Passado racista das testemunhas de Jeová. : Crenças, Doutrinas e História - Page 2
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Passado racista das testemunhas de Jeová.

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

Re: Passado racista das testemunhas de Jeová.

Nova mensagempor Prada em 18 Jul 2010 02:43

Por isso eu gosto desse fórum.Tô sempre aprendendo coisas novas e repugnantes a respeito das tjs.Com certeza a esmagadora maioria não conhece esse passado tenebroso.E aqueles que conhecem fazem vista grossa.Assim como fazem vista grossa daquele deus escravocrata do velho testamento.
Prada
Forista
Forista

Data de registro: 26 Mai 2010 02:41

Nova mensagempor Pássaro em 18 Jul 2010 07:13

Como dizem por aqui! "È igual a bosta, quanto mais se meche mais fede!" :8
O barco da torre tá afundando?
Pássaro
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 07:45

Nova mensagempor André Felix em 18 Jul 2010 08:17

Fonte: http://members.fortunecity.com/torredev ... trinas.htm

"O cristão, sendo realístico, precisa encarar a vida como é - não como quer que seja. Em alguns poucos lugares, existem até mesmo leis que tornam ilegais os casamentos interraciais. Neste caso, os cristãos estão sob obrigação bíblica de obedecer a elas, visto que tais leis não lhes tornam impossível adorar a Deus... Então, [o cristão] deverá tomar em consideração o fator de um casamento interracial criar, ou não, um sério efeito adverso na atitude das pessoas na sua comunidade para com esta obra de proclamar o Reino."
- A Sentinela de 1/7/1974, pp. 415, 416 (em português)

Comentário:

... Décadas depois, em 1974, ela sugere a obediência a leis racistas de alguns países em nome da 'obra de pregação' - uma atitude um tanto estranha se considerarmos que a luta pela igualdade racial deveria ser um estandarte cristão perante o mundo. O princípio bíblico é de "obedecer a Deus como governante antes que aos homens" (Atos 5: 29). Além disso, Cristo disse: "Vós sois a luz do mundo." (Mateus 5: 14) A questão, pois, permanece: poderiam os genuínos cristãos ser contaminados com conceitos racistas de uma época? Dever-se-iam sujeitar a leis racistas por qualquer que fosse o motivo?

Esse trecho da matéria acaba abordando uma outra faceta das doutrinas da Torre de Vigia - a neutralidade nos casos das lutas pelos direitos civis. Quando países como os EUA mantinham leis segregacionistas, até pouco tempo como na década de 50, a Torre proibia o envolvimento dos seus membros em movimentos de desobediência civil mesmo quando pacíficos, como os promovidos por Mather Luther King.
Um episódio interessante sobre essa posição da Torre envolveu o próprio Nelson Mandela, quando a sua primeira esposa, Evelyn Ntoko e os filhos se tornaram testemunhas de Jeová ainda na década de 50. Seguindo o discurso da Torre sobre o fim iminente e a inutilidade de tentar mudar o mundo para melhor eles passaram a achar que o correto era simplesmente se conformar com as leis segregacionistas, o Apartheid, empenhando-se na pregação da boas novas.
Hoje as testemunhas de Jeová se beneficiam do resultado da luta das pessoas que não fizeram alguma coisa, sempre com muito sacrifício, mas na época em que se exigia ação elas assumiram posição de neutralidade. Nesse caso a neutralidade pode ser interpretada como colaboracionismo. Quando algo de muito errado e injusto ocorre e o indivíduo não faz nada a respeito essa foi a suas parcela de responsabilidade - não fazer nada. Nesse caso não existe neutralidade, mas omissão.

