A perfeição de Adão e a imperfeição de todos nós : Publicações
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar


A perfeição de Adão e a imperfeição de todos nós

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.

A perfeição de Adão e a imperfeição de todos nós

Nova mensagempor percy harding em 24 Nov 2008 17:42

A perfeição de Adão e a imperfeição de todos nós
As Testemunhas de Jeová sustentam a interpretação literal da maioria dos eventos narrados no livro de Gênesis envolvendo Adão e Eva. Por exemplo, acreditam que Adão realmente existiu e que através de seus pecado toda a humanidade herdou a imperfeição — o que explicaria todo sofrimento, doenças, envelhecimento e morte existentes.

Há, contudo, certas questões desconcertantes que inquietam aqueles que analisam as interpretações muito particulares da Torre de Vigia — entidade responsável pelos ensinos oficiais das Testemunhas de Jeová. Para entender melhor o que queremos dizer com isso, comecemos analisando uma recente resposta dada no artigo "Nossos Leitores Perguntam", publicado em A Sentinela de 1º de outubro de 2008, página 27

Imagem

De início convém fixar o que significava a "perfeição" — ainda que "limitada" — do homem Adão. Observe o diagrama abaixo:

Imagem

O artigo diz: "Foi possível Adão pecar porque Deus o criou com livre-arbítrio". Ora, o livre-arbítrio fazia parte do "pacote" do projeto de criação do perfeito Adão. Será que ele deixaria de ser "perfeito" dependendo das escolhas que fizesse?

A analogia com a faca que é "perfeita para cortar carne", mas imperfeita para se tomar sopa só serve ao objetivo de confundir e desviar o leitor do foco principal da questão. Ainda assim, poderíamos perguntar: acha mesmo que a tal faca deixaria de ser perfeita para o propósito para o qual foi projetada só porque foi usada uma ou outra vez para se tentar tomar sopa? Não acha que ela continuaria sendo perfeita para cortar carne? Seguindo esta linha de raciocínio, não deveria Adão continuar sendo "perfeito" apesar de seu erro?

O redator do artigo assegura que "uma coisa é perfeita apenas em relação ao propósito para o qual ela foi projetada". Então, veja a definição que a Torre de Vigia apresenta para o que envolvia o projeto da criação de Adão:

Imagem

Em outras palavras: todos os descendentes de Adão deveriam nascer "perfeitos", 'dotados de livre-arbítrio' em harmonia com o projeto de Deus.

Mesmo assim, será que haveria alguma possibilidade de tal projeto sair falho? Preste atenção na afirmação que a Torre de Vigia faz a seguir:

Imagem

Veja bem: o projeto da criação terrestre, do ponto de vista de Deus, era 'muito bom'. Assegura-se que mesmo "quando Adão pecou, seu Criador não precisou corrigir algum defeito de projeto"! Visto que o Criador não viu necessidade de corrigir algum defeito no projeto da criação nem mesmo depois do "pecado" de Adão isso reforçaria a tese de que todos os descendentes do primeiro casal humano deveriam poder ser gerados "perfeitos" — mesmo depois do "pecado"!

A seguir, faz-se uma comparação entre o proceder de Adão e o de Jesus:

Imagem

Esse cenário suscita também algumas duvidas inquietantes:
  • Por que a desobediência de Adão teria desencadeado terríveis consequências imediatas a todos os humanos, por milhares de anos, ao passo que o proceder "leal" de Jesus não produziu em contrapartida benefícios imediatos nem mesmo dois mil anos depois?
  • Outra questão: na doutrina da Torre de Vigia, é somente após o Milênio (reinado de mil anos de Jesus) que os humanos atingirão a perfeição no grau que Adão usufruía. Nessas condições, terão de passar por uma prova final. Parece-lhe razoável a passagem de tanto tempo, com tanto sofrimento, para só então se resgatar o que Adão perdeu?

Prosseguindo:

Imagem

De novo, essas considerações acima só servem para desviar o foco da questão. O uso do livre-arbítrio, por parte de Adão, não invalidava o projeto do Criador que, como já foi assegurado antes, era 'muito bom', mesmo depois do pecado de Adão.

