Será que o mundo de hoje é pior que o mundo antigo!! : Crenças, Doutrinas e História - Page 2
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Será que o mundo de hoje é pior que o mundo antigo!!

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

Re: Será que o mundo de hoje é pior que o mundo antigo!!

Nova mensagempor RX em 03 Mai 2009 11:30

O título desse tópico me lembrou uma situação muito comum no serviço de pregação. Presenciei várias vezes. Como vocês devem saber, muitas TJs dão o seu sermão aos moradores mostrando como o mundo supostamente está piorando, como a bíblia supostamente previu essas condições e como essas condições supostamente melhorarão.

Algumas gostavam de perguntar aos moradores se eles achavam que o mundo de hoje é pior que o de antigamente. Normalmente recebiam a resposta que esperavam ouvir (que sim), e continuavam. Mas, em algumas ocasiões, vários moradores acreditam que o mundo de hoje é melhor. Um até disse que a tendência é sempre melhorar. E não eram jovens entusiasmados com a tecnologia, nem pessoas estudadas. Muitas vezes eram pessoas bem humildes, e até velhinhos, o que muito supreende, já que velhos têm a tendência de achar o passado melhor.

Nessas ocasiões, as TJs não sabiam como continuar a palestra. Ficavam alguns segundos quietos, provavelmente pensando no que dizer. E alguns tentavam convencer o morador do contrário daquilo que ele acreditava (que hoje é melhor), para então pregar que o futuro será melhor.

Casos TJs... :roll:
RX
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 12:19

Nova mensagempor Abenildo em 03 Mai 2009 19:33

Broteh A escreveu:Primeiro, que ninguém está negando ter havido evolução na ciência, tecnologia, educação. . . Segundo, eu destaquei (e não foi comentado) que o progresso material, científico, educacional NÃO É COMPATÍVEL com um progresso moral, ético, espiritual e desafio qualquer um a provar-me o contrário.

Como disse antes, o que é "moral, ético, espiritual" é uma questão de opinião pessoal, uma questão de educação!
Pra mim, falar que um homossexual é imoral, que um macumbeiro não seja evoluído espiritualmente, ou que quem defende uma ética que coadune com homofobia e preconceito cultural, esse sim não evoluiu.
Pra mim imoral é prometer algo que não existe! Manipular o próximo com promessas absurdas, prever o fim do mundo!
Falar de um ou outro medicamento que deu errado em alguns casos? Putz! Triste! Só quem não conhece nada de ciência não conhece sue método. Pra esses eu me calo.
Pra mim, e não só pra mim, o mundo evoluiu SIM! Se não, estaríamos com medo desde, quando 1844? Sei lá, malucos sempre existiram. Só sei que, tranquilamente vemos despalpérios de quem defende crenças, mesmo sendo elas baseadas num fundamentalismo absurdo, de um livro onde jumenta fala, em que o sol pára, e em que Deus tem partido. Esses sim, tem que evoluir, moral, ética e espiritualmente!!!!!!!!!!!
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
Abenildo
Administrador
Administrador

Data de registro: 01 Nov 2008 06:37

Nova mensagempor pascoalnaib em 03 Mai 2009 23:00

Questionador TJ cita:
O que nao conseguimos atingir até agora é: aprender a conviver juntos! E, fica mais dificil ainda quando se tem um mundo tao dividido por ideais religiosos!!

Abenildo cita:
Esses sim, tem que evoluir, moral, ética e espiritualmente!!!!!!!!!!!

Esses dois comentários sintetizam minha opinião sobre o assunto.
pascoalnaib
Administrador
Administrador

Data de registro: 31 Out 2008 15:34
Localidade: Ceará

Nova mensagempor Pássaro em 04 Mai 2009 07:50

Diria que o nivel de informação existente, faz com que as pessoas fiquem mais próximas, e ao mesmo tempo mais temerosas. No outro lado temos o consumismo desenfreado que expõe a todos e faz com que muitos façam qualquer coisa para alcançar um objetivo! Hoje nos falta simplicidade!
O barco da torre tá afundando?
Pássaro
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 07:45

Nova mensagempor Nanda Lima em 04 Mai 2009 08:53

Nossa, que tópico interessantíssimo. Realmente, eu sempre falo que não gostaria, mesmo, de ter vivido em épocas passadas.
Depois que saí da Torre não fico mais louca para que o mundo acabe logo. PELO CONTRÁRIO! Quero que ele dure bastante, e que a ciência evolua cada vez mais! Apesar de todos os problemas do mundo, eu quero construir a minha vida em cima dessa Terra, fazer a diferença, ser uma grande mulher, ter filhos, sim, e quando eu estiver velha - se Deus quiser eu chego lá - quero sorrir ao perceber que o mundo melhorou e contar para os meus netos, que ficarão incrédulos ao ouvir, que existiram seitas tais como as TJs, e que as pessoas guerreavam por causa de crenças e pregavam o fim do mundo todo dia.
"Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola." - Legião Urbana
Nanda Lima
Forista
Forista