Para exemplificar vejam como uma testemunha de Jeová negra retrata o período das lutas pelos direitos civis, contra leis de segregação racial, nos EUA:

Durante este período (1961), ocorreram muitas mudanças sociais no país. A luta pelos direitos civis estava em pleno andamento. Havia marchas, protestos e distúrbios. “Poder negro” e “arda, menina, arda”, pareciam ser os lemas do dia. Não era difícil ficar envolvido no redemoinho dos eventos. Mas, papai e mamãe apegavam-se firmemente à Palavra de Jeová e certificavam-se de que nós, crianças, tivéssemos o conceito correto sobre a mudança da cena do mundo. Sim, alegramo-nos de poder então comer em certos restaurantes e andar na parte da frente do ônibus, mas a nossa única esperança de duradoura paz e liberdade ainda era a nova ordem de Deus
A Sentinela, 15/2/79, página 28

A pessoa que narra a sua auto-biografia menciona apenas movimentos violentos como "Poder Negro" mas não menciona que em muitos casos era pedido apenas o boicote de determinados serviços como, por exemplo, do transporte público. já que leis determinavam que um negro só poderia viajar sentado na ausência de um branco.Mesmo que o negro fosse mais idoso teria que ceder o lugar para um jovem branco. Mas nem nisso, nem em simplesmente boicotar o serviço de transporte público urbano, as testemunhas de Jeová colaboraram! E cadê a "nova ordem" de Deus? O relato dela é de 1979 sobre acontecimentos de 1961!

Claro que a Torre se esmera em citar que as testemunhas de Jeová contribuíram na luta pelos direitos civis quando se recusaram a cantar hinos patrióticos ou pelo direito de não servir o exército. Mas as outras lutas, como as reivindicando igualdade racial perante a lei, ou direito trabalhista, contra a violência contra a mulher, entre outras, eram muito mais importantes para a sociedade.

Interessante também que a Torre até já convocou as testemunhas de Jeová para manifestações pacíficas quando os interesses organizacionais estavam em jogo - Um deles foi nos EUA e envolvia lei urbanistas de ocupação do solo que estavam impedindo o andamento de uma obra dela em Brooklyn e outra na França envolvendo cobrança de impostos sobre as contribuições financeiras.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
André Felix
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 01 Nov 2008 08:42

Nova mensagempor CAIO em 18 Jul 2010 10:42

Julios escreveu:Pessoal pense um pouco nesta cena...

Um ancião tem 3 filhas lindas,todas nasceram dentro da seita,foram criadas todas dentro dos preceitos da seita,chega a idade adulta,hora de arrumar namorado,chega um baita de um negrão,pessoa simples,chega para o pai ancião,se referindo a sua filha mais linda e mais amada e diz a ele ...Quero namorar com sua filha...

Vcs. acham que ele aceitaria numa boa?

Talvez permitisse para não criar desavença,mas no fundo estaria dizendo...não é isso que eu queria para minha filha...

Podem falar o que for...pra mim é tudo hipocrisia.

Isso eu me perguntava ainda quando tj.

(obs) Não tenho preconceito...mas vamos ser realista vai...

Não acredito que li isso.
Quer dizer que um Negrão não pode ser honesto, trabalhador, boa pinta, etc?

Se ele é ancião (Supostamente designado pelo espírito santo) ele não poderia ser racista de jeito nenhum.
E essas publicações com teor racista provam que as Tj são iguais ou piores do que qualquer outra religião.
E que não existe velha e nova personalidade porcaria nenhuma. Quando a pessoa vira Tj, não abandona sua mentalidade anterior.
Jesus veio para nos salvar do pecado e ainda existe pecado.
Thor veio para nos salvar dos gigantes de gelo....... E acho que está sendo eficaz.
CAIO
Forista
Forista

Data de registro: 07 Jan 2010 08:24

Nova mensagempor Ana Paula em 18 Jul 2010 13:30

Como todos os outros segmentos sociais o preconceito tá disfarçado, mas existe.

