Quem é realmente o escravo fiel e prudente? : Publicações
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Quem é realmente o escravo fiel e prudente?

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.

Nova mensagempor Mythicus em 17 Abr 2017 09:44

"“Quem é realmente o escravo fiel e prudente, a quem o seu senhor encarregou dos seus domésticos, para lhes dar o alimento no tempo apropriado?"
— Mateus 24:45

É curioso como o Corpo Governante afirma, com muita certeza e muitas vezes, ser o Escravo Fiel e Prudente. Curioso também é que a própria Escritura Sagrada e também o próprio Jesus Cristo questionam quem é realmente o escravo fiel e prudente. E mais curioso ainda é que Jesus estava falando ao seu modo peculiar de ensinar nesta passagem: em parábola/ilustração. Se lermos alguns versículos atrás, veremos que ele está ensinando seus discípulos em particular. Eles tinham perguntado a Jesus sobre quando aconteceria a destruição do templo e qual seria o sinal da presença dele [de Cristo] e do final do 'sistema de coisas'. Logo em seguida, Jesus apresenta várias ilustrações para responder essas perguntas. Até chegar na última do capítulo: do escravo fiel e prudente. Então devemos nos perguntar, assim como Jesus perguntou:

Infelizmente eu não sei quem é. Mas eu apresento a vocês, foristas, quem eu acho que NÃO é.

Ontem, domingo, eu saí de uma reunião muito perturbado ao ouvir um comentário. Nem consegui mais ficar lá dentro. Saí pra tomar um ar e só voltei quando terminou o estudo da Sentinela.
Eu ouvi assim quase no finalzinho da reunião: o ancião orador perguntou "Mas será que nós somos filhos de Deus?". E um homem que era também ancião levantou a mão, e logo em seguida a sua mulher também, e responderam: "Não, nós somos amigos de Jeová. Os filhos Dele são os ungidos. Seremos considerados filhos de Deus só quando passarmos pelo teste após o milênio. Podemos chamar Jeová de Pai porque ele é o criador das coisas." Depois de ouvir isso, eu perdi o ar e uma dor muito forte penetrou meu coração. Eu quase passei mal ali mesmo. Eu pensei "como assim eles se batizaram em nome de Jesus para serem considerados amigos de Jeová? Quem ensina essas coisas escrotas?" E o que isso tem a ver com o assunto do tópico? Ora, foi aí que caí em si. Quem ensina essas coisas é o Corpo Governante, o mesmo que afirma ser o escravo fiel e prudente usado por Jesus Cristo. Duvido muito.

Primeiro, lendo a revista A Sentinela de estudo (fácil de ler), no tópico "Como Jeová guia seu povo hoje?", parágrafo 12, diz o seguinte:
"O Corpo Governante não recebe revelações da parte de Deus nem é perfeito. Por isso, às vezes, o Corpo Governante pode errar na explicação de algum assunto da Bíblia ou em alguma orientação."

Segundo, lendo o livro O Reino de Deus Já Governa, cap. 11, párag. 19, nós vemos o seguinte:
"Em 1904, o livro The New Creation (A Nova Criação) reconheceu que os que persistem na conduta errada representam um perigo real para a congregação, podendo enfraquecê-la. Naquela época, a congregação inteira participava em “julgamentos na igreja” para analisar casos de pecados graves. No entanto, situações assim eram raras. Em 1944 (em português, 1945), A Sentinela deixou claro que apenas irmãos em posições de responsabilidade deveriam cuidar desses assuntos. Em 1952, foi publicado em A Sentinela um procedimento bíblico para lidar com assuntos judicativos, enfatizando um motivo básico para desassociar os que não se arrependem — manter a congregação limpa."

Acompanhem meu raciocínio usando duas publicações atuais. Primeiro o Corpo Governante afirma ser o escravo fiel e prudente usado por Cristo. Depois vemos, de modo claro, que ele não recebe revelações de Deus nem é perfeito, e que ele também pode errar em explicações bíblicas ou orientação. E segundo, no livro O Reino de Deus Já Governa, percebam que afirma que a "congregação inteira participava em 'julgamentos na igreja' para analisar pecados graves", mas como assim? Cadê a citação bíblica confirmando? Esta citação dá a entender que os julgamento eram públicos. Mas cadê a confirmação bíblia? Não tem. Afirmar que eram raras não descarta que haviam julgamentos públicos no primeiro século. Logo em seguida vem o absurdo: "A Sentinela deixou claro que apenas irmãos em posições de responsabilidade deveriam cuidar desses assuntos". Quê? Deixou claro? Bom, eu não entendi muito bem o que ficou claro em uma doutrina não-bíblica. A Sentinela acrescentar uma doutrina bíblica não a torna bíblica, nem aqui no Brasil nem na China.

Eu nunca passei por uma Comissão Judicativa, mas meu amigo já passou. E eu li muitos depoimentos de como é. E de uma coisa eu tenho muita clareza e certeza, não imagino os apóstolos fazendo essas comissões. Deve ser bem vergonhoso ter que relatar para uma dupla de homens coisas íntimas. Imagina se souberem que não é nem bíblica.