Data de registro: 08 Abr 2009 15:01

Nova mensagempor Gustavo em 04 Mai 2009 09:16

Na minha opinião, não temos dados suficientes para avaliar se o mundo está melhor ou pior que antigamente.
Eu penso que por um lado, muita coisa evoluiu para nós. Nós realmente temos uma saúde melhor, vivemos mais, temos mais equipamentos que nos ajudam a desempenhar nossas tarefas melhor, podemos até nos comunicar com pessoas do outro lado do mundo... Por outro lado, estamos enfrentando um seríssimo problema ecológico, o ambiente nas cidades não é tão saudável como antigamente, nossa comida não é tão saudável como antigamente, nossas armas matam mais gente do que as de antigamente... Difícil avaliar estes pontos, e dizer quando é que a vida foi melhor... Meu chute é que ela se manteve estável.
Não dá para se avaliar se o mundo antigo havia menos ou mais catástrofes naturais, simplesmente por que não temos dados do mundo antigo. Isto também é um ponto.
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Gustavo
Forista
Forista

Data de registro: 05 Nov 2008 17:05

Nova mensagempor André Felix em 04 Mai 2009 09:24

Brother A escreveu: ...e o progresso material, científico, educacional NÃO É COMPATÍVEL com um progresso moral, ético, espiritual ...

A incompatibilidade entre o"progresso material, científico, educacional" e o que você chama de "progresso moral, ético, espiritual" de fato ocorre em muitas pessoas e até em líderes mundiais, que lideram nações, mas essa não chega a ser uma atitude generalizada, não representa o modo de ser da maioria das pessoas. Tanto que nos países onde as pessoas tem acesso à educação de qualidade os índicies de criminalidade são bem menores do que nos países onde isso não acontece. Não são paraísos, exitem crimes, e não são habitados por pessoas perfeitas, há egoísmo e ganância, mas pessoas assim não representam a atitude da maioria da população.

Brother A escreveu: Estão aí os fanáticos mais ativos do que nunca, com uma diferença muito grande. No passado eles perseguiam alguns para colocá-los na fogueira quando eram tidos por heréticos, após julgá-los, etc. Hoje fanáticos religiosos explodem bombas, matando os que consideram heréticos, e de roldão levam até adeptos da mesma fé (vide Iraque, Afeganistão).

Esse problemas existem mas são localizados. No passado a intolerância religiosa que causava atos violentos era generalizada, existia em praticamente todas as nações. As antigas religiões eram nacionais ou étnicas, e a tendência era sempre tratar com intolerência a religião do estrangeiro ou quem questionasse os valores religiosos da sua própria nação ou etnia. Os próprios profetas do velho testamento fomentavam o ódio contra os israelitas que resolvessem adotar "deuses estrangeiros", mesmo que o culto desses deuses não envolvessem sacríficios humanos. O cristianismo, enquanto religião universal, lutou contra isso até quando elementos que professavam a fé cristã chegaram ao poder. Aliás, sempre quando a religião chega ao poder a intolerância aumenta. Justamente as nações onde as igrejas, ou religiões, estão separadas do Estado, que é laico, são as que garantem mais liberdade religiosa e filosófica, de convicção ou crença.

Brother A escreveu:Falando-se em Iraque e Afeganistão, vejam o dilema dos americanos e europeus ali atuando. As armas e munição dos "insurgentes" são financiadas por quem mesmo? Pois não é que são os próprios americanos e europeus que fornecem os meios para os inimigos que matam seus conterrâneos, os irmãos, amigos, enfim, soldados de seus próprios países, pela compra dos produtos tóxicos produzidos por aqueles "revolucionários"?! Acaso o "progresso" do mundo tem ajudado a abater o tremendo consumo de drogas, sobretudo nas nações do chamado primeiro mundo?! Como explicam isso.

