Como Plantar a Semente da Dúvida? : Depoimentos
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Como Plantar a Semente da Dúvida?

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências

Como Plantar a Semente da Dúvida?

Nova mensagempor Herege Aprisionado em 05 Abr 2015 12:25

Numa conversa simples e não muito bem elaborada, talvez um bate-papo com um amigo ou familiar, como você já instalou ou pretende instalar a "semente da dúvida" pra que a pessoa crie a curiosidade e pesquise por si mesma sobre a organização?

No sentido de EU continuar inocente de qualquer acusação, como se fosse uma dúvida sincera minha.
Pra que a pessoa não veja logo de cara que eu estou indo contra a organização.

Quais assuntos vocês abordariam pra fazer um parente ou amigo pensar?
(Eu estou pegando pesado no defeito dos anciãos, mas acho um pouco contraproducente)

E num discurso público? como vc derramaria um pouco de verdade sobre a "verdade"? Seria muito arriscado? (ouvi dizer que um ancião aqui da região que se tornou "apostata" fazia isso).
A Fé não dá respostas , só impede perguntas.
Herege Aprisionado
Forista
Forista

Data de registro: 02 Abr 2015 09:47
Localidade: São Paulo

Re: Como Plantar a Semente da Dúvida?

Nova mensagempor Mentalista em 05 Abr 2015 14:43

Você pode começar por assuntos pequenos mas que fazem toda a diferença.

Por exemplo, se você vai buscar um novo emprego ou começar uma faculdade, é certo que as TJs próximas de você vão falar que o fim está próximo etc. É aí que você entra. Você pode dizer algo como:

"É verdade que os discursos dão essa impressão, mas ninguém pode ter certeza de quando o fim virá. Eu já pesquisei sobre isso no CD-ROM. Sabia que lá tem várias publicações antigas que diziam que o fim estava iminente e que seria impróprio fazer faculdade ou se preocupar com o futuro?"

Foi assim que eu comecei a plantar dúvidas.
Mentalista
Forista
Forista

Data de registro: 08 Ago 2014 17:25

Nova mensagempor Kaarlo Luhtanen em 06 Abr 2015 10:31

A Bíblia diz que cada um é engodado pelo seu próprio desejo, então deixai que cada um crie as suas próprias dúvidas e as alimente. :twisted:
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista

Data de registro: 21 Mar 2014 22:04
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor Herege Aprisionado em 06 Abr 2015 10:33

Excelente sugestão Mentalista!

Eu estava pensando também em aproveitar e usar os argumentos que os foristas postaram com relação á nova Bíblia debaixo do tópico "Está Liberado: Todos já podem atirar a primeira pedra!" (viewtopic.php?f=12&t=16874)

Estava pensando em comentar o motivo da torre ter feito isso. Acho que não vou precisar me aprofundar nesse assunto com eles, como por exemplo entrar numa discussão, apenas vou comentar o fato de terem tirado essa passagem da Nova Bíblia e deixar a dúvida crescer na cabeça deles.

Mas também vou aproveitar na primeira oportunidade e usar sua sugestão, Obrigado!
Herege Aprisionado
Forista
Forista

Nova mensagempor SraCORLEONE em 08 Abr 2015 11:06

Eu pensei em usar o caso da ONU, que é muito sério. Vou fazer o teste com uma amiga e falar que fiquei bastante confusa e aflita para ver o que ela irá me falar. Pena que não poderei me aprofundar muito no assunto e muito menos falar tudo o que sei porque senão vou perder a credibilidade.
Acho que tudo tem q ser feito aos poucos. Futuramente, quando for pedir dissociação, escreverei uma carta explicando tudo detalhadamente sobre "a verdade sobre a verdade" e entregarei a todos que um dia foram meus amigos. Sei que muitos irão começar a ler e jogar fora. Mas, outros lerão até o fim e a semente já estará plantada.
SraCORLEONE
Forista
Forista

Data de registro: 02 Mar 2015 08:31

Nova mensagempor Herege Aprisionado em 08 Abr 2015 15:42

Acho que no caso da ONU, os fiéis podem blindar a mente.
Por exemplo, no meu caso quando eu me deparei com essa notícia da ONU, em primeiro momento eu ainda estava temeroso por estar entrando em site apostata, e minha mente praticamente blindou quando li essa noticia, tanto é que eu nem segui em frente para ler todo o texto (achei que poderia ser alguma mentira ou intriga da oposição).
Mas teve assuntos mais próximos da minha realidade que me fizeram ver a situação com um senso mais critico.

Quando eu parei para pensar no caso dos donativos que fazemos para as construções e depois temos que fazer de novo quando betel empresta o dinheiro para uma construção, donativos para assembleias e congressos e por aí vai! Esses artigos me fizeram raciocinar mais do que a notícia da ONU por que era um assunto mais próximo daquilo que eu estava acostumado.

Não vou negar que o assunto da ONU me deixou pensativo e me fez voltar pra reler a notícia e descobrir o que estava envolvido, dessa vez com a cabeça mais livre pra pensar. Mas eu só voltei por causa de outros esclarecimentos que eu tive posteriormente.

Acho que isso pode depender de pessoa pra pessoa. Seria interessante fazer uma análise do perfil do "alvo" e depois começar a raciocinar com ele sobe o que provavelmente vai o deixar abalado mais facilmente. Quase aquilo que fazemos ou fazíamos no campo :iergh7:
Herege Aprisionado
Forista
Forista

Nova mensagempor Mentalista em 08 Abr 2015 19:44

Herege Aprisionado escreveu:Excelente sugestão Mentalista!

Eu estava pensando também em aproveitar e usar os argumentos que os foristas postaram com relação á nova Bíblia ...

