O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!! : Religiões, Crenças & Teologia - Page 3
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O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

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Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Nova mensagempor Inu-Yasha em 27 Nov 2008 19:07

Esse Deus causador de tantas atrocidades, que mata virgens e despedaça criancinha, esse Deus do AT que parece mais um demônio..rs...está a anos luz do que penso ser essa força que está acima do ser humano. Tais características animalescas não são divinas e sim apenas e tão somente humanas.
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Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Nova mensagempor RX em 28 Nov 2008 12:50

Tem urso no Brasil? Essa eu não sabia!
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Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Nova mensagempor Jerry em 28 Nov 2008 12:55

RX,

Por isso mesmo que eu escrevi:

Jerry escreveu:Apóstatas, cuidado quando forem ao Zoológico. Fiquem longe da cela das ursas!!!


E o Abenildo:

Abenildo escreveu:Noooooosssaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!
Ainda bem que aqui no Brasil não tem ursos soltos por aí!!!! Se tiver um circo ou um zoológico com ursos, passarei longe.
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Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Nova mensagempor kooboo em 07 Dez 2008 11:24

Basta vermos quantas pessoas Jeova matou no VT e no NT...
Acho que são deidades diferentes sim...

- http://www.youtube.com/watch?v=vBd0O0bqYjk
Este video faz uma contabilidade de todas as passagens biblicas em que mostra as mortes no antigo e novo testamento causadas direta ou indiretamente por Jeová Deus. E nessa conta temos guerreiros, povo comum, familias inteiras, cidades, crianças, virgens, profetas, mulheres - 2.270.370 pessoas - Sem contar a humanidade inteira que se foi no diluvio.

1 - Genesis 19:26 (1) - A mulher de Ló por olhar para trás.
2 - Genesis 38:7 (1) - Er, por ser mal aos olhos do Senhor.
3 - Genesis 38:10 (1) - Onan, por masturbar ou coito interrompido.
4 - Exodo 32:27 (3000) - Por adorar bezerro de ouro.
5 - Levitico 24:10-23 (1) - Por blasfemar.
6 - Numeros 15:32-36 (1) - Apanhar lenha no s ábado.
7 - Numeros 16:27-32 (12) - Corá, Datan e Abirão e familias.
8 - Levitico 10:2 (2) - Filhos de Arão.
9 - Numeros 16:35 (250) - por oferecerem incenso.
10 - Numeros 16:41-49 (14700) - mortos por reclamação.
11 - Numeros 25:4-9 (24000) - mortos por prostituição.
12 - Numeros 31:1-35 (90000) - Massacre de Midianitas (+32000 virgens escravizadas).
13 - Josué 7:24-26 (5) - Acã, filhos e filhas apedrejados.
14 - Josué 8:1-25 (12000) - Cidade de Ai.
15 - Juizes 1:4 (10000) - Guerra a Cananeus e Ferezeus.
16 - Juizes 3:15-22 (1) - Eude mata em nome de Deus.
17 - Juizes 10:22-25 (5) - Reis enforcados.
18 - Juizes 3:28-29 (10000) - Guerra com Moabitas.
19 - Juizes 7:2,22 a 8:10 (120000) - Deus faz Midianitas matarem entre si.
20 - Juizes 14:19 (30) - Sansão mata Asquelonitas.
21 - Juizes 15:14,15 (1000) - Sansão com a queixada de jumento.
22 - Juizes 16:27-30 (3000) - Deus ajuda Sansão a matar.
23 - Juizes 20:35-37 (25100) - Homens de Benjamim mortos.
24 - Juizes 20:44-46 (25000) - Mais homens de Benjamim mortos.
25 - 1 Samuel 6:19 (50070) - Por olharem a arca do Senhor.
26 - 1 Samuel 14:12-14 (20) - Jonatas mata 20 filisteus.
27 - 1 Samuel 15:32-34 (1) - Samuel mata Agague.
28 - 1 Samuel 25:38 (1) - Deus mata Nabal por ser imprestavél.
29 - 2 Samuel 6:6-7 (1) - Uza por tocar a Arca do Pacto.
30 - 2 Samuel 12:14-18 (1) - Deus mata filho de Davi com esposa de Urias.
31 - 2 Samuel 21:6-9 (7) - Filhos de Saul enforcados ao Senhor.
32 - 2 Samuel 24:15 (70000) - Por Davi ter feito um censo.
33 - 1 Reis 13:1-26 (1) - Por acreditar na mentira de um profeta.
34 - 1 Reis 20:28-29 (100000) - 100mil Sírios num dia.
35 - 1 Reis 20:30 (27000) - Muro cai sobre 27mil pessoas.
36 - 1 Reis 20:35-36 (1) - Por não bater num profeta.
37 - 2 Reis 1:4 (1) - Acazias por adorar outro Deus.
38 - 2 Reis 1:9-12 (102) - Queimados vivos.
39 - 2 Reis 2:23-24 (42) - CRIANÇAS, por caçoarem do profeta.
40 - 2 Reis 7:20 (1) - Pisoteado por não crer em Elias.
41 - 2 Reis 9:33-37 (1) - Jezabel devorada por cães.
42 - 2 Reis 17:25-26 (3) - Deus mata "alguns" estrangeiros.
43 - 2 Reis 19:35 (185000) - Soldados Assirios enquanto dormiam.
44 - 1 Cronicas 10:14 (1) - Saul, por não buscar ao Senhor.
45 - 2 Cronicas 13:15-17 (500000) - Israelitas.
46 - 2 Cronicas 13:20 (1) - Jeroboão ferido por Deus.
47 - 2 Cronicas 14:9-14 (1000000) - Exercito etiope diante de Judá.
48 - 2 Cronicas 21:14-19 (1) - Jeorão.
49 - Ezequiel 24:15-18 (1) - Mulher de Ezequiel.
50 - Atos 5:1-10 (2) - Ananias e sua esposa por não darem o dinheiro à igreja.
51 - Atos 12:23 (1) - Herodes, morto por bichos.
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Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Nova mensagempor JOSÉ FACCIOLI JR em 07 Dez 2008 12:16

