Quem é o "Alfa e o Ômega"? : Crenças, Doutrinas e História - Page 2
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Quem é o "Alfa e o Ômega"?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

Re: Quem é o "Alfa e o Ômega"?

Nova mensagempor ex-tudante em 13 Mar 2011 21:05

Segundo um tópico aberto pelo forista Félix (viewtopic.php?f=12&t=7748)
O STV afirmava o seguinte em sua matéria no livro initulado "O Mistério Consumado":
3. Jesus é o Alfa e o Ômega, em Apocalipse 01:08, 21:06 e 22:13 (p.15, p.318, p.336)

Vc Ademar46 concorda com a STV?
>> Socorram-me subi no onibus em marrocos >>
<< socorram me subino on ibus em-marrocoS <<
ex-tudante
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 01 Nov 2010 02:51

Nova mensagempor jpsouzamatos em 13 Mar 2011 21:29

Ademar46 escreveu:Tem entre os judeus naturais, os que são verdadeiros seguidores de Jesus e tem os que o repudiam.

Não é repudiara pessoa e sim a suposta identidade messiânica, ele dizia ser o cristo e não era.

Ademar46 escreveu:Os judeus infiéis (já eram rebatidos )lá naquele tempo e não conseguiram prevalecerem, o que não mudará nos dias de hoje.

Os cristãos nunca venceram o debate usando argumentos, na idade media na espanha os padres foram facilmente vencidos no debate por maimonides, os cristãos só prevaleceram na força, se os cristãos tivessem se mantido pacificos nunca teriam chegado a alguma coisa, isso é obvio para quem estuda historia, conversões forçadas fazem parte da historia do cristianismo.

Ademar46 escreveu:Não cabe aos judeus de coração impôr nada para eles agreditarem, eles próprios é que tem de trabalhar para provar suas teses

Eles provam facilmente, é os cristãos quem não conseguem provar que jesus é o messias.

Ademar46 escreveu:Tentar provar o Messias a tais, é expôr novamente a Cristo ao opróbrio, o que não fariam seus seguidores leais.

Os seguidores leais de jesus não conseguem provar que jesus é o messias.

Ademar46 escreveu:É interessante que todos do fórum estão calados, quando se mantenhem calados, é sinal de aprovação, pois até agora, somente voce, qualificativo judeu a se manisfestar.

O forúm é democratico cada quem tem suas opiniões e eu não sou judeu, sou ateu.

Ademar46 escreveu:Não seria surpresa da manifestação, pois o assunto levantado lhe "aguilhoou".

Como?

Ademar46 escreveu:Quando se falar em Deus neste fórum, será sempre uma "alfinetada" em voce.

Alfinetada em mim :1 :1 :1 Eu só gosto de debates, e vc não me refutou.
Clique para: Ver
jpsouzamatos
Forista
Forista

Data de registro: 04 Jan 2011 22:14
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor Ademar de Morais em 14 Mar 2011 13:12

Como eu declarei na abertura desse tópico, eu deixaria para todos comentar sobre ele, dando prosseguimento. Mas a direção do assunto foi mudada. O tópico é "Quem é o Alfa e o Ômega?" Continuaram com o tópico sobre o Tetragrama, o que não é abordado neste tópico. Então, vou dar continuidade a esse tópico. Não folhearei toda a Bíblia para tal. Vou me ater apenas num Livro, Apocalípse.

Segundo várias entidades religiosas, o "Alfa e o Ômega", é Jesus Cristo. Mas isto não é de se ficar admirado, visto que tendem a defender a Trindade. Eu tenho a concepção de que este título se refere a Jeová, o Pai de Jesus, e não ao próprio Cristo. Nos versículos iniciais do cap.1, notamos ali o primeiro indício dessa minha concepção. Usarei para isso, a versão Almeida, Revista e Atualizada. Vamos analizar.

Óbviamente, em Apocalípse se mostra quatro pessoas que falam, Jeová, Cristo Jesus, anjos e João. Abrindo Apocalípse, João saúda as Sete Congregações. Nesta saudação, além dele próprio, João menciona mais outros saudadores. João, às sete igrejas que se encontram na Ásia, graça e paz a vós outros, da parte daquele que é, que era e que há de vir, da parte dos sete Espíritos que se acham diante do seu trono e da parte de Jesus Cristo, a Fiel Testemunha, o Primogênito dos mortos e o Soberano dos reis da terra.