"Os grandes desapontamentos criam grandes críticos. Alguns profissionalizam-se, outros não"
Elanklever
Ana Paula
Forista
Forista

Data de registro: 27 Abr 2009 16:54

Nova mensagempor Valdinei em 18 Jul 2010 15:12

André Felix escreveu:
Permita-me amigo FELIX...comentar a matéria posta por ti. Meus comentários estarão em azul grifado[/size]... a razão é que, tanto quanto somos capazes de avaliar, as pessoas de cor tem menos educação do que as brancas... SERA QUE ESTAVA SE REFERINDO A INSTRUÇÃO SECULAR OU MODOS DE FAMILIA? muitas delas insuficiente para que possam ter proveito a partir de tal leitura... CHAMOU-OS DE NEGROS ANALFABETOS Nossa conclusão é que a leitura de matéria distribuída para uma congregação de pessoas de cor resultaria em desperdício de mais da metade... a literatura da Torre de Vigia é introduzida para pessoas de cor, não para circulação promíscua, mas só para aqueles que tem atenção pela verdade.PROMISCUA? NÃO ENTENDI ESSA...
- Torre de Vigia de Sião 15/4/1900, p. 122 (em inglês)

"...É verdade que a raça branca exibe algumas qualidades de superioridade sobre qualquer outra... há grandes diferenças na mesma família caucasiana... O segredo da maior inteligência e aptidão dos caucasianos, indubitavelmente é, em grande medida, para ser atribuído à mistura de sangue dentre seus diversos ramos; e isto foi evidentemente forçado em larga medida pelo controle divino." SALVE O DEUS RACISTA QUE SEPAROU BRANCOS DOS DE COR
- Torre de Vigia de Sião de 15/7/1902, p. 216 (em inglês)

"Pode o Etíope mudar a cor de sua pele? Não. Mas... o que o Etíope não pode fazer por si mesmo Deus poderia prontamente fazer por ele... Deus pode mudar a pele etíope em seu devido tempo..." PERAI. ENTÃO A CONDIÇÃO NEGRA É IMPERFEIÇÃO QUE DEUS VAI MUDAR?
- Torre de Vigia de Sião de 15/7/1904, pp. 52,53 (em inglês)

"...as diversas raças da humanidade provavelmente terão seus interesses espirituais como Novas Criaturas melhor preservados por alguma medida de separação." OU SEJA O RACISMO VAI CONTINUAR NO NOVO MUNDO
Estudos das Escrituras - Vol III (1904), p. 490 (em inglês)

"Nós poderíamos ter previsto que muitas pessoas de cor estariam profundamente interessadas no Fotodrama da Criação. Mas não nos causou impressão até que gradualmente seu número crescesse até cerca de 25% da platéia. SE ASSUSTARAM COM NEGAIADA CHEGANDO NOS SALÕES...É claro, nós ficamos satisfeitos em vê-los... ATÉ IMAGINO O CONTENTAMENTO DOS BRANCOS MISTURADOS COM OS NEGÃO...Nós tínhamos o mesmo sentimento, respeitando-os como os demais; AFF...SERÁ MESMO...mas logo discernimos que não era uma questão de sentimento, A NOVA LUZ SURGIU... mas que, enquanto as pessoas de cor de N. York compõem cerca de 5% da população, em nossas platéias eles são 25% e aumentando. O que faremos? OQUE FAREMOS?!! ATÉ PARECE QUE OS NEGROS ERAM INSETOS INVADINDO. Enquanto o comparecimento de pessoas de cor aumentava, proporcionalmente o número de brancos diminuía... a maioria dos brancos prefere não se misturar com outras raças. Reconhecendo que isso significaria o sucesso ou o fracasso do empreendimento do drama com respeito aos brancos, APOSTO QUE ELES NÃO IMAGINARAM QUE OS NEGROS APARECERIAM E APENAS OS BRANCO SUPERIORES SERIAM ATRAIDOS PELA SUPERIOR VERDADE REVELADA AO PASTOR RUSSEL...fomos compelidos a designar os amigos de cor para a galeria... A QUEM FICARIA A TRISTE MISSÃO DE EXPLICAR A VERDADE A NEGAIADA SEPARADA DO BRANQUINHOS PREFERIDOS...Nós novamente sugerimos que se um lugar disponível fosse encontrado para apresentar o drama... só para pessoas de cor, ficaríamos satisfeitos em fazê-lo... - A Sentinela de 1/4/1914, pp. 110,111 (em inglês)

