Motivos para crer na Unica Religião Verdadeira : Crenças, Doutrinas e História
Seja Bem-Vindo Testemunhas de Jeová - Ex Testemunhas de Jeová. Clique aqui e cadastre-se para participar

Motivos para crer na Unica Religião Verdadeira

Debates e discussões acerca das crenças, doutrinas e a história das Testemunhas de Jeová.

Motivos para crer na Unica Religião Verdadeira

Nova mensagempor Agnostico Reverente em 19 Abr 2017 17:44

Isso se trata apenas de uma reflexão minha, pela qual venho caminhando nesses 2 últimos anos. Ninguém havia me dado motivos pra duvidar que as TJs fossem a única religião verdadeira. Quero dizer, eu havia acessado a "APOSTASIA" já faz alguns anos atrás. Já havia acessado esse fórum, já tinha ouvido falar dos casos de pedofilia, acordo da Bulgária, Filiação à ONU, tinha assistido To Verdener, e por aí vai... E eu pensava: o que esses caras (OS APÓSTATAS) querem? Ficam exagerando as coisas pra desqualificar a Organização. Eu tinha chegado a ler inteiro o livro do DAVID A REED "As Testemunhas de Jeová refutadas versiculo por versiculo", não fez nem cócegas na minha fé, pois mentalmente fui refutando argumento por argumento do livro. O bicho pegou mesmo há 2 anos quando encarei "Crise de Consciência", depois "Em Busca da Liberdade Cristã", depois "Apocalipse Adiado", depois "Sinal dos Últimos Dias Quando"? Na verdade, só na leitura do Crise de Consciência eu já tinha chegado à conclusão que não estava na Única Religião Verdadeira. Hoje, quando olho pra trás, eu penso: Qual foi a diferença? Que motivos Raymond Franz me deu pra enxergar isso, que eu já não tivesse antes? Afinal, analisando friamente, Raymond Franz não me provou também em Crise de Consciência que eu não estava na Única Religião Verdadeira. E hoje eu sei, hoje eu ENTENDO, que foi o inverso que ocorreu: A Torre nunca tinha me provado que eu estivesse na Única Religião Verdadeira. Toda aquela coisa, toda aquela conversa de os Únicos que não ensinam a Trindade, os Únicos de ensinam o Paraíso, os Únicos que ensinam o Reino, os Únicos que levam o nome de Deus, os Únicos que tem amor entre si... afinal, onde Diabos estava escrito que deveria haver uma Única Religião Verdadeira? E que essa religião deveria preencher essa listinha de doutrinas pra ser considerada verdadeira?; mesmo que essa religião tivesse surgido a partir de 1870 numa sequência do movimento adventista?; mesmo que os caras que a fundaram não se dissessem inspirados, não tivessem visões como Elhen White ou visita angélica como Joshep Smith, mas por uma epifania passassem a perceber que compunham a Única Religião Verdadeira? Hoje eu sei que Raymond Franz me deu a chave pra perceber isso: O ônus da prova estava invertido. Não era ninguém que tinha que me dar provas de que Eu NÃO ESTAVA na Única Religião Verdadeira. Era a Única Religião Verdadeira que tinha que me provar que ela era NECESSÁRIA, DIVINA e EXCLUSIVA, coisa que ela nunca fez. Raymond Franz me deu a chave pra perceber que tudo aquilo era HUMANO, só isso, e nada mais.
Agnostico Reverente
Forista
Forista

