Como Charles T.R veio a "conhecer" as TJs. : Publicações
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Como Charles T.R veio a "conhecer" as TJs.

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.

Como Charles T.R veio a "conhecer" as TJs.

Nova mensagempor josebr em 27 Fev 2011 22:17

Olá. Agora a pouco eu estava assistindo a reunião pública e um pedaço da sentinela me chamou a atenção. Aliás, me sinto um espião por porticipar do fórum e continuar a assistar às reuniões :D
A sentinela de 15/12/2010, no estudo que inicia-se na página 20, no parágrafo 14 diz o seguinte:

"Certa Noite, em 1869, ao voltar para casa do trabalho,Charles T. Russel ouviu pessoascantando num salão no subsolo de um prédio. Naquela fase de sua vida, ele já não tinha esperança de encontrar a verdade sobre Deus. Assim. ele havia decidido dedicar-se ao seu comércio, com a idéia de que, se juntasse algum dinheiro, poderia pelo menos ajudar materialmente as pessoas, mesmo que não as pudesse ajudar em sentido espiritual. O irmão Russe entrou naquele salão poeirento e mal-iluminado e viu que se tratava de um culto religioso. Ele sentou-se para escutar. Mais tarde, ele escreveu que aquilo que ouviu naquela noite "foi o suficiente, sob a orientação de deus, para restaurar [sua] abalada fé na inspiração divina da bíblia". Note que foi a música que, de início, atraiu o irmão Russel àquela reunião."

O estudo da sentinela trata sobre a importância da música no louvor à Jeová.
A parte interessante foi a parte dos comentários dos irmãos. Aliás, ele só seguiram a maré, porque o próprio parágrafo dá a entender o que eles comentaram. Os irmãos comentaram que foi a música que atraiu CTR à verdade, ou seja, que o atraiu às TJs, como se algum dia ele entrou em um salão do reino e disse: "Ah! Descobri a verdade." O pior é que várias pessoas comentaram coisas parecidas. Quem ainda está frequentando tem bem fresco na memória como os comentários são repetidos, cada irmão usando algumas palavras diferentes apenas. E o pior de tudo: o próprio dirigente confirmou a história. Ele disse que se não fosse a música naquele salão (aliás a revista usa a palavra salão pra deixar um pouco ambiguo e confundir os desavisados) talvez CTR nunca viesse a "conhecer" a verdade. Mais alguém assistiu a reunião de hoje ou tem algo a comentar?
josebr
Forista
Forista

Data de registro: 23 Fev 2011 19:41

Re: Como Charles T.R veio a "conhecer" as TJs.

Nova mensagempor spy_tower em 27 Fev 2011 23:08

:1 É verdade, assisti ontem e comentei com minha esposa, é muita sacanagem da Torre! Eles contam a história meio no banho-maria, sem entrar em detalhes, como por exemplo que espécie de culto religioso estava rolando lá no subsolo, que era um movimento do segundo advento, as idéias que foram transmitidas, etc... não! eles só dão um migué dizendo que a música o atraiu!

Mas não devemos nos admirar, pois sabemos que a Torre é mestre na lavagem cerebral!

E quanto a sensação de espião, não eskenta não, no tempo devido a gente sai de lá!!!

Abraços
"É impossível calcular o dano moral, se é que posso chamá-lo assim, que a mentira mental tem causado na sociedade. "
spy_tower
Forista
Forista

Data de registro: 20 Set 2010 16:37

Nova mensagempor Diego Rutherford em 28 Fev 2011 00:22

Isso faz refletir que a música tem seu papel relevante na adoração, o que não é um valor das TJs...

Como seria interessante que cada congregação TJ tivesse uma equipe de louvor, instrumento e instrumentistas, quarteto, coral, grupo jovem, apresentações-solo, etc...

Talvez o rito religioso delas seria mais leve, mais interessante, e de fato estaria atraindo mais pessoas à tal "Verdade"...
Imagem
"Todos somos igualmente sacerdotes!" (Martinho Lutero)

Tem texto novo no meu blog:
http://proclamadordaliberdade.blogspot.com/
Diego Rutherford
Forista
Forista

Data de registro: 03 Nov 2008 08:17

Nova mensagempor JOSÉ FACCIOLI JR em 28 Fev 2011 02:41

Se CTR vivesse aquela crise hoje, aqui no Brasil, e passasse em frente a uma IURD ou uma Assembleia de Deus ou qualquer uma que seja, e estivessem cantando...AHH! Ele descobriria a verdade!!!!
"Quando nós adotamos cegamente uma religião, um sistema político, um dogma literário, nós nos tornamos autômatos, paramos de crescer" - Anaïs Nin (1914-1977)

http://yosefbenyosef.blogspot.com/
http://religiaosobescrutinio.blogspot.com/
JOSÉ FACCIOLI JR
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 22:00

Nova mensagempor Estudante da Bíblia em 28 Fev 2011 07:58

spy_tower escreveu:Eles contam a história meio no banho-maria, sem entrar em detalhes, como por exemplo que espécie de culto religioso estava rolando lá no subsolo, que era um movimento do segundo advento, as idéias que foram transmitidas, etc... não! eles só dão um migué dizendo que a música o atraiu!