"Eles [os negros] têm sido e são uma raça de serviçais... CARA AQUI ME DEU VONTADE ESMURRAR O MONITOR DO MICRO...Não há no mundo um serviçal tão bom quanto um bom serviçal de cor, e a satisfação que ele obtém por prestar um fiel serviço é uma das mais puras satisfações que há no mundo."CAMBADA DE F....DA P...AI QUE ODIO.
A Idade de Ouro de 24/7/1929, p. 207 (em inglês)

"Realmente, nossos irmãos de cor tem um grande motivo para alegrar-se. A raça deles é dócil e educável..." EM OUTRAS PALAVRAS SÃO CACHORRINHOS OU BURROS DE CARGAS...CARA SE PASSA UM FILHO DA MÃE DESTE NESTA HORA AQUI...EU IA PRA LUTA COM UM IMBECIL DESTE...ERA SÓ DEFENDER ESTA MERDA.
- A Sentinela de 1/2/1952, p. 95 (em inglês)

"O cristão, sendo realístico, precisa encarar a vida como é - não como quer que seja. OU SEJA OS NEGÃO Em alguns poucos lugares, existem até mesmo leis que tornam ilegais os casamentos interraciais. Neste caso, os cristãos estão sob obrigação bíblica de obedecer a elas, visto que tais leis não lhes tornam impossível adorar a Deus... Então, [o cristão] deverá tomar em consideração o fator de um casamento interracial criar, ou não, um sério efeito adverso na atitude das pessoas na sua comunidade para com esta obra de proclamar o Reino."EM MEIAS PALAVRAS CASAR COM O DE COR VOCÊ PODE FICAR MAL VISTO.
- A Sentinela de 1/7/1974, pp. 415, 416 (em português)

Comentário:
Os artigos acima são desconhecidos pela esmagadora maioria das Testemunhas de Jeová, afinal eles representam um chocante contraste com a mensagem atual da religião. Era comum a crença de que a maldição bíblica de Noé sobre Canaã (Gên. 9:24-27) teria dado origem à raça negra e que, no paraíso, a humanidade seria restaurada à raça perfeita. Que esta era a mentalidade predominante da época é bem atestado pelo fato de tais conceitos estarem presentes na literatura da Sociedade Torre de Vigia mais de uma década após a morte de Russell. EU JÁ ASSISTI DISCURSOS EM QUE ORADOR DISSE REALMENTE ISSO SOBRE A RAÇA NEGRA MAS VEZ UM IMBROMENTION QUE DEU AO ENTENDER QUE A RAÇA NEGRA É INFERRIOR OAS BRANCO POR CAUSA DA MALDIÇÃO...FAZ MUITO TEMPO QUE OUVI ISSO MAS ME RECORDO BEM. GENTE NÃO SEI SE ESTOU MAIS IRADO DOQUE TRISTE COM A MATERIA ACIMA...EMBORA FELIZ POR MAIS ESSE CONHECIMENTO QUE ADQUIRI HOJE.

MEU AMIGO FELIZ SUA MATÉRIA QUE TIROU O HUMOR MAS ME PRESENTEOU COM A ARMA QUE EU PRECISAVA PRA RESOLVER UMAS COISINHAS AQUI. OBRIGADO MANO.
Valdinei
Forista
Forista

Data de registro: 15 Dez 2009 13:14

Nova mensagempor André Felix em 18 Jul 2010 15:56

Valdinei escreveu:(...)
EU JÁ ASSISTI DISCURSOS EM QUE ORADOR DISSE REALMENTE ISSO SOBRE A RAÇA NEGRA MAS VEZ UM IMBROMENTION QUE DEU AO ENTENDER QUE A RAÇA NEGRA É INFERRIOR OAS BRANCO POR CAUSA DA MALDIÇÃO...FAZ MUITO TEMPO QUE OUVI ISSO MAS ME RECORDO BEM.[/color] [color=#0040FF]GENTE NÃO SEI SE ESTOU MAIS IRADO DOQUE TRISTE COM A MATERIA ACIMA...EMBORA FELIZ POR MAIS ESSE CONHECIMENTO QUE ADQUIRI HOJE.

