E se todas as TJs fossem como o Corpo Governante "gostaria"? : Crenças, Doutrinas e História
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

E se todas as TJs fossem como o Corpo Governante "gostaria"?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

E se todas as TJs fossem como o Corpo Governante "gostaria"?

Nova mensagempor TJCalado em 27 Ago 2017 10:57

Geralmente os "e se..." não levam a lugar nenhum. A não ser que uma alternativa realmente exista e uma mudança seja perfeitamente possível. E este não é o caso.
Mas levantei a questão para expor uma conclusão que cheguei ao me fazer esta pergunta.
Digamos que TODAS as Testemunhas de Jeová seguissem à risca todas as orientações do Corpo Governante. Por exemplo:
- TODAS dedicassem tempo integral ao ministério;
- NENHUMA cursasse uma Faculdade;
- TODAS procurassem um emprego de meio período;
- TODAS fossem coerentes com suas expectativas do Novo Mundo e não dedicasses NENHUM empenho nas atividades relacionadas a "este sistema";
- TODAS abdicassem dos seus bens materiais e investissem tudo na "obra do reino";
- NENHUMA delas se associassem com pessoas de fora da organização, na escola, no trabalho ou na vizinhança;
- NENHUMA Tj perdesse tempo com as "distrações desse mundo";
- etc.

Perceba que esses e outros itens são apresentados pelo Corpo Governante como sendo as práticas cristão ideal.
Porém, caso todas as TJs seguissem estritamente essas orientações, evidentemente, além de a organização não se sustentar financeiramente, as TJs seriam conhecidas como lunáticas e fanáticas. Mais ainda! Haveria outro efeito muito mais devastador: a sensação de que o fim está demorando seria bem mais acentuada.
Acredito que algumas leves doses de "mundanismo", como assistir algumas novelas, filmes violentos, filmes "levemente" espíritas", contar piadas levemente obscenas, certamente aliviam as expectativas frustradas das TJs, tornando muito mais suportável a espera pelo Armagedom., além de fazê-los ficar pessoalmente com uma dívida moral permanente para com a Organização?

O fato de a grande maioria das TJs não obedecerem 100% do que o Corpo Governante ordena, não seria na verdade uma vantagem para esses líderes americanos? Sendo assim, será que não é exatamente esse o comportamento esperado e mantido para a farsa se perpetuar?
"Um paraíso não precisa necessariamente ser um lugar lindo. Basta ser apenas um lugar que me faça bem."
TJCalado
Forista
Forista

Data de registro: 11 Mar 2012 21:40
Localidade: Não quero responder

Re: E se todas as TJs fossem como o Corpo Governante "gostaria"?

Nova mensagempor kooboo em 27 Ago 2017 11:12

SE todos seguissem a cartilha, a única fonte de renda da torre seria a oriunda das publicações.
Porém, surge um problema - O mercado ficaria saturado de pregadores e não haveria contribuidores suficientes.
A quantidade de pessoas do mundo que contribuem pelas publicações não seria suficiente para manter o negócio e haveria um colapso.
[]'s
kooboo

Imagem
kooboo
Moderador
Moderador

Data de registro: 01 Nov 2008 13:22
Localidade: Minas Gerais

Nova mensagempor OliverQueen em 27 Ago 2017 11:19

Bom tópico.

Já me peguei pensando nisso. Sem dúvida, se todos lá dentro fizessem isso, a organização se implodiria, e não ia demorar até que o CG lançasse alguma nova luz para poder sobreviver ao seu próprio apocalipse.

Sobre suas considerações no final, em relação a se é este justamente o comportamento esperado, que nem todos sigam à risca, nunca pensei nisso. Mas faz sentido! Isso está dentro do gerenciamento de risco do negócio deles. Certamente sabem que é impossível todo mundo ser desse jeito e, no fundo, dão graças a papai Noel Jeová
"A única razão [pela qual] você diz que eu estou na escuridão como um apóstata, é porque eu não sigo a sua marca [mentirosa], nunca mais. [Simples assim!]"
OliverQueen
Forista
Forista

Data de registro: 25 Ago 2016 21:46

Nova mensagempor TJCalado em 27 Ago 2017 11:44

Eu me peguei pensando nisso quando parei e pensei em todas as TJs que conheci ao longo da minha vida e que foram TJs realmente sinceras e comparei com aquelas que, embora batizadas e assíduas nas reuniões e no campo, não mostravam tanto compromisso com a organização.
Percebi que essas últimas pareciam mais felizes e mais "abençoadas" por Jeová. Além de dificilmente term problemas com anciãos.
Conheci um ancião na década de 80 que alfabetizou os filhos em casa, para não expô-los aos mundanos na escola. As crianças dele tinham leitura que beirava a perfeição. A única diversão permitida para eles era brincar de serviço de campo. Foi muito criticado pelos irmãos, mas era o único coerente com o que aprendia e ensinava. Era a única família que não perdia reunião, mesmo que o céu estivesse desabando. Já dirigiu reuniões inteiras, várias vezes somente para a própria família de 8 membros, em uma congregação com mais de 80 publicadores e 8 anciãos, por serem os únicos presentes.
Hoje falecido, deixou a família totalmente perdida e despreparada para o mundo, ignorada e encarada como "família estranha" pelos irmãos modernos.
Já os descendentes dos outros anciãos estão hoje na dianteira das "prósperas" congregações que se formaram na região onde moram.
"Um paraíso não precisa necessariamente ser um lugar lindo. Basta ser apenas um lugar que me faça bem."
TJCalado
Forista
Forista

Nova mensagempor BrunoBernardes em 27 Ago 2017 11:56

Eles aumentariam ainda mais o pedido de contribuição de todas as formas, todos sabemos que no meio existem os que tem condições de fazer uma generosa contribuição.

