Uma notícia [pessoal] me deixou preocupado : Depoimentos - Page 3
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Uma notícia [pessoal] me deixou preocupado

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências

Re: Uma notícia [pessoal] me deixou preocupado

Nova mensagempor Lord Vader em 06 Mar 2014 16:14

E aí meu caro Calado! Primeiramente, assim como os demais foristas, faço votos que sua saúde seja restabelecida. Suas reflexões são profundas, importantíssimas. Nos perguntamos: Vale à pena viver uma vida inteira em prol de outros? É claro que falar é fácil, pois a situação de cada um é diferente. Talvez a relativa facilidade que um teve para se desvencilhar da torre não se aplique a outros. São decisões difíceis. Mesmo não me dissociando senti na pele durante um bom tempo a solidão por não fazer mais parte do grupo. Aos poucos, uma amizade aqui e outra ali, fui ampliando o ainda pequeno círculo de amigos. Não posso dizer que essa sensação se aplique à você, mas preferi muito mais o período que tive de solidão, mas vivendo minha vida, do que tendo as "companhias" da congregação e levando aquela vida infeliz de TJ. Existe um pensamento do Nietzsche que apreciei bastante nessa época: "Nunca é alto o preço a pagar pelo privilégio de pertencer a si mesmo". Mas como disse, essa é minha visão particular.
Recentemente fiquei feliz de saber por acaso que um TJ de minha congregação também adquiriu a um bom tempo as mesmas dúvidas que nós temos sobre a Torre, Bíblia, e no caso dele, até mesmo sobre Deus. Ele disse que depois disso leva sua vida sem dores de consciência, fazendo-a valer à pena por não mais saber o que o futuro reserva. Acho que o fato de você também não acreditar num Deus que o recompensará futuramente talvez seja até um motivador a mais para você viver a vida de um modo que te agrade. Não descreio de Deus, mas como não tenho mais certeza sobre essas questões de vida após a morte, passei a ter essa visão de urgência quando a levar a minha vida, de usufruí-la pensando no aqui e agora. Não me entenda mal, não estou sugerindo uma vida de excessos, desequilibrada, mas sim que não deixe de fazer as coisas que te dão prazer e alegria.
E como já mencionaram acima, frequentar os lugares que vc gostaria de ir e que outros frequentam são boas oportunidades de conhecer gente nova. Abração cara, espero mesmo que tudo dê certo para vocÊ :D1
"Tudo muda o tempo todo no mundo. Não adianta fugir nem mentir para si mesmo agora.." Lulu Santos
Lord Vader
Forista
Forista

Data de registro: 02 Mar 2011 09:05
Localidade: Rio de Janeiro

Nova mensagempor Bruce D. em 06 Mar 2014 18:13

TJ Calado.

Em primeiro lugar quero desejar a você melhoras. Que o tratamento seja coroado de 100% exito e que você tenha uma excelente qualidade de vida.

A vida é como uma estrada com obstáculos, curvas e tempo instável. A diferença reside em como lidamos com cada um dos aspectos dessa estrada. Reside no modo como a encaramos. Embora não seja fácil caminharmos nessa estrada ainda assim vale a pena caminharmos por ela.

Todos nós sabemos que a vida na Torre não é fácil e que muitos de nós que ainda estamos lá só o fazemos por que temos família. Mas reconheço que chega uma hora que as coisas vivemos lá são tão prejudiciais que acabamos tendo que levar apenas o rotulo de TJ, pois se quisermos viver uma vida de qualidade temos que deixar de lado as convenções e nos soltarmos das amarras emocionais que nos fazem tanto mal a ponto de afetarmos o nosso físico.

Embora eu não tenha um problema como o seu - tenho outras complicações de saúde como por exemplo hipertensão e depressão. E assim como você eu também já passei dos 40. Isso significa que temos que fazer mudanças no nosso estilo de vida e passarmos a nos preocupar um pouco mais com nos mesmos a fim de termos uma boa saúde.

Força! estamos na torcida por você!