Mas o que esse orador disse não está de acordo com nenhum ensinamento da Torre de Vigia. E isso já há muito tempo. Alguns cristãos fundamentalistas argumentam que os negros seriam o resultado da maldição que Noé lançou sobre o seu filho Canaã e os seus descendentes. Mas a Torre não adota essa interpretação. Veja, por exemplo, Despertai! 22/8/93, página 6:

E, no caso dos negros, muitos líderes religiosos argumentavam que eles de qualquer maneira eram amaldiçoados por Deus. As Escrituras eram mal aplicadas para tentar provar isto. Os clérigos Robert Jamieson, A. R. Fausset e David Brown, em seu comentário bíblico, afirmam: “Maldito seja Canaã [Gênesis 9:25] — essa condenação foi cumprida na destruição dos cananeus — na degradação do Egito, e na escravidão dos africanos, os descendentes de Cã.” — Commentary, Critical and Explanatory, on the Whole Bible.

O ensino de que o antepassado da raça negra foi amaldiçoado simplesmente não consta na Bíblia. A verdade é que a raça negra descende de Cus, não de Canaã. No século 18, John Woolman argumentou que usar essa maldição bíblica para justificar a escravização dos negros, privá-los de seus direitos naturais, “é uma suposição grosseira demais para ser aceita na mente de qualquer pessoa que sinceramente deseje ser governada por princípios sólidos”.

Valdinei escreveu:MEU AMIGO FELIZ SUA MATÉRIA QUE TIROU O HUMOR MAS ME PRESENTEOU COM A ARMA QUE EU PRECISAVA PRA RESOLVER UMAS COISINHAS AQUI. OBRIGADO MANO.

Pois é.
Nesse assunto a Torre apenas reproduzia o pensamento dominante da época.
Mas isso ficou no passado. O problema é ela tentar esconder esse passado.
Por sorte da Torre a "obra do reino" chegou aqui no Brasil no século XX e a escravidão foi abolida no final do século XIX. O último país ocidental a abolir. Imaginem a Torre orientando a neutralidade dos cristãos sobre o assunto.
Sigmund Freud
André Felix

Nova mensagempor Jerry em 18 Jul 2010 16:09

André Felix escreveu:Por sorte da Torre a "obra do reino" chegou aqui no Brasil no século XX e a escravidão foi abolida no final do século XIX. O último país ocidental a abolir. Imaginem a Torre orientando a neutralidade dos cristãos sobre o assunto.

Se a Torre chegasse por aqui antes de 1888 ela não poderia ir contra a escravidão nem se estivesse à frente do seu tempo. Afinal, a Bíblia nunca condenou a escravidão, nem no Velho nem no Novo Testamento.
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Meu Blog: Oritameji
Twitter: http://twitter.com/jerryguima
Jerry
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 01:37

Nova mensagempor André Felix em 18 Jul 2010 16:31

Jerry escreveu:
André Felix escreveu:Por sorte da Torre a "obra do reino" chegou aqui no Brasil no século XX e a escravidão foi abolida no final do século XIX. O último país ocidental a abolir. Imaginem a Torre orientando a neutralidade dos cristãos sobre o assunto.

Se a Torre chegasse por aqui antes de 1888 ela não poderia ir contra a escravidão nem se estivesse à frente do seu tempo. Afinal, a Bíblia nunca condenou a escravidão, nem no Velho nem no Novo Testamento.

E em 1888 a revista A Torre de Vigia, em inglês, já tinha 9 anos de idade.

