Os cristãos devem ser testemunhas de Jeová ou de Cristo? : Crenças, Doutrinas e História
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Os cristãos devem ser testemunhas de Jeová ou de Cristo?

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

Os cristãos devem ser testemunhas de Jeová ou de Cristo?

Nova mensagempor Mythicus em 20 Abr 2017 10:57

Esses dias me peguei com uma dúvida: e os cristãos, devem eles ser testemunhas de Jesus Cristo ou de Jeová Deus?
Daí lembrei que as Testemunhas de Jeová adotaram esse nome num congresso (me corrijam se estiver errado). No site oficial JW.org, o nome Testemunhas de Jeová foi baseado em Isaías 43:10-12 e em 1 Pedro 2:12.

E como bom pesquisador que sou :6 , fui direto à Bíblia, na TNM mesmo, e comecei a percorrer as referências cruzadas dessa tradução. Só que, logo de início, eu já notei a incoerência. Referência cruzada é um recurso perigoso se tratando da Bíblia, pois você pode se embananar ou distorcer ainda mais uma explicação, ainda mais se tratando de uma doutrina. Eu acredito que a Bíblia pode interpretar ela mesma, mas ela não dá apoio ao nome que a religião adota. Vou mostrar a vocês o resultado da minha pesquisa.

Começamos com o texto de Isaías 43:10, o texto-chave para o nome: "“Vocês são as minhas testemunhas”,+ diz Jeová". Aqui, Isaías está passando uma mensagem de Deus para a nação de Israel, como ele foi designado. Mas para entendermos o contexto do versículo 10, devemos voltar ao início do capítulo. No verso 1, temos: "Agora, assim diz Jeová,
Seu Criador, ó Jacó, aquele que o formou, ó Israel"
. Então, eu pergunto: Vocês quem são minhas testemunhas? Fica claro, então, que é a nação de Israel.
Logo após "testemunhas", no versículo 10, há duas referências cruzadas. Atos 1:8 e Apocalipse 1:5. Vamos usar o primeiro texto.

Atos 1:8 "Mas, quando o espírito santo vier sobre vocês, receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até a parte mais distante da terra.". Aqui vemos o primeiro problema com a referência da tradução. Façamos a mesma pergunta que fizemos anteriormente. Vocês quem serão minhas testemunhas? E ainda mais, testemunhas de quem? Se voltarmos no início do capítulo, veremos que Jesus Cristo estava reunido com os apóstolos. Os apóstolos perguntam a Jesus sobre se seria agora que o Reino seria restabelecido a Israel. E Cristo responde: "Não cabe a vocês saber os tempos ou as épocas que o Pai colocou sob sua própria autoridade." (Atos 1:7). Logo após, ele dá uma instrução aos apóstolos, que é o verso 8. Fica claro que os apóstolos seriam testemunhas de Jesus.
Depois de "testemunhas", no versículo 8, há três referências cruzadas. Isaías 43:10, Lucas 24:48 e João 15:26, 27. Vamos usar os dois últimos.

Lucas 24:48 "Vocês serão testemunhas dessas coisas."
João 15:26, 27 " Quando vier o ajudador que eu lhes enviarei da parte do Pai, o espírito da verdade, que vem do Pai, esse dará testemunho de mim; e vocês, por sua vez, darão testemunho, porque estiveram comigo desde o começo."

No texto de Lucas, Jesus diz que os apóstolos serão testemunhas "dessas coisas". E que coisas são essas? Se voltarmos desde o versículo 45, entenderemos que ele fala que os apóstolos testemunharão sobre o Cristo ter sido levantado dentre os mortos e ter pregado o arrependimento aos pecados em toda as nações (Lucas 24:46,47). Vale a pena citar também o versículo 49: "E saibam que enviarei sobre vocês o que foi prometido pelo meu Pai.". O texto de João 15:26,27 esclarece tudo.

Em João, Jesus fala sobre um acontecimento futuro, onde os apóstolos serão contemplados com o espírito da verdade (espirito santo), e que esse espírito dará testemunho de Cristo. E, por sua vez, os apóstolos darão testemunho por estarem com Jesus desde o começo.

Ainda terão mais três referências cruzadas no texto de João 15:26,27. A primeira é depois de "testemunho de mim" e as outras duas são depois de "testemunho". Teremos os seguintes textos: 1 João 5:6, Atos 2:22 e Atos 5:32.

No texto de 1 João 5:6 é explicado que o espírito dá testemunho, e que ele é a verdade. Nos outros textos de Atos, confirmam tudo que Jesus Cristo falou. Os apóstolos de fato foram testemunhas de Cristo.