Abraço!
Quicksand Jesus - I Need You
Quicksand Jesus - I Believe You
Quicksand ... - I'm so far away (Skid Row)
Bruce D.
Forista
Forista

Data de registro: 05 Nov 2008 16:12
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor Camila Rafiad em 06 Mar 2014 23:31

Caro TJ Calado

Quando comecei a ler teu relato fiquei com meu coração apertado e tentando me colocar no teu lugar e foi bem difícil.

Ainda bem que concluíste de forma positiva e é sobre isto que tens que te concentrar agora: melhorar e procurar resolver os problemas um de cada vez.

Faça novos exames e tratamento para te fortaleceres, pois cfe. muitos aqui mencionaram, a medicina está muito avançada.

É muito difícil pensarmos com clareza quando enfrentamos problemas de saúde.Tenho certeza que darás a volta por cima...

Força e conte conosco nem que seja somente para desabafar.

Estamos torcendo por ti!

Abraços
Camila Rafiad
Forista
Forista

Data de registro: 07 Out 2013 20:22

Nova mensagempor Yeats em 06 Mar 2014 23:55

TJCalado escreveu:Quero me tratar para viver, não somente para continuar existindo.
Essa é a ideia. O que pensastes no passado já me ocorreu também, mas por outros motivos. Passou.

Particularmente penso hoje que não há respostas definitivas para tudo (deves fazer isso e aquilo, a resposta e esta e aquela, etc) e, talvez seja melhor assim, isso permite que a gente edite o Layout da vida à nossa maneira e gosto.

lembrei-me de um poema do Pessoa http://direitoeavesso-pepa.blogspot.com.br/2010/06/fernando-pessoa-alvaro-de-campos-se-te.html
faz uma considerações bem interessantes.

Espero que possas retomar a saúde logo. Abraço e sucesso aí.
Quem tem língua afiada também corta a própria boca.
Também vem cuspido aquilo que se quer mastigado.
Yeats
Forista
Forista

Data de registro: 24 Out 2013 09:36
Localidade: Pará

Nova mensagempor TJCalado em 07 Mar 2014 01:13

Sou imensamente grato pelas palavras de todos aqui... Infelizmente alguns precisam passar por uma situação que dá um clique na vida. Estou agradecido pelos conselhos dos amigos foristas a respeito da minha saúde. Mesmo assim, sinto que os meus pensamentos sobre a futilidade da vida de um TJ que o é por imposição me incomodaram mais do que o problema cardíaco em si, sendo esse último o veículo que me levou à reflexão. Gostaria de frisar o termo "TJ por imposição" porque no caso daqueles TJs que ainda sentem o prazer real de sê-lo, os que riem com sinceridade em suas fotos em congressos, mesmo enganados, suas vidas e até mesmo mortes ainda aparentam ter um certo sentido para eles mesmos.
Um escravo que tem dignidade só pensa em uma coisa: deixar de ser escravo, ser livre. Quando ele perde a dignidade, seu foco muda para a simples sobrevivência. E essa sobrevivência só trás benefícios ao seu patrão, quase do mesmo jeito que aquele escravo que ama ser escravizado, só que pior, porque é triste. É apenas uma máquina, um equipamento na fazenda, sem vontades, sem opiniões, apenas com funções.
Não posso me acomodar...
"Um paraíso não precisa necessariamente ser um lugar lindo. Basta ser apenas um lugar que me faça bem."
TJCalado
Forista
Forista

Data de registro: 11 Mar 2012 21:40

Nova mensagempor X-Ray em 07 Mar 2014 01:29

Caro, TJCalado.

Suas reflexões são realmente profundas. Vez por outra eu me pego com sentimentos similares aos seus. Sinto-me frustrado por não poder ser eu mesmo 24 horas por dia, por não poder falar sempre o que penso. É duro ser livre em pensamento e, ao mesmo tempo, sentir o corpo acorrentado a certos padrões de conduta.

Mas acho que o pior, para mim, é ver pessoas tão queridas agirem como verdadeiros zumbis. E percebo já um certo distanciamento entre mim e meus pais. A verdade é que não aguento mais aquelas conversas que só giram em torno do mesmo assunto. Mas vou levando até onde der.

