BETEL "in foco" : Depoimentos - Page 96
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

BETEL "in foco"

Depoimentos de ex-testemunhas de Jeová, cartas de dissociação e depoimentos sobre a vida pós Torre de Vigia. Aqui fala mais alto a sinceridade, o sentimento e muitas vezes os relatos nos impressionam pela falta de algo que mais as Testemunhas de Jeová dizem praticar: o amor ao próximo!
Fique a vontade para contar suas vivências

Re: BETEL "in foco"

Nova mensagempor Robert Orwell em 19 Dez 2014 20:45

Mexplica escreveu:
Robert Orwell escreveu:
TJCalado escreveu:
Robert Orwell escreveu:... e eu senti vibrações ruins nos corredores do auditório principal e do salão de refeições.

Ao que se refere aqui?

A um sentimento ruim que eu tive ao adentrar as instalações de Cesário Lange. É engraçado porque a parte externa do Betel de Cesário é muito bonita, jardins, chafarizes, árvores, lindo layout. Mas dentro dos prédios parece ter alguma coisa opressora, enegrecida. Deve ser a concentração da carga emocional negativa dos escravos confinados lá. Gostei não.

Corredores sombrios extremamente limpos...mas dava uma baita impressão de que você estava sendo observado por alguma...coisa...ou alguém, o tempo todo...eu também sou sensível a essas energias. Era tenso, muito tenso...por morar perto eu ia muito lá...naquela época era divertido, haviam os amigos...mas me recordo que em dados momentos, dependendo por onde eu passava, muitas vezes sozinha, dava um frio na espinha. E pensar que um dos meus grandes sonhos era morar lá...tsc

Depois da minha visita, eu não voltei nunca mais lá. E, claro, NUNCA MAIS eu cogitei em ir pr'aquele lugar.
"Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate" (Deixai toda a esperança, ó vós que entrais) ALIGHIERI, Dante. Inferno (Canto III)
Isto está, invisivelmente, escrito na entrada de todo Salão do Reino.
Robert Orwell
Forista
Forista

Data de registro: 21 Abr 2014 23:36
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor TJCalado em 19 Dez 2014 22:26

Robert Orwell escreveu:
Mexplica escreveu:
Robert Orwell escreveu:
TJCalado escreveu:
Robert Orwell escreveu:... e eu senti vibrações ruins nos corredores do auditório principal e do salão de refeições.

Ao que se refere aqui?

A um sentimento ruim que eu tive ao adentrar as instalações de Cesário Lange. É engraçado porque a parte externa do Betel de Cesário é muito bonita, jardins, chafarizes, árvores, lindo layout. Mas dentro dos prédios parece ter alguma coisa opressora, enegrecida. Deve ser a concentração da carga emocional negativa dos escravos confinados lá. Gostei não.

Corredores sombrios extremamente limpos...mas dava uma baita impressão de que você estava sendo observado por alguma...coisa...ou alguém, o tempo todo...eu também sou sensível a essas energias. Era tenso, muito tenso...por morar perto eu ia muito lá...naquela época era divertido, haviam os amigos...mas me recordo que em dados momentos, dependendo por onde eu passava, muitas vezes sozinha, dava um frio na espinha. E pensar que um dos meus grandes sonhos era morar lá...tsc

Depois da minha visita, eu não voltei nunca mais lá. E, claro, NUNCA MAIS eu cogitei em ir pr'aquele lugar.

Pela primeira vez leio um comentário sobre a verdadeira espiritualidade em Betel.
"Um paraíso não precisa necessariamente ser um lugar lindo. Basta ser apenas um lugar que me faça bem."
TJCalado
Forista
Forista

Data de registro: 11 Mar 2012 21:40

Nova mensagempor Kaarlo Luhtanen em 19 Dez 2014 23:07

TJCalado escreveu:
Robert Orwell escreveu:
Mexplica escreveu:
Robert Orwell escreveu:
TJCalado escreveu:

Ao que se refere aqui?

Pela primeira vez leio um comentário sobre a verdadeira espiritualidade em Betel.

