A imperfeição dos animais e a (in)existência de Deus : Crenças, Doutrinas e História
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

A imperfeição dos animais e a (in)existência de Deus

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

A imperfeição dos animais e a (in)existência de Deus

Nova mensagempor Lourisvaldo Santana em 22 Ago 2017 20:27

Somos imperfeitos porque nossos pais do paraíso comeram do fruto proibido.

E os animais? Por que são imperfeitos? Porque Deus os fez assim.

Se os animais são imperfeitos porque Deus os fez assim, não somos imperfeitos também porque Deus nos fez assim?

Não, porque um Deus perfeito não criaria seres imperfeitos.
Os anjos são perfeitos, exceto os que se rebelaram.
Os humanos eram perfeitos, até que se rebelaram.

Então como justifica Deus ter criado os animais imperfeitos?

Não foi Deus que criou os animais, parece ser uma resposta óbvia.
Se a imperfeição dos animais parece descartar o papel do Deus criador, por que haveria a necessidade de um Deus criador para justificar a existência humana - tão imperfeita quanto os animais?
Testemunhas de Jeová
O que elas não lhe contam? (399 páginas)

Apresentação e opções de Download aqui:

http://www.pontosdefe.blogspot.com.br
Lourisvaldo Santana
Moderador
Moderador

Data de registro: 20 Fev 2015 16:59
Localidade: Piauí

Re: A imperfeição dos animais e a (in)existência de Deus

Nova mensagempor Desconstruída em 22 Ago 2017 20:31

Pera...deu um nó aki...Não consegui acompanhar o raciocínio...
Pode explicar de novo??? Nesse caso, acho q vai ter q desenhar kkkkkkk
:?:
Desconstruída
Forista
Forista

Data de registro: 28 Mai 2017 15:52
Localidade: Rio de Janeiro

Nova mensagempor Desconstruída em 22 Ago 2017 20:33

Se a imperfeição dos animais parece descartar o papel do Deus criador, por que haveria a necessidade de um Deus criador para justificar a existência humana - tão imperfeita quanto os animais?

Foi aí q eu me perdi...até então tava de boas...kkkkkkk
Desconstruída
Forista
Forista

Data de registro: 28 Mai 2017 15:52
Localidade: Rio de Janeiro

Nova mensagempor Mentalista em 22 Ago 2017 21:11

O argumento criacionista é que os animais foram criados por Deus mesmo, então, para eles, os animais são imperfeitos não por terem sido criados assim, mas por causa do pecado dos humanos, que acabou se propagando para eles também. Alguns religiosos interpretam as punições referidas em Gênesis 3:14 em diante e Romanos 8:19 em diante como sendo para os animais também, não só para a serpente (que teria perdido as patas).

A questão, para mim, seria: Supondo o relato da criação verdadeira, por que a criação tem a tendência de fazer o contrário do que Deus queria, mesmo quando ainda não era imperfeita? Segundo a Bíblia, anjos e humanos (os únicos tipos de seres conscientes) fizeram isso. É claro que também muitos outros não fizeram, e alguém poderia mencionar o livre arbítrio, mas aí eu pergunto: O que faz as pessoas fazerem o que fazem? Ou ainda, o que fez os primeiros pecadores agirem dessa forma? Foram dúvidas? A dúvida é algo que parte do cérebro; quem fez o cérebro? Foi o orgulho? O Diabo podia ser tanto orgulhoso como não orgulhoso, por que foi justamente orgulhoso, de onde partiu esse orgulho se ele era perfeito? Ele tinha a liberdade para decidir o que faria, mas, partindo desse mesmo ponto de vista, todo mundo age conforme o que quer, então por que ele queria fazer o que era errado? Como dizem por aí, as pessoas não escolhem o que vão querer ser antes de nascer, elas tentam ser o que querem ser.
Mentalista
Moderador
Moderador

Data de registro: 08 Ago 2014 17:25
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Galileu em 22 Ago 2017 21:29

Mentalista escreveu:O argumento criacionista é que os animais foram criados por Deus mesmo, então, para eles, os animais são imperfeitos não por terem sido criados assim, mas por causa do pecado dos humanos, que acabou se propagando para eles também. Alguns religiosos interpretam as punições referidas em Gênesis 3:14 em diante e Romanos 8:19 em diante como sendo para os animais também, não só para a serpente (que teria perdido as patas).