Data de registro: 19 Ago 2016 17:08
Localidade: São Paulo

Re: Motivos para crer na Unica Religião Verdadeira

Nova mensagempor Estrangeiro em 19 Abr 2017 18:54

Belo entendimento amigo Agnostico Reverente.
Eu comecei a duvidar de estar na única religião verdadeira (e como vc bem disse, onde está escrito que tem que ser apenas uma?), quando comecei a comparar as atitudes dos TJs em relação às pessoas "do mundo".
Percebi que os TJs possuem as mesmas atitudes mesquinhas, hipócritas, mentirosa, invejosa e por ai vai.
Pensei comigo, como posso estar num lugar assim? Como a única religião verdadeira pode acobertar tais atitudes?
Existe uma frase no meio TJ: "Até o pior dos TJ é melhor que o melhor dos mundanos". Não aceitava isso, pois tem muitos "mundanos' que são excelentes pessoas, meus parentes por exemplo.
Dentre os livros citados pelo amigo, li apenas o "Crise de Consciência" quando comecei a duvidar da Torre, e ao meu ver, a Torre é apenas uma empresa que fatura com a fé das pessoas, nada de inspiração divina.
Penso que a Torre usa algumas situações que lhe são convenientes para se auto intitular a Única verdadeira, por exemplo o serviço de campo e o nome Jeová. A Torre se molda conforme a necessidade e omite o que não lhe convém.
O que foi determinante para mim, em entender que a Torre não é a religião verdade, é o amor. Não existe amor genuíno entre os TJs, logo, não pode ser a religião verdadeira.
“Eu me sinto um estrangeiro, Passageiro de algum trem, Que não passa por aqui, Que não passa de ilusão”
Estrangeiro
Forista
Forista

Data de registro: 14 Mar 2017 18:10
Localidade: Não quero responder

Nova mensagempor Prior Dissidente em 19 Abr 2017 19:50

Meu amigo...Rsrsrs

Você sabe o motivo do riso... Rsrsr

Para mim não existe uma religião verdadeira. Religião é algo criado pelo homem. Uma forma de institucionar Deus.
Nenhuma religião tem título de propriedade sobre Deus.
Deus não é capacho de religião nenhuma. Acho que ele deve ter coisas mais importantes pra fazer do que servir aos caprichos das religiões.
A tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos.
-MARX
Prior Dissidente
Forista
Forista

Data de registro: 03 Jan 2017 12:34

Nova mensagempor Galileu em 19 Abr 2017 22:16

Religião é mesmo produto do intelecto humano, com todas as suas contradições.

Não vejo motivos pra se crer nesta Utopia de Religião Verdadeira.
Não se coloca um remendo novo em uma roupa velha-Jesus Cristo
Galileu
Forista
Forista

Data de registro: 30 Mar 2016 11:47

Nova mensagempor Perspicaz em 20 Abr 2017 06:37

Caramba!
Depois de tudo que contou, quase não acreditei que vc despertou dá Matrix.
Perspicaz
Forista
Forista

Data de registro: 17 Jul 2016 19:45

Nova mensagempor The Brother em 20 Abr 2017 08:31

Bela consideração. É por isso que aprecio bastante a obra de Franz, longe de se preocupar com aspectos secundários do universo TJ e livre de um espírito rancoroso comum a maioria da dissidência, os textos discutem o espírito do movimento, a teologia TJ, a formação dos conceitos e representações que motivam as práticas da organização. Franz desconstrói ideias cristalizadas, toca em pontos fundamentais que uma testemunha mediana evita pensar. A evidente conclusão de que a organização não sobrevive a análise conduz o leitor a sua encruzilhada pessoal. Está aí a importância dos textos para mim.
Em Busca dá Liberdade Cristã é uma maravilha, reforçou a minha fé num criador, abriu a minha mente para outras perspectivas acerca de uma relação pessoal com Deus livre dum programa estabelecido por outros homens de como ele deve ser adorado.
Pra mim as obras são fundamentais para quem quer entender a religião em que estamos. Quem ainda não leu, recomenda-se que leia os dois livros. Ler o Crise sem Liberdade Cristã é obter apenas uma visão parcial do pensamento do autor.
Uma observação sobre a obra é que o autor demorou bastante para começar a escrever, isso dá o tom de serenidade e lucidez ao texto que nos mostra que estava livre de ódio e ressentimento. É por isso que a organização nunca poderá constestar, não é produto de um apóstata "raivoso e ressentido", senão o trabalho duma vida de um homem lúcido, honesto e equilibrado. Por isso a partir desses textos nossa ficha cai. Foi assim também no meu caso. Abraços
The Brother
Forista
Forista

Data de registro: 03 Nov 2008 15:08

Nova mensagempor Expiorneiro em 20 Abr 2017 16:15

Prior Dissidente escreveu:Meu amigo...Rsrsrs

Para mim não existe uma religião verdadeira. Religião é algo criado pelo homem. Uma forma de institucionar Deus.
Deus não é capacho de religião nenhuma. Acho que ele deve ter coisas mais importantes pra fazer do que servir aos caprichos das religiões.