O ponto principal neste texto está sobre a declaração: "da parte daquele que é, que era e que há de vir". Todos podemos ver que este personagem é distintos dos demais citados neste mesmo versículo. Não há como aplicar estas palavras a Jesus, porque Jesus é listado como o último que faz saudação. O que porta o título "daquele que é, que era e que há de vir", Não é Jesus, mas é Jeová, conforme ele declara no v.8: " Eu sou o Alfa e Ômega, diz o Senhor Deus, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso." Notem que o mesmo título constante no v.4 é repetido aqui no 8, e no versículo quatro não se mistura jamais Cristo com o portador desse Título. Ademais, o inteiro Livro mostra a distinção entre o Pai e o Filho, sendo o Pai superior ao Filho.

Alguma sugestão ou refutação, o tópico está aberto! d:8
Ademar de Morais
Forista
Forista

Data de registro: 12 Fev 2011 19:28

Nova mensagempor Ademar de Morais em 14 Mar 2011 13:25

jpsouzamatos escreveu:
Ademar46 escreveu:Tem entre os judeus naturais, os que são verdadeiros seguidores de Jesus e tem os que o repudiam.

Não é repudiara pessoa e sim a suposta identidade messiânica, ele dizia ser o cristo e não era.

Ademar46 escreveu:Os judeus infiéis (já eram rebatidos )lá naquele tempo e não conseguiram prevalecerem, o que não mudará nos dias de hoje.

Os cristãos nunca venceram o debate usando argumentos, na idade media na espanha os padres foram facilmente vencidos no debate por maimonides, os cristãos só prevaleceram na força, se os cristãos tivessem se mantido pacificos nunca teriam chegado a alguma coisa, isso é obvio para quem estuda historia, conversões forçadas fazem parte da historia do cristianismo.

Ademar46 escreveu:Não cabe aos judeus de coração impôr nada para eles agreditarem, eles próprios é que tem de trabalhar para provar suas teses

Eles provam facilmente, é os cristãos quem não conseguem provar que jesus é o messias.

Ademar46 escreveu:Tentar provar o Messias a tais, é expôr novamente a Cristo ao opróbrio, o que não fariam seus seguidores leais.

Os seguidores leais de jesus não conseguem provar que jesus é o messias.

Ademar46 escreveu:É interessante que todos do fórum estão calados, quando se mantenhem calados, é sinal de aprovação, pois até agora, somente voce, qualificativo judeu a se manisfestar.

O forúm é democratico cada quem tem suas opiniões e eu não sou judeu, sou ateu.

Ademar46 escreveu:Não seria surpresa da manifestação, pois o assunto levantado lhe "aguilhoou".

Como?

Ademar46 escreveu:Quando se falar em Deus neste fórum, será sempre uma "alfinetada" em voce.

Alfinetada em mim :1 :1 :1 Eu só gosto de debates, e vc não me refutou.

jpsouzamatos escreveu:Eu só gosto de debates, e vc não me refutou

Só não enxerga quem não quer. Basta voce verificar na minha resposta que registrei; do meio dela em diante, voce passou a reafirmar tudo que eu dizia. Volte lá e veja!
Ademar de Morais
Forista
Forista

Data de registro: 12 Fev 2011 19:28

Nova mensagempor Mobraw101 em 05 Jul 2011 10:02

up!

Ademar sumiu!?
Imagem

"Meu filho, vou criar vc nos caminhos de "jeová"". :lol:
Mobraw101
Forista
Forista