Falar em "dilema de americanos e europeus" parece atribuir a todos os cidadão amercianos e europeus a culpa pelas decisões equivocadas das lideranças nacionais ou regionais. Mesmo na União Européia existem países que não endossam a atuação do bloco nesses países, tanto que não são obrigados a enviarem soldados para a região. Os EUA, por exemplo, invadiu o Iraque e mantem tropas no Afeganistão, mas eles são um democracia, sempre existiu oposição interna para essas atividades. Claro que os que são contra não conseguiram impor isso ao ponto de convencer a população no sentido de escolherem por meio do voto políticos comprometidos com outros tipos de políticas. Mas a democracia funciona assim , com erros e acertos, e as mudanças são graduais. Vejam que os norte-americanos elegeram agora um presidente com posições mais moderadas, um pouco mais disposto ao diálogo.
Quando ao uso de drogas novamente não se pode generalizar. Pessoas que usam drogas e que moram em países do "primeiro mundo" ou que usufruem, mesmo nos países pobres, dos benefícios do "progresso" tecnológico e cultural, não são maioria. O problema existe, é grave e envolvem um grande quantidade de pessoas. Mas não se pode dizer que algum tipo de "progresso" econômico ou cultural, de pessoa ou nações, esteja atrelado ao consumo de drogas. Como já afirmei isso não representa a atitude da maioria das pessoas e por mais difícil que seja não é um problema insolúvel.

Brother A escreveu:Falando-se em drogas, as "milagrosas" são um engodo muito grande, pois se supostamente curam uma enfermidade, provocam tantos efeitos colaterais que está aí o aumento do câncer em todos os seus matizes já a ponto de superar as doenças cardíacas.

Professor Azenilton, francamente, que conversa é essa? Eu não acho que nenhum medicamento seja milagroso ou que alguma empresa farmaceutica não se preucupe com o lucro, mas associar esse suposto aumento do câncer aos próprios medicamentos já começa a revelar uma mente apegada às teorias de conspiração. Pode até existir, não acho impossível, mas novamente não se pode generalizar, certamente essa não é a atitude que prevalece entre os fabricantes de medicamentos. Ora, e expectativa de vida das pessoas, e vida com qualidade, está aumentando, não diminuindo.
Brother A escreveu: Um jornalista americano chamado Kevin Trudeau escreveu um livro que vendeu 20 milhões de exemplares, intitulado Natural Cure "They" Don't Want You to Know About (Curas naturais sobre que "eles" não querem que saiba"). Ele faz denúncias tremendas a respeito da manipulação do que chama Big Pharma (as indústrias farmacêuticas) e como agem de modo em nada diverso de como agiam as indústrias de fumo no passado, engambelando o "respeitável público" com desinformação total para abafar a verdade de que cigarro mata. Diz ele vez após vez que os grandes laboratórios não estão interessados em curar ninguém e sim em VENDER REMÉDIOS.

Ele estende suas denúncias, muito bem documentadas, para incluir também as indústrias de alimentos e petrolíferas, que a despeito de crises econômicas bem evidentes, levantam lucros fabulosos. Aliás, das 10 maiores empresas do mundo, 4 são laboratórios e não sei quantas, indústrias petrolíferas. São os que comandam as coisas neste mundo, dominando a imprensa para que só divulguem aquilo que lhes interessa, com suas "pesquisas" pré-fabricadas, suas retiradas tardias de medicamentos que se revelaram prejudiciais ou mortíferos (vide Vioxx, Celebrex, etc.), e assim caminha a humanidade.

Empresas que almejam lucros a despeito da saúde ou do bem estar das pessoas e que manipulam parte imprensa para dissimular ou ocultar isso é uma realidade, mas também não de pode generalizar. Eu acho uma grande pretensão afirmar que as indústrias petroliferas ou de alimentos dominam o mundo todo e que apenas não conseguiram dominar o senhor e o autor do livro que o senhor menciona, o jornalista Kevin Trudeau, que deve aliás estar rico após vender 20 milhões de exemplares do seu livro. Fatos assim tão graves jamais passariam desapercebidos se fossem tão generalizados e afetassem tão gravemente pessoas do mundo inteiro. O senhor, como de costume, desqualifica a maioria e supervaloriza as suas próprias fontes. Veja bem, pode até ser que esses tipos de coisas ocorram, mas não nas proporções apresentadas.

Brother A escreveu:Esperar que o homem resolva seus próprios problemas é uma falácia total. Na verdade muitas "soluções" criadas pelo homem viraram novos tremendos problemas. Um exemplo simples--as sacolas de plástico dos supermercados. Cada uma delas leva 1.000 anos para se decompor na natureza, daí que há movimentos para eliminá-las e em alguns lugares estão totalmente proibidas. Isso sem falar em tantas outras dificuldades com 'reciclagem', como as pilhas e baterias, os aparelhos de celular, computadores, fax obsoletos, as miríades de peças plásticas que flutuam nos oceanos e tem matado pelicanos que os engolem acidentalmente, ficando presos nos seus papos, impedindo que nutrientes os alimentem devidamente. . .