Eu acho que atacar algo diretamente relacionado com a seita não provoca grandes efeitos. Você é que perde a credibilidade, mesmo usando fatos. Então, acho que você deve começar por algo que seja questão de consciência e então usar informações da própria Torre contra ela mesma. E temos muito a nosso favor, visto que as novas luzes são frequentes. Essa é uma forma de você não perder credibilidade e ainda despertar o senso crítico da pessoa.
Mentalista
Forista
Forista

Nova mensagempor Aiden Pearce em 08 Abr 2015 20:09

A abordagem do caso ONU infelizmente não da certo(já tentei uma vez e só causou problemas).Realmente eu não tenho ideia de como plantar as sementes. Talvez coisas como as orientações sobre pedofilia sejam mais validas(mas rola o negocio de blindagem que você já falou).Enfim,é complicado.
Aiden Pearce
Forista
Forista

Data de registro: 04 Ago 2013 14:43

Nova mensagempor Herege Aprisionado em 08 Abr 2015 20:09

Mentalista escreveu: Então, acho que você deve começar por algo que seja questão de consciência e então usar informações da própria Torre contra ela mesma.

Você poderia me dar uma sugestão fazendo favor?

Grato.
Herege Aprisionado
Forista
Forista

Nova mensagempor Mentalista em 09 Abr 2015 05:31

São muitas as possibilidades. Uma que talvez funcione é dizer que um morador lhe fez uma pergunta sobre algum assunto. Peça ajuda para pesquisar. Quando forem ver o que cada um trouxe, você apresenta as publicações antigas que têm as ideias diferentes das atuais.
Exemplos: http://4jehovah.org/pt-pt/mudancas-na-d ... -de-jeova/

Um destaque com certeza seria o canal de Deus com a humanidade, que o CG diz ser. Você pode mostrar as declarações das revistas sobre Russell (que se considerava o próprio "servo fiel prudente") ao mesmo tempo que mostra as mais recentes que dizem que o CG não se autodeclara inspirado por Deus. (Há um dilema aí, já que dizem ser o canal de Deus.)
Mentalista
Forista
Forista

Nova mensagempor SraCORLEONE em 09 Abr 2015 08:26

Pessoal, consegui plantar a semente da dúvida com essa minha amiga e entre outras coisas que falei foi da ONU. Vejam bem, precisamos ter senso de oportunidade. Eu já tinha notado que existia algo que a incomodava em relação à associação. Ela já tinha me contado que se Arrependeu de não ter feito faculdade porque aprendeu que isso era falta de fé. Aproveitei esse fato e comecei a conversar naturalmente com ela. Falei aos poucos sobre algumas coisas (apesar da conversa ter sido longa). Temos que tomar cuidado para não sermos vistos como apóstatas e nunca atacar diretamente a associação. Melhor que atacar é despertar o senso crítico da pessoa e levá-la a raciocinar sobre os assuntos e mostrar que a Bíblia não condena quem se aprofunda em conhecimento.
Acho que se tornar toda a sorte de coisas para toda sorte de pessoas também é válido. Ou seja, uma abordagem que funcionou com alguém pode não funcionar com outra e vice-versa. Precisamos analisar bastante aquela pessoa e pensar em como plantar essa "semente da dúvida" porque muitos sofrem com ensinos opressivos da Torre.
SraCORLEONE
Forista
Forista

Data de registro: 02 Mar 2015 08:31

Nova mensagempor Herege Aprisionado em 09 Abr 2015 14:52

Mentalista escreveu: Uma que talvez funcione é dizer que um morador lhe fez uma pergunta sobre algum assunto. Peça ajuda para pesquisar. Quando forem ver o que cada um trouxe, você apresenta as publicações antigas que têm as ideias diferentes das atuais.

Um destaque com certeza seria o canal de Deus com a humanidade, que o corpo governante diz ser.

Mentalista, muito obrigado! Você não tem idéia de como me ajudou. Com certeza vou fazer isso, pois vou continuar na minha "inocência" atribuindo toda a culpa á qualquer morador questionador.
Herege Aprisionado
Forista
Forista

Nova mensagempor Herege Aprisionado em 09 Abr 2015 14:55

Parabéns pelo grande feito SraCORLEONE!
É isso mesmo que vc disse: Ter oportunidade. Com a oportunidade e com o conhecimento em mãos nós podemos chegar longe, mesmo que devagar.
Herege Aprisionado
Forista
Forista

Nova mensagempor croger em 14 Set 2015 21:19

Mentalista escreveu:UP.

Aproveitando o up do mentalista.

Venho comendo pelas beiradas com a minha namorada já a meses...
Não cometo mais o mesmo erro do início, vomitar na cara dela tudo o que penso. A dica é realmente ir aos poucos.
Venho comentando muito com ela sobre a hipocrisia que eu enxergo no salão, e por incrível que pareça ela vem concordando comigo. Com ela sinto que será um pouco difícil porque ela é realmente sincera do que ela crê. Tipo, as pessoas são imperfeitas, mas Jeová não. E não posso atacar o conceito "Jeová" pois estaria jogando fora tudo o que conquistei com ela até agora.

Ontem ela me falou que anda se sentindo "fraca espiritualmente". Com todo jeitinho fui aliviando essa "culpa" de cima dela.
Isso me parece trabalho de anos... Mas... se for pra ficar com ela ficarei, não vou deixá-la em meio a esses lobos.

Então, pros próximos que lerem, VÃO COM CALMA GALERA
hahaha

Não adianta soltar tudo de uma vez.
Is fuck.
croger
Forista
Forista

Data de registro: 06 Abr 2015 15:44

Próximo

• Tópicos Similares
    Respostas