Finalizando este artigo, deparamo-nos com a seguinte afirmação da Torre de Vigia

Imagem

Após tudo considerado, observe os diagramas abaixo:

Imagem

Imagem

"Adão pecou antes de ter filhos. Por isso, todos os seus descendentes nasceram imperfeitos."

Para analisar as implicações desta frase vamos recorrer agora a outro artigo publicado há mais de 50 anos em A Sentinela sob "Perguntas dos leitores". Trata-se do número (em português) de 1º de julho de 1958, página 414. Observe a pergunta...

Imagem

E a resposta...

Imagem

A pergunta suscitada certamente não é impertinente como parece dar a entender o redator do artigo. Por quê? Segundo o conceito da Torre de Vigia, Adão e Eva não eram um casal qualquer. Eles foram os ancestrais de toda família humana e, por suas ações, tornaram-se os responsáveis diretos por toda herança de sofrimento e a condenação à morte infligida aos seus descendentes.

Quando a Torre de Vigia alega que ninguém deveria se intrometer nos assuntos particulares daquele casal e questionar por que não tiveram relações sexuais enquanto eram "perfeitos" ela está tentando desviar a atenção para um embaraçoso cenário que se desenvolveria naquele episódio. Imagine:

  • Adão e Eva obedecendo à ordem expressa de seu Criador crescei, multiplicai e enchei a terra' — gerando filhos "perfeitos" no Éden;
  • Pouco depois, o mesmo casal desobedecendo outra ordem expressa de seu Criador - comendo do fruto proibido — sendo expulsos do Éden e gerando filhos "imperfeitos".

Como ficaria a questão da redenção da família humana, pelo único sacrifício de Jesus se houvesse duas classes de humanos: os nascidos "perfeitos" e os "imperfeitos"?

Para dar uma satisfação aos seus leitores, veja o que a revista chega a afirmar:

Imagem

Imagem
Imagem

Lido assim, é realmente chocante alguém achar "providencial" que toda a humanidade tivesse sido gerada apenas após o primeiro casal ter sido expulso do Éden. É como se dissessem: "Bem, já que haveria mesmo necessidade de redenção do pecado herdado, que bom que isto se aplica a todos os humanos. Para que complicar a situação, supondo-se que houvesse humanos nascidos perfeitos? Foi melhor ("providencial") todos nascerem já condenados à morte mesmo!"

Ou, fazendo uma analogia: Um casal tem dez filhos. Quatro nasceram com boa saúde. Os demais nasceram com o vírus da AIDS porque seus pais, depois de um tempo, haviam contraído esta doença. Aí alguém chega e diz: 'Visto que se desenvolverá uma vacina contra a AIDS seria mais providencial que todas as crianças tivessem nascido infectadas"!

Absurdo? Pois parece ser este o raciocínio desenvolvido nos parágrafos da revista A Sentinela.

CONCLUSÃO AOS DOIS ARTIGOS:
Ao se analisar as interpretações da Torre de Vigia no relato de Gênesis, envolvendo Adão e Eva, muitas inconsistências e dúvidas inquietantes acabam vindo à tona, conforme acabamos de expor.

A estória poderia ser mais justa e menos complicada se, independentemente do pecado de Adão, todos os seus descendentes tivessem nascido perfeitos, cada qual fazendo uso de seu livre-arbítrio e decidindo que direção tomariam na vida. E arcando com as consequências de SUAS decisões.

Ainda assim restaria a seguinte questão sobre o livre-arbítrio:

  • Que liberdade de escolhas é esta, quando uma das duas alternativas é a punição com sofrimento e morte?