Exatamente. Não foi feita qualquer menção de que aquele era um culto adventista, mas justamente naquela ocasião Russell começava uma jornada de quase 10 anos dentro do adventismo. Foi só em 1879, numa ação apóstata e de independencia, que Russell se desligou de seus amigos adventistas e fundou sua própria publicação.

O interessante é que o artigo admite que o cântico daquela igreja da cristandade tocou o coração de Russell. Mas o curioso é o que a Torre descreve no Anuário 2011 sobre a elaboração do novo cancioneiro "Cantemos à Jeová":
Para que os cânticos fossem reverentes e ao mesmo tempo tocantes, eles procuravam evitar que ficassem parecidos aos hinos usados nas igrejas da cristandade.
— Anuário das Testemunhas de Jeová 2011, pgs. 18-19.

Vai ver foi por isso que o novo cancioneiro ficou tão ruim. O que não falta são cânticos da "cristandade" reverentes e tocantes, algo que certamente não está em grande parte do "Cantemos à Jeová".
Estudante da Bíblia
Forista
Forista

Data de registro: 22 Jan 2009 01:12

Nova mensagempor André Felix em 28 Fev 2011 08:09

Mas qual era o assunto principal do artigo? Era sobre música ou algo sobre como Russel voltou a ter fé? Se era sobre como a música pode ser inspiradora ou motivadora dá para entender os poucos detalhes sobre aquela noite, já detalhados em outros artigos, com outros contextos. Por exemplo, que aquela era uma Igreja Cristã do Advento, promotora do adventismo, que atiçou nele a crença de que vivia nos "últimos dias".

Se não for, esse é mais um exemplo claro de cinismo, de branqueamento da história.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
André Felix
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 01 Nov 2008 08:42

Nova mensagempor CAIO em 28 Fev 2011 08:12

Fui dar um comentário nesse paragráfo e deixei escapar um ponto de vista meio apóstata, sem querer.
Eu comentei a importancia dos canticos pra atrair pessoas e tal, ilustrei com a historia de Russel conforme o parágrafo, e na hora de finalizar eu disse: a partir desse contato do irmão Russel com esse grupo de estudantes mais tarde formou-se a religião Testemunhas de Jeová e cá estamos nós hoje, devemos ser muito gratos.

:?
Jesus veio para nos salvar do pecado e ainda existe pecado.
Thor veio para nos salvar dos gigantes de gelo....... E acho que está sendo eficaz.
CAIO
Forista
Forista

Data de registro: 07 Jan 2010 08:24

Nova mensagempor André Felix em 28 Fev 2011 08:24

CAIO escreveu:Fui dar um comentário nesse paragráfo e deixei escapar um ponto de vista meio apóstata, sem querer.
Eu comentei a importancia dos canticos pra atrair pessoas e tal, ilustrei com a historia de Russel conforme o parágrafo, e na hora de finalizar eu disse: a partir desse contato do irmão Russel com esse grupo de estudantes mais tarde formou-se a religião Testemunhas de Jeová e cá estamos nós hoje, devemos ser muito gratos.

:?

Você disse isso? C A R A M B A! :o

Pelo menos você falou em "estudantes" e não em "igreja", não mencionou a palavra "adventismo" e nem especificou a quem as TJs devem ser gratas, se ao grupo, à ocasião ou ao Russel.
Mas quem sabe você não lançou alguma sementinha apostatinha por lá, né não? :lol:
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
André Felix
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 01 Nov 2008 08:42

Nova mensagempor gerom em 28 Fev 2011 08:38

Yosef Ben Yosef escreveu:Se CTR vivesse aquela crise hoje, aqui no Brasil, e passasse em frente a uma IURD ou uma Assembleia de Deus ou qualquer uma que seja, e estivessem cantando...AHH! Ele descobriria a verdade!!!!

Não vou fazer retoques em seu comentário! d:9 ... somente coloco uma pequena observação: se CTR passa-se em frente à Renascer então...
"Se não está explicitamente indicado, está implicitamente excluído"
gerom
Moderador
Moderador

Data de registro: 28 Jul 2010 11:54

Nova mensagempor sidhiresus em 28 Fev 2011 11:01

Que sacanas, manipulam as palavras para parecer o que não é e esconder a verdade. Claro porque, imagina só como pegaria mal saber que era uma música dos adventistas, que a Torre é filha rebelde do Adventismo.
sidhiresus
Administrador
Administrador

Data de registro: 01 Nov 2008 09:15
Localidade: São Paulo

Próximo

• Tópicos Similares
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Retornar para Publicações