Muitos dos que estão naquele mausoléu não estão por vontade própria, mas porque foram pressionados pelos pais como uma forma de alcançar alvos espirituais.
Kaarlo Luhtanen
Forista
Forista

Data de registro: 21 Mar 2014 22:04

Nova mensagempor Cristóvão Colombo em 16 Mar 2015 15:23

É, o Tempo passa !!!! ...
Dez Anos se passaram em minha vida e aqui estou eu, passando para dar um Grande Abraço Virtual em meus Amigos, alguns conhecidos e outros ainda virtuais!!!
Como levo minha vida hoje?
Graças ao bom Deus o período de vender "pastel na rua" já passou, embora tenha sido um grande degrau que me ajudou a amdurecer como pessoa!
Fui amaldiçoado por Deus?
Não, diferente do que sempre nos fizeram crêr, sinto a presença de Deus em cada faceta de minha vida ... não daquele Deus que se magoaria se dormissemos no meio de uma oração ... mas de uma força que de alguma forma e por algum propósito me dá apoio quando mais preciso!
Qual minha religião? - CRISTÃO
Independente de certezas, sim, de quem realmente foi, o exemplo deixado por Cristo parece ser uma forma simples de vida!
Sinto falta de Betel ou das TJ?
Não. Por muito tempo sentia algo estranho, um certo inconformismo! ... sentia de certa forma falta dos amigos ... amigos? ... não ... concorrentes em uma corrida! ... incapazes de te dar a mão diante de um tropeço ... capazes de se rirem diante de sua queda e de uma aparente "vantagem" que levam sobre você!

Lembram do motivo que me fez deixar Betel? - Vivia num casamento de fachada por 12 anos ... irônicamente, lá dentro, conheci minha alma gêmea!!! ... a pessoa que me completa e que me faz Feliz já nestes 10 anos! ...
Conclusão: há verdadeira vida após a Torre!!! ... e, quando sai de lá, você deixa meramente de ser um deles ... não de ser um CRISTÃO!!!...

Grande abraço a todos que de alguma forma me ajudaram nestes Fórum!!!...

Abraços!

C.C
Cristóvão Colombo
Forista
Forista

Data de registro: 19 Mar 2011 20:20

Nova mensagempor Mexplica em 16 Mar 2015 16:13

Cristóvão Colombo escreveu:É, o Tempo passa !!!! ...
Dez Anos se passaram em minha vida e aqui estou eu, passando para dar um Grande Abraço Virtual em meus Amigos, alguns conhecidos e outros ainda virtuais!!!
Como levo minha vida hoje?
Graças ao bom Deus o período de vender "pastel na rua" já passou, embora tenha sido um grande degrau que me ajudou a amdurecer como pessoa!
Fui amaldiçoado por Deus?
Não, diferente do que sempre nos fizeram crêr, sinto a presença de Deus em cada faceta de minha vida ... não daquele Deus que se magoaria se dormissemos no meio de uma oração ... mas de uma força que de alguma forma e por algum propósito me dá apoio quando mais preciso!
Qual minha religião? - CRISTÃO
Independente de certezas, sim, de quem realmente foi, o exemplo deixado por Cristo parece ser uma forma simples de vida!
Sinto falta de Betel ou das TJ?
Não. Por muito tempo sentia algo estranho, um certo inconformismo! ... sentia de certa forma falta dos amigos ... amigos? ... não ... concorrentes em uma corrida! ... incapazes de te dar a mão diante de um tropeço ... capazes de se rirem diante de sua queda e de uma aparente "vantagem" que levam sobre você!

Lembram do motivo que me fez deixar Betel? - Vivia num casamento de fachada por 12 anos ... irônicamente, lá dentro, conheci minha alma gêmea!!! ... a pessoa que me completa e que me faz Feliz já nestes 10 anos! ...
Conclusão: há verdadeira vida após a Torre!!! ... e, quando sai de lá, você deixa meramente de ser um deles ... não de ser um CRISTÃO!!!...

Grande abraço a todos que de alguma forma me ajudaram nestes Fórum!!!...

Abraços!

C.C

Cristóvão, saudades de você por aqui!
Fico imensamente feliz de ver tua vitória, apesar dos percalços!
Desejo toda felicidade do mundo para você e sua linda esposa!

Você é um grande exemplo de vida e superação!

Abraços!
O que é certo? O que é errado?

* O maior inimigo da verdade, é o medo de descobri-la. *
Mexplica
Moderador
Moderador

Data de registro: 04 Nov 2012 17:56

Nova mensagempor Cristóvão Colombo em 16 Mar 2015 18:32

Olá Mexplica!!! ...
Obrigado por tuas palavras!!! ... certamente os percalços são muitos assim como você mesmo tem sentido, mas, com certeza, seremos maiores que estes!!! ...
Precisamos conversar mais ... a vida tá corrida né!!!rsrsrsr

Grande abraço!!!