ORIGINAIS DESTE ARTIGO:
4908150792_ba05767e77_b.jpg
Clique para ampliar

4908151282_9ca8ea6653_b.jpg
Clique para ampliar

4907559041_d3e8752a98_b.jpg
Clique para ampliar

4908151998_30d825fcdb_b.jpg
Clique para ampliar

4907559693_5100e49233_b.jpg
Clique para ampliar

4908152862_644a835746_b.jpg
Clique para ampliar

4908153328_b90c8b45d4_b.jpg
Clique para ampliar
Editado pela última vez por Poltergeist em 20 Ago 2010 12:06, no total de 17 vez
Razão: Transformando as imagens em texto
"Não há nada escondido que não se torne manisfesto, tampouco há nada cuidadosamente oculto que nunca se torne conhecido e nunca venha à tona."
LS - Batismo: 16/01/82 - Dissociação: 20/01/06; Tópico de Apresentação; Carta Aberta
Avatar de usuário
percy harding
Forista
Forista
 
Mensagens: 671
Data de registro: 01 Nov 2008 16:03
Localização: São Paulo - SP

Re: A perfeição de Adão e a imperfeição de todos nós

Nova mensagempor Edmar em 25 Nov 2008 10:24

O raciocínio da Torre consegue distorcer qualquer coisa: o perfeito não era tão perfeito assim. Como é assustador ver que acreditamos tantos anos nesse tipo de discurso.

Isso nos leva a entender também que Deus, e somente ele, foi o responsável por propagar a imperfeição a todos os descendentes de Adão e Eva. Como várias passagens na Bíblia, Deus faz filhos e inocentes pagarem pelos pecados de seus pais e de outros.

Também, a não-proibição da masturbação para os homens somada à natural menstruação feminina, derrubam qualquer argumento de que hoje não estaríamos aqui e que a descendência deles tem o direito de provar sua obediência. Afinal, um segundo antes ou depois, uma ejaculação ou ovulação perdida, poderiam ter mudado todo o rumo da história humana. Já pelo viés da Torre/Bíblia os descendentes são únicos e fixos e esse raciocínio nada mais é do que chamamos de DESTINO. Pois é, as TJ's sem saber acreditam em destino.
Se Deus quisesse que soubéssemos que ele existe, por que não nos mandou uma mensagem inequívoca? – Contato, de Carl Sagan
Edmar
Forista
Forista
 
Mensagens: 652
Data de registro: 01 Nov 2008 12:56
Localização: Interior SP

Re: A perfeição de Adão e a imperfeição de todos nós

Nova mensagempor percy harding em 26 Nov 2008 16:39

Edmar escreveu:O raciocínio da Torre consegue distorcer qualquer coisa: o perfeito não era tão perfeito assim. ... Isso nos leva a entender também que Deus, e somente ele, foi o responsável por propagar a imperfeição a todos os descendentes de Adão e Eva.


Exato, Edmar. De forma mais direta você resumiu bem tudo o que eu quis demonstrar nessas considerações que fiz no post.

Grande abraço.
"Não há nada escondido que não se torne manisfesto, tampouco há nada cuidadosamente oculto que nunca se torne conhecido e nunca venha à tona."
LS - Batismo: 16/01/82 - Dissociação: 20/01/06; Tópico de Apresentação; Carta Aberta
Avatar de usuário
percy harding
Forista
Forista
 
Mensagens: 671
Data de registro: 01 Nov 2008 16:03
Localização: São Paulo - SP

Re: A perfeição de Adão e a imperfeição de todos nós

Nova mensagempor James Ferraz em 26 Nov 2008 18:11

Embora o artigo não declare de maneira explícita, ele não só põe em dúvida e questiona as interpretações da Torre, mas também do relato das Escrituras.

O artigo é uma interpretação da interpretação da Torre com alguns argumentos falhos ou pouco elaborados. Não quero entrar no mérito, nem defender a Torre, só que me pareceu clara as duas intenções do artigo, indo “um pouquinho” além de questionar apenas a Torre.
James Ferraz
 

Re: A perfeição de Adão e a imperfeição de todos nós

Nova mensagempor leandro em 26 Nov 2008 19:48

A Torre é constituída por homens habilidosos em manipular a mente.

Estas pessoas têm um alto teor de conhecimento, que são capazes de fazer com que o óbvio não exista.

Apostolakis o Portuga :4
A felicidade é o Supremo Bem e o propósito da vida, o completo desígnio e finalidade da existência humana.

