A TORRE usa argumentos de ateus para fortalecer a fé em Deus : Publicações
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

A TORRE usa argumentos de ateus para fortalecer a fé em Deus

Um exame crítico sobre as mais diversas publicações da Associação Torre de Vigia, que engloba revistas, livros, folhetos etc.

A TORRE usa argumentos de ateus para fortalecer a fé em Deus

Nova mensagempor olhoSingelo em 20 Out 2015 11:18

Richard Dawkins - Deus, um delírio.

Quem ainda não leu ou ouviu falar do livro "Deus, um delírio" talvez, ( muito difícil isso) não conheça o biólogo evolucionista Richard Dawkins.

Caso queira saber um pouco sobre ele veja o artigo abaixo:
http://revistagalileu.globo.com/Ciencia ... lecto.html

Bom, ele é biólogo evolucionista para a TORRE apenas quando isso lhe interessa, porque na verdade ele é um dos maiores ícones do ateísmo atual.

Veja o que diz uma apresentação de seu livro "Deus, um delírio":

O objetivo principal deste texto mordaz é provocar: provocar os religiosos convictos, mas principalmente provocar os que são religiosos "por inércia", levando-os a pensar racionalmente e trocar sua "crença" pelo "orgulho ateu" e pela ciência.
Dawkins despreza a idéia de que a religião mereça respeito especial, mesmo se moderada, e compara a educação religiosa de crianças ao abuso infantil. Para ele, falar de "criança católica" ou "criança muçulmana" é como falar de "criança neoliberal" - não faz sentido.

"Se este livro funcionar do modo como espero, os leitores religiosos que o abrirem serão ateus quando o terminarem." - Richard Dawkins.

Pois é, um ferrenho defensor do ateísmo e "anti-religião" é citado na revista despertai de agosto, como alguém que aparentemente acredita do criacionismo:

Parte do artigo da despertai está logo abaixo, e note que na revista o argumento do Richard tem o mesmo peso do escritor bíblico Davi, isso é quase inacreditável!

Despertai! agosto de 2005 . página 5 §§ 3,4

“ESCRITO DE UMA FORMA QUE PODEMOS ENTENDER”

As “palavras” e “frases” no DNA formam as várias “receitas” que orientam a produção de proteínas e outras substâncias que produzem
os elementos básicos das células que compõem o corpo. Por exemplo, a “receita” talvez guie a produção de células musculares, nervosas,
ósseas e da pele. “O filamento de DNA é uma informação, uma mensagem escrita num código de substâncias químicas, com uma substância
para cada letra”, escreveu o biólogo evolucionista Richard Dawkins. “Quase não dá para acreditar, mas esse código está escrito de uma forma
que podemos entender.”

O escritor bíblico Davi disse em oração a Deus:
“Teus olhos até mesmo me viram quando eu era um embrião;
todas as partes dele estavam escritas no teu livro.”
(Salmo 139:16)

A TORRE já fez isso incontáveis vezes e foi justamente isso que começou a abrir meus olhos quanto às verdades sobre a TORRE.
Isso aconteceu quando descobri que ela cita Anthony Hoekema para criticar os adventistas.

A Sentinela 15 de julho de 1997, página 25 e 26.

Falta o elo lingüístico
Este ensino tem perturbado alguns Adventistas. “A História mostra”, diz um observador, “que líderes leais em nossas fileiras sofreram agonia de alma ao examinarem nosso ensino tradicional sobre o juízo investigativo”. Em anos recentes, acrescenta ele, a agonia transformou-se em dúvida, quando eruditos começaram a “questionar muitos esteios de nossa apresentação usual do santuário”. Examinemos agora dois deles.
Esteio um: O capítulo 8 de Daniel é relacionado com o capítulo 16 de Levítico. Esta premissa é enfraquecida por dois problemas principais: a língua e o contexto. Primeiro, considere a língua. Os Adventistas acreditam que o ‘santuário purificado’, do capítulo 8 de Daniel, seja o antítipo do ‘santuário purificado’ do capítulo 16 de Levítico. Esta analogia parecia aceitável até que tradutores se deram conta de que “purificado”, na King James Version, é uma tradução errada duma forma do verbo hebraico tsa·dháq (que significa “ser justo”) usado em Daniel 8:14. O professor de teologia Anthony A. Hoekema observa: “Ser purificado é uma tradução infeliz da palavra, visto que o verbo hebraico que usualmente é vertido como purificado [ta·hér] nem é usado aqui.” Ele é usado no capítulo 16 de Levítico, onde a King James Version verte formas de ta·hér como “purifica” e “ser puros”. (Levítico 16:19, 30) Por isso, o Dr. Hoekema conclui corretamente: “Se Daniel quisesse referir-se ao tipo de purificação feito no Dia da Expiação, ele teria usado taheer [ta·hér] em vez de tsadaq [tsa·dháq].” No entanto, tsa·dháq não ocorre em Levítico e ta·hér não ocorre em Daniel. Falta o elo lingüístico.