Mas a Torre teve muita sorte de se desenvolver mesmo, pra valer, numa época em que a escravidão já não era legalizada nos países ocidentais. Por isso ela se sente no direito de criticar outros grupos cristãos, tanto católicos como protestantes, que não proibiram que os seus membros possuíssem escravos.
Mas ela orientou a neutralidade dos seus membros na luta pela igualdade racial em países que adotaram leis raciais segregacionistas mesmo após a abolição da escravidão, como os EUA, por exemplo. Se existisse escravidão certamente ela proibiria a participação dos fiéis nos movimentos abolicionistas.
Sigmund Freud
André Felix

Nova mensagempor AndréLuiz em 18 Jul 2010 17:58

Fico triste... disso eu não sabia, mas vejo que as provas são evidentes....

O passado dessa religião me assusta! Como pode um povo que diz ser guiado pelo amor fazer tais coisas?!?!Me choca cada dia mais notar a falta de amos da TJS!!!
Equilíbrio, Harmonia, e Paz! As dores de um dia ter sido Testemunha de Jeová já não me aflige mais, finalmente descobri a "fórmula secreta" para a felicidade...
AndréLuiz
Forista
Forista

Data de registro: 08 Jul 2010 13:05

Nova mensagempor Poltergeist em 18 Jul 2010 18:13

E para os que dizem que tudo isso é coisa antiga, não vale mais, lembre-se que uma vez que a "organização é perfeita" e "pertence à Jeová", estas coisas ocorreram no devido tempo Dele e pela Sua vontade.
A mentira teme a verdade. Afinal, você já viu "apóstatas" desassociando uma Testemunha de Jeová?

Procurando um assunto específico? Visite o Índice do Fórum: viewtopic.php?f=2&t=3230
Poltergeist
Forista
Forista

Data de registro: 26 Fev 2009 16:57
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Jerry em 01 Mar 2011 17:31

Up!
"Quando chegará, Senhor, o dia em que virás a nós para reconheceres os teus erros perante os homens?" - Saramago

Jerry
Forista
Forista

Nova mensagempor Ben em 01 Mar 2011 17:43

Infelizmente os efeitos de toda essa "cultura" de superioridade racial faz com que pessoas de todas as raças queiram se parecer cada vez mais com o tipo ariano. Por muito tempo religiosos e cientistas tentaram provar a qualquer custo a superioridade européia/norte americana, sempre dizendo que a raça superior era a tal anglo-saxônica e os judeus deveriam ser exterminados porque eram considerados muito inteligentes.
"A quantidade de alimentos necessária para cada ser humano é aquela que cabe na concavidade de suas mãos unidas" - Buda
Ben

Data de registro: 17 Nov 2008 12:05

Nova mensagempor Jerry em 07 Abr 2011 22:52

Up!

Jerry
Forista
Forista

Nova mensagempor kooboo em 08 Abr 2011 07:27

"Há cerca de 100 irmãos de cor na lista da Torre de Vigia... nós recebemos cartas de algum deles... expressando surpresa que nós tenhamos, na chamada por voluntários, na edição de 1o. de Março de 1900, restringido a pesquisa às igrejas Protestantes brancas... a razão é que, tanto quanto somos capazes de avaliar, as pessoas de cor tem menos educação do que as brancas... muitas delas insuficiente para que possam ter proveito a partir de tal leitura... Nossa conclusão é que a leitura de matéria distribuída para uma congregação de pessoas de cor resultaria em desperdício de mais da metade... a literatura da Torre de Vigia é introduzida para pessoas de cor, não para circulação promíscua, mas só para aqueles que tem atenção pela verdade.
- Torre de Vigia de Sião 15/4/1900, p. 122 (em inglês)

A mais de 100 anos atrás, a educação secular era bem vista entre as TJ's.
Hoje, quem tem estudo superior é mau visto. Os tempos mudaram...
[]'s
kooboo

Imagem
kooboo
Moderador
Moderador

Data de registro: 01 Nov 2008 13:22
Localidade: Minas Gerais

AnteriorPróximo

Retornar para Crenças, Doutrinas e História