Se puderem acrescentar algo ao tópico ou refutar ficaria muita agradecido. Peço ajuda também a achar o versículo bíblico confirmando os julgamentos públicos que haviam nas congregações do primeiro século.

Ficaria apropriado nos perguntar: Quem é realmente o escravo fiel e prudente?
"Nas coisas essenciais, unidade; em coisas não essenciais, liberdade; em todas as coisas, o amor."
Mythicus
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 23 Mar 2017 10:31
Localidade: São Paulo

Re: Quem é realmente o escravo fiel e prudente?

Nova mensagempor giodanobruno em 17 Abr 2017 10:17

Muito boa a sua explicação, algumas pessoas devem ter visto esse estudo e achado estranho, pode ter certeza!
A religião pode ser definida, portanto, como um sistema de normas e valores humanos que se baseia na crença em uma ordem sobre-humana, isso ajuda a tornar inquestionáveis pelo menos algumas leis fundamentais, garantindo, desse modo, a estabilidade social.
giodanobruno
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 24 Fev 2017 16:13
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor Estrangeiro em 17 Abr 2017 10:53

Verdade amigo.
Essa de dizer que não somos filhos de Deus e sim amigos, e que só os ungidos são, isso foi de matar, e o pior que todos concordaram e acharam super normal.
Onde está escrito isso (exceto na Sentinela).
Até os malfeitores são filhos de Deus.
Cada dia que passa sinto mais raiva dessa religião.
Deve ter sido uma nova luz que o CG recebeu, agora como receberam eu não sei, pois não são inspirados.
“Eu me sinto um estrangeiro, Passageiro de algum trem, Que não passa por aqui, Que não passa de ilusão”
Estrangeiro
Forista
Forista

Data de registro: 14 Mar 2017 18:10

Nova mensagempor Prior Dissidente em 17 Abr 2017 11:07

Fico muito incomodada pq agora virou mania citar A Sentinela como se esta fosse um personagem, tal qual Jesus ou Paulo.

Sempre há citações do tipo: A Sentinela tal, do ano tal, disse isto. A Sentinela parece uma pessoa. Ela diz, fala, esclarece, pondera, afirma...

Caramba, até os irmãos qdo conversam sobre algum assunto citam esta publicação como se fosse uma autoridade.

Sinceramente, deu pra mim..
A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.
-MARX
Prior Dissidente
Forista
Forista

Data de registro: 03 Jan 2017 12:34

Nova mensagempor baiano em 17 Abr 2017 11:51

Agora pensem na nossa situação, os da grande multidão, os que não são ungidos:

Não tomamos dos emblemas na comemoração e assim não proclamamos a morte de Cristo até que ele venha (1 Cor. 11:26);

Não somos filhos de Deus nem irmãos de Cristo;

Não fazemos parte do novo pacto;

Não temos a Cristo como nosso mediador.

Tudo isso por causa de interpretações de homens falhos, mas que se acham no direito de ditar e não aceitam serem questionados.
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
baiano
Forista
Forista

Data de registro: 09 Jan 2016 23:34
Localidade: Bahia

Nova mensagempor Estrangeiro em 17 Abr 2017 12:56

baiano escreveu:Agora pensem na nossa situação, os da grande multidão, os que não são ungidos:

Não tomamos dos emblemas na comemoração e assim não proclamamos a morte de Cristo até que ele venha (1 Cor. 11:26);

Tudo isso por causa de interpretações de homens falhos, mas que se acham no direito de ditar e não aceitam serem questionados.

Baiano, o que sobrou pra gente então? hehe
“Eu me sinto um estrangeiro, Passageiro de algum trem, Que não passa por aqui, Que não passa de ilusão”
Estrangeiro
Forista
Forista

Data de registro: 14 Mar 2017 18:10

Nova mensagempor KOSTA em 17 Abr 2017 13:22

Talvez seja a católica que guardou milhares de pergaminhos para outros eruditos tipo o tio russel pudessem ler e interpretar do jeito mais conveniente.

Talvez seja por causa de tanta hipocrisia que Jeová permitiu suas mortes. Um morreu num comboio e o.outro de cancro no rabo.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
KOSTA
Forista
Forista

Data de registro: 22 Set 2011 20:06

Nova mensagempor KOSTA em 17 Abr 2017 13:24

Mesmo assim tiveram vidas dignas dum comto de fadas.

Viveram como reis.
Lembra a parabola do rico e do Lazaro.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
KOSTA
Forista
Forista

Data de registro: 22 Set 2011 20:06

Nova mensagempor baiano em 17 Abr 2017 14:11

Estrangeiro escreveu:
baiano escreveu:Agora pensem na nossa situação, os da grande multidão, os que não são ungidos:

Baiano, o que sobrou pra gente então? hehe

Sobrou-nos o papel de meros coadjuvantes carregadores de piano.
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
baiano
Forista
Forista

Data de registro: 09 Jan 2016 23:34
Localidade: Bahia

Nova mensagempor Verdade Verdaeira em 17 Abr 2017 14:17

KOSTA escreveu:Talvez seja a católica que guardou milhares de pergaminhos para outros eruditos tipo o tio russel pudessem ler e interpretar do jeito mais conveniente.