E a qual conclusão nós podemos chegar com TUUUUUDO isso? Os cristãos devem ser testemunhas de Jeová Deus ou de Cristo?
Os próprios textos falam por si mesmos, e são as próprias referências cruzadas da Bíblia das Testemunhas de Jeová explicam isso. A única incoerência é que eles cruzaram errado. O texto de Isaías falava sobre a Israel carnal ser testemunha de Jeová, pois eles viveram na intervenção de Deus, portanto, deveria dar testemunho dessas coisas. Já os textos do Novo Testamento contestam exatamente o contrário: Que os cristãos deveriam dar testemunho de Jesus Cristo. E foi isso que os apóstolos, de fato, faziam.
"Nas coisas essenciais, unidade; em coisas não essenciais, liberdade; em todas as coisas, o amor."
Mythicus
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 23 Mar 2017 10:31
Localidade: São Paulo

Re: Os cristãos devem ser testemunhas de Jeová ou de Cristo?

Nova mensagempor Mente Independente em 20 Abr 2017 23:34

Já eu tenho uma teoria sobre pq não teve comentários: é q com uma explanação tão completa dessas, a gente fica meio sem palavras. Parabéns, Mythicus! d:7 d:7 d:7 Mto boa pesquisa,
Mente Independente
Forista
Forista

Data de registro: 01 Jan 2014 18:33

Nova mensagempor Mythicus em 24 Abr 2017 08:25

Mente Independente escreveu:Já eu tenho uma teoria sobre pq não teve comentários: é q com uma explanação tão completa dessas, a gente fica meio sem palavras. Parabéns, Mythicus! d:7 d:7 d:7 Mto boa pesquisa,

Que isso, Mente Independente! O que eu fiz foi só raciocinar à base das referências cruzadas da tradução do novo mundo da Bíblia Sagrada. Estou convencido que não existe verdadeira religião, a não ser que o Cristo seja essa religião. Ele disse: "Eu sou o Caminho". (João 14:6) Pedro disse: "Senhor, para quem iremos? O senhor [o Cristo] tem declarações de vida eterna. Nós cremos e sabemos que o senhor é o Santo de Deus.” (João 6:68,69). E ainda mais, Jesus é a pedra angular (1 Pedro 2:6,7; Efésios 2:20,21). Ele [a pedra angular, o Cristo] foi rejeitado, mas só nele há salvação. (Atos 4:11,12).
"Nas coisas essenciais, unidade; em coisas não essenciais, liberdade; em todas as coisas, o amor."
Mythicus
Novo (a) Forista
Novo (a) Forista

Data de registro: 23 Mar 2017 10:31

Nova mensagempor KOSTA em 24 Abr 2017 09:46

Talvez o verdadeiro cristianismo tenha obrigatoriamente de seguir as palavras atribuidas a Cristo. O resto da biblia seriam apenas conselhos e exemplos mas nunca base para doutrinas.

O cristianismo atual segue mais o fariseu Paulo do que a Cristo...
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
KOSTA
Forista
Forista

Data de registro: 22 Set 2011 20:06

Nova mensagempor Estrangeiro em 24 Abr 2017 10:05

A lei mosaica possuía centenas de leis e recomendações, que faziam o povo a ter dificuldade em cumprir, sendo que para tudo tinha uma lei, o que fazia o povo a encontrar brechas para desobedecer, e quando obedecia, era na maioria das vezes por obrigação.
Ai aparece Jesus, com apenas suas 2 leis, onde o princípio era o amor, algo muito simples de se cumprir e entender.
Infelizmente, as religiões voltaram a usar as leis mosaicas, sem contar as inúmeras regras.
Falando das TJs, sim, usam mais as leis do VT do que do NT.
Não se baseiam em Jesus em seus procedimentos.
Só citam Jesus para dizer que temos que pregar, e só.
Usam leis do VT e ainda acrescentam mais e mais regras, crias doutrinas, interpretam passagens isoladas que Paulo usou para adotar como regra geral sempre que lhe for conveniente, e ainda temos sempre as "inspiradas" novas luzes do CG.
Seria interessante fazer um levantamento de quantos procedimentos as TJs tem que obedecer, ai sim vamos ver que estamos nas leis mosaicas ainda.
“Eu me sinto um estrangeiro, Passageiro de algum trem, Que não passa por aqui, Que não passa de ilusão”
Estrangeiro
Forista
Forista

Data de registro: 14 Mar 2017 18:10
Localidade: Não quero responder

Retornar para Crenças, Doutrinas e História