Bom, pensei se Hoekema fala a verdade sobre os adventistas seu livro também fala a verdade a TORRE.
A TORRE afirma sobre o argumento ele: " Por isso, o Dr. Hoekema conclui corretamente..."
E um de seus principais livros tem o tema : As Quatro Principais Seitas.

TORRE, TORRE cuidado para não continuar dando tiro no pé!

Gostaria de humildemente solicitar aos prezados foristas que já viram ou sabem de citações assim, ou seja, citações contraditórias de escritores, cientistas ou teólogos seculares em outra publicações que as mencionassem neste tópico. Seria muito interessante ter tipo uma lista de algo assim, abraços !

Olho Singelo
Nos últimos anos, as desassociações no mundo inteiro têm sido aproximadamente de 1 por cento dos publicadores"
A Sentinela 1992 1/07. p 18 § 18
Ninguém deve ser obrigado a...escolher entre a religião e a família.
Despertai! 07/09 p 29
olhoSingelo
Forista
Forista

Data de registro: 31 Ago 2015 17:10
Localidade: Não quero responder

Re: A TORRE usa argumentos de ateus para fortalecer a fé em Deus

Nova mensagempor ex-condicionada em 20 Out 2015 11:48

Olá Olho Singelo!

Isso é típico....

Certa vez também li numa revista (Sentinela ou Despertai, não sei ao certo) um assunto no qual era mencionado algo sobre Krishnamurti, para da um ar de credibilidade e embasamento ao assunto... eu já tinha lido sobre ele e visto algumas de suas palestras, me aprofundei mais ainda,....

Agora é sobre Richard Dawkins.... já vi alguns documentários e debates dele com religiosos, ele é bem ateu rs!

Sei não, quem redige essas revistas? quem escolhe o que vai ser publicado? será que não pode ser um de "nós" colocando alí uma pontinha de "algo" "instigando" a investigação por parte dos mais curiosos?
"O pensamento é tortuoso, porque pode inventar tudo e ver coisas que não existem. É capaz dos mais extraordinários truques e, portanto, não merece confiança."
J. Krishnamurti
ex-condicionada
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 30 Mai 2014 09:39

Nova mensagempor olhoSingelo em 20 Out 2015 12:08

ex-condicionada escreveu:Olá Olho Singelo!

Isso é típico....

Certa vez também li numa revista (Sentinela ou Despertai, não sei ao certo) um assunto no qual era mencionado algo sobre Krishnamurti, para da um ar de credibilidade e embasamento ao assunto... eu já tinha lido sobre ele e visto algumas de suas palestras, me aprofundei mais ainda,....

Agora é sobre Richard Dawkins.... já vi alguns documentários e debates dele com religiosos, ele é bem ateu rs!

Sei não, quem redige essas revistas? quem escolhe o que vai ser publicado? será que não pode ser um de "nós" colocando alí uma pontinha de "algo" "instigando" a investigação por parte dos mais curiosos?

EX-CONCIONADA, sua lembrança à referência a Jiddu Krishnamurti está correta d:4
Veja o artigo abaixo na revista Despertai ! de maio de 2014. páginas 14 e 15.