Talvez seja por causa de tanta hipocrisia que Jeová permitiu suas mortes. Um morreu num comboio e o.outro de cancro no rabo.

Assisti a um documentário, se consegui posto link aqui... sobre como foi datado alguns fragmentos dos evangelhos de João, questões cruciais para determinar que tais evangelhos eram do período "Testemunha Ocular" para assim validar como provas científicas e veraz sobre a vida de Jesus...

Interessante como eram tão católicos os envolvidos com gigantesco trabalho! Mas agora essa mesma religião é tida como da grande Babilônia pelo CG!

Não é de admirar néh? esse CG!! Até quem é TJ fiel que nunca se envolveu com outra religião (pelo menos) Não é tido como irmão de Cristo muito menos filhos do Pai, é simplesmente um simples amigo de Jeová!
Verdade Verdaeira
Forista
Forista

Data de registro: 12 Nov 2015 14:41

Nova mensagempor Lourisvaldo Santana em 17 Abr 2017 14:39

O NT não relata um único julgamento, não há nenhuma comissão judicativa relatada nos evangelhos ou nas cartas. Um caso que alguém pode citar é o de 1 Coríntios 5, mas ali nada se diz que anciãos se reuniram a portas fechadas com o pecador e decidiram desassociá-lo. O que parece ter ocorrido é que a carta de Paulo foi lida para toda a congregação e, como o caso tratado era de conhecimento público, os mais afetados podem ter cortado a amizade com o pecador (eu disse "cortado a amizade"; deixar de falar e de cumprimentar pecadores também não tem apoio bíblico). E em 2 Coríntios 2 lemos que apenas a maioria cortou a amizade com o tal pecador, não foram todos, e também nada se diz sobre qualquer punição aplicada a estes.

O único julgamento religioso registrado no NT foi o de Jesus Cristo, que transcorreu durante a noite e foi condizido por Anás e Caifás. Este sim tem semelhança com as comissões judicativas da Torre de Vigia.

Há registros de julgamento públicos no VT; o "portão da cidade" era o local escolhido para tratar de assuntos sérios, de interesse público, e tudo indica que a escolha desse local era em razão de ser muito movimentado, permitindo assim que houvesse muitas testemunhas, as quais coibiriam a parcialidade e que futuramente poderiam atestar qualquer acordo acertado entre os envolvidos (um caso bem conhecido está registrado no capítulo 4 de Rute).

A Torre já se referiu a esse modelo como meio eficaz de promoção da justiça... mas isso não é pra ela, algumas passagens da Bíblia estão ultrapassadas para a Torre, e não servem nem como "princípio".
Testemunhas de Jeová
O que elas não lhe contam? (399 páginas)

Apresentação e opções de Download aqui:

http://www.pontosdefe.blogspot.com.br
Lourisvaldo Santana
Moderador
Moderador

Data de registro: 20 Fev 2015 16:59
Localidade: Piauí

Nova mensagempor Optimus Prime em 17 Abr 2017 16:11

Esta ladainha de Escravo Fiel e discreto me dá nauseas! :iergh7:
Onde já se viu, pegar uma ilustração torcer, retorcer e desconfigurar e usar isso como autoridade para comandar milhões de pessoas!

Quem é o escravo fiel e discreto? Não sei, não quero saber, e tenho raiva de quem sabe!
Quem resiste a Verdade será um eterno escravo da Mentira.
Optimus Prime
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 16 Fev 2017 16:58

Nova mensagempor Arthur Clarke em 17 Abr 2017 16:23

Escravo fiel e PRUDENTE? Não é mais discreto? Ah é, agora gosta de aparecer na TV JW.
“Pode ser que nosso destino nesse planeta não seja adorar a Deus, mas sim criá-Lo.” - Arthur Clarke
Arthur Clarke
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 17 Fev 2016 14:57

Nova mensagempor Dunha em 17 Abr 2017 17:05

Lourisvaldo e nesse episódio de 1 Coríntios 5, o que estava envolvido era o pecador impenitente, que estava fornicando com a madrasta, algo inconcebível até entre pessoas das nações.
Dunha
Forista
Forista

Data de registro: 17 Abr 2016 10:02

Nova mensagempor T.I.T.J em 17 Abr 2017 17:50

Pra que Diabos eu vou me dirigir a Jeová como "Pai" em oração, se de acordo com o entendimento da torre nem filho eu sou?! Qual o sentido dá tal oração modelo? " Nosso 'Pai' nos céus?! Nosso??! Parece que não!Alguém aí tem algum amigo que é chamado carinhosamente de "Pai"? Não vale o pai biológico hein!
"Por vezes as pessoas não querem ouvir a verdade porque não desejam que as suas ilusões sejam destruídas".
Friedrich Nietzsche
T.I.T.J
Forista
Forista

Data de registro: 29 Ago 2016 21:24

Próximo

Retornar para Publicações