Estimo melhoras pra você, tanto física como psicologicamente.
É o que nós pensamos que já conhecemos o que nos impede frequentemente de aprender.
X-Ray
Forista
Forista

Data de registro: 01 Dez 2013 21:37

Nova mensagempor Alexei Karamazov em 07 Mar 2014 08:51

Um escravo que tem dignidade só pensa em uma coisa: deixar de ser escravo, ser livre. Quando ele perde a dignidade, seu foco muda para a simples sobrevivência. E essa sobrevivência só trás benefícios ao seu patrão, quase do mesmo jeito que aquele escravo que ama ser escravizado, só que pior, porque é triste. É apenas uma máquina, um equipamento na fazenda, sem vontades, sem opiniões, apenas com funções.
Não posso me acomodar.

Nada como um momento de epifania... É seu renascimento, sua humanização. Deixar de ser planta, para se tornar jardineiro.
Tú que consideras al hombre tanto dios como oveja—,
desgarrar al dios en el hombre como a la oveja en el hombre
y desgarrando reír— ¡ésa, ésa es tu felicidad!
Ditirambos Dionisíacos - F.Nietzsche
Alexei Karamazov
Forista
Forista

Data de registro: 29 Abr 2013 08:25
Localidade: Minas Gerais

Nova mensagempor QueroSerEu em 07 Mar 2014 11:34

TJCalado,
Assino embaixo em cada palavra, em cada virgula que escreveram aqui.
De coração, torço muito para que dê tudo certo com sua saúde. Cuide da sua alimentação.

Me identifico com sua situação no que diz respeito a fazer as coisas pelos outros em detrimento de si, principalmente com relação a ser TJ. Isso é muito bonito, até bíblico :x (colocar os interesses dos outros a frente dos nossos), mas apartir do momento que isso nos prejudica gravemente em sentido emocional inclusive, fica feio, tem que parar. Mas não conseguimos, até o momento que algo nos force a isso, pelo menos agir. Eu ainda não consigo, mas vou meditar diariamente nessas reflexões.

Você é muito precioso para o fórum!
:fr1end:
"A justiça, cega para um dos dois lados, já não é justiça. Cumpre que enxergue por igual à direita e à esquerda." (Rui Barbosa)
QueroSerEu
Forista
Forista

Data de registro: 26 Jun 2013 21:58

Nova mensagempor Mente Independente em 07 Mar 2014 13:01

É duro. Bem q eu queria me libertar da Torre. Sei q não faz sentido viver assim, como vc disse. Mas o problema é q eu tenho 20 anos, moro com meus pais e no momento estou desempregado. Não sei o q aconteceria caso eu fosse desassociado por "apostasia", ou eu mesmo me dissociasse. E se os anciãos aconselhassem minha mãe a me expulsar de casa? Será q eles fariam isso? Afinal, é dissidência, "apostasia", não fornicação ou impureza. A Torre sabe mesmo manter suas ovelhas dentro do curral.

Qto ao seu problema, estimo melhoras pra vc, e assino embaixo do q os outros foristas já disseram: tratamento, exercícios físicos, pensamento positivo, e tudo o mais. :4
Mente Independente
Forista
Forista

Data de registro: 01 Jan 2014 18:33
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Sfoc verdade em 07 Mar 2014 17:03

Olá TJCalado!

Tambem estou nessa faixa de idade. Não recebi alguma noticia assim, mas sei que não posso descartar essa possibilidade. :)

Voce sabe que sou TJ, embora já um pouco "cambaleante" em minhas convicções e é isso que me preocupa. Se um dia eu vier a desacreditar tudo que aprendemos, e tiver que enfrentar algum grave problema pessoal e de saude, então é que não sei onde encontrar forças para lidar com isso.

Nesse sentido acho que eu poderia não achar motivo para continuar, assim como alguem com cancer prolonga uma vida sofrida (que não raro se torna vegetativa) a base de tratamentos rigidos como quimio ou radioterapia, ou mesmo hemodiálise (como trataram aqui).

Mas isso são só suposições. Vamos continuar levando a vida, e acho pertinente o comentario da Querosereu quando diz sobre ajudar outros, e isso é gratificante, porém não pode suplantar as nossas proprias necessidades pessoais.