Data de registro: 01 Set 2010 18:18

Nova mensagempor Miserere mei em 05 Jul 2011 12:25

"O mundo ainda está cheio de idolatria, inclusive idolatrando Jesus como se fosse o próprio Eterno, comportamento antijudaico já que o Eterno ordenou nos seus preceitos que só Ele pode ser adorado. Obviamente, Jesus não é o Eterno. Foi por esse motivo doutrinário e por outras questões políticas que a Igreja Católica Romana separou-se da Igreja Cristã Ortodoxa do oriente, o primeiro “grande cisma” cristão."
Primeiro, deixe-me parabenizá-lo pelo seu belo discurso! Certamente, posso admitir, você ou é judeu, o de uma seita neopentecostal judaizante. Admito o primeiro, porque eles (os neopentecostais), embora um pouco não ortodoxos (ao meu ver), ainda admitem a divindade de Cristo. Os TJs admitem o Messianismo de Cristo, embora não admitam sua divindade. Você nega os dois.
Estou te parabenizando porque você é, realmente, um [b]maitre[/b] em hermenêutica bíblica. Você alega ter percebido uma coisa que, em dois mil anos, ninguém, nem os mais famosos doutores da Igreja Católica, como Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e Santo Inácio de Loyola, nem os cultíssimos pastores Luteranos, nem os estudiosos clérigos Batistas, nem mesmo Charles Taze Russel, esse revolucionário estudante de hermenêutica bíblica, foram capazes de perceber. Meus parabéns! Você levou os sofismas tolos à um novo patamar!
Essa afirmação, de quem alega ter tanto conhecimento, de quem faz tantas citações das Sagradas Escrituras, é, além de precipitada, enganosa.
Ora, o Grande Cisma NÃO ocorreu porque os católicos queriam acreditar que Jesus Cristo era Deus o os cismáticos autodenominados ortodoxos não. Foram séculos de brigas políticas, pois Constantinopla queria usurpar o lugar especial de Roma no seio Cristão. Foi a gota d'água quando o Papa Leão iii proclamou um bárbaro (a saber: Carlos Magno, o invencível) como Imperador do Sacro Império Romano, e este sugeriu a adição do dogma do Filioque no Credo dos Apóstolos, baseado no que dizem as Escrituras: "E eis que vos envio o Consolador". O então Patriarca Ecumênico de Constantinopla proclamou a excomunhão do Papa de Roma, e o Papa de Roma, reciprocamente excomungou o Patriarca de Constantinopla.
O dogma do filioque diz: "...Credo in Spiritu Sancto, qui ad Patrus, Filioque procedit, et cum Pater et Filii est conadoratur et Glorificatur...", que significa: "...Creio no Espírito Sano, que procede do Pai e do Filho, e com o Pai e o Filho é co-adorado e glorificado..."
Além do mais, o Cristianismo NÃO é uma seita judaizante.
Quanto a divindade de Cristo, eu cito as escrituras, como o meu Mestre fazia: "...E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu..."
Agora, por favor, não me venha propor um tema religioso e depois dizer que as Escrituras não valem, que foram escritas por homens. Sem absolutamente nenhum parâmetro é fácil propor um problema tão grande e depois, como fazem os covardes, fugir.
Sancta Dei Genetrix, ora pro nobis.
Extra Ecclesiam nullam salus.
Sancta Dei Genetrix, ora pro nobis qui ad te confugimus.
Ad Majorem Dei Gloriam.
Miserere mei
Forista
Forista

Data de registro: 04 Jul 2011 14:03

Nova mensagempor Miserere mei em 11 Jul 2011 08:29

E ao anjo da igreja que está em Esmirna, escreve: Isto diz o primeiro e o último, que foi morto, e reviveu:

Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes das águas da vida; e Deus limpará de seus olhos toda a lágrima.

Já são dois os textos que provam a divindade de Nosso Senhor...
Extra Ecclesiam nullam salus.
Sancta Dei Genetrix, ora pro nobis qui ad te confugimus.
Ad Majorem Dei Gloriam.
Miserere mei
Forista
Forista

Data de registro: 04 Jul 2011 14:03

Nova mensagempor Victor Rito em 14 Jul 2011 08:47

Olá misere

O que tem haver a divindade de Cristo com o facto de ele ser uma criatura de Deus?

Você havia de ser expulso pelas testemunhas de Jeová para saber o que é covardia!

Boa saúde!
Victor Rito
Victor Rito
Forista
Forista

Data de registro: 23 Jul 2009 07:48

Nova mensagempor Bibliotecário em 14 Jul 2011 09:06

Um ponto que me impressiona na Palavra Deus está neste texto, do evangelho de João, que traz uma importante exortação feita pelo Senhor Jesus:

"Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que Eu Sou, morrereis em vossos pecados". Jo. 8:24

Ele é encontrado interpretando esta idéia em 99.9% das traduções bíblicas, e só na TNM vêm adulterado.

Deveríamos refletir melhor sobre este ponto, para não sermos objeto da condenação implícita pelo Senhor Jesus nesta passagem.

.
"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9 NVI
Bibliotecário
Forista
Forista

Data de registro: 06 Jun 2011 08:33

Nova mensagempor Victor Rito em 14 Jul 2011 11:07

Olá Bibliotecário

Bibliotecário escreveu:Um ponto que me impressiona na Palavra Deus está neste texto, do evangelho de João, que traz uma importante exortação feita pelo Senhor Jesus:

"Por isso vos disse que morrereis em vossos pecados, porque se não crerdes que Eu Sou, morrereis em vossos pecados". Jo. 8:24

Ele é encontrado interpretando esta idéia em 99.9% das traduções bíblicas, e só na TNM vêm adulterado.