Estava assistindo um documentário da Nat Geo, onde mostrava a Final frontier do universo, bilhões de galaxias juntas em um feixe de matéria escura , no final mostrava o que seria o nosso universo, ou talvez o multiverso , se existisse um criador, alguém que fez o universo , com certeza nós não o conhecemos , o deus apresentado pela biblia e pelas demais religiões é sempre a mesma figura com a mesma história "obediência ou morte eterna" . esta figura que chamam de deus é totalmente desconhecida e não temos informação nenhuma de quem seja ou do que pensa , só tenho uma certeza , que o deus da bíblia nunca fará sentido nenhum para mim e jamais o reconheceria como um.
(...)

Imagem

Quando vc diz que tá doente e não vai a reunião, sua família sai e vc fica....
Expiorneiro
Forista
Forista

Data de registro: 29 Ago 2016 17:15
Localidade: Ceará

Nova mensagempor Jeferson Bento em 20 Abr 2017 17:15

Agnostico Reverente escreveu:Isso se trata apenas de uma reflexão minha, pela qual venho caminhando nesses 2 últimos anos. Ninguém havia me dado motivos pra duvidar que as TJs fossem a única religião verdadeira. Quero dizer, eu havia acessado a "APOSTASIA" já faz alguns anos atrás. Já havia acessado esse fórum, já tinha ouvido falar dos casos de pedofilia, acordo da Bulgária, Filiação à ONU, tinha assistido To Verdener, e por aí vai... E eu pensava: o que esses caras (OS APÓSTATAS) querem? Ficam exagerando as coisas pra desqualificar a Organização. Eu tinha chegado a ler inteiro o livro do DAVID A REED "As Testemunhas de Jeová refutadas versiculo por versiculo", não fez nem cócegas na minha fé, pois mentalmente fui refutando argumento por argumento do livro. O bicho pegou mesmo há 2 anos quando encarei "Crise de Consciência", depois "Em Busca da Liberdade Cristã", depois "Apocalipse Adiado", depois "Sinal dos Últimos Dias Quando"? Na verdade, só na leitura do Crise de Consciência eu já tinha chegado à conclusão que não estava na Única Religião Verdadeira. Hoje, quando olho pra trás, eu penso: Qual foi a diferença? Que motivos Raymond Franz me deu pra enxergar isso, que eu já não tivesse antes? Afinal, analisando friamente, Raymond Franz não me provou também em Crise de Consciência que eu não estava na Única Religião Verdadeira. E hoje eu sei, hoje eu ENTENDO, que foi o inverso que ocorreu: A Torre nunca tinha me provado que eu estivesse na Única Religião Verdadeira. Toda aquela coisa, toda aquela conversa de os Únicos que não ensinam a Trindade, os Únicos de ensinam o Paraíso, os Únicos que ensinam o Reino, os Únicos que levam o nome de Deus, os Únicos que tem amor entre si... afinal, onde Diabos estava escrito que deveria haver uma Única Religião Verdadeira? E que essa religião deveria preencher essa listinha de doutrinas pra ser considerada verdadeira?; mesmo que essa religião tivesse surgido a partir de 1870 numa sequência do movimento adventista?; mesmo que os caras que a fundaram não se dissessem inspirados, não tivessem visões como Elhen White ou visita angélica como Joshep Smith, mas por uma epifania passassem a perceber que compunham a Única Religião Verdadeira? Hoje eu sei que Raymond Franz me deu a chave pra perceber isso: O ônus da prova estava invertido. Não era ninguém que tinha que me dar provas de que Eu NÃO ESTAVA na Única Religião Verdadeira. Era a Única
Religião Verdadeira que tinha que me provar que ela era NECESSÁRIA, DIVINA e EXCLUSIVA, coisa que ela nunca fez. Raymond Franz me deu a chave pra perceber que tudo aquilo era HUMANO, só isso, e nada mais.