O CONCEITO DA BÍBLIA
Meditação
O que é meditação?
“Meditarei certamente em toda a tua atividade e vou ocupar-me com as tuas ações.” — Salmo 77:12.
O QUE AS PESSOAS DIZEM Há muitas formas de meditação, e algumas delas têm sua origem nas antigas religiões orientais. “A mente precisa estar vazia para ver de modo claro”, disse o escritor indiano Jiddu Krishnamurti. Essas palavras refletem o conceito de que esvaziar a mente e, ao mesmo tempo, se concentrar em certas palavras ou imagens traz clareza mental, paz interior e esclarecimento espiritual.
O QUE A BÍBLIA DIZ A Bíblia dá muito valor à meditação. (1 Timóteo 4:15) Mas o tipo de meditação mencionado na Bíblia não se refere a esvaziar a mente nem a ficar repetindo certa palavra ou frase como um mantra. Em vez disso, a meditação bíblica envolve refletir em assuntos positivos, como as qualidades de Deus, seus padrões e as coisas que ele criou. “Medito em todas as tuas ações, refletindo sobre a obra de tuas mãos”, orou um fiel servo de Deus. (Salmo 143:5, Bíblia Pastoral) Ele disse também: “Quando me lembro de ti no meu leito de repouso, medito em ti durante as vigílias da noite.” — Salmo 63:6.
Como a meditação pode beneficiar você?
“O coração do justo medita a fim de responder.” — Provérbios 15:28.
O QUE A BÍBLIA DIZ A meditação nos ajuda a ter forças para fazer o que é certo e a ser pessoas maduras e equilibradas. Assim, conseguimos falar e agir de forma sábia. (Provérbios 16:23) Portanto, esse tipo de meditação contribui para uma vida feliz e satisfatória. O texto de Salmo 1:3 descreve bem a pessoa que regularmente medita sobre Deus: “E [ela] há de tornar-se qual árvore plantada junto a correntes de água, que dá seu fruto na sua estação e cuja folhagem não murcha, e tudo o que [ela] fizer será bem sucedido.”
A meditação também ajuda a melhorar nossa compreensão e nossa memória. Por exemplo, quando estudamos um aspecto da criação ou um assunto bíblico, aprendemos vários fatos interessantes. Mas, quando meditamos nesses fatos, percebemos como eles estão relacionados um com o outro e com o que aprendemos antes. Assim como um marceneiro transforma várias peças e materiais num móvel bonito, a meditação nos ajuda a “reunir” vários fatos numa estrutura lógica.
Por que não devemos deixar a mente vaguear enquanto meditamos?
“O coração é mais traiçoeiro do que qualquer outra coisa e está desesperado. Quem o pode conhecer?” — Jeremias 17:9.
O QUE A BÍBLIA DIZ Pensar em coisas ruins cria desejos impróprios que podem nos levar a cometer atos errados. (Tiago 1:14, 15) Jesus alertou: “De dentro, dos corações dos homens, saem raciocínios prejudiciais: fornicações, ladroagens, assassínios, adultérios, cobiças, atos de iniquidade, fraude, conduta desenfreada e um olho invejoso, . . . irracionalidade.” (Marcos 7:21, 22) Assim como o fogo, nossos pensamentos precisam ser controlados.
Por essa razão, a Bíblia nos incentiva a meditar em ‘coisas que são verdadeiras, justas, castas, amáveis, de que se fala bem, toda virtude e toda coisa louvável que há’. (Filipenses 4:8, 9) Se realmente fizermos isso, desenvolveremos belas qualidades, um modo de falar bondoso e bons relacionamentos com outros. — Colossenses 4:6.
Nos últimos anos, as desassociações no mundo inteiro têm sido aproximadamente de 1 por cento dos publicadores"
A Sentinela 1992 1/07. p 18 § 18
Ninguém deve ser obrigado a...escolher entre a religião e a família.
Despertai! 07/09 p 29
olhoSingelo
Forista
Forista

Data de registro: 31 Ago 2015 17:10

Nova mensagempor Stewie Griffin em 20 Out 2015 12:16

Dawkins se atrapalha em dar opiniões (como no caso dos bebês com síndrome de down), eu acho que as vezes ele fala coisas sem pensar (mas não vamos julga-lo por isso afinal ele tbm é imperfeito HAHAHAHA) Mas os trabalhos dele são ótimos, outro que eu gosto/gostava do Christopher Hitchens, o livro dele "Deus não é grande" é muito bom!

A Torre dando tiro no próprio pé, não é a primeira vez
"Os lugares mais sombrios do Inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral"
Stewie Griffin
Forista
Forista

Data de registro: 09 Out 2015 13:37

Nova mensagempor Live em 20 Out 2015 12:51

A torre é sórdida mesmo, quer usar todos os tipos de argumentos a seu favor, até mesmo de um ateísta...

E com relação a meditação, certa vez fui pesquisar no cd da torre, a torre dizia que não deveria praticar as técnicas de meditação pois "mente vazia é oficina do diabo" kkkkkkkk, fiquei furiosa, pois era a favor do método e não conseguia ver nada de errado nisso mesmo enquanto tj.

"Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco." Filipenses 4.8-9

Mas me pareceu q a torre esta com uma visão mais amena a respeito deste assunto segundo a Despertai ! de maio de 2014. páginas 14 e 15.
Pode até meditar, mas se for no q eles mandarem kkkkkkkkk.