Aqui é que não falta ancião multiplicando seus imóveis enquanto o gado se recusa a multiplicar a própria vida.
Resposta padrão para agradar a todos: "Tavez" sim "talvez" não.
O que esta oculto cria um certo interesse, o que é revelado apaga o brilho.
Não me iludo, tudo permanecerá do jeito que tem sido (Gilberto Gil ).
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 29 Jul 2016 17:21

Nova mensagempor OliverQueen em 27 Ago 2017 11:59

TJCalado escreveu:Eu me peguei pensando nisso quando parei e pensei em todas as TJs que conheci ao longo da minha vida e que foram TJs realmente sinceras e comparei com aquelas que, embora batizadas e assíduas nas reuniões e no campo, não mostravam tanto compromisso com a organização.
Percebi que essas últimas pareciam mais felizes e mais "abençoadas" por Jeová. Além de dificilmente term problemas com anciãos.
Conheci um ancião na década de 80 que alfabetizou os filhos em casa, para não expô-los aos mundanos na escola. As crianças dele tinham leitura que beirava a perfeição. A única diversão permitida para eles era brincar de serviço de campo. Foi muito criticado pelos irmãos, mas era o único coerente com o que aprendia e ensinava. Era a única família que não perdia reunião, mesmo que o céu estivesse desabando. Já dirigiu reuniões inteiras, várias vezes somente para a própria família de 8 membros, em uma congregação com mais de 80 publicadores e 8 anciãos, por serem os únicos presentes.
Hoje falecido, deixou a família totalmente perdida e despreparada para o mundo, ignorada e encarada como "família estranha" pelos irmãos modernos.
Já os descendentes dos outros anciãos estão hoje na dianteira das "prósperas" congregações que se formaram na região onde moram.

Cacete, que história!
Mais uma família sequelada. Coitados.
"A única razão [pela qual] você diz que eu estou na escuridão como um apóstata, é porque eu não sigo a sua marca [mentirosa], nunca mais. [Simples assim!]"
OliverQueen
Forista
Forista

Data de registro: 25 Ago 2016 21:46

Nova mensagempor Agnostico Reverente em 27 Ago 2017 15:05

Interessantíssima reflexão TJcalado. Inclusive sobre esse sentimento de DÍVIDA que quase toda TJ tem com Jeová (Organização) é verdadeira e talvez seja justamente isso que se espera. Digo mais: há algumas décadas será que as TJs como um todo não seguiam mais a risca as orientações do CG, o que lhes granjeou a reputação de fanáticos religiosos?
Agnostico Reverente
Forista
Forista

Data de registro: 19 Ago 2016 17:08
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor BrunoBernardes em 27 Ago 2017 15:18

Não vai longe, minha ex sogra quiz induzir eu e minha ex a não colocar nossa filha na escolinha.

Cara isso me tira do sério.

Com dois aninhos ela já contava até 10 em inglês e falava uns palavras.

O problema esta aí, doutrinação e limitação dos meios a serem usados na aprendizagem.

Pra ela isso é divino, pra mim não.
Resposta padrão para agradar a todos: "Tavez" sim "talvez" não.
O que esta oculto cria um certo interesse, o que é revelado apaga o brilho.
Não me iludo, tudo permanecerá do jeito que tem sido (Gilberto Gil ).
BrunoBernardes
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 29 Jul 2016 17:21

Nova mensagempor KOSTA em 27 Ago 2017 16:26

Agnostico Reverente escreveu:Interessantíssima reflexão TJcalado. Inclusive sobre esse sentimento de DÍVIDA que quase toda TJ tem com Jeová (Organização) é verdadeira e talvez seja justamente isso que se espera. Digo mais: há algumas décadas será que as TJs como um todo não seguiam mais a risca as orientações do CG, o que lhes granjeou a reputação de fanáticos religiosos?

A ideia é mesmo essa. Fazer sentir ke estão em dívida.
Basta uma tj faltar a uma reunião...
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
KOSTA
Forista
Forista

Data de registro: 22 Set 2011 20:06

Nova mensagempor TJCalado em 27 Ago 2017 16:36

Agnostico Reverente escreveu:Interessantíssima reflexão TJcalado. Inclusive sobre esse sentimento de DÍVIDA que quase toda TJ tem com Jeová (Organização) é verdadeira e talvez seja justamente isso que se espera. Digo mais: há algumas décadas será que as TJs como um todo não seguiam mais a risca as orientações do CG, o que lhes granjeou a reputação de fanáticos religiosos?