C.C
Cristóvão Colombo
Forista
Forista

Nova mensagempor Caronte Vitalzole em 16 Mar 2015 18:55

Eu conhecia a Mexplica que conhece o C.C. que me conhece. Lembro que hoje meu irmão caçula que ela pegou no colo tem uma filha na idade que ela tinha quando conheci a família dela.
O que tem isto a ver com o tópico?
Estavamos na mesma religião.
Podíamos ter sido colegas em Betel.
Talvez teríamos a oportunidade de virar a cara um para os outros por causa da desassociação.
Não sei se somos amigos.
Com certeza inimigos não somos.
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Caronte Vitalzole
Forista
Forista

Data de registro: 30 Jan 2011 10:41

Nova mensagempor Mexplica em 16 Mar 2015 19:58

Caronte Vitalzole escreveu: Lembro que hoje meu irmão caçula que ela pegou no colo tem uma filha na idade que ela tinha quando conheci a família dela.

Abafa o caso, Caronte :lol:

Caronte Vitalzole escreveu:O que tem isto a ver com o tópico?
Estavamos na mesma religião.
Podíamos ter sido colegas em Betel.
Talvez teríamos a oportunidade de virar a cara um para os outros por causa da desassociação.
Não sei se somos amigos.
Com certeza inimigos não somos.

Não, não somos inimigos, e descobri que existem pessoas nesse meio chamado de "apostasia" com muito mais amor no coração, com muito mais ética e honestidade, do que muitos que um dia chamamos de irmãos. Muito mais gente que se importa de verdade. Gente que passa a acolher almas machucadas, independente de em que elas passam a acreditar. Ajudam outros descobrir verdades, sem a intenção de apenas agregar mais um número para seu relatório. Isso faz a grande diferença!

E é muito bom descobrir que nesse meio, tem gente conhecida de muito tempo atrás!
O que é certo? O que é errado?

* O maior inimigo da verdade, é o medo de descobri-la. *
Mexplica
Moderador
Moderador

Data de registro: 04 Nov 2012 17:56

Nova mensagempor Pássaro em 17 Mar 2015 05:41

Que bom saber de você grande Cristovão! Que Cristo continue a iluminar seus caminhos! d:7
O barco da torre tá afundando?
Pássaro
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 07:45

Nova mensagempor Lourisvaldo Santana em 17 Mar 2015 06:52

Cristóvão Colombo escreveu:
Está aberto o tópico: façam suas perguntas e observações! Abraços

Como Betel trata os velhinhos? Manda-os par casa quando não servem mais,cuida deles com muito carinho, ou os trata como uma carga?
Testemunhas de Jeová
O que elas não lhe contam? (399 páginas)

Apresentação e opções de Download aqui:

http://www.pontosdefe.blogspot.com.br
Lourisvaldo Santana
Moderador
Moderador

Data de registro: 20 Fev 2015 16:59
Localidade: Piauí

Nova mensagempor Cristóvão Colombo em 18 Mar 2015 09:37

Lourisvaldo Santana escreveu:

Como Betel trata os velhinhos? Manda-os par casa quando não servem mais,cuida deles com muito carinho, ou os trata como uma carga?

De forma geral a política é a mesma: se continuarem preenchendo o perfil de Betel são mantidos, assim como os ex missionários e outros que nunca saíram da linha. Por sua vez aqueles (conheci no mínimo 3 casos) que de alguma forma não eram mais interessantes para Betel, achavam um jeito de tirá-los de cena. Um exemplo foi um irmão que já estava com seus 70 a epoucos anos. Servia desde o Betel na Lapa. Certo dia ví ele triste e quis saber o porquê: ele disse que pela segunda vez um membro da comissão tinha estimulado ele a deixar Betel e ir morar numa casinha que ele tinha em Cesário Lange. Motivo: este irmão com o passar dos anos desanimou. Já não assistia regularmente as reuniões no salão de Betel, pouco ía ao serviço de campo. Ao invés de ser valorizado e colocado numa sala quente para trabalhar nos dias de inverno, foi colocado na chamada sucata onde alí passava os dias separando sucatas enferrujadas e latinhas.
Na verdade a política é a mesma usada com SC e SD, ou seja, se a pessoa destoa do perfil esperado por ela, sem a menor consideração é passada para pioneiro especial e logo convidado para SERVIR ALEGREMENTE como PIONEIRO REGULAR em sua congregação de origem!!!
Isso muitas vezes com mais de 60 anos de idade!