Deveríamos refletir melhor sobre este ponto, para não sermos objeto da condenação implícita pelo Senhor Jesus nesta passagem.

.

Que ponto o impressiona e de que maneira a TNM o deturpa?

Abraço.
Victor Rito
Victor Rito
Forista
Forista

Nova mensagempor Victor Rito em 14 Jul 2011 11:08

Olá Bibliotecário

Bibliotecário escreveu:Um ponto que me impressiona na Palavra Deus está neste texto, do evangelho de João, que traz uma importante exortação feita pelo Senhor Jesus:

.

Abraço.
Victor Rito
Victor Rito
Forista
Forista

Nova mensagempor Bibliotecário em 14 Jul 2011 11:57

Abraço.
Victor Rito

O ponto que impressiona (falado por mim no tópico) é este em que o próprio Senhor Jesus se declara como Deus
(Jo. 8:24 - na versão Almeida e outras versões, excluindo a TNM).
Agora, com relação à TNM ter adulterado alguns trechos do texto bíblico, colocarei um trecho de um livro para exemplificar o que estou falando
(o livro em questão é: Análise da Cristologia das Testemunhas de Jeová, do Pastor Joel Santana, capítulo 1, facilmente encontrado na net).

Aí vai:

1.2.1. Análise sinóptica de Jo 1.1.

João 1.1 está traduzido na “bíblia” das TJ assim: “No principio era a palavra, e a Palavra estava com o Deus, e a Palavra era [um] deus.” Neste texto bíblico, o vocábulo Deus aparece duas vezes. No primeiro caso refere-se ao Pai, e no segundo, ao Filho. Na primeira ocorrência há, no original grego o artigo definido (o) na frente do vocábulo Deus. Mas, na segunda ocorrência não há artigo algum. Os líderes das TJ alegam que o apóstolo João fez isso com o propósito de mostrar que Jesus não é o verdadeiro Deus, mas sim, um ser semelhante a um deus. Antes, porém, de reduzirmos esse “argumento” a frangalhos, vamos às transcrições, a fim de que o leitor possa ver que realmente os mentores das TJ apresentam essa argumentação.
Primeira transcrição: “... o artigo definido (o) aparece na frente da primeira ocorrência de Theós (Deus), mas não na frente da segunda ocorrência. A construção articular (quando o artigo aparece) do nome indica identidade, personalidade, ao passo que um nome predicativo, no singular, sem artigo e anteposto ao verbo (como está construída a sentença no grego) indica qualidade de uma pessoa. Portanto, o texto não diz que a Palavra (Jesus) era o mesmo que o Deus com quem estava, mas, antes, que o Verbo (a Palavra) era semelhante a um deus, era divino, era um deus ...” (Raciocínios à Base das Escrituras, página 213, edição de 1985).
Segunda transcrição: “ ... Quando um nome grego não tem o artigo anteposto a ele, torna-se uma descrição em vez de uma identificação, e tem o caráter de adjetivo em vez de nome ... Se joão tivesse dito ho Theós en ho Logos, empregando um artigo definido anteposto a ambos os nomes, então ele teria definitivamente identificado o Logos com Deus, mas, por não haver um artigo definido anteposto a Theos, torna-se uma descrição, e é antes um adjetivo do que um nome...” (Ibidem, página 409).
Os argumentos acima apresentados pelos chefes das TJ, objetivando “provar” que estão com a razão por tentarem rebaixar o Senhor Jesus a “um deus”, é uma mistura de mentira com verdade, facilmente refutável, à luz da gramática grega. Mas, como a maioria de nossos leitores não conhece o grego, não vamos transcrever excelentes argumentos da autoria de renomados peritos bíblicos, que detonam toda a argumentação acima. Antes, simplificamos, informando que em Jo 13.3, temos um caso similar ao de Jo 1.1. Naquela referência a palavra Deus também aparece duas vezes, sendo que na primeira ocorrência, o vocábulo Deus está, no original, sem o artigo (o). Este aparece apenas anteposto à palavra Deus na segunda ocorrência. Deste modo, se as alegadas regras gramaticais do grego, apresentadas pelas TJ, estivessem corretas, poderíamos dizer que Jesus viera de um deus; e que após cumprir sua missão, voltou para o Deus. Mas as TJ, usando dois pesos e duas medidas, não traduzem Jo 13.3 assim: “ ele, sabendo que o Pai dera todas as coisas nas [suas] mãos, e que procedera de [um] deus e ia para o Deus.” Antes, porém, traduzem: “ ele, sabendo que o Pai dera todas as coisas nas [suas] mãos, e que procedera de Deus e ia para Deus.”
Será que Jesus viera de um deus? Se o argumento “gramatical” apresentado pelas TJ para traduzirem Jo 1.1 por “um deus”, fosse correto, a resposta seria sim. E desse modo, até o Deus que enviou Seu Filho ao mundo, seria um deus.
O fato dos líderes das TJ não traduzirem Jo 13.3 dizendo que Jesus “procedera de um deus”, prova que eles têm consciência de que o argumento deles, em defesa da descabida tradução de Jo 1.1 na TNM, é sofisma. Eles enganam o povo de propósito. Eles sabem que estão errados.
Se Jo 1.1 está bem traduzido na TNM, então Jo 13.3 está mal traduzido. Por outro lado, se Jo 13.3 está bem traduzido na TNM, então Jo 1.1 está mal traduzido. Que farão os chefes das TJ? Revisarão Jo 1.1 orientando-se por Jo 13.3, reabilitando o Senhor Jesus à posição de Deus; ou “corrigirão” Jo 13.3, à luz dos argumentos “gramaticais” por eles apresentados, em defesa da tradução de Jo 1.1, rebaixando o Deus do qual Jesus procedera, a “um deus”? Decidam-se como quiserem, mas parem de usar dois pesos e duas medidas.