E bem interessante suas reflexões:
TJCalado escreveu:...
O que faz a minha vida valer a pena? Estou vivendo ou apenas existindo? Há mesmo algo que torna a minha vida importante para mim, a ponto de eu sentir falta dela caso eu morra?
....
Quero me tratar para viver, não somente para continuar existindo.

Essas suas palavras me reportaram ao que ouvi de uma psicóloga cega [exemplo de superação] de minha região, numa palestra quando disse:
"Muitas pessoas existem, mas poucas vivem [realmente]"
, parece que citou outra psicóloga Kubler-Ross.

Tambem me esforço em fazer o que disse o vanderson, e reproduzo suas palavras a voce tambem
VandersonDaniel escreveu:...
Qto ao seu problema, estimo melhoras pra vc, e assino embaixo do q os outros foristas já disseram: tratamento, exercícios físicos, pensamento positivo, e tudo o mais. :4
:D1 :soldier7:
Sfoc verdade
Forista
Forista

Data de registro: 16 Jan 2012 13:08

Nova mensagempor Osvaldo em 07 Mar 2014 17:21

Na verdade estamos simplesmente existindo. É como se fôssemos objetos inanimados, simplesmente servindo para a utilidade dos outros.

Sim, é exatamente isso.

A torre não condena as "más associações" e o "jugo desigual com descrentes" porque quer o nosso bem, mas sim para criar uma enorme bolha que impede nossa saída da organização. Ficamos reféns de nossa família, amigos, parentes. Essa bolha e a desassociação servem na verdade como um cabresto. A torre disfarça isso com aquele papo de se "alargar" socialmente dentro da congregação, mas na verdade o objetivo dela é fechar o cerco para não que tenhamos uma vida lá fora e para que vivamos com medo da desassociação.

A filosofia é: "Se não querem ficar na organização por bem, vão ficar por mal". É por isso que o caminho para muitos "ex-TJs na ativa" é a inatividade - e também por isso que a torre anda tão preocupada com os inativos, não por eles, mas por constituir uma brecha para quem não quer ficar sem precisar ser desassociado.

Suponho que a maioria das TJs passe silecionamente por um período como o seu ao menos uma vez na vida, por isso, não se desespere. Se não houvesse o cabresto da dessassociação, mais da metade dos TJs já teria desistido de tudo por uma vida melhor.

Desejo sinceras melhoras para o seu coração, meu amigo.
Osvaldo Jr.
Osvaldo
Forista
Forista

Data de registro: 04 Nov 2008 10:26

Nova mensagempor TJCalado em 07 Mar 2014 19:24

VandersonDaniel escreveu:É duro. Bem q eu queria me libertar da Torre. Sei q não faz sentido viver assim, como vc disse. Mas o problema é q eu tenho 20 anos, moro com meus pais e no momento estou desempregado. Não sei o q aconteceria caso eu fosse desassociado por "apostasia", ou eu mesmo me dissociasse. E se os anciãos aconselhassem minha mãe a me expulsar de casa? Será q eles fariam isso? Afinal, é dissidência, "apostasia", não fornicação ou impureza. A Torre sabe mesmo manter suas ovelhas dentro do curral.

Vanderson, como disseste, você tem 20 anos e o seu objetivo ao ficar com seus pais é a dependência financeira. Realmente é também humilhante. Mas aconselho você a traçar uma meta. Estabeleça que o motivo de estar com seus pais é somente a necessidade financeira, não o vínculo religioso. Acostume com essa ideia e será menos doloroso pra você se libertar quando estiver em melhores condições.
O grande problema é você ser independente financeiramente, ter mais de 30 e ainda continuar na organização somente por causa da família. Você se sente preso a algo que não faz sentido. Há um looping na mente que diz que não há motivo para você continuar, mas você continua. E, acredite, isso incomoda mais do que precisar do dinheiro dos seus pais.
"Um paraíso não precisa necessariamente ser um lugar lindo. Basta ser apenas um lugar que me faça bem."
TJCalado
Forista
Forista