Parabéns!
Os livros de Franz me libertaram.
PAZ>
'Quem não sabe o que busca, não identifica o que acha' - Kant
Jeferson Bento
Desativado a pedido do usuário

Data de registro: 17 Jun 2016 13:17
Localidade: Mato Grosso do Sul

Nova mensagempor Galileu em 20 Abr 2017 22:41

The Brother escreveu:Bela consideração. É por isso que aprecio bastante a obra de Franz, longe de se preocupar com aspectos secundários do universo TJ e livre de um espírito rancoroso comum a maioria da dissidência, os textos discutem o espírito do movimento, a teologia TJ, a formação dos conceitos e representações que motivam as práticas da organização. Franz desconstrói ideias cristalizadas, toca em pontos fundamentais que uma testemunha mediana evita pensar. A evidente conclusão de que a organização não sobrevive a análise conduz o leitor a sua encruzilhada pessoal. Está aí a importância dos textos para mim.
Em Busca dá Liberdade Cristã é uma maravilha, reforçou a minha fé num criador, abriu a minha mente para outras perspectivas acerca de uma relação pessoal com Deus livre dum programa estabelecido por outros homens de como ele deve ser adorado.
Pra mim as obras são fundamentais para quem quer entender a religião em que estamos. Quem ainda não leu, recomenda-se que leia os dois livros. Ler o Crise sem Liberdade Cristã é obter apenas uma visão parcial do pensamento do autor.
Uma observação sobre a obra é que o autor demorou bastante para começar a escrever, isso dá o tom de serenidade e lucidez ao texto que nos mostra que estava livre de ódio e ressentimento. É por isso que a organização nunca poderá constestar, não é produto de um apóstata "raivoso e ressentido", senão o trabalho duma vida de um homem lúcido, honesto e equilibrado. Por isso a partir desses textos nossa ficha cai. Foi assim também no meu caso. Abraços

d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:4 d:4 d:4 d:4

Os livros de Raymond Franz , quero dizer as argumentações usadas por ele, foram as únicas que definitivamente abriram minha mente e me tiraram do estado hipnótico no qual em estava mergulhado !

Creio que este homem tinha plena consciência do mau que causou a si mesmo a sua esposa e a humanidade quando propagou esta seita extremista pelo mundo a fora e quando fez parte da cúpula farisaica em Nova York, nos seus escritos vejo a tentativa de ao menos amenizar os danos que causou.

Parabéns a ele pela nobre atitude ! d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7 d:7
Não se coloca um remendo novo em uma roupa velha-Jesus Cristo
Galileu
Forista
Forista

Data de registro: 30 Mar 2016 11:47

Nova mensagempor KOSTA em 10 Mai 2017 02:10

Faço up deste topico.

Na minha modesta opinião o Agnostico relatou seus sentimentos com honestidade.

Mas não vejo a dissidencia com raiva mas sim com frustração. Acredito que, tal como eu, quase todos os foristas gostariam que esta religião fosse mesmo a verdadeira.

O cg e seus accionistas desperdição a oportunidade desta religião ser mesmo verdadeira. Eles possuem as ferramentas fisicas, economicas e morais para serem a religião mais espiritual de todos os tempos. Em vez disso comportam se como fariseus legalistas. A hipocrisia reina na torre.

Qualquer pessoa sincera com ,Poder dentro da seita tentaria melhorar esta religião primeiro por aliviar a carga dos fieis e em segundo lugar sendo menos materialista.

Vou dar um exemplo:
Uma pessoa pode ser expulsa por promover o estudo da sentinela com um grupo de irmãos em sua própria casa!
Exatamente o que a Torre não quer que os tjs russos façam porque confiscando os saloes eles terão de se reunir na casa uns dos outros.