:ruim7:
Imagem
Live
Forista
Forista

Data de registro: 16 Jun 2015 19:53
Localidade: Rio Grande do Sul

Nova mensagempor Lourisvaldo Santana em 20 Out 2015 12:55

Sobre as trapalhadas da Torre, eu gosto dessa :

*** ce cap. 5 p. 70 par. 38 Que falem os fósseis ***
O astrônomo Carl Sagan reconhece, candidamente, em seu livro Cosmos: “As evidências fósseis podem ser consistentes com a idéia de um Grande Projetista.”42

Se o assunto é fóssil, por que não acrescentar que, além de astrônomo, Sagan é também evolucionista convicto? Por que não dizer, pelo menos em nota de rodapé, que, apesar desse reconhecimento, Sagan não viu evidências suficientes para a existência de um deus criador?

Acho que Sagan não se incomodaria de ser citado em um livro religioso, mas que pelo menos não passasse a impressão de que ele acredita na a existência de um deus criador, ou pelo menos admite essa possibilidade
Testemunhas de Jeová
O que elas não lhe contam? (399 páginas)

Apresentação e opções de Download aqui:

http://www.pontosdefe.blogspot.com.br
Lourisvaldo Santana
Moderador
Moderador

Data de registro: 20 Fev 2015 16:59
Localidade: Piauí

Nova mensagempor Mentalista em 20 Out 2015 22:38

A revista de Janeiro:
http://www.jw.org/pt/publicacoes/revistas/g201501/

Decida por si mesmo se a teoria da evolução responde satisfatoriamente como a vida se originou e como os seres vivos se desenvolveram.

Quem disse que a teoria da evolução tenta explicar a origem a vida?

Cito abaixo alguns artigos da Wikipedia. Um linka para o outro em algum momento.
A origem da vida é o precursor necessário para a evolução biológica, mas perceber que a evolução ocorreu depois de os organismos aparecerem pela primeira vez, e investigar como isto acontece, não depende na compreensão exacta de como a vida começou.[139] O consenso científico actual é de que a bioquímica complexa que constitui a vida provém de reacções químicas mais simples, mas que não é claro como ocorreu esta transição.[140] Não há muitas certezas sobre os primeiros desenvolvimentos da vida, a estrutura dos primeiros seres vivos, ou a identidade ou natureza do último ancestral comum ou do pool genético ancestral.[141] [142] Como consequência, não há consenso científico sobre como a vida surgiu. Algumas propostas incluem moléculas capazes de auto-replicação, como o RNA[143] e a construção de células simples.[144]

https://pt.wikipedia.org/wiki/Evolu%C3%A7%C3%A3o

Em 1858, Charles Darwin e Alfred Russel Wallace publicaram uma nova teoria evolutiva, que foi explicada em detalhes no livro de Darwin A origem das espécies em 1859. Diferente de Lamarck, Darwin propôs o conceito de que os organismos apresentam uma origem comum, e se diferenciam de maneira a formar uma árvore da vida. A teoria fundamentava-se na concepção de seleção natural, e para proporcionar suporte ao seu argumento, Darwin apresentou uma grande quantidade de evidências oriundas de diferentes áreas: pecuária, biogeografia, geologia, morfologia e embriologia.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B ... _evolutivo

Diz-se que um grupo de organismos tem origem comum se todos partilham um ancestral. Em biologia, a teoria da origem comum universal postula que todos os organismos na Terra descendem de um ancestral comum, ou de um pool de genes ancestral.

A primeira teoria da origem comum universal baseada em princípios evolutivos foi proposta por Charles Darwin nos seus livros A Origem das Espécies (1859) e The Descent of Man (1871). Esta teoria é hoje aceita unanimemente pelos biólogos, e crê-se que o mais antigo ancestral comum universal (LUCA – do inglês last universal common ancestor) de todos os organismos vivos modernos tenha surgido há cerca de 3,8 bilhões de anos (ver: origem da vida).

https://pt.wikipedia.org/wiki/Origem_comum

Esses redatores da Despertai! são muito mal informados, pra não dizer outra coisa.
Mentalista
Forista
Forista

Data de registro: 08 Ago 2014 17:25
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Episcopos em 22 Out 2015 05:59

A última citação desonesta de que me lembro está na Despertai de janeiro de 2015, e faz referência a um comentário descontextualizado do biólogo Rama Singh. Ele contestou a publicação numa carta aberta e pediu a retirada de sua citação e uma retratação pública. A organização tirou a citação, mas obviamente nunca se desculpou. :iergh7:

Podem ler mais nos links a seguir:

http://extestemunhasdejeova.net/forum/viewtopic.php?f=11&t=16458

http://jwsurvey.org/cedars-blog/jw-org-does-partial-u-turn-over-awake-magazine-rama-singh-misquote
Episcopos
Forista
Forista

Data de registro: 06 Dez 2012 12:27

Retornar para Publicações