.
"Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie". Efésios 2:8-9 NVI
Bibliotecário
Forista
Forista

Nova mensagempor Victor Rito em 14 Jul 2011 12:11

Olá Bibliotecário

Em relação a Jeová Deus e ao Deus Jesus, ou a Jeová deus e ao deus Jesus, ou a Jeová Deus e ao deus Jesus, devo dizer o seguinte... A unidade é o objectivo da criação... Isto não nos torna todos iguais ou co-existentes...

“Também, não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo e eu vou para ti. Santo Pai, vigia sobre eles por causa do teu próprio nome que me deste, para que sejam um, assim como nós somos.
-João 17:11.

Abraços...
Victor Rito
Victor Rito
Forista
Forista

Nova mensagempor Bibliotecário em 14 Jul 2011 13:19

Olá Bibliotecário

Em relação a Jeová Deus e ao Deus Jesus, ou a Jeová deus e ao deus Jesus, ou a Jeová Deus e ao deus Jesus, devo dizer o seguinte... A unidade é o objectivo da criação... Isto não nos torna todos iguais ou co-existentes...

“Também, não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo e eu vou para ti. Santo Pai, vigia sobre eles por causa do teu próprio nome que me deste, para que sejam um, assim como nós somos.
-João 17:11.

Abraços...
Victor Rito

Olá Victor, boa tarde!

Compreendo seu ponto de vista

(de que a unidade é o objectivo da criação...)

mas como estamos debatendo sobre "Quem é o Alfa e o Omega"?
Vemos agora mais dois textos que comprovam que Cristo é Jeová Deus:

Assim disse Jeová, o Rei de Israel e seu Resgatador, Jeová dos exércitos: ‘Sou o primeiro e sou o último, e além de mim não há Deus". Is: 44:6

"Eis que venho depressa, e a recompensa que dou está comigo, para dar a cada um conforme a sua obra. Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim. Eis que venho depressa, e a recompensa que dou está comigo, para dar a cada um conforme a sua obra. 13 Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim. 14 Felizes aqueles que lavam as suas vestes compridas para que tenham a autoridade [de ir] às árvores da vida e para que obtenham entrada na cidade pelos portões dela. 15 Lá fora estão os cães e os que praticam o espiritismo, e os fornicadores, e os assassinos, e os idólatras, e todo aquele que gosta da mentira e a pratica.16 Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos dar testemunho destas coisas para as congregações. Eu sou a raiz e a descendência de Davi, e a resplandecente estrela da manhã.’” " Ap. 22:12-16
(que, neste caso, quem está falando é Jesus).

Até mais,

Bibliotecário.

.
Bibliotecário
Forista
Forista

Nova mensagempor Victor Rito em 18 Jul 2011 15:15

Olá Bibliotecário

Não necessariamente... O primeiro texto refere-se a Deus - Deus de todos. O segundo texto à primeira criação de todas e que será também a última, a maior em importância depois de Deus, o Pai.

Abraço.
Victor Rito
Victor Rito
Forista
Forista

Anterior

Retornar para Crenças, Doutrinas e História