"Não critique um ancião" : Crenças, Doutrinas e História
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

"Não critique um ancião"

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

"Não critique um ancião"

Nova mensagempor Pássaro em 08 Ago 2009 06:57

Esta frase é quase um mote na visita de um superintendente de circuito ou em assembléias e congressos! Sabemos que os caras(alguns)sacrificam as suas vidas acreditando que são realmente designados por jeová para realizar as suas tarefas e "pastorear" o "rebanho".
Muitos aqui já foram vítimas ou viram pessoas que já foram injustiçadas ou feridas por atitudes inconsequentes dos srs. anciãos.
A crítica é uma coisa que faz parte da vida do ser humano. Expressar seus sentimentos, desabafar também!
Ao exigir isso de não criticar de qualquer pessoa só expõe o totalitarismo ou "teocracismo" da seita em questão.
A distancia que boa parte dos tjs vivem do que se deveria chamar de 'pastores" chega a ser absurda! Não se sabe se provocado pelo fato de na sua maioria, eles próprios não assumirem de fato o que lhes foi "proposto", ou pelo fato de a torre impor que o que importa é a vontade do chamado "corpo governante".
A impessoabilidade existente nos salões do reino, o robotismo só deixa a cada dia que passa os seus membros cada vez mais sujeitos a doenças emocionais.
a própria torre percebeu isso e lançou a culpa no sistema do mundo tirando o seu da reta...!
Criticar é preciso, a discussão é necessária, se não puder criticar ou expressar o que se pensa a pessoa definha...!
O barco da torre tá afundando?
Pássaro
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 07:45

Re: "Não critique um ancião"

Nova mensagempor deynha em 08 Ago 2009 08:19

Concordo plenamente, pássaro!
Já vi muita injustiça feita por eles!

Não sei c vc c lembra, mas aqui no meu salão viviam fazendo discurso frisando, quem era humillde e obedecia a Jeová deveria escutar e aceitar calado mesmo que fosse injusto com ele, aquela valha ilustração de "não é comigo irmão mas vou aceitar pode servir pra depois". (Eca, que autoritarismo). :evil: :evil:
Lembro de uma época aqui que um ancião mudou-se pra cá com a sua familia e perseguiu tanto, c for citar oque ele e sua familia faziam, ficaria aqui a tarde toda, bem eles chegavam a fazer ameaça de desassociar qualquer um que ousasse discordar de qualquer coisa. :2 :2
Uma das prejudicadas foi minha mãe que perdeu o " privilégio" de pioneira por ter somente escutado as insatisfações de uma irmã. Sabe oque minha mãe fez? Escreveu uma carta pra Betel falando da injustiça, pedindo socorro, e eles responderam que ela era rebelde e desobediente por não aceitar seu lugar como mulher, e ainda questionar o ancião, alem disso betel avisou os anciãos da carta. Eles chamaram minha mãe e falaram, acho bom vc ficar quieta que da próxima eu te desassocio.
É tanta estupidez que parece mentira, mas sei que vcs sabem que é verdade pois conhecem, o organização em que viviam. :9 :9 :9
:evil: Bem ela apanhou a vida toda deles, ficou depressiva a agora a culpa é minha que sou filha do satanás!
"A Bíblia diz que Jesus habitava entre prostitutas e ladrões, ou seja, se nascesse hoje ele viveria entre a Rua Augusta e o Senado"
deynha
Forista
Forista

Data de registro: 19 Jul 2009 19:45

Nova mensagempor André Felix em 08 Ago 2009 10:01

Existem bons e maus anciãos.
O meu irmão faz parte do time dos bons.
Paulo Felix.
Ele é bonzinho.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
André Felix
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 01 Nov 2008 08:42

Nova mensagempor percy harding em 08 Ago 2009 10:23

Fui ancião por quase 20 anos, conhecí centenas de homens que preencheram este cargo e quero deixar registrado aquí que a maioria destes geralmente procuraram fazer o seu melhor para as congregações. Uns poucos mereciam mesmo "crítica" por serem relapsos, autoritários e até despreparados. Fico realmente admirado toda vez que leio tantas críticas a este segmento de pessoas dentro da organização. Vale lembrar que apesar de tudo são falhos como qualquer TJ, têm esposa, filhos, precisam de dinheiro para se sustentar, enfim, têm seus próprios problemas a resolver e uma centena de problemas de outros para cuidar. Não é fácil ter ser encarado como exemplo em tudo! Penso que as críticas são válidas, mas precisam ser direcionadas sem o exagero da generalização e pensando no contexto em que tais homens estão inseridos. O grau de envolvimento com a rotina da organização é muito intenso - frenético até - e exige demais do seu tempo. Porisso, especialmente quando vejo aquí apresentações de novos foristas que informam ter sido anciãos de congregação, confesso que me emociono.