Sabe,

As vezes eu penso comigo com os botões:

Se Deus fosse o Deus de Jesus no VT, então Jesus estava indo contra a vontade daquele Deus. entonce porque Jesus apresentou um Deus mais justo e misericordioso?
Será que Deus se arrependeu e reconheceu que Jesus tinha melhor carisma e capacidade com os humanos e assim saiu meio um pouco de cena?
Achooo!??
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Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Nova mensagempor kooboo em 07 Dez 2008 23:07

Entre o ultimo livro do VT e Jesus foram 500 anos...
500 anos sem profetas, sem massacres, sem recadinhos de "vou te matar se vc não me amar".
500 anos é o mesmo tempo da historia do Brasil..
Nesse meio tempo, floresceu a religião persa, com outros rumos, outras palavras...
com deuses mais pacificos...
Não havia mais espaço para um deus briguento, ciumento e rancoroso...
e la se foi Jeova...
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Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Nova mensagempor Gustavo em 08 Dez 2008 15:02

Se este fosse o caso, descrições do fim do mundo como uma batalha não constariam do Novo Testamento.
Mas também não constariam regras claras no Velho Testamento, proibindo que escravos fossem explorados de forma desumana, como por exemplo, instituir que o sábado até eles fossem proibidos de trabalhar.
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Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Nova mensagempor Jerry em 08 Dez 2008 15:20

Gustavo escreveu:Se este fosse o caso, descrições do fim do mundo como uma batalha não constariam do Novo Testamento.
Mas também não constariam regras claras no Velho Testamento, proibindo que escravos fossem explorados de forma desumana, como por exemplo, instituir que o sábado até eles fossem proibidos de trabalhar.


Será que dá para se pensar mesmo numa escravidão que não desumanize? Segundo estudiosos da antropologia da escravidão, não, independentemente da cultura que escraviza.

A relação entre senhor e escravo é baseada na violência. Desde a origem. Desde o momento em que se desnuda quem vai ser escravo de sua identidade social. Desde o instante em que ele se torna "socialmente morto". Como regra, é arrancado do meio em que nasceu e transferido para outro lugar, longe, com outros costumes, outra fé e outro idioma. Onde, também como regra, é humilhado e sujeito à peia e ao chicote.

O escravo está à mercê do dono, que usa de seu trabalho como quer. A própria sexualidade não lhe pertence por direito, sendo o livre acesso sexual ao escravo, segundo Moses I. Finley, da essência da escravidão. Dela é também o controle pelo senhor da reprodução física do escravo, pois seus filhos não lhe pertencem, embora continuem, em geral, estrangeiros e desenraizados como ele, herdando, em princípio, a sua condição. Assim como se pode definir a domesticação de um animal como o adiamento de seu abate pelo caçador, a escravização de uma mulher ou de um homem traduz-se na troca da morte física por uma vida da qual se retira o controle sobre o próprio corpo.

Fonte: SILVA, Alberto da Costa e. A manilha e o libambo. Rio de Janeiro: Nova Fronteira: Fundação Biblioteca Nacional, 2002, página 87.


O autor acima, embora trate nesta obra especificamente da escravidão entre os africanos, faz um apanhado de vários teóricos da escravidão, como Claude Meillassoux.