Nada indica que a situação neste aspecto e outros vá melhorar, meus caros. Assim, eu diria como o salmista Davi:

"Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós faremos menção do nome do SENHOR nosso Deus". (Salmos 20:7).

Eis a arma de todo sectário religioso - pintar um quadro sombrio e deseperançoso, desmobilizar as pessoas desmotivando as buscas de possíveis soluções para os problemas, para depois apontar para uma religião, de preferência a dele. As sacolas plásticas ou baterias dos celulares são um problemas, mas não insolúvel. A religião pode até apontar para uma promessa utópica de solução de todos os problemas. Cada doido com a sua mania. Mas a busca de soluções humanas são válidas, eficientes mesmo que não resultem na extinsão de todos os problemas.
Aliás, grande bosta esse rei mítico rei Davi era. Uma idiota que matava a torta e a direita e compunha essas bobagens que enaltecem uma divindade tribal, cheia de violência e de sentimentos de vingaça.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
André Felix
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 01 Nov 2008 08:42

Nova mensagempor Nanda Lima em 04 Mai 2009 11:17

O Félix disse:

"Aliás, grande bosta :1 :1 esse rei mítico rei Davi era. Um idiota :1 :1 que matava a torta e a direita e compunha essas bobagens que enaltecem uma divindade tribal, cheia de violência e de sentimentos de vingaça :9 ."

Eu estava conversando esta semana com minha amiga - única e melhor amiga :lol: - justamente sobre o Deus do AT, e ela me disse que também O acha muito cruel, vingativo, estranho. Eu fiquei pasma, já que ela não duvidava de nadinha. Acho que meu crescente ceticismo nos últimos meses tem influenciado ela. :D
CONCORDO!
Grande bosta o Davi, assassino de mão cheia, um tremendo bocó!
"Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Nós somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola." - Legião Urbana
Nanda Lima
Forista
Forista

Data de registro: 08 Abr 2009 15:01

Nova mensagempor Brother A em 04 Mai 2009 18:38

Pois no Novo Testamento temos mais sangue ainda derramado. Leiam Apo. 19 e vejam a extensão em que os mortos ao final se estenderão, com a festanja das aves de rapina, o sangue em quantidade imensa cobrindo vasta área. . .

Muito mais gente é descrita como morta no NT do que no VT.

Brother A
Forista
Forista

Data de registro: 16 Dez 2008 12:54

Nova mensagempor engenheiroleo em 04 Mai 2009 19:06

Esse Deus é O CARA!!!

Não apoiou, adorou, ou seja lá o que quiser chamar, o negócio é faca no pescoço. Banho de sangue!
Não é a toa que no BOPE aqui no Rio tem tanto crente. Eles adoram matar, fazer justiça, mandar uns iníquos pro espaço.
Nada que a formação religiosa não explique.

Que o Deus assassino seja louvado.
engenheiroleo
Forista
Forista

Data de registro: 23 Abr 2009 10:58

Nova mensagempor Antonio Benedito em 04 Mai 2009 19:31

É lógico que no mundo antigo era bem mais facil a vida, mulheres não sentião dor para dar a luz, as plantas não tinhã espinhos, todos eram vegetarianos e concientes tinham poderes psiquicos a conciencia desperta podião entrar em contato com seres de outros planetas e dimensões, até esse que muitos chamam de satanas era um ser bom, mas com a proximação do grande planeta vermelho perto da TERRA, catástrofes e doenças e mais luxuria e violencia vem aumentando até aniquilação do nosso planeta.
Paz inverencial!
Antonio Benedito
Forista
Forista

Data de registro: 04 Abr 2009 00:55

Nova mensagempor Questionador TJ em 04 Mai 2009 23:00

Gustavo escreveu:o mundo antigo havia menos ou mais catástrofes naturais, simplesmente por que não temos dados do mundo antigo. Isto também é um ponto.

Sou obrigado a discordar de vc neste ponto. Existem ciencias que 'desvendam' e nos trazem 'informações' do que aconteceu no passado. Obtenha mais conhecimento sobre isto!! (-;
Questione sempre...

MAGOE-ME COM A PIOR VERDADE...
... MAS NÃO ME ILUDA COM A MELHOR MENTIRA!

