somatizadas ao longo de sua vida como testemunha, daí você fica idoso e o resultado: esquizofrenia ou outros doenças mentais.

Por isto que acredito que a Bíblia e o deus descrito nela, são nocivos para a mente, porque não é só a Torre de Vigia que tem suas interpretações peculiares deste livro e que causam efeitos devastadores na vida das pessoas. Mas, de um modo geral isto tem sim maior gravidade no movimento das testemunhas e de grupos fundamentalistas.
Habiru
Forista
Forista

Data de registro: 10 Ago 2015 03:19

Nova mensagempor Habiru em 11 Set 2015 02:24

wrong way escreveu: Frequentei a congregação de Deus e a Batista quando ainda tinha fé em Deus ( atualmente me considero Agnóstico), e notei que não havia tantos idosos com problemas e depressão como na TJs,e embora não defenda religiões, notava que muitas pessoas se sentia verdadeiramente felizes em relação ao que estavam fazendo.

Antes de ser testemunha, fui batista fundamentalista, e tem tantas pessoas deprimidas em igrejas evangélicas quanto nos Salões do Reino. Porém, no caso dos evangélicos ou eles ignorem que estejam deprimidos ou escondem bem, pois, é nutrida a crença que, quem aceita a Jesus como seu salvador pessoal e tem o espírito santo não pode ter depressão, e se tiverem é por que não foram sinceras ao aceitar o Jesus. Observe o laço em que estas doutrinas insanas colocam as pessoas, depressão é de origem patológica e não espiritual, e como a doença é persistente e perene, algumas até se suicidam, pois, concluem que nunca foram sinceras ao aceitar a Jesus e nunca tiveram o espírito santo em suas vidas.

Por isto conforme minha observação neste anos, as facções da religião cristãs sofrem dos mesmos males de uma maneira ou de outra, com maior ou menor gravidade, por causa do que disse anteriormente, fundamental a vida na Bíblia e terminam com um temor mórbido de seu deus que classifica a maioria das coisas que fazemos como pecado.
Habiru
Forista
Forista

Data de registro: 10 Ago 2015 03:19

Nova mensagempor sabrepoderoso em 11 Set 2015 11:37

nos SR em que estive sempre tinha lá um grupo de tjs , com algo como depresssão , sindrome do panico

a revista que vi chamar mais a atenção entre as tjs foi sobre DEPRESSÃO , na ultima onde estive eram + ou- 80 ativos ( na verdade uns 55 )
e fiz as contas e me lembrei de quantos tinham um quadro assim .... eram 8 e pasmem tds mulheres ....
na anterior , era + ou - o mesmo numero ... só que havia um homem que tinha séria tendência suicida , que alternava atividade e inatividade
só descobri porque visitava ele , e ele me contou ...

na minha opinião deva de haver pessoas que sofrem assim em tds os SR ,. nem que seja um só , impossivel estar neste meio e não ter nenhuma consequencia piscologica
que a luz que há dentro de cada um de nós ilumine nosso caminho quando todas as outras luzes se apagarem
sabrepoderoso
Forista
Forista

Data de registro: 07 Mai 2015 11:23
Localidade: Rio de Janeiro

Nova mensagempor Mentalista em 11 Set 2015 18:41

As crianças TJs desde cedo são condicionadas a ter medo de algo que nunca vem, tendo que se privar de muitas coisas que outras crianças fazem normalmente. Isso é horrível para o bem estar mental delas. Isso vai mudando durante a vida, mas aqueles medos básicos e infundados continuam. Nem vou falar das visões fantásticas e das conversas com espiritos que algumas TJs alegam ter.
Mentalista
Forista
Forista

Data de registro: 08 Ago 2014 17:25

Nova mensagempor Soares em 11 Set 2015 18:54

sabrepoderoso escreveu:nos SR em que estive sempre tinha lá um grupo de tjs , com algo como depresssão , sindrome do panico

a revista que vi chamar mais a atenção entre as tjs foi sobre DEPRESSÃO , na ultima onde estive eram + ou- 80 ativos ( na verdade uns 55 )
e fiz as contas e me lembrei de quantos tinham um quadro assim .... eram 8 e pasmem tds mulheres ....
na anterior , era + ou - o mesmo numero ... só que havia um homem que tinha séria tendência suicida , que alternava atividade e inatividade
só descobri porque visitava ele , e ele me contou ...

na minha opinião deva de haver pessoas que sofrem assim em tds os SR ,. nem que seja um só , impossivel estar neste meio e não ter nenhuma consequencia piscologica

Hoje vemos crianças perturbadas e demonstrando sinais de alguma atitude não natural por causa desse ensino louco promovido pela seita. Os idosos, além do envelhecimento como um todo que trás consequências, ainda passa pelo choque de gerações e valores, ainda vivem no meio dos "vai e vem" das luzes da WT. Isso tudo somatiza para uma saúde mental delicada não só de TJ's como membros de outras seitas. Até nós aqui ex-TJs, que nos julgamos uns mais libertos do que outros, carregamos fortes cargas emocionais. E os que mais se julgam desprogramados, talvez sejam os que mais reproduzem comportamentos da WT. Infelizmente, na minha opinião, entrou religião no meio, entrou a desgraça, ódio e intolerância agregado. Uma como causa e o outro como consequência. Fazer o quê?
Abçs
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado

Data de registro: 20 Abr 2015 13:30
Localidade: Rio de Janeiro

Nova mensagempor Debora em 11 Set 2015 23:09

wrong way escreveu:
Bem? Qual a causa para tantos casos de esquizofrenia? No começo eu imaginava que era um caso à parte da minha congregação, mas quando me mudou para outra congregação em outra região da grande SP, vi que o quadro se repetia.
Gostaria de saber se qualquer aqui presenciou algo parecido.

Creio que isto está muito ligado a frustração que as testemunhas de jeová carregam dentro de si. Os anos passam e percebem que nada fizeram, nada acrescentaram em suas vidas. Poucas são as tj que progridem e quando isto acontece, estas também não frequentam o mesmo círculo de quem ficou estagnado. Formam-se dentro dos salões do reino verdadeiras "igrejinhas".

Quando eu era tj, um dos nossos amigos era esquizofrênico e suicidou-se tomando formicida. Houve também o caso de uma tj que tomou um banho de álcool e colocou fogo.
Testemunhas de Jeová
O que será que elas não te contam?
http://www.pontosdefe.blogspot.com.br
Debora
Moderadora
Moderadora

Data de registro: 21 Dez 2010 10:07

Nova mensagempor Mentalista em 12 Set 2015 14:02

Conheço um TJ que está muito deprimido. Por ter uma filha dissociada e evangélica e uma esposa que desistiu da seita, o cara ficou desolado. Até hoje ele busca apoio dos anciãos, mas eles apenas lhe dizem que ele não pode fazer nada, que a escolha foi delas e que, para ele melhorar, é só se apegar mais no campo. Por um tempo, ele pegou firme mesmo. Os transtornos passaram? Não. Ele chegou a matar um cachorro com um soco e enfiar a faca em outro, que morreu cerca de uma semana depois. Ultimamente ele está afastado da seita; está até melhor psicologicamente. Da última vez que falei com ele, comentou que nenhuma TJ vai lhe visitar. A filha evangélica é a que o ajuda mais, levando-o às terapias etc. E acho que não vai demorar pra ele mudar de religião.
Mentalista
Forista
Forista

Data de registro: 08 Ago 2014 17:25

Retornar para Depoimentos