Sim, exatamente! A organização já foi mais firme com respeito à moral. Já ouvi casos de anciãos fazerem longas viagens para monitorar o comportamento de um TJ e montarem verdadeiras campanas para testemunharem algum pecado e coletarem provas para uma comissão judicativa.
Hoje, apenas aproveitam um pouco dessa fama. São muito mais flexíveis. Se o "réu" não for desafeto de um ancião, basta dizer que se arrependeu e a desassociação é descartada. Nem precisa mais chorar por arrependimento.
O que importa hoje para o corpo governante é o membro não questionar a autoridade deles. O único "pecado" com desassociação garantida é o da apostasia.
Tudo isso junto com essa máscara light e moderna da organização, só torna ela insuportável para quem realmente busca a verdade, o que hoje representa um ínfimo percentual dos membros. A "nova ordem" (atualmente chamada de "novo mundo") nem é mais tão esperada como antigamente, mesmo com essas produções cinematográficas.
TJCalado
Forista
Forista

Nova mensagempor TJCalado em 27 Ago 2017 16:40

BrunoBernardes escreveu:Não vai longe, minha ex sogra quiz induzir eu e minha ex a não colocar nossa filha na escolinha.

Cara isso me tira do sério.

Com dois aninhos ela já contava até 10 em inglês e falava uns palavras.

O problema esta aí, doutrinação e limitação dos meios a serem usados na aprendizagem.

Pra ela isso é divino, pra mim não.

Se você perceber, Bruno, apesar dos conselhos referentes a isso, não há nenhuma consequência realmente séria para quem o faz. De modo que qualquer TJ pode dizer que a organização não proíbe a formação universitária, citando exemplos de irmãos que já fizeram, incluindo até depoimentos de TJs formados nas publicações da Torre.
TJCalado
Forista
Forista

Nova mensagempor TJCalado em 27 Ago 2017 16:55

Vejo a Organização muito preocupada com as aparências e empenhada em manter salões bonitos, produzir músicas, vídeos e publicações bem elaboradas e principalmente com respeito às instalações da sede nos EUA.
Se compararmos o que o Corpo Governante está fazendo hoje com os dias do dilúvio, é como se, durante o dilúvio, Noé começasse a se preocupar em decorar a arca com pinturas, móveis e outras instalações luxuosas para tornar a estadia da família mais agradável durante a chuva. E ainda ficasse irritado com sua esposa, filhos e noras caso eles se comportassem como se nunca mais fossem sair dali.
O corpo governante parece estar preparando as TJs para o caso de o Armagedom não acontecer.
TJCalado
Forista
Forista

Nova mensagempor KOSTA em 27 Ago 2017 18:29

TJCalado escreveu:Vejo a Organização muito preocupada com as aparências e empenhada em manter salões bonitos, produzir músicas, vídeos e publicações bem elaboradas e principalmente com respeito às instalações da sede nos EUA.
Se compararmos o que o Corpo Governante está fazendo hoje com os dias do dilúvio, é como se, durante o dilúvio, Noé começasse a se preocupar em decorar a arca com pinturas, móveis e outras instalações luxuosas para tornar a estadia da família mais agradável durante a chuva. E ainda ficasse irritado com sua esposa, filhos e noras caso eles se comportassem como se nunca mais fossem sair dali.
O corpo governante parece estar preparando as TJs para o caso de o Armagedom não acontecer.

Bah

Sim. Faz tempo ke os abutres não falam mais no Fim.
De religiao apocaliptica estao virando religiao tradicional.

Cada vez mais se parecem com a "bibilonia a grande".

Cada dia ke passa os sacanas americanos se prostituem espiritualmente.

Piior ainda fazem dos seus fieis um boteco espiritual. Cada tj, sem perceber, é prostuta(o) nas maos dos proxenetas da Torre.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
KOSTA
Forista
Forista

Nova mensagempor DianaP em 27 Ago 2017 21:49

Quem iria trabalhar em betel sem formação alguma?
A busca da verdade jamais precisa ser destrutiva da fé - Crise de Consciência
DianaP
Forista
Forista

Data de registro: 29 Jun 2017 18:27

Nova mensagempor KOSTA em 28 Ago 2017 06:41

Sinceramente não conheço nenhum ser humano ke consiga essa façanha.

Teria de ser uma mistura bionica de homem com maquina.

Nem os membros do cg conseguem. No outro dia visualizei um video dum deles (o zarolho) dançando musica havaiana num salao do reino com colar de flores pagao e olhando descaradamente pró rabo duma irmazinha uns trinta anos mais nova..

O austríaco tambem fez das suas dizendo ke a torre nao manda nele. Igualzinho a Pedro..

A comissao de redação e os ilustradores entao nem se fala! O Lourisvaldo e o Indicetj ke o digam! É com cada bacorada..

Esta religiao é cada vez menos para levar a sério. Só de pensar ke tanta gente mete sua vida nas maos deste caras, né?
KOSTA
Forista
Forista

Próximo

• Tópicos Similares
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem

Retornar para Crenças, Doutrinas e História