Data de registro: 11 Mar 2012 21:40

Nova mensagempor Soares em 15 Ago 2015 23:48

TJ Calado. Desculpe-me subir esse tópico aqui. Vc está melhor? Está controlado o teu problema de saúde?
Está fazendo o tratamento?
Hoje mesmo, eu estava com um amigo usuário daqui ao telefone, explicando que tive um pico hipertensivo e voltei do trabalho meio que a contragosto e estava, na última avaliação, com PA 180 x 130, porém, para ele ficar tranquilo, pois ficou meio assustado, informei-o já havia tomado a minha medicação, que é forte e normalmente eficaz. Bom...dormi por causa do medicamento no telefone e deixei-o falando sozinho :1 :1 :1 ...mas ele, meio assustado pois passei a não responder, tratou de telefonar preocupadíssimo comigo, para mais duas pessoas que ele sabe que também são meus amigos, no intuito de saberem melhor de mim, ou até mesmo entrarem em contato comigo por outros meios. Como foi bom saber, depois de acordar umas 5 horas depois kkk, nem sei se forma 5 ou 6 h, que "estranhos na teoria", mas irmãs na realidade, se preocuparam comigo...ainda tomei uns esculachos para me tratar melhor. Bem, melhorei, pelo menos hoje m:2

Resumo: Calado, está se tratando?

Espero que sim, e não se deixe abater pelos anos que perdeu ou perde na WT por enquanto, sei bem o que é isso. Lembre-se dos anos bons que poderá viver.
Quadros mudam, muitas vezes para melhor de uma hora para a outra.
De coração desejo a sua melhora. Desculpe pelo atraso pois fiquei sabendo desse tópico pelo mesmo amigo que falava comigo ao telefone hoje, e como vc me mesmo disse: "vou passar acompanhar esse tópico aqui"

Um grande e forte abraço.

Imagem
MAIS UM TIJOLO NO MURO. "[...]eu não entendi como a solidão de quem tem alguém, pode ser maior a de quem não tem ninguém[...]"
Soares
Perfil Desativado
Perfil Desativado

Data de registro: 20 Abr 2015 13:30
Localidade: Rio de Janeiro

Nova mensagempor Debora em 16 Ago 2015 00:29

Soares escreveu:TJ Calado. Desculpe-me subir esse tópico aqui. Vc está melhor? Está controlado o teu problema de saúde?
Está fazendo o tratamento?
Hoje mesmo, eu estava com um amigo usuário daqui ao telefone, explicando que tive um pico hipertensivo e voltei do trabalho meio que a contragosto e estava, na última avaliação, com PA 180 x 130, porém, para ele ficar tranquilo, pois ficou meio assustado, informei-o já havia tomado a minha medicação, que é forte e normalmente eficaz. Bom...dormi por causa do medicamento no telefone e deixei-o falando sozinho :1 :1 :1 ...mas ele, meio assustado pois passei a não responder, tratou de telefonar preocupadíssimo comigo, para mais duas pessoas que ele sabe que também são meus amigos, no intuito de saberem melhor de mim, ou até mesmo entrarem em contato comigo por outros meios. Como foi bom saber, depois de acordar umas 5 horas depois kkk, nem sei se forma 5 ou 6 h, que "estranhos na teoria", mas irmãs na realidade, se preocuparam comigo...ainda tomei uns esculachos para me tratar melhor. Bem, melhorei, pelo menos hoje m:2

Resumo: Calado, está se tratando?

Espero que sim, e não se deixe abater pelos anos que perdeu ou perde na WT por enquanto, sei bem o que é isso. Lembre-se dos anos bons que poderá viver.
Quadros mudam, muitas vezes para melhor de uma hora para a outra.
De coração desejo a sua melhora. Desculpe pelo atraso pois fiquei sabendo desse tópico pelo mesmo amigo que falava comigo ao telefone hoje, e como vc me mesmo disse: "vou passar acompanhar esse tópico aqui"
Um grande e forte abraço.
Imagem

Bom demais subir este tópico do TJCalado !!! Acho que todos nós estamos interessados em saber como está o acompanhamento dele. Com certeza pode servir de exemplo para para outros colegas. Quem sabe passar dicas sobre o assunto.

