Religião x Espiritualidade : Crenças, Doutrinas e História - Page 2
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Religião x Espiritualidade

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

Re: Religião x Espiritualidade

Nova mensagempor lobo guará em 20 Jun 2017 17:29

Heisenberg escreveu:Realmente muito interessante e dá o que pensar, por exemplo, em seu sermão do monte Jesus não falou em religião mas sim em espiritualidade, conforme segue trecho do capítulo 5 de Mateus.

1 Quando ele viu as multidões, subiu ao monte e, depois de se sentar, chegaram-se a ele os seus discípulos.
2 Então ele abriu a boca e começou a ensiná-los, dizendo:
3 “Felizes os que têm consciência de sua necessidade espiritual, porque a eles pertence o Reino dos céus."

Abraços a todos!!!

É justamente esse texto que a Torre usa pra iludir as pessoas.
O discurso publico do SC na última visita foi sobre satisfazer a necessidade espiritual. Ele falou que vc pode procurar em qqr uma dessas 4 grandes religiões: hinduísmo, cristianismo, islamismo e confucionismo que não vai conseguir satisfazer a sua necessidade espiritual. Ele usou uma desonestidade intelectual mto grande pra dizer q os livros dos hindus são "só" uma coleção de sagas épicas e provérbios (a bíblia é o q? Obs.: ele não mencionou os vedas, nem disse q são mais antigos q a bíblia), q o confucionismo é um conjunto de supertições e bruxaria, q os cristãos são todos uns falsos q interpretam a bíblia errado e, por fim, cereja do bolo, q se vc virar muçulmano pode se tornar terrorista (decerto não existem fundamentalistas cristãos)! Daí ele diz que o único jeito de satisfazer a necessidade espiritual é aceitar a orientação da única organização verdadeira e se dedicar ao trabalho da Torre de Vigia de Jeová.

Espero q ces não tenham o desprazer de assistir essa porcaria de discurso.

Brass.
Freedom is the freedom to say that two plus two make four. If that is granted, all else follows.
lobo guará
Forista
Forista

Data de registro: 30 Abr 2017 13:26
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor kooboo em 20 Jun 2017 21:11

lobo guará escreveu:
É justamente esse texto que a Torre usa pra iludir as pessoas.
O discurso publico do SC na última visita foi sobre satisfazer a necessidade espiritual. Ele falou que vc pode procurar em qqr uma dessas 4 grandes religiões: hinduísmo, cristianismo, islamismo e confucionismo que não vai conseguir satisfazer a sua necessidade espiritual. Ele usou uma desonestidade intelectual mto grande pra dizer q os livros dos hindus são "só" uma coleção de sagas épicas e provérbios (a bíblia é o q? Obs.: ele não mencionou os vedas, nem disse q são mais antigos q a bíblia), q o confucionismo é um conjunto de supertições e bruxaria, q os cristãos são todos uns falsos q interpretam a bíblia errado e, por fim, cereja do bolo, q se vc virar muçulmano pode se tornar terrorista (decerto não existem fundamentalistas cristãos)! Daí ele diz que o único jeito de satisfazer a necessidade espiritual é aceitar a orientação da única organização verdadeira e se dedicar ao trabalho da Torre de Vigia de Jeová.

Espero q ces não tenham o desprazer de assistir essa porcaria de discurso.

Brass.

Eu arrisco dizer que esse indivíduo nunca pegou os anacletos de Confúcio para ler. As palavras de Confúcio tem a mais com regras de convivência e políticas do que com religião. Já o i Ching, precede a Confúcio e está relacionado ao Taoismo. Ok, Confúcio, como estudioso, fez algumas contribuições ao i Ching, porém o i Ching não deixou de ser o livro do Taoismo para ser o livro do Confucionismo.
A explicação da origem de tudo, segundo LaoTsé: "Antes do céu e da terra existirem, havia algo nebuloso... Eu não sei o seu nome, e eu o chamo de Tao."
Considero a proposta do Tao mais honesta que a narrativa bíblica.
[]'s
kooboo

Imagem
kooboo
Moderador
Moderador

Data de registro: 01 Nov 2008 13:22
Localidade: Minas Gerais

Nova mensagempor KOSTA em 03 Jul 2017 07:28

Texto sublime!
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
KOSTA
Forista
Forista

Data de registro: 22 Set 2011 20:06

Nova mensagempor uma_aprendiz em 03 Jul 2017 15:32

Uau... maravilhoso!

Pena que uma tj sequer terminaria a leitura.

Claro, a mentira teme a verdade!

Obrigada !!
Inativa há 7 anos, liberta mentalmente dos ensinos do C.G. há 11 anos.
uma_aprendiz
Forista
Forista

Data de registro: 18 Jul 2014 19:46
Localidade: São Paulo

Nova mensagempor Debora em 10 Ago 2017 19:55

Cada vez que leio este texto, acho-o mais verdadeiro.

Neste momento, ponderei muito neste trecho:
*A religião não indaga nem questiona.
A espiritualidade questiona tudo.
*A religião é humana, é uma organização com regras.
A espiritualidade é Divina, sem regras.
*A religião é causa de divisões.
A espiritualidade é causa de União.
Testemunhas de Jeová
O que será que elas não te contam?
http://www.pontosdefe.blogspot.com.br
Debora
Moderadora
Moderadora

Data de registro: 21 Dez 2010 10:07

Nova mensagempor Galileu em 10 Ago 2017 20:53

Lourisvaldo Santana escreveu:Sinto que alguns sentem uma necessidade especial de seguir uma religião, de ter um líder para guiá-los. Até já me perguntaram que religião seguir, qual acho mais cristã nos dias atuais. Esta é uma pergunta que não tenho resposta. Também é algo que não me faz falta. Não sinto necessidade de frequentar igreja alguma e vou dormir em paz todas as noites. Dedico-me totalmente ao estudo das religiões e crenças cristãs e por enquanto isso me basta.