Já comentei sobre isso: a questão não é o quão "espiritual" você é, mas sim, o quão "conveniente" você é, quer seja para o serviço braçal quer seja para dar valor a imagem carismática da Torre!

Abraços!

C.C
Cristóvão Colombo
Forista
Forista

Nova mensagempor Lourisvaldo Santana em 18 Mar 2015 17:15

Lourisvaldo Santana escreveu:

De forma geral a política é a mesma: se continuarem preenchendo o perfil de Betel são mantidos, assim como os ex missionários e outros que nunca saíram da linha. Por sua vez aqueles (conheci no mínimo 3 casos) que de alguma forma não eram mais interessantes para Betel, achavam um jeito de tirá-los de cena. Um exemplo foi um irmão que já estava com seus 70 a epoucos anos. Servia desde o Betel na Lapa. Certo dia ví ele triste e quis saber o porquê: ele disse que pela segunda vez um membro da comissão tinha estimulado ele a deixar Betel e ir morar numa casinha que ele tinha em Cesário Lange. Motivo: este irmão com o passar dos anos desanimou. Já não assistia regularmente as reuniões no salão de Betel, pouco ía ao serviço de campo. Ao invés de ser valorizado e colocado numa sala quente para trabalhar nos dias de inverno, foi colocado na chamada sucata onde alí passava os dias separando sucatas enferrujadas e latinhas.
Na verdade a política é a mesma usada com SC e SD, ou seja, se a pessoa destoa do perfil esperado por ela, sem a menor consideração é passada para pioneiro especial e logo convidado para SERVIR ALEGREMENTE como PIONEIRO REGULAR em sua congregação de origem!!!

Já comentei sobre isso: a questão não é o quão "espiritual" você é, mas sim, o quão "conveniente" você é, quer seja para o serviço braçal quer seja para dar valor a imagem carismática da Torre!

Abraços!

C.C

Enquanto Testemunha, ouvi uma versão bem dourada sobre como se tratava os idosos em Betel. Citou-se inclusive o caso de um que, já pelos 90 anos, já quase sem os sentidos, tinha seus "enfermeiros particulares", seus próprios horários, e ainda só trabalhava se quisesse (deram-lhe não sei que função de modo que ele trabalhava sentado e, enquanto sentado, podia até cochilar). Tratamento digno de membro do Corpo Governante.

Brigadão pela resposta! :D1
Testemunhas de Jeová
O que elas não lhe contam? (399 páginas)

Apresentação e opções de Download aqui:

http://www.pontosdefe.blogspot.com.br
Lourisvaldo Santana
Moderador
Moderador

Data de registro: 20 Fev 2015 16:59
Localidade: Piauí

Nova mensagempor Caronte Vitalzole em 18 Mar 2015 19:47

Penso que por marketing, Betel permite que alguns idosos permaneçam morando no lar até a morte. Normalmente os mais idosos estão em cargos de destaque ou são estrangeiros. O "irmão" Paixão era uma destas exceções e teve sua biografia publicada numa revista (1/2/1997). Excelente publicidade!
Betel tem muitas regras que beneficiam os idosos. Lembro por exemplo, que o uso de elevadores era liberado apenas para os maiores de 40 anos. Havia inclusive mais folgas para os mais velhos, mas me parece que esta regra mudou. Mas a questão é que envelhecer em Betel é para poucos e muito antes disso já são remanejados para outras formas de tempo integral, afinal substitutos não faltarão. Estou errado CC?

Que fim levou o Paixão?
"Com alguns bons amigos bebendo de bem com a vida
De uma América a outra consigo passar num segundo"
Caronte Vitalzole
Forista
Forista

Data de registro: 30 Jan 2011 10:41

Nova mensagempor Robert Orwell em 18 Mar 2015 19:59

Cristóvão Colombo escreveu:De forma geral a política é a mesma: se continuarem preenchendo o perfil de Betel são mantidos, assim como os ex missionários e outros que nunca saíram da linha. Por sua vez aqueles (conheci no mínimo 3 casos) que de alguma forma não eram mais interessantes para Betel, achavam um jeito de tirá-los de cena. Um exemplo foi um irmão que já estava com seus 70 a epoucos anos. Servia desde o Betel na Lapa. Certo dia ví ele triste e quis saber o porquê: ele disse que pela segunda vez um membro da comissão tinha estimulado ele a deixar Betel e ir morar numa casinha que ele tinha em Cesário Lange. Motivo: este irmão com o passar dos anos desanimou. Já não assistia regularmente as reuniões no salão de Betel, pouco ía ao serviço de campo. Ao invés de ser valorizado e colocado numa sala quente para trabalhar nos dias de inverno, foi colocado na chamada sucata onde alí passava os dias separando sucatas enferrujadas e latinhas.