**Aristóteles**
Avatar de usuário
leandro
Desativado a pedido do usuário
 
Mensagens: 934
Data de registro: 01 Nov 2008 07:01
Localização: Na Terra lololol

Re: A perfeição de Adão e a imperfeição de todos nós

Nova mensagempor Inu-Yasha em 26 Nov 2008 20:10

Como considero a história de Adão e Eva apenas uma lenda, tal qual o "Chapeuzinho Vermelho", "Papai Noel" e o "Coelhinho da Páscoa", qualquer comentário da Torre acerca de suas implicações para uma pseudo questão de Soberania, questões de livre arbítrio, etc. não tem absolutamente nenhuma validade prática...servem apenas para impressionar os incautos que acreditam e colocam sua fé nessas histórias.
Imagem "Paz e amor entre os povos"
Avatar de usuário
Inu-Yasha
Forista
Forista
 
Mensagens: 1220
Data de registro: 01 Nov 2008 15:21
Localização: Taboão da Serra - SP

Re: A perfeição de Adão e a imperfeição de todos nós

Nova mensagempor Joker em 26 Nov 2008 20:52

Diz a Bíblia que Adão e Eva tinham o livre-árbitrio ou isso é uma atribuição filosofica humana?
"Realidade é aquilo que, quando você pára de acreditar, não vai embora."
Avatar de usuário
Joker
Forista
Forista
 
Mensagens: 303
Data de registro: 01 Nov 2008 14:23
Localização: Gothan City

Re: A perfeição de Adão e a imperfeição de todos nós

Nova mensagempor sidhiresus em 26 Nov 2008 21:44

Se Adão e Eva se tornaram imperfeitos por pecarem, então posso deduzir que os demonios e Satanas também são imperfeitos, estou certo.

Agora, por que um Pai tão bondoso e amoroso, colocaria algo tão destrutivo, a arvore do conhecimento, no meio do Jardim sabendo que ela seria tão prejudicial. As proprias TJs e se me não engano a biblia diz que Deus não prova ninguém.
Avatar de usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 8246
Data de registro: 01 Nov 2008 09:15
Localidade: São Paulo

Re: A perfeição de Adão e a imperfeição de todos nós

Nova mensagempor Edmar em 27 Nov 2008 09:43

O pior de tudo é colocar toda essa estória de livre arbítrio à luz da onisciência de Deus.
Se Deus quisesse que soubéssemos que ele existe, por que não nos mandou uma mensagem inequívoca? – Contato, de Carl Sagan
Edmar
Forista
Forista
 
Mensagens: 652
Data de registro: 01 Nov 2008 12:56
Localização: Interior SP

Re: A perfeição de Adão e a imperfeição de todos nós

Nova mensagempor sidhiresus em 28 Nov 2008 08:28

Um outro ponto que é interessante citar também, complementando o comentário do Erreve, é a questão da Arvore da Vida, lendo o relato biblico desde o inicio Adão e Eva não tinham vida eterna, e creio que também não eram perfeitos, vejam esse texto:

(Gênesis 3:22-23) . . .: “Eis que o homem se tem tornado como um de nós, sabendo o que é bom e o que é mau, e agora, a fim de que não estenda a sua mão e tome realmente também [do fruto] da árvore da vida, e coma, e viva por tempo indefinido —” 23 Com isso, Jeová Deus o pôs para fora do jardim do Éden para lavrar o solo de que tinha sido tomado. . .

Neste momento Deus viu que Adão e Eva eram iguais a ele e aos anjos, sabendo o que é bom e o que é mau, até então Adão e Eva poderiam ser comparados a pequenas crincinhas, sem vergonha de sua própria nudez, e vejam que Deus os colocou para fora do jardim para que não comecem da arvore da vida e tivessem vida eterna.

Disso então podemos deduzir:
    Não era intenção de Deus que Adão e Eva pecassem!? Que comessem da Arvore do Conhecimento do Bem e do Mal!?
    Nâo era intenção de Deus que Adão e Eva vivessem para sempre desde o inicio, pois até então eles não tinham vida eterna, e por causa disso Deus os colocou para fora do jardim para que não comessem da outra arvore e vivessem para sempre.?!!