Uma das boas citaçoes deste nosso amigo forista !
Não se coloca um remendo novo em uma roupa velha-Jesus Cristo
Galileu
Forista
Forista

Data de registro: 30 Mar 2016 11:47

Nova mensagempor DianaP em 10 Ago 2017 21:44

Gostei do texto, faz pensar!

"*A religião se alimenta do medo. A espiritualidade se alimenta na Confiança e na Fé.
*A religião nos faz renunciar ao mundo. A espiritualidade nos faz viver em Deus, não renunciar a Ele."

:D2
A busca da verdade jamais precisa ser destrutiva da fé - Crise de Consciência
DianaP
Forista
Forista

Data de registro: 29 Jun 2017 18:27

Religião X Espiritualidade

Nova mensagempor Mocorongo em 31 Ago 2017 13:09

Achei muito “interessante” esse texto de Pierre Teilhard de Chardin (1881-1955), que foi padre jesuíta, teólogo, filósofo e paleontólogo francês que tentou construir uma visão integradora entre ciência e teologia:

“ A religião não é apenas uma, mas centenas. A espiritualidade é apenas uma.
A religião é para os que dormem. A espiritualidade é para os que estão despertos.
A religião é para aqueles que necessitam que alguém lus diga o que fazer e querem ser guiados. A espiritualidade é para os que prestam atenção à sua voz interior.
A religião tem um conjunto de regras dogmáticas. A espiritualidade te convida a raciocinar sobre tudo, a questionar sobre tudo.
A religião ameaça e amedronta. A espiritualidade lhe dá paz interior.
A religião fala de pecado e de culpa. A espiritualidade lhe diz: ‘aprenda com o erro’…
A religião reprime tudo, te faz falso. A espiritualidade transcende tudo, te faz verdadeiro.
A religião não é Deus. A espiritualidade é tudo e, portanto, é Deus.
A religião inventa. A espiritualidade descobre.
A religião não indaga nem questiona. A espiritualidade questiona tudo.
A religião é humana, é uma organização com regras. A espiritualidade é divina, sem regras.
A religião é causa de divisões. A espiritualidade é causa de união.
A religião lhe busca para que acredite. A espiritualidade você tem que buscá-la.
A religião segue os preceitos de um livro sagrado. A espiritualidade busca o sagrado em todos os livros.
A religião se alimenta do medo. A espiritualidade se alimenta na confiança e na fé.
A religião faz viver no pensamento. A espiritualidade faz viver na consciência.
A religião se ocupa com fazer. A espiritualidade se ocupa com o ser.
A religião alimenta o ego. A espiritualidade nos faz transcender.
A religião nos faz renunciar ao mundo. A espiritualidade nos faz viver em Deus, não renunciar a Ele.
A religião é adoração. A espiritualidade é meditação.
A religião sonha com a glória e com o paraíso. A espiritualidade nos faz viver a glória e o paraíso aqui e agora.
A religião vive no passado e no futuro. A espiritualidade vive no presente.
A religião enclausura nossa memória. A espiritualidade liberta nossa consciência.
A religião crê na vida eterna. A espiritualidade nos faz consciente da vida eterna.
A religião promete para depois da morte. A espiritualidade é encontrar Deus em nosso interior durante a vida.

Não somos seres humanos passando por uma experiência espiritual…
Somos seres espirituais passando por uma experiência humana”
Mocorongo
Forista
Forista

Data de registro: 28 Jan 2015 16:24

Nova mensagempor Debora em 31 Ago 2017 13:49

Tópicos unidos.
Testemunhas de Jeová
O que será que elas não te contam?
http://www.pontosdefe.blogspot.com.br
Debora
Moderadora
Moderadora

Data de registro: 21 Dez 2010 10:07

Nova mensagempor Mocorongo em 31 Ago 2017 14:37

Por um descuido de minha parte, lancei também o mesmo texto, hoje.
Assim sendo, com a devida vênia, peço a devida desconsideração.

Grato!!!
Mocorongo
Forista
Forista

Data de registro: 28 Jan 2015 16:24

Nova mensagempor Galileu em 31 Ago 2017 21:35

Um dos melhores topicos de nosso forum.Na minha modesta opinião .
Não se coloca um remendo novo em uma roupa velha-Jesus Cristo
Galileu
Forista
Forista

Data de registro: 30 Mar 2016 11:47

Nova mensagempor KOSTA em 31 Ago 2017 23:08

Mocorongo escreveu:Por um descuido de minha parte, lancei também o mesmo texto, hoje.
Assim sendo, com a devida vênia, peço a devida desconsideração.

Grato!!!

Não importa.
O que conta é a intenção. Sua intenção foi boa.
Esse texto é uma obra de arte e merece ser novamente divulgado.

Na minha opiniao, nem vénia nem desconsideração, somente uma atitude positiva da sua parte. Portanto sou eu kem lhe faz a vénia e consideração.

Idem para a Débora, autora deste excelente tópico.

Vou desabafar algo com voces:
Penso sinceramente ke os topicos dizem muito sobre a personalidade do autor ou como qual seu estado de espirito em determinado momento. Isso tambem é espiritualidade.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
KOSTA
Forista
Forista

Data de registro: 22 Set 2011 20:06

Anterior

Retornar para Crenças, Doutrinas e História