A questão, para mim, seria: Supondo o relato da criação verdadeira, por que a criação tem a tendência de fazer o contrário do que Deus queria, mesmo quando ainda não era imperfeita? Segundo a Bíblia, anjos e humanos (os únicos tipos de seres conscientes) fizeram isso. É claro que também muitos outros não fizeram, e alguém poderia mencionar o livre arbítrio, mas aí eu pergunto: O que faz as pessoas fazerem o que fazem? Oju ainda, o que fez os primeiros pecadores agirem dessa forma? Foram dúvidas? A dúvida é algo que parte do cérebro; quem fez o cérebro? Foi o orgulho? O Diabo podia ser tanto orgulhoso como não orgulhoso, por que foi justamente orgulhoso, de onde partiu esse orgulho se ele era perfeito? Ele tinha a liberdade para decidir o que faria, mas, partindo desse mesmo ponto de vista, todo mundo age conforme o que quer, então por que ele queria fazer o que era errado? Como dizem por aí, as pessoas não escolhem o que vão querer ser antes de nascer, elas tentam ser o que querem ser.

É , Lourisvaldo e mentalista tudo depende do conceito de perfeição que adotamos.

Desculpe se minha comparação for simplista demais , dada a abragencia da questão proposta.

Um martelo é perfeito para pregar pregos, para cortar um bife , não , o perfeito neste caso seria uma faca.

O homem foi feito para viver para sempre (conceito Torre), os animais não

Não me lembro exatamente mas em umas da cartas atribuidas ao apostolo Pedro , ele menciona que os animais foram feitos para serem naturamente abatidos , e a Torre aplicou certa vez esta citação para " explicar" a morte no reino animal como algo ja estabelecido por Deus , pois a eternidade caberia apenas a anjos e homens .

Pelo.menos é o que me recordo.
Não se coloca um remendo novo em uma roupa velha-Jesus Cristo
Galileu
Forista
Forista

Data de registro: 30 Mar 2016 11:47
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor Mentalista em 22 Ago 2017 21:33

A interpretação da Torre de Vigia (se ainda não mudou) é essa:

Perspicaz, Volume 3 pág. 30
Nas Escrituras, a primeira referência à morte ocorre em Gênesis 2:16, 17, na ordem de Deus ao primeiro homem a respeito de comer da árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau, cuja violação resultaria na morte. (Veja NM n.) Todavia, a morte dos animais, como processo natural, evidentemente já vigorava, visto que eles são deixados completamente fora da apresentação bíblica da introdução da morte na família humana. (Veja 2Pe 2:12.)
Mentalista
Moderador
Moderador

Data de registro: 08 Ago 2014 17:25
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Galileu em 22 Ago 2017 21:41

É .

A morte dos animais ja era um processo estabelecido por Deus pois ja vigorava antes da introdução da morte na familia humana com o pecado de Adão e Eva.

Foi isso que entedi.

Mas esta conclusão da Torre , sera a correta ?
Não se coloca um remendo novo em uma roupa velha-Jesus Cristo
Galileu
Forista
Forista

Data de registro: 30 Mar 2016 11:47

Nova mensagempor Lourisvaldo Santana em 22 Ago 2017 21:54

Oi Famke Janssen!

Desculpa não ter sido claro. Não sou bom em desenhos, mas fiz um esforço. rs.

Clique para: Ver
Imagem

Imagem

Daí a minha pergunta que você declarou não ter entendido.

Se não parece lógico crer que Deus tenha criado os animais assim como eles são, então Deus fica dispensado do papel de Criador dos animais.

Mas se Deus pode ser dispensado do papel de criador dos animais, por serem imperfeitos, por que também não pode ser dispensado do papel de Criador dos humanos - que são tão imperfeitos quanto os animais?
Testemunhas de Jeová

Lourisvaldo Santana
Moderador
Moderador

Nova mensagempor KOSTA em 23 Ago 2017 06:21

Nao acho os animais imperfeitos.
Eles agem por instinto e fazem parte cada ecossistema, cada especie tem um papel/funçao diferente porem em simbiose.
O ser humano é quem parece nao encaixar neste planeta.

Acredito que foi Deus quem criou atraves de anjos ou outro tipo de espiritos.

Tambem creio que esse trabalho segue no universo em outros sistemas solares.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
KOSTA
Forista
Forista

Data de registro: 22 Set 2011 20:06

Nova mensagempor KOSTA em 23 Ago 2017 07:03

Nao acho os animais imperfeitos.
Eles agem por instinto e fazem parte cada ecossistema, cada especie tem um papel/funçao diferente porem em simbiose.

NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
KOSTA
Forista
Forista

Data de registro: 22 Set 2011 20:06

Nova mensagempor baiano em 23 Ago 2017 08:34

Desconstruída escreveu:Pera...deu um nó aki...:?:

Senti o mesmo kkkk

Mas filosofar dá nisso mesmo. Depois o nó se desfaz e dá lugar à satisfação de pensar.

Ouvi dizer certa vez que o primeiro casal sabia o que significaria morrer por observarem os animais morrerem. Eu vejo aquela estória toda como uma alegoria.
"Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto." Leonardo Boff
baiano
Forista
Forista

Data de registro: 09 Jan 2016 23:34
Localidade: Bahia

Nova mensagempor Rory em 23 Ago 2017 08:53

Louri,

Por definição nós, seres humanos, Homo sapiens, também somos animais. Bioquimicamente nossos organismos não diferem em nada dos organismos animais, como os de baleias, galinhas e sardinhas.

O que nos difere dos animais é a nossa capacidade de pensar, criar ferramentas avançadas, tomar Dorflex todos os dias da nossa vida e votar no PMDB a casa 2 anos.

Brincadeiras de lado, SE deus criou os organismos dos animais para morrer, ele também criou o organismo humano para morrer. Mais do que isso, ele criou os organismos para lutar pela sobrevivência, mas por fim morrer. Prova disso é que somos dotados de um sistema imunológico adaptável, mas não 100% eficiente. SE deus quisesse nos criar imunes a doença bastaria nos criar com uma estrutura bioquímica diferente dos outros animais (lembre-se que vírus que atacam mamíferos geralmente não atacam plantas e vice-versa, e que nenhum vírus atacaria seres de aço e alumínio).
"If knowledge can create problems, it is not through ignorance that we can solve them" - Isaac Asimov
Rory
Forista
Forista

Data de registro: 10 Jan 2013 11:32

Nova mensagempor TJCalado em 23 Ago 2017 09:08

:shock: Incrível!
Acabei de fazer uma busca no DVD Watchtower Library e, pela primeira vez em quase 4 décadas no meio TJ, eu vi que as palavras "imperfeição", "imperfeito" ou "imperfeita" nem aparecem em nenhum dos livros da bíblia (TNM).
De onde vem então o termo "imperfeição humana" tão propalado pela Torre de Vigia?
"Um paraíso não precisa necessariamente ser um lugar lindo. Basta ser apenas um lugar que me faça bem."
TJCalado
Forista
Forista

Data de registro: 11 Mar 2012 21:40

Nova mensagempor feliciapink em 23 Ago 2017 09:38

KOSTA escreveu:Nao acho os animais imperfeitos.

O que se quis dizer é que os animais sofrem com a imperfeição, no sentido de terem doenças, sofrerem até mesmo de problemas psicos ( sim, cães e gatos sofrem com isso e até síndrome de Down entre outros males em diversos outras espécies). Tudo bem se o animal não foi feito para durar pra sempre, mas por que sofrem de velhice e doenças? E detalhe, os animais (segundo a bíblia) foram feitos para o homem dominar), mas diversas espécies são tão ferozes e mortais que fica difícil isso, isso sem mencionar os micro organismos, que afetam tantos o homem como animais tbm.
feliciapink
Forista
Forista

Data de registro: 02 Fev 2015 07:47

Nova mensagempor Lourisvaldo Santana em 23 Ago 2017 11:27

TJCalado escreveu::shock: Incrível!
Acabei de fazer uma busca no DVD Watchtower Library e, pela primeira vez em quase 4 décadas no meio TJ, eu vi que as palavras "imperfeição", "imperfeito" ou "imperfeita" nem aparecem em nenhum dos livros da bíblia (TNM).
De onde vem então o termo "imperfeição humana" tão propalado pela Torre de Vigia?

O conceito de imperfeição como consequência do pecado original parece-me intuitivo. Estranha-me, no entanto, que os animais sejam imperfeitos sem causa alguma. Pela Bíblia, posso deduzir que Deus os criou assim; portanto, se Deus os criou assim, por que também não os humanos?

A falta de uma resposta lógica a esses questionamentos leva-me à conclusão de que todo o conceito relativo à existência de um Deus criador é apenas um resposta deduzida que visa justificar porque existimos e porque sofremos...

E praticamente quase todas as civilizações antigas deduziram algo parecido. Quase todas elas idealizaram um deus criador responsável pela existência dos humanos.
Testemunhas de Jeová

Lourisvaldo Santana
Moderador
Moderador

Próximo

• Tópicos Similares
    Respostas
    Exibições
    Última mensagem