Veêm, Adão e Eva não nasceram com vida eterna como alguns dizem, eles morreram não pela imposição de Deus como que por um decreto, mas morreram por que não comeram da Arvore da Vida.

Talvez eu esteja errado no meu raciocinio, se alguém puder me ajudar a entender isso!!
Avatar de usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 8246
Data de registro: 01 Nov 2008 09:15
Localidade: São Paulo

Re: A perfeição de Adão e a imperfeição de todos nós

Nova mensagempor cabraldestroyer em 29 Nov 2008 18:21

O ser humano foi criado perfeito, mas com uma pequena probabilidade de errar.

Esse erro era previsível e portanto muito serio. Deus então deveria ter tomado medidas preventivas para evitar tal erro, mais Ele não fez isso, visto q apenas disse a Adão para não comer do fruto (Gênesis 2:15-16).

Coube a Adão tomar uma única medida preventiva nesse sentido qdo disse a Eva q ela não devia nem tocar no fruto (Gênesis 3.3).

Adão deveria ter se atentado para o fato de q qdo passeava pelo jardim junto com Eva, e passavam próximo da arvore Eva dava uma olhadinha para a arvore.
Adão deveria ter notado q qdo Eva ficava sozinha, ela ficava parada a certa distancia, olhando para a arvore admirando o fruto.
Adão ao invés de só proibir Eva de tocar no fruto, pq tb não tomou outras medidas tais como por ex: proibir Eva de se aproximar da arvore ou mesmo proibindo Eva de olhar para o fruto, demarcando uma área de segurança de aproximadamente uns 500 metros, já q o pecado era algo grave e o risco era muito grande.

O q levou Eva a comer do fruto foi justamente por olhar para ele, ora, se Eva não olhasse para o fruto jamais iria tocar nele, e não tocando jamais iria comer. pq essas medidas não foram tomadas?

Acredito q essas medidas não foram tomadas por causa do tal Livre Arbítrio.
Liberdade demais dá nisso, por isso q eu defendo q nós seres humanos devemos ter certa medida de controle e nunca ser totalmente livres.

é o q eu penso.
Ouvi dizer, muitos não estão mais nem aí para as palavras de um homem que está bem perto daqui, Melhor Correr, enquanto há tempo para nós, Antes que tudo vá pros ares sem ouvir a nossa voz. "Desconfio", CPM 22, fazendo uma referencia as TJ.
Avatar de usuário
cabraldestroyer
Forista
Forista
 
Mensagens: 371
Data de registro: 01 Nov 2008 02:04

Re: A perfeição de Adão e a imperfeição de todos nós

Nova mensagempor sidhiresus em 30 Nov 2008 08:49

cabraldestroyer escreveu:O ser humano foi criado perfeito, mas com uma pequena probabilidade de errar.

Esse erro era previsível e portanto muito serio. Deus então deveria ter tomado medidas preventivas para evitar tal erro, mais Ele não fez isso, visto q apenas disse a Adão para não comer do fruto (Gênesis 2:15-16).

Coube a Adão tomar uma única medida preventiva nesse sentido qdo disse a Eva q ela não devia nem tocar no fruto (Gênesis 3.3).

Adão deveria ter se atentado para o fato de q qdo passeava pelo jardim junto com Eva, e passavam próximo da arvore Eva dava uma olhadinha para a arvore.
Adão deveria ter notado q qdo Eva ficava sozinha, ela ficava parada a certa distancia, olhando para a arvore admirando o fruto.
Adão ao invés de só proibir Eva de tocar no fruto, pq tb não tomou outras medidas tais como por ex: proibir Eva de se aproximar da arvore ou mesmo proibindo Eva de olhar para o fruto, demarcando uma área de segurança de aproximadamente uns 500 metros, já q o pecado era algo grave e o risco era muito grande.