E quanto a você Soares, você sumiu entre 15hs51 e 19hs04.
Quase mata a gente do coração.
Na próxima vez, avisa tá. Assim a gente já deixa a passagem comprada pra ir te visitar.
PA 180 x 130 não é a recomendável para a tua idade.

Aprende com o TJCalado e se cuida !!!
Se vacilar não verá o harmagedom. :1 :1 :1 :1
Testemunhas de Jeová
O que será que elas não te contam?
http://www.pontosdefe.blogspot.com.br
Debora
Moderadora
Moderadora

Data de registro: 21 Dez 2010 10:07

Nova mensagempor Habiru em 16 Ago 2015 02:16

Quero me tratar para viver, não somente para continuar existindo.

TJ Calado, quero primeiramente desejar um bom tratamento!!!

Por favor, não desista da vida!!! Se você se sente forçado a ficar na religião por muitos motivos dos quais sabemos muito bem, procure não pender para o lado negativo da situação, apesar de difícil.

Existe vida fora da rotina da pregação e reuniões. Procure algo no seu tempo livre que goste: ir ao teatro, visitar uma biblioteca periodicamente e ler assuntos diferentes e que te interessem, dedique-se em fazer uma coleção de alguma coisa que goste (isto ocupa saudavelmente muito tempo e dá um sentimento de satisfação e de “missão cumprida” em cada item novo adquirido para a coleção), caminhe num parque de sua localidade e pratique atividades físicas (isto ajuda e muito a regular o humor e mantém os pensamentos saudáveis, é incrível o poder de uma simples caminhada). Procure pessoas que te façam boa companhia que não sejam do movimento das testemunhas, e por experiência própria, é possível encontrar pessoas fora do movimento da Torre de Vigia que são mais maduras, decentes, agradáveis e que se importam contigo muito mais e pelos melhores motivos do que as próprias testemunhas, que se importam por motivos puramente religiosos e condicional, e isto não é amizade verdadeira. Aqui na cidade onde moro e nas cidades irmãs vizinhas, sempre tem muita programação cultural gratuita e de qualidade, procuro fazer o que mais gosto e o que eu não conheço procuro conhecer, tem sido muito bom!!!

É comprovado que a fé faz bem em muitos sentidos, não sei se você ainda crê em Deus, mas, pesquise na Bíblia e poderá comprovar o quanto o Deus da Bíblia é diferente do Deus das religiões, faça orações. Acredito que faz bem acreditar ao menos num Criador. Faça seu próprio estudo da Bíblia, procure fontes mais imparciais de informação e menos tendenciosas (isto existe), se quiser me manda uma mensagem privada que eu te indico algumas literaturas muito boas que dei sorte de encontrar. Mas, não fique muito bitolado em assuntos bíblicos, acredito que o mau das testemunhas é este: apontar um ano, algo ou alguém como cumprimento de profecias, como a fera estar para ONU, no lugar de compreender o valor espiritual prático destas profecias.

Tudo que escrevi é baseado na minha própria experiência, estou progressivamente atenuando os efeitos danosos que a Torre de Vigia me causou por muitos anos na mente com muitos raciocínios falsos e nocivos, e desta maneira como descrevi acima, tenho procurado sempre estar em movimento com a mente e o corpo.

Finalizo sugerindo que o sentido da vida é simplesmente viver (não viver se aguentando, viver no sentido amplo do termo), não viva em função dos outros, porque isto não é viver é apenas representar como um ator, não pretenda respostas religiosas e filosóficas bem elaboradas, prontas e definitivas para certas questões, eu procuro fazer o melhor pelos meus parentes e amigos, eu me alegro com a chegada de cada estação (como amo a primavera!), me emociona ver o arco-íris depois de uma chuva gostosa (não reclamo da chuva), o sorriso de uma criança, o milagre que é um recém-nascido. Enfim, gosto de ver a vida nas coisas pequeninas e simples da vida e isto tem me dado muito alegria no viver. Pense nisto. Espero ter ajudado.

Abraço e se cuide!!!
Habiru
Forista
Forista

Data de registro: 10 Ago 2015 03:19

AnteriorPróximo

Retornar para Depoimentos