Meu antigo instrutor disse que estudar em grupo promovia ideias contrárias à organização. Esquisito...então os primeiros cristaos estavam errados? Eles reuniam se nas sinagogas e na CASA deles. Não existe um unico versiculo que diga que construiram um salao ou uma igreja ou um templo. Alias o templo era o corpo.

Anseio pelo dia em que as pessoas reconheçam o verdadeiro cristianismo. Existem pessoas boas em todo lado. Esses são os verdadeiros cristãos! Mesmo que não tenham consciencia disso.
Não há duas classes nem cristaos de primeira ou de segunda. Para o Pai somos todos iguais e sujeitos aos mesmos sofrimentos.

Uma coisa é certa: se Jesus fosse tj já tinha sido dessassociado!

Abraço e parabens ao Agnostico pelo excelente topico.
Perdoem os erros ortograficos. O portatil avariou e escrevo no celular.
.
NÃO TEMAS AQUELES QUE BUSCAM PELA VERDADE, MAS TEME ANTES OS QUE AFIRMAM TEREM A VERDADE
KOSTA
Forista
Forista

Data de registro: 22 Set 2011 20:06

Nova mensagempor cotrim01 em 10 Mai 2017 09:15

KOSTA escreveu:
O cg e seus accionistas desperdição a oportunidade desta religião ser mesmo verdadeira. Eles possuem as ferramentas fisicas, economicas e morais para serem a religião mais espiritual de todos os tempos. Em vez disso comportam se como fariseus legalistas. A hipocrisia reina na torre.

.

As vezes penso isso também.
Além de possuírem todos os recursos materiais disponíveis tem a obediência cega de todos os seguidores, coisa que religião nenhuma têm. Se realmente quisessem poderiam estar guiando a melhor religião de todas. Infelismente já se passou um século de enganos e a reputação do grupo já ficou suja. Mesmo que as Tjs sinceras fizessem um motim e tomassem o poder do CG e corrigissem todos os ensinos, a religião continuaria com a fama de seu passado.
Não há sentimento mais triste do que ver uma pessoa te provando que ela é tudo aquilo que os outros sempre alertaram enquanto você a defendia.

cotrim01
Forista
Forista

Data de registro: 09 Set 2015 22:26

Nova mensagempor lobo guará em 10 Mai 2017 09:39

KOSTA escreveu:Mas não vejo a dissidencia com raiva mas sim com frustração. Acredito que, tal como eu, quase todos os foristas gostariam que esta religião fosse mesmo a verdadeira.

Achei interessante essa observação. Praticamente todos nós já acreditamos que praticávamos a religião verdadeira e mtos de nós precisaram lutar contra essa crença para se libertarem. A final de contas, quem fica confortável em sair da posição de saber de verdades absolutas para, de repente, não ter mais certeza de nada?

Para que ainda tem parentes lá (ou é infiltrado por causa deles) é importante lembrar disso, pois qdo apresentamos para as pessoas as verdades sobre A Verdade elas mtas vezes começam a passar pelas mesmas lutas internas que nós passamos, e isso não é nada fácil.

Agradeço ao Agnóstico por ter compartilhado sua visão.
lobo guará
Forista
Forista

Data de registro: 30 Abr 2017 13:26
Localidade: Minas Gerais

Nova mensagempor kooboo em 10 Mai 2017 10:22

Prior Dissidente escreveu:Meu amigo...Rsrsrs

Perfeita essa frase!
[]'s
kooboo

Imagem
kooboo
Moderador
Moderador

Data de registro: 01 Nov 2008 13:22

Nova mensagempor Dr. Schultz em 10 Mai 2017 16:53

No meu caso desde a minha adolescência não acreditava nessa de Única religião verdadeira. Acreditava que as TJ's eram as que mais se aproximavam da igreja do primeiro século, ensino dos apóstolos etc. Era a menos pior...
Como já disse algumas vezes aqui, Ray franz abriu meus olhos para os irrefutáveis defeitos da organização, uma visão macro dos erros que só tinha a visão micro... mas ele não foi definitivo para minha decisão de abandonar todos os conceitos que tive desde a infância. Explico mas não irei entrar em debates sobre, darei apenas minha visão de leitor:

Ray Franz tem informações interessantes e definitivas pela posição que ocupou. Porém, é apenas mais uma visão. Mais um humano com suas experiências pessoais escrevendo sobre o que passou. E eu, particularmente, na leitura de ambos os livros dele, vi opiniões pessoais e emocionais sobre o que passou e sobre algumas pessoas. Também reluto em dizer que toda a versão dos fatos que ele relata são verdades absolutas porque ele não pôde apresentar provas do que falava. Quem pode comprovar isso? Como comprovar que foi ele quem escreveu os artigos da W que afirmou escrever, quem pode afirmar que ele ajudou realmente na pesquisa do livro Ajuda, que ele questionou o ano 607, etc? São coisas que aproximaram muitos do relato dele mas não podemos comprovar que foram assim.
Alguns comentários dele se comprovaram com o tempo e por isso ele tem seu crédito. No entanto, não descarto a hipótese de algumas coisas serem simplesmente inventadas. Por que digo isso? Porque ele é humano! Tão merdinha quanto eu e se eu posso mentir, exagerar, etc, ele não poderia?

Compreendo o divisor de água que ele foi, sem dúvida, para alguns ele foi o marco da mudança de pensamento. Só que, para mim, não e seus livros também não estão acima de um escrutínio imparcial e crítico quanto a todas as afirmações que fez e como as fez.

Mas assim como um filme, uma música, os livros são interpretados de diferentes formas pelos leitores. Essa é apenas minha visão, nem melhor nem pior do que a de qualquer outro.

E religião verdadeira não existe. Estou coma Prior Dissidente (que frase minha colega):

"Religião é algo criado pelo homem. Uma forma de institucionalizar Deus."
Dr. Schultz
Forista
Forista

Data de registro: 05 Fev 2016 08:54

Nova mensagempor kooboo em 10 Mai 2017 18:26

Dr. Schultz escreveu:
Ray Franz tem informações interessantes e definitivas pela posição que ocupou. Porém, é apenas mais uma visão. Mais um humano com suas experiências pessoais escrevendo sobre o que passou. E eu, particularmente, na leitura de ambos os livros dele, vi opiniões pessoais e emocionais sobre o que passou e sobre algumas pessoas. Também reluto em dizer que toda a versão dos fatos que ele relata são verdades absolutas porque ele não pôde apresentar provas do que falava. Quem pode comprovar isso? Como comprovar que foi ele quem escreveu os artigos da W que afirmou escrever, quem pode afirmar que ele ajudou realmente na pesquisa do livro Ajuda, que ele questionou o ano 607, etc? São coisas que aproximaram muitos do relato dele mas não podemos comprovar que foram assim.
Alguns comentários dele se comprovaram com o tempo e por isso ele tem seu crédito. No entanto, não descarto a hipótese de algumas coisas serem simplesmente inventadas. Por que digo isso? Porque ele é humano! Tão merdinha quanto eu e se eu posso mentir, exagerar, etc, ele não poderia?

Sobre a autoria dos livros e participação nos projetos que ele afirma ter participado, acredito na palavra dele. Afinal, se ele estivesse mentindo, você acha a WatchTower não meteria um processo nele?
Você acha que ela não teria meios para desmenti-lo e tirar seus livros de circulação?
Ainda mais se tratando de EUA, onde tudo virá processo...

E ainda a favor de Franz, temos todas as cartas e comprovações que ele traz. Poderia ele ter mentido ou fantasiado sobre uma conversa ou outra, sim, mas mentir que escreveu um artigo... não, acho que não. A torre não perderia essa chance.
[]'s
kooboo

Imagem
kooboo
Moderador
Moderador

Data de registro: 01 Nov 2008 13:22

Próximo

Retornar para Crenças, Doutrinas e História