Abraços!

C.C

Há uns 5 anos atrás, quando eu ainda era TJ, conheci uma senhora de mais de 65 anos de idade, muito gentil por sinal, que fora missionária, betelita, posteriormente rebaixada a pioneira especial em território isolado e, por fim, mandada de volta para a própria congregação, ainda com a carga das 120 horas de especial. Foi um amigo meu, TJ desassociado-readmitido-afastado-apostatado-Madalena arrependida-retornado que me contou. Pouco tempo depois, larguei o serviço de tempo integral.
"Lasciate ogne speranza, voi ch'intrate" (Deixai toda a esperança, ó vós que entrais) ALIGHIERI, Dante. Inferno (Canto III)
Isto está, invisivelmente, escrito na entrada de todo Salão do Reino.
Robert Orwell
Forista
Forista

Data de registro: 21 Abr 2014 23:36

Nova mensagempor Cristóvão Colombo em 20 Mar 2015 08:55

Caronte Vitalzole escreveu:Penso que por marketing, Betel permite que alguns idosos permaneçam morando no lar até a morte. Normalmente os mais idosos estão em cargos de destaque ou são estrangeiros. O "irmão" Paixão era uma destas exceções e teve sua biografia publicada numa revista (1/2/1997). Excelente publicidade!
Betel tem muitas regras que beneficiam os idosos. Lembro por exemplo, que o uso de elevadores era liberado apenas para os maiores de 40 anos. Havia inclusive mais folgas para os mais velhos, mas me parece que esta regra mudou. Mas a questão é que envelhecer em Betel é para poucos e muito antes disso já são remanejados para outras formas de tempo integral, afinal substitutos não faltarão. Estou errado CC?

Que fim levou o Paixão?

Saudações meu irmão Caronte!

O Paixão faleceu por volta de 2003 ou 2004. Estava muito velinho. Pessoalmente tive o prazer de cuidar dele pouco antes da morte. Digo, prazer, pela pessoa boa e umilde que ele era, não pelo prestígio interno! - Paixão foi um dos poucos casos dos Betelitas "brasileiros" que envelheceu e recebeu o cuidado que merecia. Mas, isso não veio de graça, pois, ele era o perfeito "perfil" de Betel: umilde, não questionava nada, não bebia, abdicou da vida de casado para servir a Torre, e era pau para toda obra, em suma, o que eles consideram lá como "exemplo de espiritualidade". Assim, se tornou quase que um garoto propaganda, mencionado pelos cicerones ao passarem pela gráfica chamada de: Gráfica do Paixão! ... Agora, o que dizer de Ruggin, Lapastina e outros que simplesmente não preenchiam o perfil ideal? - Pessoalmente testemunhei o caso de um irmão de uns 58 anos de idade que era encarregado de departamento no início do Betel e foi responsável em fazer práticamente todos os móveis do Betel de Cesário Lange. No final da década de 90 ele já não era mais visto como imprescindível. Assim, foi colocado um mais jovem no lugar dele e ele de ajudante do encarregado. Mais uns meses e ele foi colocado a disposição para ser usado em outros departamentos. Lembro até hoje que meu encarregado com tom sarcástico perguntou se não tinha uns parafusos enferrujados para este irmão separar na sucata! - Na verdade lá funciona assim: você é usado até o momento que pode ser "útil" ou digamos "interessante" para Betel. No momento em que percebem que você está tomando certa idade repentinamente você é convidado para ir de SC ou Pioneiro Especial, o que foi o caso deste irmão que "não aceitou", Daí, eles começam a trabalhar o seu lado psicológico, fazendo você pular de departamento em departamento, colocando em serviços que evidentemente poderiam ser feito por um novato ... tudo isso até você não guentar mais e "pedir para sair". Foi justamente o que aconteceu com este casal já na faixa dos 60 anos e por tantos outros que conheci!

Alguém que esteve lá tem alguma visão diferente ou confirmam minha visão?

Grande abraço!

C.C
Cristóvão Colombo
Forista
Forista

AnteriorPróximo

Retornar para Depoimentos