De mais a mais, o fato de a lei mosaica determinar que o escravo não deveria trabalhar no sábado não deve ser entendido como "folga" concedida pelo senhor ao seu escravo. Primeiro porque escravo não era considerado gente. Segundo porque se o dono estava debaixo da lei mosaica, toda a sua propriedade (incluindo aí mulher, filhos e escravos) também estavam, e deveriam obedecer o descanso sabático. Assim sendo, em vez de ser entendido como um "direito" do escravo, o não trabalhar no sábado era mais uma obrigação a que o mesmo estava sujeito.
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Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Nova mensagempor Jerry em 08 Dez 2008 15:33

Complementando: não trabalhar no sábado era um preceito religioso hebraico. O escravo era proibido de praticar sua religião original, e via-se obrigado a guardar um preceito religioso do seu dono. Onde está o poder de escolha? Onde está o respeito pela religião do escravo?

Em suma: era obrigado a não praticar sua religião, e obrigado a praticar um preceito da religião do seu "amável" dono, e de seu "amável" deus... :6 :6 :6
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Re: O Deus do Velho Testamento é diferente do Novo Testamento?!!

Nova mensagempor Jerry em 08 Dez 2008 15:56

Alguns textos bíblicos que mostram que os escravos eram obrigados a participar dos preceitos religiosos dos hebreus:

(Êxodo 12:43-45) 43 E Jeová prosseguiu, dizendo a Moisés e a Arão: “Este é o estatuto da páscoa: Nenhum estrangeiro pode comer dela. 44 Mas onde houver um escravo comprado por dinheiro, terás de circuncidá-lo. Só então pode participar em comer dela. 45 O colono, e o trabalhador contratado, não pode comer dela. . .

(Êxodo 20:8-10) 8 “Lembrando o dia de sábado para o manteres sagrado, 9 deves prestar serviço e tens de fazer toda a tua obra por seis dias. 10 Mas o sétimo dia é um sábado para Jeová, teu Deus. Não deves fazer nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem tua escrava, nem teu animal doméstico, nem teu residente forasteiro que está dentro dos teus portões.

(Deuteronômio 16:11) 11 E tens de alegrar-te perante Jeová, teu Deus, tu e teu filho, e tua filha, e teu escravo, e tua escrava, e o levita que está dentro dos teus portões, e o residente forasteiro, e o menino órfão de pai, e a viúva, que estão no teu meio, no lugar que Jeová, teu Deus, escolher para ali fazer residir seu nome.. . .

(Deuteronômio 16:13-14) 13 “Deves celebrar para ti a festividade das barracas por sete dias, quando fizeres o recolhimento da tua eira e do teu lagar de azeite e vinho. 14 E tens de alegrar-te durante a tua festividade, tu e teu filho, e tua filha, e teu escravo, e tua escrava, e o levita, e o residente forasteiro, e o menino órfão de pai, e a viúva, que estão dentro dos teus portões.


Assim, o escravo era obrigado a ser circuncidado para participar da páscoa. Será que se perguntava se ele queria? Não, pois ele não tinha vontade. A vontade era a do seu dono. No mesmo patamar está o fato de não trabalhar no dia de sábado. É mais um preceito religioso que ele é obrigado a seguir. Assim como participar da "festividade das barracas". E ainda era obrigado a mostrar-se alegre.

E a mesma lei mosaica diz que era proibido escravizar hebreus. Por quê? Porque só pode ser escravizado o outro, o não-hebreu, o não humano, especialmente os cananeus:

(Levítico 25:39-44) 39 “‘E caso teu irmão fique pobre ao teu lado e tenha de vender-se a ti, não o deves usar como trabalhador em serviço de escravo. 40 Deve vir a estar contigo como trabalhador contratado, como colono. Deve servir contigo até o ano do jubileu. 41 E ele tem de sair de ti [livre], ele e seus filhos com ele, e tem de retornar à sua família e deve retornar à propriedade dos seus antepassados. 42 Pois, são os meus escravos que fiz sair da terra do Egito. Não se devem vender assim como se vende um escravo. 43 Não deves espezinhá-lo com tirania e tens de ter temor de teu Deus. 44 Quanto a teu escravo ou tua escrava que se tornam teus dentre as nações que há em volta de vós, delas podeis comprar um escravo ou uma escrava.


Quem é que não deveria ser espezinhado com tirania? Outro hebreu, que nunca deveria ser escravizado. Já os escravizados dentre as nações vizinhas... Esses poderiam - na verdade deveriam - ser espezinhados com tirania. A tirania de tirar deles o direito sobre seus corpos e suas idéias, inclusive religiosas...
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