Sei que a visão que apresento acima é impopular num Fórum de dissidentes, mas trata exclusivamente do meu ponto de vista e da minha experiência, dentro das limitações das regiões em que morei e não foi meu intento depreciar o tema proposto para este tópico.
"Não há nada escondido que não se torne manisfesto, tampouco há nada cuidadosamente oculto que nunca se torne conhecido e nunca venha à tona."
LS - Batismo: 16/01/82 - Dissociação: 20/01/06; Tópico de Apresentação; Carta Aberta
percy harding
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 16:03

Nova mensagempor zero à esquerda em 08 Ago 2009 10:37

Percy Harding, acho que você tinha um irmão perdido lá pela Aclimação... (ou não?). Tinha um cara no SR que era a sua cara.
"Eu me casaria de novo se encontrasse um homem que tivesse uns US$ 15 milhões, dividisse metade comigo e me desse a garantia de que estaria morto em um ano."
Bette Davis
zero à esquerda
Forista
Forista

Data de registro: 10 Jul 2009 10:01

Nova mensagempor Abenildo em 08 Ago 2009 11:56

Olha que depende muito do ancião em questão. Da educação que cada um tem. Todos aqui conhecem o Percy, um cara educado, culto e gentil. Como diria a canção "se todos fossem no mundo iguais a você"...
Alguns, infelizmente, não são preparados mesmo.
O cara que, muitas vezes, no trabalho é subalterno, em casa dominado, no salão vira o jogo. Ser ancião é a única oportunidade para exercer autoridade e ter respeito. Deste ponto em diante, o "pastorear" se faz na base da "vara".
Tem outro detalhe: A total submissão ao "arranjo". Todos tem que pastar caladinhos o capim que os anciãos mandam, porque eles mesmos são mandados, e comem do mesmo. Desta forma, criticar um ancião é criticar o Corpo Governante->Deus. Isso pode subir a cabeça.
Conheci alguns, lamento foram poucos, que não se postavam como clero. Que usavam de sua influência para perseguir sim, especialmente qualquer desafeto.
Infelizmente, os poucos que se comportvam de fato como pastores, eram tão poucos, ou tinham sua atuação tão tolhida, que era difícil que entrassem numa peleja a favor de um perseguido por um colega seu. O jogo de egos sempre prevaleceu.
Que dá trabalho, deve dar sim. Aliás, ser tj dá trabalho demais.
Essa é a idéia da torre, não é? Dar tanto trabalho para que as tjtinhas não tenham tempo mais para nada.
Nós somos madeira de lei que cupim não rói!!!! Ariano Suassuna, Capiba.
Abenildo
Administrador
Administrador

Data de registro: 01 Nov 2008 06:37

Nova mensagempor André Felix em 08 Ago 2009 12:07

percy harding escreveu:Fui ancião por quase 20 anos, conhecí centenas de homens que preencheram este cargo e quero deixar registrado aquí que a maioria destes geralmente procuraram fazer o seu melhor para as congregações
....das regiões em que morei e não foi meu intento depreciar o tema proposto para este tópico.

Você conhece a congregação Alto do Ipiranga?
La morou o meu irmão Paulo Felix.
Ele podia sequir a tradição da família e ser pastor presbiteriano. Mas não ... quer ser testemunha de Jeová...
Mas essa é a minha eterna referência de congregação.
A instrutora da minha mãe era de lá ...
Já morreu faz tempo.
O pensamento é o ensaio da ação.
Sigmund Freud
André Felix
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 01 Nov 2008 08:42

Nova mensagempor shurelambers em 08 Ago 2009 14:01

percy harding escreveu:a maioria destes geralmente procuraram fazer o seu melhor para as congregações.