O q levou Eva a comer do fruto foi justamente por olhar para ele, ora, se Eva não olhasse para o fruto jamais iria tocar nele, e não tocando jamais iria comer. pq essas medidas não foram tomadas?

Acredito q essas medidas não foram tomadas por causa do tal Livre Arbítrio.
Liberdade demais dá nisso, por isso q eu defendo q nós seres humanos devemos ter certa medida de controle e nunca ser totalmente livres.

é o q eu penso.




O relato de Gênesis é muito nebuloso, acho que é o apostolo Paulo que disse que Deus não coloca ninguem a prova, então o que significava aquela arvore, por que deixar lá algo tão nocivo, está a Biblia se contradizendo, ou esse inicio de genesis é totalmente figurado?
Avatar de usuário
sidhiresus
Administrador
Administrador
 
Mensagens: 8246
Data de registro: 01 Nov 2008 09:15
Localidade: São Paulo

Re: A perfeição de Adão e a imperfeição de todos nós

Nova mensagempor JOSÉ FACCIOLI JR em 30 Nov 2008 10:40

Isso nos leva a um outro ponto interessante!

Se Adão não tivesse pecado e produzido descendencia perfeita, a livre escolha ou o livre arbitrio continuaira valendo, correto? e se porventura algum descendente resolvesse por livre e expontânea vontade fazer a escolha oposta, teria ele se tornado imperfeito e passado essa imperfeição ao seus filhos? ou teria sido destruido imediatamente?
"Quando nós adotamos cegamente uma religião, um sistema político, um dogma literário, nós nos tornamos autômatos, paramos de crescer" - Anaïs Nin (1914-1977)

http://yosefbenyosef.blogspot.com/
http://religiaosobescrutinio.blogspot.com/
Avatar de usuário
JOSÉ FACCIOLI JR
Forista
Forista
 
Mensagens: 3142
Data de registro: 01 Nov 2008 22:00

Re: A perfeição de Adão e a imperfeição de todos nós

Nova mensagempor RX em 30 Nov 2008 14:12

cabraldestroyer escreveu:Liberdade demais dá nisso, por isso q eu defendo q nós seres humanos devemos ter certa medida de controle e nunca ser totalmente livres.é o q eu penso.

Céus! Se simplesmente poder olhar e comer uma fruta idiota já é liberdade demais, imagino que para você todos os seres humanos deveriam se comportar como se vivessem num convento!
Avatar de usuário
RX
Forista
Forista
 
Mensagens: 1193
Data de registro: 01 Nov 2008 12:19

Re: A perfeição de Adão e a imperfeição de todos nós

Nova mensagempor Seqüelado Pela Torre em 30 Nov 2008 21:59

A WT pode cambiar qualquer assunto com a auto justificativa das 'novas luzes'.
Entretanto segundo a linha de raciocínio do corpo governante, atribuir o erro a Adão e, apregoar que os seus descedentes carregam nos lombos o pecado herdado, implica diretamente no ouvinte a fazer 'algo', para que na sua consciência recém(ou não) doutrinada pela WT, ele não seja mais um 'cúmplice' da rebelião edênica.
Como ninguém, obviamente, desejará ser visto como membro integrante dessa revolta ou questionamento universal, passa a agir inconscientemente a promover os 'interesses de Jeová' (entenda-se WT).
Esse é um dos ensinos da WT mais difícel de se libertar, acredito eu.
Esse tópico é rico e esclarecedor em vários sentidos e caberia aqui várias vertentes. Mas já serve para termos uma idéia de como a STV lança bases 'sólidadas' para por meios coercitivos, manter as TJs sem livre arbítrio.
Percy ( a história desse senhor idoso é uma das maiores covardias e, afronta aos ensinos de jesus praticado pela WT, sem perdão, sem comentários), muito bom!
Acho que esse tópico vai ser uma daqueles que a gente vai e volta e acaba sempre comentando algo novo.
Saudações a todos!
Seqüelado Pela Torre
Perfil Desativado
Perfil Desativado
 
Mensagens: 412
Data de registro: 01 Nov 2008 02:31

Próximo

Retornar para Publicações

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 19 visitantes