(Não consegui confirmar o autor.)
Questionador TJ
Forista
Forista

Data de registro: 26 Dez 2008 13:42

Nova mensagempor Questionador TJ em 04 Mai 2009 23:03

Antonio Benedito escreveu:... as plantas não tinhã espinhos, todos eram vegetarianos e concientes tinham poderes psiquicos a conciencia desperta podião entrar em contato com seres de outros planetas e dimensões, até esse que muitos chamam de satanas era um ser bom, mas com a proximação do grande planeta vermelho perto da TERRA, catástrofes e doenças e mais luxuria e violencia vem aumentando até aniquilação do nosso planeta.

Oi Antonio. De onde se obtém este 'conhecimento' ?
Questionador TJ
Forista
Forista

Data de registro: 26 Dez 2008 13:42

Nova mensagempor André Felix em 05 Mai 2009 08:43

Brother A escreveu:
... Hoje fanáticos religiosos explodem bombas, matando os que consideram heréticos, e de roldão levam até adeptos da mesma fé (vide Iraque, Afeganistão).

Brother A escreveu:
Pois no Novo Testamento temos mais sangue ainda derramado. Leiam Apo. 19 e vejam a extensão em que os mortos ao final se estenderão, com a festanja das aves de rapina, o sangue em quantidade imensa cobrindo vasta área. . .

Muito mais gente é descrita como morta no NT do que no VT.

Os fanáticos que não "explodem bombas, matando os que consideram heréticos" aguardam pacientemente o dia em que, de acordo com as suas expectativas, Deus fará isso, e de modo bem mais cruel. Eles pensam:
Matar hereges? Vamos deixar que deus tenha o prazer de fazer isso.

Ainda bem que essa versão do cristianismo tem ficado cada vez mais desacreditado. Sempre, no decorrer dos séculos, ela ressugi, com roupagens diferentes, mas com o mesmo discurso.
Mas ...
O livro do Apocalipse foi escrito há cerca de 2 mil anos.
Começa o seu relato afirmando mostrar "as coisas que brevemente devem acontecer", alertando que os eventos ali descritos eram para um tempo próximo.
Durante os últimos dois milênios muitas seitas surgiram identificando os eventos e os personagens do apocalipse, cada qual em seu própio tempo. Nesse últmo século XX, com a sua cultura de base monetária, mercantilista, o livro do apocalipse bem como outras profecias escatológicas da Bíblia garantiram o crescimento de verdadeiros impérios religiosos, de grandes e milionárias multinacionais editoras de livros e outras mídias. A arma principal delas é sempre o medo e a ameaça. As testemunhas de Jeová e os adventistas começaram no século XIX, passaram pelo século XX e agora, no século XXI ainda conseguem ter o descaramento de manter o mesmo discurso.
Bem que meu pai dizia:
O mundo não se acaba. As pessoas é quem se acabam.
William Miller, Elen Golden White, Charles Taze Russel, Fred Franz - todos esses falsos profetar já se foram, bem como os seus seguidores mais idosos. O mundo deles acabou. Restam os seus herdeiros que também vão pelo mesmo caminho. Aliás, o caminho natural de todo mundo. Nós também vamos. O mundo continua. Por isso, ao invés de dedicarmos tempo, recursos e esforços para alimentar essas indústrias gráficas especializadas em falsas profecias acho que o melhor seria lutar por um mundo melhor, com os pés no chão.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
André Felix
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 01 Nov 2008 08:42

Nova mensagempor Gustavo em 05 Mai 2009 08:49

Questionador TJ escreveu:
Gustavo escreveu:o mundo antigo havia menos ou mais catástrofes naturais, simplesmente por que não temos dados do mundo antigo. Isto também é um ponto.

Sou obrigado a discordar de vc neste ponto. Existem ciencias que 'desvendam' e nos trazem 'informações' do que aconteceu no passado. Obtenha mais conhecimento sobre isto!! (-;

Bem, eu já obtive mais conhecimento sobre isto. Aliás, recomendo como leitura o livro "O Tempo dos gentios reconsiderado", já que ele trata deste assunto com maestria.

A questão é muito simples... Você tem uma maneira segura de afirmar quantos terremotos aconteciam no passado? Por exemplo, você poderia nos informar quantos terremotos aconteciam no Pacífico? E furacões?
Por mais avançada que seja nossa ciência, ela não pode obter todas as informações no passado, simplesmente por que não há mais indícios para estas informações. Ciências trabalham com evidências.
Meu site sobre religião: http://www.e-cristianismo.com.br
Meu blog de eletrônica e games: http://eletronicaegames.blogspot.com/
Gustavo
Forista
Forista

Data de registro: 05 Nov 2008 17:05

AnteriorPróximo

Retornar para Crenças, Doutrinas e História