Percy. Levei tempo para amadurecer minha opinião sobre os outros anciãos. Todos da sua forma, acham que estão fazendo o melhor dentro de suas possibilidades. Vi alguns irmãos que nem ancião queriam ser, mas foram pressionados a aceitarem o "privilégio". O que esperar deles? A Torre é a culpada. Não eles.
Quem me ajudou a rever minha mágoa com os outros anciãos foram justamente o Jerry e a Alessandra. Consegui enxergar que a Torre e seu sistema é que muitas vezes transforma em déspotas, pessoas que em outra ocasião não seriam assim. Fui ancião apenas por 5 anos, mas foi uma experiência muito importante em minha vida.

E como eu já disse em outros posts, quem me dera ter sido um ancião como você.
shurelambers
Forista
Forista

Data de registro: 03 Nov 2008 09:18

Nova mensagempor shurelambers em 08 Ago 2009 14:07

André Felix escreveu:Você conhece a congregação Alto do Ipiranga?
La morou o meu irmão Paulo Felix.

Fiz vários discursos lá. Mas não conheci seu irmão. Sempre fui anti social. Até hoje sou assim.. :1 :1 :1
shurelambers
Forista
Forista

Data de registro: 03 Nov 2008 09:18

Nova mensagempor percy harding em 08 Ago 2009 16:07

As coisas que escrevo aquí sobre minhas experiências, repito, são limitadas às congregações e circuitos que pertencí e aos co-anciãos que conhecí. Fui superintendente presidente duma congregação que chegou a ter 12 anciãos! Tínhamos intimidade suficiente para dizer que nos conhecíamos bem. De frequentar a casa um do outro, de jogar truco ("truco ladrão!"; "seis!!!") e brigar pela interpretação das cartas da Sociedade que recebíamos. Sim, as cartas tinham que ser lidas, entendidas e aplicadas. Alguns tinham fortes convicções sobre a maneira de lidar com certos assuntos, ocorriam fortes discussões, mas sempre chegávamos a um acordo. Nas reuniões trimestrais um dos assuntos necessariamente em pauta era: quais os irmãos que mais precisam de ajuda? Anciãos usando seu cargo para perseguir alguém? Nunca ví isso. Sabíamos de casos em congregações visinhas em que o corpo de anciãos "segurava" certos irmãos e não os recomendava para servos ministeriais ou anciãos quando da visita do SC e isso era frustrante para alguns. Mas isso era critério daquele "corpo" e achávamos que devíamos respeitar. Anciãos mais antigos me contavam que, no passado, certas "transgressões" logo incorriam em desassociação, não havia tanta preocupação em "corrigir o errante" e que de uns tempos para cá isso tinha mudado e as desassociações só ocorriam se a pessoa fosse "impenitente" (usando o linguajar kaesseano" - KS). Esta era a política que eu via acontecer nos meus tempos. Nunca ví ancião sentir prazer em desassociar alguém. Nem participar de comissões eles gostavam. Se pudessem tirar o corpo fora, era isso que faziam.
"Não há nada escondido que não se torne manisfesto, tampouco há nada cuidadosamente oculto que nunca se torne conhecido e nunca venha à tona."
LS - Batismo: 16/01/82 - Dissociação: 20/01/06; Tópico de Apresentação; Carta Aberta
percy harding
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 16:03

Nova mensagempor Pássaro em 08 Ago 2009 17:08

Realmente Percy, mais uma vez, repito aqui o que postei no Twitter e concordo com a galera, no tocante a sua pessoa, você é muito inteligente !
Hoje em dia no universo tj em que convivo onde tenho contato pessoal com pessoas de vários circuitos aqui da minha região o que percebo é um despotismo exagerado e sem razão de ser. Muitos se sentem oprimidos com atitudes de pessoas que se julgam donos da congregação e dos chamados "irmãos".
A torre não reconhce, mas muitos estão deixando de ser tj, por causa do despreparo de muitos desses! As pessoas que tem capacidade dentro das congregações, por não concordar ou fazer parte de um determinado círculo, são alijados ou preteridos diante de qualquer ameaça a esses grupos, que se acham os "donos" de todo processo congregacional
Acho que aqui na região, o maior inimigo da torre é a sua chamada "dinateira"!
O barco da torre tá afundando?
Pássaro
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 07:45

Nova mensagempor Anita em 08 Ago 2009 17:57

Ultimamente estou sendo vista como rebelde justamente por isso, criticar a burrice de certo ancião daqui. Ele fala cada asneira, não ler as publicações e fala coisas ultrapassadas. Ele como ancião deve saber que os ensinamentos da torre é mutável, logo ele deve se atualizar sempre.
A vida é a arte do saber, quem quiser saber tem de viver.
Anita
Forista
Forista

Data de registro: 01 Nov 2008 17:28

Nova mensagempor desiludido em 09 Ago 2009 01:09

Diego Rutherford escreveu:
Pássaro escreveu:...A torre não reconhce, mas muitos estão deixando de ser tj, por causa do despreparo de muitos desses! As pessoas que tem capacidade dentro das congregações, por não concordar ou fazer parte de um determinado círculo, são alijados ou preteridos diante de qualquer ameaça a esses grupos, que se acham os "donos" de todo processo congregacional
Acho que aqui na região, o maior inimigo da torre é a sua chamada "dinateira"!

Percy, parece que foi a exceção, não a regra. O que vemos é sim anciãos robóticos, e puxa sacos de superintendentes. Fuxiqueiros e intrometidos nos assuntos alheios. Parciais, favoritistas. Especialmente os anciãos mais jovens. Pelo menos eu vi que anciãos mais cascudos que estão "na verdade" desde a década de 70, etc... são muito mais habilidosos e discretos

Falou e disse Diego, aquí na congregação tem um irmão que é ancião ha 35 anos. Ajudou a formar 3 congregações, mais de 40 pessoas hoje são irmãos, servos ministeriais, anciãos, pioneiros especiais que estudaram a bíblia com esse irmão. A questão é que ele sempre bateu de frente com os viajantes que chegavam na congregação se achando os donos da verdade. Ele nunca hospedou, deu ajudinha pra gasolina, puxou saco pra ter privilégios adicionais e etc. Com isso ficou queimado no circuito, entra e sai viajante e a situação dele sempre continua a mesma, pois ele mesmo me disse que o nome dele é sempre mencionado para os demais viajantes, que ele é um irmão problemático. A verdade é que ele não puxa saco como os anciãos novatos que ele mesmo ajudou a formar. Ele achou um absurdo quando dois anciãos novatos se juntaram e deram um carro novo para um viajante. Resultado disso? desde então os dois sempre fazem parte em congressos e assembléias, muitas das vezes a partes principais, tais com lançamento e tudo. O irmão experiente? Já fazem 15 anos que ele não sobe em uma tribuna de congresso nem pra varrer.
desiludido
Forista
Forista

Data de registro: 15 Mai 2009 22:09

Nova mensagempor Lia em 09 Ago 2009 01:54

Olá Percy, com tanta experiência como ancião, será que pode me dar uma opinião sobre o que aconteceu comigo?
Estou desassociada faz 4 anos, e após minha desassociação continuei a frequentar a casa dos meus pais porque mãe e pai é pra vida toda. Desde minha desassociação, minha mãe decidiu servir a jeová mais intensamente, como pioneira que é até hoje e apesar da frieza com que me tratava eu nunca desisti de visitá-la e ajudá-la no que fosse preciso.
Até que a uns 2 meses atrás, dois anciãos me visitam na minha casa e dizem que por eu não morar com ela estou PROIBIDA de frequentar a casa dela. :shock: , fiquei chocada com a petulância dos anciãos. Não fui mais visitá-los para evitar complicaçoes para ela pois é pioneira e eles me disseram que ela poderia perder o "privilégio", sei que ela está ficando doente com a situação, mas aceita passivamente porque está fanática e totalmente cega das incoerências.
Me disseram que a condição para eu me relacionar com minha mãe é voltar para o salão do reino, e como não pretendo voltar mais, sinto como se minha mãe estivesse morrido.
Até que ponto ancião pode fazer isso? Já pensei até em procurar um advogado.

um abraço
"A verdade é uma terra sem caminhos. Não há necessidade de buscá-la através de nenhuma hierarquia oculta, nenhum guru, nenhuma doutrina... O importante é libertar sua mente da inveja, do ódio e da violência; ( J. Krishnamurti )
Lia
Forista
Forista

Data de registro: 09 Mai 2009 17:07

Nova mensagempor Lia em 09 Ago 2009 02:00

corrigindo: estivesse morta
"A verdade é uma terra sem caminhos. Não há necessidade de buscá-la através de nenhuma hierarquia oculta, nenhum guru, nenhuma doutrina... O importante é libertar sua mente da inveja, do ódio e da violência; ( J. Krishnamurti )
Lia
Forista
Forista

Data de registro: 09 Mai 2009 17:07

Próximo

Retornar para Crenças, Doutrinas e História